quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aplicativos Android: avanço dos apps leva Senai-SC a qualificar desenvolvedores


O crescimento do mercado de aplicativos para o sistema operacional Android (usado em muitos smartphones e tablets) está despertando o interesse de diversos desenvolvedores.

Estudo divulgado em janeiro passado pela empresa de pesquisas Ovum aponta que, até o final do ano, o sistema operacional da Google será o mais popular entre os desenvolvedores de apps (aplicativos leves para dispositivos móveis), superando o iOS, da Apple.

Por isso, o Senai de Florianópolis está ensinando profissionais de Tecnologia da Informação a desenvolver para essa plataforma.

Os dados do quarto trimestre divulgados da NPD Group apontam que os celulares com Android já são responsáveis por 48% do mercado de smartphones, contra 42% do iOS. 

No mercado de tablets, a plataforma da Apple possui a liderança (54% contra 46% do Android), segundo a consultoria IDC. No entanto, a pesquisa também diz que tablets de menor custo estão impulsionando o mercado e, com isso, até 2016 a plataforma Android tende a se tornar a mais utilizada nesse meio.

A Google estima que, no mundo, mais de 850 mil dispositivos Android são ativados por dia. Com um maior número de desenvolvedores, Davi Campos, que ministrará o curso no Senai, acredita que o número de apps disponíveis na Google Play (antiga Android Market) vai superar o da App Store.

Atualmente, são 450 mil contra 500 mil na loja online da Apple. "Com mais gente usando o Android, será natural o foco dos desenvolvedores nessa plataforma. Além disso, o fato de ser mais fácil colocar um app na Google Play incentiva os profissionais que possuem boas ideias, mas estão iniciando nessa área", avalia Davi Campos, professor do Senai de Florianópolis que também atua na organização desenvolvendo apps para a automação industrial de empresas.

Realizado na unidade do Senai de Florianópolis, o curso de Desenvolvimento de Aplicativos para Android ainda conta com vagas para a turma que começará os estudos em 18 de junho. Com duração de 28 horas, o programa vai trabalhar a IDE Eclipse com Android SDK 2.2. Mais informações: 0800 481212 e pelo www.sc.senai.br.
Reportagem de Inovei Fazzioni/Sistema Fiesc

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Do Twitter


@SENAIsc > 13 dicas para se concentrar na hora dos estudos.
No http://bit.ly/IZqmYB



Datas: Dia Nacional do Livro Infantil

Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Esta data especial, instituída em em janeiro de 2002, homenageia Monteiro Lobato, um dos precursores da literatura infantil no país. O Sítio do Pica Pau Amarelo é sua obra mais conhecida.


Clique aqui e saiba mais sobre Monteiro Lobato


Barco-escola: Senai busca parceria com Semp Toshiba para laboratórios de TI

O presidente da Semp Toshiba, Afonso Antonio Hennel, conheceu de perto o que será o o barco-escola Samaúma II, ainda em construção no estaleiro Alumínio Aplicado, no Distrito Industrial II, em Manaus. A partir deste primeiro contato, o executivo deve fechar com o Senai do Amazonas convênio para a instalação dos laboratórios de tecnologia da informação (TI) da embarcação, que deve entrar em funcionamento no início do ano que vem.

Com 95% da obra concluída, o Samaúma II será
colocado na água até o final de maio deste ano, quando
começa a fase de acabamento (Foto Sistema Fieam)

O barco-escola vai reforçar o trabalho desenvolvido pelo Samaúma, a pioneira unidade móvel fluvial do Senai que, há 33 anos, percorre os rios amazônicos levando conhecimento técnico e tecnológico aos municípios mais distantes das capitais da região. O novo barco tem 42,5 metros de comprimento e terá suas instalações distribuídas em três conveses.

“A nossa expectativa em relação ao convênio com o Senai é a melhor possível”, disse Hennel, ao se deparar com o barco, que vem sendo construído a 50 metros da margem esquerda do rio Amazonas. Segundo ele, só estando diante da embarcação para se ter uma ideia do tamanho do projeto, de sua grandiosidade. “É uma obra magnífica.”

O diretor regional do Senai-AM, Aldemurpe Barros, ao lado de representantes das duas organizações (foto), destacou que o novo barco-escola será uma referência de sustentabilidade ecológica. Todos os efluentes gerados pela embarcação serão cuidados, já que será dotado de equipamentos para tratamento eletrolítico, descontaminação e filtragem para tornar estéreis e inertes os produtos resultantes desses processos.

Outra solução tecnológica em sustentabilidade ambiental apresentada ao presidente da Semp Toshiba é a energia renovável do barco-escola captada por 80 placas fotovoltaicas que devem gerar 14.400 watts para serem utilizadas no sistema de iluminação das salas, laboratórios, suítes e áreas de lazer da embarcação. Segundo Barros, existe a possibilidade de instalação de até 130 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, o que deve representar até 20% da energia consumida no Samaúma II.

De acordo com o diretor do Senai-AM, as parcerias serão fundamentais para o bom funcionamento do Samaúma II, especialmente com a Semp Toshiba, que é a maior fabricante nacional de eletroeletrônicos. A empresa deve responder pelos recursos de TI utilizados em parte dos 34 cursos gratuitos a serem oferecidos nas cidades ribeirinhas.



Embalagem chocante: design alemão cria chocolate em forma de granada


Passando a Páscoa e a montanha de chocolates que inundaram as lojas, o Portal Senai Design mostra um conceito de produto criativo que merece atenção. O designer alemão Raphael Volkmer pensou nas tão temidas calorias que acompanham as delícias de chocolate e criou a Kalorienbombe ou a Bomba de Calorias.






O lançamento é uma granada de chocolate recheada de docinhos coloridos. De forma divertida, ele humoriza o excesso de consumo dos ovos de páscoa e transforma a contradição em uma ideia sensacional. O número de calorias aparece no rótulo e depois de "estourar" a granada, o consumidor ainda pode aproveitar os confeitos especiais que vem dentro dela. (Fotos site Raphael Volkmer)



Industrialização em Alagoas: Senai chega antes em Coruripe

Antecipando-se à construção do estaleiro Eisa Alagoas, o Senai de Alagoas, em conjunto com a prefeitura, inaugurou neste semana (16/4) um centro de educação profissional em Coruripe. Outras áreas que deverão ser beneficiadas pelo centro serão a hoteleira, a sucroalcooleira e a agroalimentar já existentes no município.

Nesta sétima e segunda maior unidade do Senai-AL,
serão ministrados cursos de construção civil, metalmecânica,
eletroeletrônica, gestão e informática (Foto Sistema Fiea)
 

O vice-governador de Alagoas, José Thomaz Nonô, afirmou na solenidade que é necessário unir forças para desenvolver o estado, a exemplo do que acontece em Coruripe. Segundo ele, o Eisa Alagoas, que terá a última audiência pública realizada nesta quinta (19/4), às 17h, no Pontal de Coruripe, vai transformar o município "no baluarte do progresso de Alagoas". Na audiência sobre o estaleiro, que representará 10 mil empregos diretos, serão apresentados do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

A maior preocupação do prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, é com a manutenção dos empregos entre a população local. Ele citou o caso do estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, que vem empregando um grande número de trabalhadores de outros estados e países. Coruripe está localizado no litoral sul do estado, a 90 quilômetros de Maceió, e conta com cerca de 53.300 habitantes. 
Reportagem de Wagner Melo/Sistema Fiea


terça-feira, 17 de abril de 2012

Senai de Aracaju: alunos ganham novas instalações em prédio inaugurado em 1945

O Senai de Sergipe acaba de inaugurada a reforma e ampliação do Centro de Educação Coelho e Campos (CETCC), localizado no centro de Aracaju, a primeira unidade de formação profissional na capital sergipana inaugurada em 1945.

Fachada do CETCC (Foto Divulgação)

O nome atual CET Coelho e Campos está ligado ao seu patrono e homenageado, o Dr. Luiz Coelho e Campos que no governo de Pereira Lobo (1918 a 1922) doou o terreno, onde foi instalado o instituto Profissional Coelho e Campos, posteriormente incorporado ao Senai-SE.

Em 2011, foram investidos cerca de R$ 41 milhões na qualidade de ensino, formação de trabalhadores e estrutura das unidades da organização no estado. O CETCC qualifica atualmente 1.700 alunos em diversas áreas de atuação, como automação, automotiva e metalmecânica.

No estado, o Senai administra três unidades operacionais fixas em Aracaju e uma em Estância e 11 unidades móveis. Estas, verdadeiras oficinas, levam cursos profissionalizante em localidades onde não existem unidades fixas nas áreas de panificação, mecânica de motos e motor de popa, mecânica a diesel e outros.

Dados mais recentes mostram que o Senai já qualificou de 1942 a 2011, em todo o país, mais de 55 milhões de profissionais para a indústria.



Olimpíada do Conhecimento: Senai prepara maior competição de educação profissional e tecnológica das Américas

Mais de 700 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem do Brasil participarão da 7ª Olimpíada do Conhecimento, principal competição das Américas envolvendo jovens estudantes do Senai e do Senac, que é realizado a cada dois anos pares.

Neste ano, as provas da Olimpíada, que simulam desafios do dia a dia do trabalho em 52 ocupações profissionais da indústria, do comércio e do setor de serviço, ocorrerão de 12 a 18 de novembro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

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O evento também contará com o WorldSkills Americas, competição que reunirá nesta segunda edição 150 jovens alunos de 14 países das três Américas.

A Olimpíada 2012 também tem novidade: 40 estudantes com necessidades educacionais especiais disputarão medalhas em quatro modalidades: panificação (deficientes mentais/intelectuais); tecnologia da informação (cegos); mecânica de autos (cadeirantes); e costura industrial (surdos).

Outro destaque da Olimpíada é o espaço para troca de conhecimentos técnicos e tecnológicos e para o aprimoramento profissional. Durante o certame, milhares de pessoas visitam os estandes e a área de provas, entre eles empresários garimpando novos talentos que se destacarem durante as provas. A estimativa para a edição 2012 é que 300 mil pessoas passem pelo Anhembi.

Os melhores competidores da Olimpíada do Conhecimento e do WorldSkills Americas podem representar seus  países no WorldSkills Competition, que ocorre de dois em dois anos ímpares e reúne os melhores jovens profissionais do mundo. A edição 2013 do WorldSkills será realizada em Leipzig, na Alemanha.


Mercado de trabalho: IEL-AM oferece programa de intercâmbio no Canadá


O IEL do Amazonas está com as inscrições abertas para o Programa de Capacitação em Inglês e Mercado de Trabalho em Toronto, Canadá. A iniciativa tem a duração de 4 semanas e a parceria da agência de pacotes de intercâmbio Skope.ca. Além de oferecer a prática de uma língua estrangeira, o programa proporcionará a vivência do mercado internacional por meio de palestras e oficinas.

As inscrições são para a turma de férias em julho (1º a 28/7). Podem se inscrever, até 1º de maio, maiores de 18 anos; com ensino médio completo e nível básico e/ou intermediário de inglês. Estudantes com nível básico terão as palestras sobre mercado de trabalho substituídas por aulas regulares de inglês.

Segundo a gestora do programa do IEL-AM, Dilcilene Soares, o que difere esse intercâmbio dos demais, além da facilidade de pagamento, é a programação, que inclui aulas de inglês pela manhã e aulas sobre o mercado de trabalho norte-americano à tarde.

“É uma oportunidade ímpar para o jovem ter contato com profissionais internacionais, fazer network (rede de relacionamento) e se capacitar com as oficinas e visitas a grandes empresas”, explicou a gestora. “As aulas são próximas a lojas, restaurantes, museus, teatros e cinemas que garantirão também uma experiência cultura a eles”, disse Dilcilene Soares.

Os participantes farão uma avaliação no primeiro dia de aula e, a partir dos resultados, serão direcionados para as suas turmas. Serão oferecidos seis níveis de fluência e, no final, os alunos serão certificados. Mais informações: 92 2125-8817/8134-0257 e dilcilene.soares@iel-am.org.br.

Educação no campo: Programa tem como meta beneficiar 76 mil escolas rurais


O recém-lançado Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) vai oferecer apoio técnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municípios para implementação da política de educação do campo. Para a presidenta Dilma Rousseff, o papel do Pronacampo é dar oportunidades para a população do campo. “Nós estamos apostando que uma nova geração será beneficiada, mudando a feição do campo brasileiro e garantindo que ele será um lugar digno e de qualidade para se morar e se criar os filhos.”

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Brasil é um grande produtor de alimentos, mas tem uma dívida com as populações camponesas. “Nós temos, aproximadamente, 30 milhões de pessoas que vivem no campo, o Brasil é a segunda maior agricultura do mundo, produz US$ 300 bilhões e exporta quase US$ 95 bilhões, no entanto nós não temos uma política específica de educação para a população que vive no campo brasileiro.”

No Brasil existem 76 mil escolas rurais, com mais de 6,2 milhões de matrículas e 342 mil professores. O Pronacampo vai estabelecer um conjunto de ações articuladas que atenderá escolas do campo e quilombolas em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica.

Entre as ações previstas no programa estão o fortalecimento da escola do campo e quilombola, que já em 2013 receberá material pedagógico adequado às especificidades da vida do campo. Por meio do programa Mais Educação, 10 mil escolas do campo passaram a oferecer educação integral.

Cursos para professores
Serão oferecidos cursos de licenciatura para formação de professores e cursos de aperfeiçoamento. Na área rural, 46,8% dos professores não tem licenciatura. Serão estabelecidos 200 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para auxiliar na formação desses professores.

O programa prevê a oferta de 180 mil vagas pelo Pronatec Campo (parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec) para formação tecnológica de jovens e trabalhadores do campo, a construção de 3 mil novas escolas e investimentos em infraestrutura.

Durante a cerimônia, Dilma Rousseff assinou medida provisória que inclui as escolas dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEFFAS) no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Também foi encaminhado ao Legislativo projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estabelecendo medidas referentes ao fechamento das escolas do campo e exigindo que sejam ouvidos os conselhos estaduais e municipais de educação.

Governo quer atrair para o Brasil cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (17/4) que o governo quer atrair para o Brasil jovens pesquisadores que estão no exterior. Na coluna Conversa com a Presidenta, Dilma explicou a Aarón Holanda Lino, brasileiro que trabalha nos Estados Unidos, os programas do governo que têm esta finalidade.

“Além de enviar mais de 100 mil estudantes para o exterior até 2014, o Ciência sem Fronteiras abrange dois outros programas, que visam justamente atrair estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países. O primeiro é o Atração de Jovens Talentos, que objetiva trazer para o Brasil jovens pesquisadores, de preferência brasileiros, que participem de destacada produção científica e tecnológica no exterior. O segundo programa é o Pesquisador Visitante Especial, voltado para fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional, atraindo lideranças científicas durante um a três meses por ano, por um período de dois a três anos”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, as ações de incentivo ao preparo de estudantes brasileiros no exterior e de atração de pesquisadores para o Brasil contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“Nossos estudantes vão aprender nas melhores universidades do mundo e pesquisadores consagrados no exterior virão ao Brasil para nos transmitir suas experiências. Essas iniciativas ajudarão a alçar o Brasil para um novo patamar científico e tecnológico”.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Educação para inovar: Santa Catarina vai sediar 10 institutos de tecnologia e de inovação do Senai


Santa Catarina contará com oito Institutos Senai de Tecnologia e dois de Inovação, que serão instalados graças ao programa de apoio à competitividade da indústria, que acaba de ser lançado pela organização de formação profissional e tecnologia do Sistema Indústria.

Em todo o país, o programa terá investimentos de R$ 1,9 bilhão, dos quais R$ 1,5 bilhão provenientes do BNDES. O valor será investido na criação de 23 institutos de inovação e 38 institutos de tecnologia, na construção de 53 centros de formação profissional e na aquisição de cerca de 80 unidades móveis, além da modernização das atuais unidades.

Uma das metas é duplicar o número de matrículas em cursos profissionalizantes, alcançando, em 2014, 4 milhões de matrículas anuais.

Os investimentos em Santa Catarina correspondem a R$ 230 milhões, sendo R$ 130 milhões de recursos do Senai Nacional, incluindo o financiamento do BNDES, e outros R$ 100 milhões com recursos próprios.

Além da ampliação e modernização de toda a estrutura física, o Senai-SC instalará no estado dois institutos de inovação, em Florianópolis, nas áreas de tecnologia laser e segurança integrada em tecnologia da informação.

Outra novidade será o upgrade em núcleos especializados no atendimento de diversos setores da indústria que ganharão status de institutos de tecnologia, nos setores de alimentos, em Chapecó; ambiental e vestuário, em Blumenau; metalomecânica, em Joinville; materiais, em Criciúma; eletroeletrônica, em Jaraguá do Sul; logística, em Itajaí; e automação e tecnologia da informação, em Florianópolis.

A atuação será corporativa e em rede, ou seja, envolverá todas as unidades da organização.


Pós no Senac: Educação Inclusiva para profissionais do setor


O Senac Nacional está ministrando uma série de cursos de pós-graduação por meio de sua rede de Educação a distância. Um deles é o programa Educação Inclusiva (lato sensu), aberto a professores e gestores educacionais graduados que atuem na área.


Clique aqui para saber sobre a Rede


O especialista em Educação Inclusiva é o profissional que planeja, executa e avalia processos educacionais, podendo atuar como gestor educacional, como professor de sala de aula regular e como professor especialista que atende alunos com algum tipo de deficiência específica.


Pronatec no Amazonas: Senai tem 8 mil vagas em cursos gratuitos


Estudantes que estão cursando o 2º e 3º ano do ensino médio em escolas estaduais do Amazonas podem se inscrever para cursos profissionalizantes que o Senai vai ministrar gratuitamente. Serão 40 cursos oferecidos por meio do Pronatec.

De acordo com o diretor regional do Senai-AM, Aldemurpe Barros, “o aluno que faz um curso profissionalizante no Senai amplia as oportunidades de emprego e é reconhecido pelo mercado como um bom profissional, além de ganhar salários acima da média, já que são profissionais habilitados em funções específicas que o mercado precisa”, disse o diretor.

Para garantir a vaga, o estudante deve procurar a secretaria de sua escola e efetuar uma pré-matrícula para o curso escolhido. 

Clique aqui para acessar a lista dos cursos

As aulas serão ministradas ao longo do ano, nas quatro escolas do Senai em Manaus (três no Distrito Industrial e uma na Cachoeirinha) e nas quatro agências da organização nos municípios de Parintins, Iranduba, Coari e Itacoatiara. Segundo Barros, o Pronatec ainda oferece auxílio para o transporte até a escola. Para saber mais ligue 92 3182-9975/9976/9977. 


sábado, 14 de abril de 2012

Livro aborda inovação reversa


Por Tiago Dória

Inovação reversa talvez seja um dos assuntos mais visíveis sobre tecnologia, principalmente depois que os países em desenvolvimento ganharam mais destaque.

O termo refere-se à inovação que surge primeiro nos mercados emergentes e depois é exportada para os países desenvolvidos. Algo que, diga-se de passagem, sempre aconteceu, mas que ganhou acentuada notoriedade após a crise de 2008, a qual fez com que mercados emergentes acabassem ganhando maior destaque e interesse.

O pai do termo é o indiano Vijay Govindarajan, professor da Tuck School of Business (EUA) e considerado um dos pensadores mais importantes pela Thinkers 50.

Veja o comentário na íntegra no weblog do Tiago Dória
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