quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Educação: Piaget e o desenvolvimento da inteligência

Jean Piaget (foto) nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 1896. Diplomou-se em ciências naturais aos 21 anos, doutorando-se no ano seguinte. Interessou-se pela psicologia, realizando estudos em Zurique e em Paris. Foi professor dessa matéria nas Universidades de Neuchâtel, Lausanne e Genebra e de psicologia genética na Sorbonne, de 1952 a 1963.

Presidente da Comissão Suíça na Unesco, foi enviado em missão a Beirute, Paris, Florença e Rio de Janeiro. A Unesco confiou-lhe a elaboração da obra O direito à Educação. Piaget tornou-se membro do Conselho Executivo da instituição.

Piaget abordou o desenvolvimento da inteligência através do processo de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem. A primeira, mais ampla, equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência.

Este desenvolvimento é um processo espontâneo e contínuo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações específicas ou à aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais específicas.


Clique aqui para ler, na íntegra, artigo de Nelson Valente, publicado no Caderno de Educação.