segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Frase de Hoje


"Quem tem mais do que precisa ter,
quase sempre se convence que não tem o bastante..."
Renato Russo – 1960/1996, músico e líder da banda Brasileira Legião Urbana


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dica de design: a toalha flutuante

De uma folha de acrílico, o designer alemão John Brauer cria a mesas Illusion. São peças únicas, em cores diversas.




No site www.essey.com você encontra mais novidades inteligentes produzidas por Brauer e do designer australiano Tarmo Likki.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Educação a distância: EAD cresce mais que a presencial

A Educação a distância (EAD) cresceu mais que a Educação presencial de 2011 a 2012. Em um ano, houve aumento de 12,2% nas matrículas da EAD, enquanto a Educação presencial teve aumento de 3,1%. Apesar do crescimento, o ensino a distância ainda representa 15,8% das matrículas. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgados nesta terça (17/9/2013) pelo Ministério da Educação (MEC).

O índice do ensino fora de sala de aula ainda é baixo, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Quando olha para a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], quase a metade das vagas é a distância. Temos espaço para crescer". Ele ressalta que é preciso garantir a qualidade do ensino. A intenção é ampliar a oferta nas instituições federais. De acordo com o censo, a maior parte das matrículas em EAD está na rede privada (83,7%) e é oferecida por universidades (72,1%).

No ensino presencial, o ministro destacou o crescimento das matrículas nos cursos tecnológicos, que aumentaram 8,5% de 2011 a 2012. Segundo Mercadante, o crescimento foi significativo, embora os cursos concentrem apenas 13,5% das matrículas. As matrículas de bacharelado cresceram 4,6% e representam 67,1% do total, enquanto nos cursos de licenciatura, o crescimento foi 0,8% – 19,5% das matrículas são em licenciatura.

Quanto ao turno, em 2012, mais de 63% dos alunos dos cursos presenciais de graduação estudavam à noite. Na rede privada, 73% das matrículas são nesse turno. Na rede federal, a maior parte das matrículas, 70% é no turno diurno. O ministro explica que o ensino noturno é importante para que parcela da população que precisa trabalhar tenha acesso ao ensino superior.

"Temos aumentado a oferta de ensino noturno nas federais também, mas essas instituições mantêm também o diurno", diz. "O ensino diurno permite mais tempo ao estudo. Quem estuda no noturno em geral trabalha durante o dia. No diurno, estuda-se em um turno e trabalha-se no contraturno. Na média, o diurno tem desempenho acadêmico melhor que o noturno".

Os cursos com maior número de alunos no Brasil são administração (833.042), direito (737.271) e pedagogia (602.998). Em seguida ciências contábeis (313.174), enfermagem (234.714), engenharia civil (198.326), serviço social (172.979), psicologia (162.280), gestão de pessoal (157.753) e engenharia de produção (129.522).

O censo aponta que o ensino superior atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. O número de calouros foi 2.747.089, um crescimento de novas matrículas de 17,1% em relação a 2011. O número de concluintes teve uma variação menor, 3,3%, passando de 1.016.713 em 2011 para 1.050.413 em 2012.

Fonte Agência Brasil


Tecnologia na escola: MEC recebe propostas de aplicativos para tablets

O Ministério da Educação abriu inscrições até 21 de setembro para o recebimento de propostas de aplicativos educativos para tablets, que tenham por objetivo enriquecer o currículo dos alunos, bem como contribuir para a formação continuada dos professores.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, o aplicativo deve ser totalmente gratuito para o usuário, funcionar no sistema operacional Android 4.0 e ficar hospedado na loja virtual Google Play. Os aplicativos inscritos devem estar redigidos em língua portuguesa, ou traduzidos para o português do Brasil. Também serão aceitos aplicativos educativos nos idiomas inglês e espanhol, desde que sejam aplicativos de cursos dos respectivos idiomas.

Os aplicativos podem ser desenvolvidos para quatro áreas diferentes. A primeira delas é de enriquecimento curricular, voltada para as diferentes etapas da Educação básica. Há também duas áreas voltadas para a capacitação dos professores e por fim, uma área para desenvolver aplicativos acessíveis para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades-superdotação.

Em 23 de setembro, haverá a instalação de um comitê técnico, que avaliará as propostas inscritas. A homologação dos resultados será publicada no DOU em 22 de novembro. O prazo para recursos vai de 25 de novembro a 2 de dezembro. Os resultados finais sairão em 10 de dezembro.

Experiência
O professor Rony Claudio de Oliveira Freitas, do Instituto Federal do Espírito Santo, desenvolveu aplicativo de matemática baseado no Material Dourado, criado pela educadora italiana Maria Montessori, utilizado para ensinar conceitos de número e operações aritméticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Segundo ele, a intenção é transformar o processo de aprendizagem de matemática em algo interativo e lúdico. Rony explica que o professor pode utilizar o aplicativo como forma complementar ao que já realiza em sala de aula com os materiais tradicionais. Ele pretende também criar um software para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento da atividade nesse aplicativo, fornecendo dados sobre o desempenho dos alunos, o tempo gasto, e a trajetória de resolução.

A criação do aplicativo é fruto da continuação da pesquisa de mestrado do professor Rony, intitulada Um Ambiente para Operações Virtuais com o Material Dourado. A pesquisa de mestrado resultou em um software.

Em 2012, o docente participou de um edital de incentivo a projetos de pesquisa do campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo, em que foi contemplado e recebeu apoio financeiro para o projeto Um aplicativo para Android como potencializador da aprendizagem de conceitos de número e operações aritméticas.

A parte técnica do aplicativo foi desenvolvida por José Alexandre Macedo, estudante do mestrado em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O aplicativo é gratuito e pode ser baixado no Google Play.

Fonte Portal MEC



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Responsabilidade Social: universidades vão prestar serviços a comunidades em todo o país

Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país estão se preparando para a 9ª edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, em 21 de setembro. Organizada anualmente pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), a campanha estimula as IES a promover ações socialmente responsáveis que contribuam, efetivamente, para a melhoria da qualidade de vida da população durante todo o ano.

Durante o Dia, as IES promovem debates com seus professores, alunos e funcionários sobre a importância de projetos socialmente responsáveis. Além disso, a campanha proporciona o envolvimento da comunidade acadêmica com a sociedade, conferindo mais visibilidade às ações.

Veja exemplo de instituição que participou do evento em 2012



Desde a primeira edição do projeto, em 2005, participaram cerca de 1.260 instituições com a realização de 8,5 milhões de atendimentos comunitários. A média é de cinco mil atividades voluntárias por ano, com a participação de mais de 180 mil professores, alunos e técnicos.

É importante considerar que o Dia é uma mostra das ações que já são desenvolvidas durante o ano todo nas faculdades, centros universitários e universidades. As IES têm autonomia para montar a programação, elaborar as atividades e definir o local, de acordo com seu público e com o tipo de evento a ser promovido.

A participação na campanha confere às IES o selo Instituição Socialmente Responsável, que certifica o envolvimento do estabelecimento com a comunidade e comprova que a instituição cumpre seu compromisso social.

Todas as IES, associadas ou não à Abmes, podem aderir gratuitamente à campanha. Em algumas regiões do país, instituições públicas e organizações do Sistema S também participam do evento.

A Abmes oferece uma área exclusiva e aberta no site da campanha para que cada instituição possa divulgar suas ações.

Concurso
Para estimular e envolver ainda mais a comunidade acadêmica na campanha, a Abmes criou o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES. O prêmio destaca os melhores registros dos projetos e atividades realizados pelas instituições no Dia.

As inscrições estarão abertas logo após a realização da campanha. São quatro as categorias: vídeo institucional, cobertura jornalística, documentário e videoclipe.

Para aderir à campanha basta enviar os dados da sua instituição para dia@abmes.org.br, e a Abmes encaminhará as informações de acesso. Mais informações: imprensa@abmes.org.br ou dia@abmes.org.br

Fonte Abmes


domingo, 15 de setembro de 2013

Educação profissional: a PEC 4.330 e a terceirização do Estado

Por Mauro Santayana

O recente escândalo envolvendo o Ministério do Trabalho, com o uso e a criação de ONGs e Oscips, como instrumentos de aplicação da política social do governo na área de Educação profissional, mostra a que ponto o Estado se rebaixou, com relação às suas responsabilidades precípuas e a uma parcela da imprensa majoritariamente avessa a qualquer iniciativa “estatizante”, que não aceita e não entende que o Estado, com todos os seus defeitos, é o agente executor da vontade do cidadão.

Respeitadas uma ou outra circunstância, como uma contratação emergencial, normalmente a terceirização de uma tarefa pelo Estado para uma ONG ou uma empresa privada nada mais é que, por um lado, a transferência, legal (e às vezes ilegal), de dinheiro público para particulares; ou a institucionalização da mais valia, sob beneplácito oficial, da  exploração de mão de obra por particulares; ou, na melhor das hipóteses, uma confissão de  incompetência do Estado com relação a um determinado tema, programa ou projeto.

Isso é válido tanto para a realização de um concurso quanto para a prestação de serviços de segurança, com a contratação de empresas que podem até mesmo possuir laços com empresas estrangeiras, o que — como vimos no recente escândalo de espionagem da cúpula do governo pelos Estados Unidos — equivale a chamar a raposa para tomar conta do galinheiro.

Interessado em ampliar a terceirização do Estado, o lobby do setor luta, no Congresso Nacional — e ali enfrenta a resistência das centrais sindicais — para aprovar a PEC 4.330, que abre caminho para banalizar, em todo o país, a subcontratação e a terceirização de mão de obra pelo setor público.

Com certeza, não vai ser tornando mais precárias as relações de trabalho — e institucionalizando o aluguel de escravos, prática comum no Brasil pré-abolição da escravatura — com fabulosos lucros para os intermediários, que o setor público vai cumprir melhor suas funções.

O que precisamos fazer é modernizar o Estado — o que não se resolve simplesmente desmontando-o — e retirar os entraves que o impedem de trabalhar com a mesma agilidade e facilidades da iniciativa privada.

E isso é verdade tanto para a seleção, o treinamento e a contratação de mão de obra quanto para a realização de projetos de infra-estrutura, por exemplo.

Há países como a China, em que o Estado — associado à iniciativa privada e ao setor financeiro — é o elemento indutivo e catalisador de um projeto de desenvolvimento que está assegurando as mais altas taxas de crescimento do mundo e a transformação daquela nação na maior economia do planeta.

O que não podemos deixar que ocorra — como vem ocorrendo — é que, no Brasil, o discurso de enfraquecimento e terceirização do Estado venha a facilitar a vida de quem está, na verdade, interessado em colocar a mão, espertamente, no dinheiro do contribuinte, como temos visto em tantas ocasiões.


Direito à Educação inclusiva: proposta de consenso já está fechada e será levada ao Senado

O Ministério da Educação, em conjunto com uma série de entidades e instituições da Educação, construiu, nesta semana, proposta de consenso sobre a meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata do direito à educação inclusiva. O documento será apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que neste momento examina o PNE.

Mediador do diálogo entre diferentes posições de entidades e organizações não governamentais (ongs) que atuam na Educação, o MEC recebeu, em Brasília, representantes da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça), Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Mais Diferenças, Centro de Apoio a Mães e Portadores de Eficiência (Campe), Fórum Nacional de Educação Inclusiva, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O acordo que resultou na nova redação da meta 4 do PNE foi subscrito por esses representantes.

Ao tomar conhecimento do teor do documento durante a semana, as seguintes entidades decidiram apoiar: Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Instituto Rodrigo Mendes, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Unicamp, Coordenação da Área de Educação Especial e Inclusão (Debas) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Clique aqui para ler na íntegra a reportagem publicada no portal do MEC


Pronatec: termina nesta 2ª prazo de inscrição para vagas do Sisutec

Quem está procurando um curso técnico gratuito buscando subir de patamar na carreira ou entrar no mercado de trabalho pode se inscrever no Pronatec. Mas a chance vai somente até amanhã (16/9/2013). Tem vaga em diversas cidades das cinco regiões do país e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Se você pretende fazer a inscrição, só terá terça e quarta para fazer a matrícula. As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que selecionou os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O MEC elaborou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que contém informações sobre cada curso, habilidades exigidas do candidato, atividades e número de horas da formação e outros dados.

Pronatec permanente



A presidenta Dilma Rousseff anunciou recentemente que o Pronatec vai se tornar permanente. Segundo a presidenta, o Brasil precisa de ensino técnico para ser competitivo e para desenvolver a economia, por isso há a necessidade de a formação dos trabalhadores ser constante.

Fonte Agência Brasil


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Inovação e tecnologia: UFRJ produzirá energia solar para carros elétricos e hospital pediátrico

A energia solar vai abastecer parte da demanda do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na Ilha do Fundão, zona norte do Rio. A instalação de painéis solares na área dos estacionamentos e na cobertura do hospital pediátrico poderá gerar até 200 quilowatts de energia, que será aproveitada nas instalações universitárias e também injetada na rede da companhia distribuidora Light. A montagem dos painéis começa nos próximos meses e a expectativa é que a produção de energia começará no início de 2014.

Uma das aplicações será destinada a abastecer frota de carrinhos elétricos utilizada para transporte dentro do campus. Na cobertura do hospital pediátrico, também haverá painéis com a finalidade de gerar energia e de aquecer a água utilizada dentro da unidade.

O recurso virá do Fundo Verde, criado pela UFRJ a partir da renúncia fiscal do governo estadual, que deixará de cobrar ICMS da conta de luz da universidade, um total de R$ 7 milhões por ano, segundo explicou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. No total, a universidade gasta R$ 25 milhões em luz por ano.

“O Rio criou um fundo sustentável verde para a UFRJ. Nós abrimos mão de R$ 7 milhões por ano do ICMS cobrado em cima da energia. Criou-se um conselho e projetos são aprovados. A UFRJ vai se converter em uma pequena geradora de energia”, disse Minc. O secretário, que foi ministro do Meio Ambiente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acredita que o uso da energia solar terá a mesma aceleração na matriz nacional que registrou a energia eólica.

“Em breve, vai acontecer com a energia solar o que já aconteceu com a eólica: um grande salto rumo à energia limpa e renovável. Como temos a energia hidrelétrica barata, as pessoas achavam que a eólica nunca ia se popularizar sem subsídio. Hoje a eólica é competitiva sem subsídio, porque o governo retirou os impostos, garantiu leilão todo ano, simplificou o licenciamento e criou vários estímulos. Na energia solar, vai acontecer a mesma coisa”, declarou.

Minc explicou que em alguns casos o uso da energia solar já é financeiramente viável, como em locais afastados, com poucos moradores, onde se torna muito caro a instalação de postes e fios conectados à rede principal ou de geradores a combustível fóssil.

A coordenação do projeto é do engenheiro eletrônico Edson Watanabe, vice-diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). “O objetivo básico [dos painéis nos estacionamentos] é fazer sombra, gerar energia elétrica na rede. Também é uma boa oportunidade de dar visibilidade para aumentar o conhecimento sobre a energia solar e mudar a forma como as pessoas encaram esse tipo de energia”, disse Watanabe.

O engenheiro relatou que os painéis solares precisarão ser importados, provavelmente da China. Outro equipamento vital para o projeto é o conversor, que vai conectar a energia de corrente contínua na rede, com participação de empresas nacionais na produção.


“É possível produzir os painéis aqui. Já visitei um laboratório no Sul que tem tecnologia para fabricar. Acredito que é preciso uma política de governo e a conscientização das pessoas, começando a usar mais a energia solar, o que ajuda a baixar os custos”, disse o engenheiro. Watanabe explicou que as placas solares são feitas em silício, material presente inclusive na areia e muito abundante no Brasil.

“O desafio é o processamento, que ainda é caro e gasta muita energia. Mas já estão sendo desenvolvidos outros tipos de materiais, que gastam menos energia no processo. O problema não é tanto como fazer, mas sim fazer barato”, explicou.

Fonte Agência Brasil


Encontro de Educomunicação: especialistas vão debater 28 experiências de 12 estados

O V Encontro Brasileiro de Educomunicação vai reunir na próxima semana (19 a 21/9/2013), na Fapcom, São Paulo, 171 agentes culturais e educomunicadores em 34 atividades acadêmicas.

Clique aqui para saber tudo sobre e fazer sua inscrição

As atividades compreendem quatro mesas redondas, com 12 palestrantes; 20 painéis, com 88 palestrantes autores de papers; sete grupos com 28 relatos de experiências; e quatro sessões, com nove especialistas.

Haverá ainda a Assembleia Geral da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação.


Na abertura do evento, os editores da revista Comunicação & Educação irão lançar concurso para o selo comemorativo dos 20 anos da publicação. 

A promoção é da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação da  e a Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP.



Financiamento da inovação: reunião vai explicar edital do CNPq a gestores de incubadoras e parques tecnológicos

A Anprotec, em parceria com o CNPq e o MCTI, vai promover nesta quinta (12/9/2013), em Brasília, encontro entre gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos para discussões sobre a Chamada Pública lançada recentemente pelo CNPq. A intenção é esclarecer dúvidas acerca do edital e orientar a participação das instituições interessadas.

O edital prevê a distribuição de R$ 12,3 milhões:
  • Faixa A: apoio à infraestrutura de incubadoras de empresas em estágio de operação, para prestação de serviços às empresas de base tecnológica. Valor estimado é de R$ 8,3 milhões;
  • Faixa B: apoio à elaboração de EVTE – Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Incubadoras de Empresas. Valor estimado: R$ 2 milhões;
  • Faixa C: apoio à elaboração de EVTE – Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Parques Tecnológicos. Valor estimado: R$ 2 milhões.


Esclarecimentos especiais serão dedicados à concessão de bolsas para desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior, que permitirá a gestores realizar intercâmbio em instituições estrangeiras de referência.

“Esse item foi incluído no edital a partir da articulação entre Anprotec e CNPq e consistirá em uma excelente oportunidade de qualificarmos ainda mais os gestores dos ambientes de inovação, por meio do acordo de cooperação firmado entre a Associação e a EBN  [European BIC Network]”, explica a superintendente executiva da Anprotec, Sheila Oliveira Pires.

Interessados devem enviar o Formulário de Inscrição preenchido, até amanhã (10/9/2013), para: junior@anprotec.org.br. O encontro será realizado no Auditório do CNPq (SHIS Q1 Conjunto B – Bloco D, térreo – Lago Sul, Brasília).


Prêmio Inovação em Gestão Educacional: dirigentes municipais de Educação podem inscrever até 4 experiências

Em sua quarta edição, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional está com as inscrições abertas até 30 de setembro.

O objetivo do prêmio é incentivar o dirigente municipal de Educação a tornar públicas experiências de sua cidade, que tenham alcançado resultados concretos e que contribuam com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Clique aqui para saber tudo sobre

Podem participar experiências desenvolvidas apenas pelos órgãos gestores da Educação municipal. Cada diretor poderá inscrever até quatro experiências, uma para cada tema do prêmio: Gestão Pedagógica; Gestão de Pessoas; Planejamento e Gestão e Avaliação; e Resultados Educacionais.

As experiências devem estar em vigência há, no mínimo, 18 meses e ter resultados disponíveis. Dez experiências serão premiadas e os ganhadores receberão placa e certificado de premiação.


Design: 6 tendências para fortalecer marcas

A Tátil, escritório especializado em estratégia, expressão e experiência de marca, reuniu seis tendências que são indicadores da mudança para marcas que desejam seguir mais vivas do que nunca.

Clique aqui para fazer download do relatório com as tendências

Segundo os criadores da proposta, “a análise dessas características pode trazer ferramentas poderosas para marcas que querem se tornar relevantes ou que simplesmente desejam que suas propostas sejam bem recebidas. O que não é pouco, senão tudo."

Fonte Tátil 


domingo, 8 de setembro de 2013

Financiamento da Educação: Dilma sanciona lei dos royalties para o setor e a saúde

Nesta segunda (9/9/2013), às 15h, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff vai sancionar a lei que assegura mais dinheiro para a Educação e a saúde. O projeto aprovado no Congresso garante que 75% dos royalties do petróleo vão para a educação e 25% para a saúde. 

A proposta que vincula recursos da exploração do petróleo no país foi aprovada na Câmara dos Deputados em 14 de agosto. Apesar de o Executivo não ter conseguido aprovar o texto como desejava, a presidente Dilma agradeceu pela aprovação da proposta.

“O Congresso Nacional aprovou nossa proposta para investir as riquezas do petróleo em Educação. Agradeço aos parlamentares por essa vitória da Educação brasileira”, destacou na coluna “Conversa com a Presidenta”, dias depois da aprovação do projeto na Câmara.

Fonte Portal Vermelho


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Enem 2013: guia para estudantes com dicas sobre redação está na internet

O guia com orientações sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi divulgado hoje (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Com dicas para que os estudantes, o guia explica os critérios de correção e inclui comentários sobre textos que obtiveram a nota máxima no exame do ano passado.

Clique aqui para acessar o guia, que está disponível somente na internet

Clique aqui para acessar o guia, que está disponível na internet e este ano e não será distribuído na versão impressa para as escolas públicas, como ocorreu em 2012

Cada uma das cinco competências avaliadas na correção das redações está explicada no guia. Entre os itens que compõem o material, estão os motivos que podem resultar em nota zero, como a fuga total ao tema e a inserção de temas indevidos. Na redação, os estudantes não estão obrigados a adotar as regras propostas pelo novo acordo ortográfico.

O número de corretores para a redação do Enem 2013 foi ampliado de 8.400 para 9.500, depois que porque simulações do MEC mostraram a necessidade de mais profissionais porque os textos em que haja discrepância superior a 100 pontos nas notas dos dois primeiros avaliadores têm de passar por um terceiro corretor. No ano passado, esse intervalo era 200 pontos.

Entre as redações com nota máxima que estão no guia, uma tem a palavra “espanhóis” grafada três vezes, uma delas sem acento. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, disse que o exemplo tem caráter pedagógico e mostra que o estudante tem domínio da norma culta por ter acentuado a palavra em outros momentos do texto.

Segundo ele, o erro não caracteriza repetibilidade e excepcionalidade e serve também para alertar outros estudantes para que não cometam erro semelhante. “Não podemos esquecer o caráter pedagógico do Enem. É um erro por esquecimento, mas ele tem domínio da norma culta. Isso pode ocorrer quando a banca está convicta que ele tem domínio da norma culta”, explicou.

Os candidatos devem receber os cartões com os locais da prova do fim deste mês até o início de outubro.

Fonte Agência Brasil


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