São
24 cursos técnicos em todas as regiões do Paraná. Podem participar jovens e
trabalhadores da comunidade com o ensino médio concluído. Aulas serão
ministradas a partir de 23 de julho. As inscrições podem
ser feitas diretamente na unidade do Senai ou pelo www.pr.senai.br/cursostecnicos.
O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Cursos técnicos: Senai abre mais de 4 mil vagas em todo o Paraná
Design gráfico: Van Gogh inspira embalagens de linha de bebidas
A arte de Van Gogh inspirou a linha especial da destilaria holandesa Royal Dirkzwager. As vodkas artesanais produzidas pela marca ganharam incríveis embalagens assinadas por George W. Miller.
O olhar impressionista do pintor faz
parte de cada garrafa, criada especialmente para combinar com cada sabor da
bebida. O resultado são as belas ilustrações dignas de coleção.
Fonte Portal Senai Design
Fonte Portal Senai Design
terça-feira, 19 de junho de 2012
Da Radioagência: Feira em Osasco distribui livros para professores e estudantes da rede pública*
Vai
até a próxima segunda (25/6/2012) a 2ª Feira do Livro de Osasco, São Paulo, na Biblioteca
Municipal. Durante o evento, são distribuídos vales-livro para professores e
alunos da rede pública de ensino.
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Segundo
a prefeitura de Osasco, mais de 30 mil estudantes receberão o chamado Dinheiro
de Leitura, que corresponde a R$ 30. Aproximadamente 4.500 professores e
gestores ganharão o valor de R$ 100 como vale.
A
feira também está disponibilizando mais de 7 mil títulos com descontos. Além de
contar com a presença de cerca de 50 editoras. Segundo os organizadores da
exposição, o objetivo é democratizar a leitura.
Os
visitantes podem participar também de atividades culturais como debates,
oficinas, saraus e lançamento de livros das editoras presentes. Para as
crianças, a programação oferece contação de histórias, musicais, teatro de
bonecos e espetáculo circense. O
horário de funcionamento da feira é das 8h às 20h e a entrada é gratuita.
*Clique aqui para ouvir a reportagem de Daniele Silveira/Radioagência NP.
Agroindústria: Sial Brazil vai apresentar inovações e fomentar negócios
Tendo
como referência o Sial Paris, a edição brasileira do maior evento de alimentos
e bebidas no mundo, vai reunir no Expo Center São Paulo todos os segmentos
deste mercado, apresentando as últimas novidades e tendências do setor.
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Pela
primeira vez no Brasil, o Salão Internacional de Alimentação para a América
Latina vai aproximar durante quatro dias da próxima semana (25 a 28/6/2012)
decisores de compras de diversas origens do mercado brasileiro, um dos maiores
e mais promissores do mundo, e porta de entrada para os negócios na América
Latina.
Segundo
seus organizadores, a feira terá 400 marcas expositoras e 12 mil visitantes
profissionais. Além disso, o Sistema Indústria e o Programa AL Invest vão
coordenar o Encontro de Negócios Al Invest – Agroindústria e Inovação – Sial Brasil 2012. Na agenda seminários técnicos para o setor, rodadas de negócios,
exposição de produtos, degustação de alimentos e visitas técnicas a polos
tecnológicos e centros de Educação do Senai e programas de alimentos seguros e
do Cozinha Brasil, do Sesi.
O
objetivo do Encontro é viabilizar negócios e aproximar pequenas e médias
empresas latino-americanas e europeias do setor de alimentos, além de
posicionar o Sistema Indústria como referência para o setor de alimentos no
Brasil.
WorldSkills 2015: entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, Brasil vai sediar o principal torneio internacional de Educação profissional e tecnológica
A
cidade de São Paulo será a sede em 2015 do 43º WorldSkills Competition, a mais importante
competição Educação profissional e tecnológica do mundo. Essa é a primeira vez
que o Brasil recebe a competição, que ocorre a cada dois anos ímpares.
Em 2011,
estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem de mais de 50 países
participaram das disputas em Londres. Em 2013, ocorrerá em Liepzig, na
Alemanha. No Brasil, o WorldSkills ocorrerá de 10 a 16 de agosto, no Anhembi.
Nas
provas, os jovens, considerados os melhores do mundo em suas ocupações, devem
executar tarefas exigidas no dia a dia das empresas, seguindo os rigorosos
prazos e padrões internacionais de qualidade.
O
WorldSkills é promovido pela WorldSkills International, organização formada por
instituições de Educação profissional de todos os continentes – atualmente, há
64 países membros. O Senai representa o Brasil na competição.
“Na
edição de Londres, o Brasil, por intermédio do Senai, manifestou interesse em
ser a sede da competição em 2017. No entanto, em fevereiro deste ano, recebemos
uma carta-consulta do presidente do WorldSkills International, Simon Bartley,
perguntando se poderíamos antecipar o evento no Brasil porque a Espanha, país
sede de 2015, havia desistido”, explica o gerente de concursos e olimpíadas do
Senai Nacional, José Luís Gonçalves Leitão.
Na
Assembleia Geral do WorldSkills International, realizada em 17 de maio, em
Jeju, na Coreia do Sul, “apresentamos as nossas condições técnicas e eles
aprovaram a nossa proposta”, destacou Leitão.
Para
o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, a realização do WorldSkills
no Brasil deve aumentar o interesse dos jovens pela formação profissional. O
evento internacional, ainda segundo Lucchesi, também será importante para
fortalecer a atuação do Senai nas áreas de Educação profissional e inovação na
indústria. “O Senai prepara os competidores brasileiros que vão ao WorldSkills
e tem alcançado excelentes resultados.”
Nos
últimos WorldSkills, em 2011, em Londres, 2009, no Canadá, e 2007, no Japão, o
país se manteve entre os três primeiros no quadro de medalhas. Para competir no
WorldSkills, cada país seleciona seus competidores entre os melhores estudantes
de cursos de formação profissional para a indústria, o comércio e o setor de
serviços.
Os representantes do Brasil são selecionados nas etapas estaduais e
nacional da Olimpíada do Conhecimento, evento bienal organizado nos anos pares pelo
Senai. A próxima edição da Olimpíada será realizada de 12 a 18 de novembro de
2012, no Anhembi, na capital paulista. Os melhores da Olimpíada vão treinar e
participar de seletivas para conquistarem suas vagas na equipe brasileira que
vai ao WorldSkills da Alemanha.
Destaque para a Robótica
A
dupla Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros foi a vencedora do Robotino
Logistic Competition, desafio realizado no final da semana passada (14 e
15/6/2012), em Bauru, durante o workshop Robocontol, da Universidade Estadual de
São Paulo. Alunos do Senai de Joinville, Santa Catarina, Mayron e Ronan
realizaram duas provas, cada uma com duas apresentações.
Ronan e Mayron: em busca do índice para a Olimpíada,
mas de olho na
Alemanha (Foto Senai de Joinville)
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Uma das provas era de
transporte de peças e não envolvia a contagem de tempo, mas a perfeição da
execução das tarefas. A segunda contava tempo e exigia a passagem por dez
pontos na arena, identificando peças. Ao final o robô tinha que apresentar um
relatório das cores das peças identificadas. Os segundo e terceiro lugar ficou
com equipes do Senai de Minas Gerais.
A
participação dos alunos de Joinville foi mais uma etapa na preparação para a 7ª
Olimpíada do Conhecimento, competição que o Senai vai realizar em novembro, na
capital paulista. Tanto, que mal desembarcaram da viagem a Bauru os dois estão fazendo
nesta semana a prova de índice para a Olimpíada do Conhecimento, que poderá
lhes dar o passaporte para o WorldSkills Competition, torneio internacional
bianual, que em 2013 será realizado em Leipzig, na Alemanha.
Corrêa
e Medeiros carregam o grande desafio de manter a hegemonia de Joinville na
ocupação de Robótica Móvel no WorldSkills. O Brasil começou a competir nesta
ocupação em 2009, sempre com estudantes de Joinville. A primeira dupla foi
composta por Andrei Rogger Belegante e Klédson Silva. Em 2011, Leandro Machado
e André Peripolli ficaram na quinta posição no internacional. Hoje, Belegante e
Peripolli são os treinadores da modalidade na escola.
As
provas, tanto do Robocontrol quanto da Olimpíada e do WorldSkills,
envolvem programação e movimentação dos robôs e de peças entre magazines de
armazenagem, enfrentando obstáculos para a execução dos objetivos. A dupla de
Joinville utiliza um robô móvel, chamado Robotino, produzido pela Festo.
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Olimpíada do Conhecimento,
robótica,
WorldSkills
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Festival de Criatividade de Cannes: Lutador de MMA revela como se tornou campeão nas redes sociais
O
tema esporte encontra nas redes sociais o ambiente ideal para engajamento. Não
é raro fãs se reunirem em torno do time ou atletas favoritos em comunidades
criadas muitas vezes espontaneamente. No entanto, identificar a oportunidade de
profissionalizar – e capitalizar - esse espaço requer planejamento, defendeu o
lutador canadense de MMA Georges St-Pierre, um dos principais nomes do UFC (Ultimate
Fighting Championship).
Curiosamente,
ele foi o atleta escolhido para se apresentar no Festival Internacional de
Criatividade de Cannes neste domingo (17/6/2012), mesmo sendo a prática do MMA
(conjunto de artes marciais mistas) ilegal na França.
St-Pierre (na foto de Eduardo Lopes) afirmou que o sucesso no relacionamento com fãs via canais digitais requer uma
equipe profissional responsável por fazer a gestão da presença on-line. “Minha
preocupação é fazer o meu melhor quando estou lutando. Preciso de gente
experiente cuidando da minha imagem no ambiente online, identificando marcas
que podem ser parceiras”, afirmou o atleta, que possui patrocínio da PepsiCO e
quase três milhões de fãs no Facebook e 500 mil seguidores no Twitter.
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Twitter
Negócios: inovar ou imitar, eis a questão
Por Thomaz Wood Jr./Carta Capital
Uma
edição recente do New York Times Magazine publicou 32 inovações que vão “mudar
o nosso futuro”. A lista contém itens curiosos. Cientistas desenvolvem roupas
elétricas, capazes de gerar energia com base nas diferenças de temperatura
entre partes do corpo. Muito útil para carregar fones celulares. Resta ver
quantos dias precisaremos usar a mesma camiseta para completar a carga.
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Empresas
e mídia de negócios promovem o culto à inovação. Para pesquisador
norte-americano, deveríamos,
contudo, prestar mais atenção à imitação (Foto Yto/Flickr) |
O
Chaotic Moon Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento, projeta um novo
carrinho de supermercado, que vem com um tablet integrado e usa o sistema
Kinect, da Microsoft. O fiel transportador absorve o perfil do cliente e o
segue pelas alamedas do consumo, indicando os itens a ser comprados, advertindo
contra violações de dieta e efetivando automaticamente as compras. Resta saber
se ele poderá moderar os impulsos de consumidores compulsivos.
A
empresa de design Frog pretende desenvolver computadores que poderão projetar
múltiplas telas em diferentes superfícies, permitindo o trabalho simultâneo em
vários assuntos. Imagine, caro leitor, o escritório do futuro, com 100 ou 200
funcionários a projetar suas telas de trabalho no teto, no chão, nas costas do
vizinho. Vai ser um espetáculo.
Kazutaka
Kurihara e colegas criaram o SpeechJammer, a arma do silêncio. Quando acionada
contra um falador, ela grava a voz da pessoa e a reproduz com um atraso de 100
milissegundos. A ação dispara um processo cerebral que emudece o interlocutor.
Os inventores esperam que sua criação ajude a promover a paz mundial.
Criatividade
e inovação são ingredientes básicos do capitalismo. Criar novos produtos,
serviços e processos, e transformar as criações em negócios ajudam a manter a
grande máquina jovem e saudável. Individualmente, para as empresas, é uma
questão de sobrevivência. Inovar permite sair à frente e ganhar com a vantagem
econômica de serem únicas, por algum tempo.
Significativamente,
nos últimos anos a inovação ganhou status de fetiche e se transformou em objeto
de culto. Livros disseminam casos de sucesso, cursos ensinam executivos a
inovar, eventos celebram o tema e prêmios reconhecem os maiores talentos. Todos
querem ser o próximo Steve Jobs. Até mesmo organizações públicas e sociais
entraram na onda.
Oded
Shenkar, professor da Ohio State University de consistentes credenciais
acadêmicas, seguiu caminho contrário. Seu livro – Copycats: Melhor Que o
Original (Editora Saraiva) – celebra a cópia, não o original. O pesquisador
mostra como os seguidores conseguem gerar valor copiando os originais.
Coerentemente, seu argumento também é copiado. Theodore Levitt, um decano da
Administração, escreveu há tempos que a imitação está mais presente nas
empresas que a inovação e é o caminho mais direto para o crescimento e os
lucros.
Shenkar
observa que a história empresarial está cheia de exemplos de imitadores que
tiveram mais sucesso que os criadores originais. A RC Cola introduziu
refrigerantes dietéticos, mas foi logo copiada pelas gigantes Coca-Cola e
Pepsi. A Sony introduziu a fotografia digital, mas perdeu espaço para outros
fabricantes. O Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito, mas viu seu
mercado ser dominado pelos concorrentes. A imitação é a regra, e não a exceção.
O
pesquisador argumenta que a imitação é uma capacidade estratégica que pode ser
desenvolvida e aplicada com sucesso. Imitar significa copiar, replicar ou
repetir uma inovação, seja um produto, seja um serviço, um processo ou um
modelo de negócios. Não se trata de pirataria, embora a linha divisória seja
tênue.
A
imitação permite economizar custos em pesquisa, desenvolvimento e marketing.
Reduz o risco do empreendimento, pois há um precedente de que o novo produto ou
serviço tem aceitação entre os consumidores. Além disso, imitadores estão menos
atados a tecnologias antigas e são menos complacentes e menos inebriados com o
sucesso.
Empresas,
eventualmente, ignoram os benefícios da imitação. Entretanto, para Shenkar, a
velocidade da imitação está crescendo tanto ou mais que a velocidade da
inovação. Para o autor, a imitação é consistente com a inovação e pode
facilitá-la.
Copiar
não é bom para o ego dos executivos, mas pode ser ótimo para o bolso dos
acionistas. O iPod não foi o primeiro reprodutor de músicas. O conceito de
tablet foi criado muitos anos antes do lançamento do iPad. Isso não impediu a
Apple de dominar o mercado e capturar enorme valor.
Não se pode negar a
importância da inovação da empresa, mas seus lucros vêm de uma estratégica mais
ampla, que orquestra inovação com imitação, combinações inteligentes de
tecnologias, uma estratégia inteligente de marca e fabricação na China.
Frase de Hoje
"A imitação está mais presente nas empresas
que a inovação e é o caminho mais direto
para o crescimento e os lucros."
Theodore Levitt (1925-2006), professor de administração em Harvard e especialista em marketing
Inteligência: precisamos de uma Educação que estimule a criatividade, diz especialista inglês
Sir
Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema
educacional que
estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade.
"Se você não estiver preparado para estar errado, você nunca vai chegar a nada de original." Ken Robinson.
Especialista
em criatividade, Robinson desafia a maneira como estamos educando nossos
filhos.
Ele
defende uma reformulação radical dos nossos sistemas de ensino, cultivar a
criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.
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A Educação que funciona: as corporações atacam a Educação pública
Trecho de resenha
do livro Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças
educacionais na Finlândia?, de Pasi Sahlberg, Teachers College Press, 167
páginas. O texto é de Diane Ravitch, publicado no New York Review of Books em 8/3/2012.*
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Clique aqui para saber mais
sobre Sahlberg (Foto Divulgação)
|
... "Em
Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na
Finlândia?, Pasi Sahlberg explica
como as escolas do país se tornaram bem-sucedidas. Autoridade de governo,
pesquisador e ex-professor de matemática e de ciências, Sahlberg atribui a
melhoria das escolas finlandesas a decisões ousadas tomadas nos anos 1960 e 1970.
A história da Finlândia é importante, ele escreve, “porque traz esperança àqueles
que estão perdendo a fé na Educação pública”.
Detratores
dizem que a Finlândia tem boa performance acadêmica porque é etnicamente
homogênea, mas Sahlberg responde que “o mesmo vale para o Japão, Xangai ou
Coreia”, que são admiradas pelos reformistas corporativos por sua ênfase nos
testes de múltipla escolha. Para os detratores que dizem que a Finlândia, com
sua população de 5,5 milhões, é muito pequena para servir de modelo, Sahlberg
responde que “cerca de 30 estados dos Estados Unidos têm uma população parecida
ou menor que a da Finlândia”.
Sahlberg
fala diretamente sobre a sensação de crise educacional que existe nos Estados
Unidos e em outras nações. Os formuladores de políticas dos Estados Unidos
procuram soluções baseadas no mercado, propondo “competição mais dura, obtenção
de mais dados, abolição dos sindicatos de professores, criação de mais escolas
charter ou adoção de modelos de gerenciamento do mundo corporativo”.
Em
contraste, a Finlândia gastou os últimos 40 anos desenvolvendo um sistema
educacional diferente, focado em melhorar a qualidade dos professores, limitar
os testes a um mínimo necessário, colocar responsabilidade e confiança antes de
cobranças e entregar a liderança das escolas e dos distritos escolares a
profissionais da Educação.
Para
um observador norte-americano, o fato mais marcante da educação finlandesa é
que os estudantes não fazem testes-padrão até o fim da escola secundária. Eles
fazem exames, mas os exames são desenvolvidos pelos próprios professores, não
por uma corporação multinacional de ensino. A escola básica finlandesa de nove
anos é uma “zona livre de testes-padrão”, onde as crianças são encorajadas a
“saber, criar e sustentar sua curiosidade natural”...
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sábado, 16 de junho de 2012
Olimpíada de Matemática: Mais de 200 mil jovens brasileiros sonham com o ouro no exterior
Mais
de 200 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 4.000 escolas públicas
e particulares participaram neste sábado (16/6/2012) da primeira fase da 34ª
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O objetivo é estimular o estudo da
disciplina e melhorar o ensino, além de apoiar os estudantes em pesquisas
científicas.
De
acordo com a assessora executiva da secretaria OBM, Nelly Carvajal, a prova é
dividida em três níveis, conforme a escolaridade do aluno.
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O gabarito oficial será publicado na terça (19/8/2012), no site da OBM |
Serão
classificados para a segunda fase os estudantes que atingirem a pontuação
mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com
base nos resultados nacionais da primeira etapa. A segunda fase será realizada
no dia 22 de setembro e a terceira, 27 e 28 de outubro.
Além
das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a
participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para
integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais
de Matemática.
Daniel
Lima, 14, aluno de escola particular do município de Eusébio, no Ceará,
participa da OBM há quatro anos e ganhou medalha de prata duas vezes. Ele
participou também da Olimpíada de Matemática Rioplatense, na Argentina, em 2010
e 2011, e ganhou medalha de ouro nas duas edições. “Estou estudando três horas
por dia, me preparando para a seletiva da Rioplatense que ocorrerá em
dezembro”, disse.
Para
preparar alunos de escolas públicas, que obtiveram bons resultados nas
competições de matemática nacionais, foi criado, em 2009, o Centro de
Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). Atualmente, 42
estudantes estudam no centro --30 de escolas públicas e 12 alunos convidados de
instituições particulares.
Segundo
o professor de matemática Paulo Rodrigues, o interesse dos alunos que estão no
centro é enorme. “Para ingressar no Peci, os alunos premiados em competições
nacionais fazem uma prova de admissão. Eles ficam no centro uma vez por mês, de
quinta-feira a domingo, e podem estudar em casa por um ambiente virtual criado
especialmente para eles. Aqui, esses alunos são preparados para participar de
competições internacionais, representando o Brasil."
O
estudante do Colégio Militar de Brasília Henrique Gasparini Fiúza do
Nascimento, 16, já ganhou seis medalhas
de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep),
além de dois ouros e uma prata na OBM. Atualmente, Henrique se prepara no Peci
para competições internacionais.
“As
competições brasileiras são boas. Os exames da segunda e terceira fase
geralmente têm a mesma dificuldade das provas internacionais. Participar de
olimpíadas aqui é uma boa forma de treinamento para as competições fora do país.
O Brasil está desenvolvendo um bom preparo dos alunos e estamos no mesmo
patamar de outros países. A prova de hoje é só a primeira fase, minha maior
preocupação são com as competições internacionais.”.
Gasparini
vai participar da Olimpíada Internacional de Matemática, que reúne competidores
de mais de 80 países e será realizada este ano na Argentina. Além disso,
participará da Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que será realizada no Peru.
Reportagem da Agência Brasil
Marcadores:
Olimpíada Brasileira de Matemática
Plano Nacional de Educação: relator muda meta de investimento na área para 8% do PIB
O
relator do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR),
ampliou a meta de investimento na área de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB)
para 8%, depois de acertar o percentual com o governo.
O
projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados desde dezembro de 2010
estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez
anos. O relatório foi aprovado pela comissão especial que analisa a matéria,
mas ainda serão votados os destaques no dia 26 de junho, que ainda podem
alterar o texto.
A
meta de investimento em educação é a mais polêmica do projeto. Atualmente, o
país investe 5,1% do PIB na área. A proposta acordada com o governo era 7,5%,
revista hoje para 8%. Parte dos parlamentares da comissão especial e entidades
da sociedade civil, entretanto, pressionam para um patamar de 10%. De acordo
com o Vanhoni, o ganho de 0,5% significa R$ 25 bilhões para a área.
A
solução encontrada pelo relator foi incluir também um artigo no texto do PNE
que determina que 50% dos recursos do pré-sal, incluindo os royalties, deverão
ser utilizados diretamente em educação “para que no final de dez anos de
vigência do PNE seja atingido o percentual de 10% do PIB para investimento em
educação pública”.
“Infelizmente,
essa discussão ficou muito politizada [dos 10% do PIB para educação] porque
senão tenho certeza que à luz da razão e dos dados técnicos nós chegaríamos a
um acordo e votaríamos por unanimidade”, disse o relator.
A
solução, entretanto, foi questionada pelos deputados já que a divisão dos
royalties será definida por leis específicas. O debate será retomado na próxima
reunião da comissão. Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), o novo
texto é uma “grosseira manipulação” para conseguir aprovar o relatório de Vanhoni.
Vanhoni
sugeriu que com o 0,5% a mais de investimento incluídos em seu relatório seja
aplicado para ampliar a educação integral ou melhorar o custeio das matrículas
em creche. A votação dos 160 destaques será retomada dia 26. Depois de aprovado
pela comissão o projeto segue para o Senado.
Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Rivadavia Severo/Agência Brasil
Porque Hoje é Sábado
Já sei namorar
Os Tribalistas
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Motores elétricos: Senai inaugura laboratório de eficiência energética em Curitiba
O
Paraná terá o primeiro Laboratório de Eficiência Energética em Acionamentos
Elétricos do Brasil, que vai inaugurado pelo Senai na próxima quarta (20/6/2012),
na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A instalação da unidade teve as
parcerias da empresa AMK, da Alemanha, e a Universidade Tecnológica de Gabrovo,
da Bulgária. A inauguração será às 19 horas, no Senai CIC.
O laboratório
vai desenvolver pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética,
principalmente em motores elétricos. Os equipamentos foram desenvolvidos pela
filial da AMK da Bulgária, que possui parceria de pesquisa com a universidade
tecnológica.
As
empresas poderão ajustar a condição de seus motores e a eficiência energética
de seus processos. Motores bem-regulados proporciona maior rendimento dos
sistemas elétricos e diminui custos mensais de energia elétrica. A tecnologia empregada
no desenvolvimento dos equipamentos permite que eles sejam levados para dentro
das empresas.
O
laboratório também dará suporte à formação de novos profissionais e prestará
assessoria às empresas que desejem melhorar seus processos.
Produção de cerveja: Senai CIC forma profissionais para produtos artesanais
Estudantes
e profissionais das áreas de alimentos, biotecnologia e outras podem se
qualificar no Senai CIC, em Curitiba, para a produção de cervejas artesanais de
alta qualidade, visando à produção em sua própria residência.
São 13 vagas por
turma, e o início dos estudos (3 horas teóricas e 9 horas teórico/práticas)
será no próximo dia 29 de junho (2012).
O
aluno também vai aprender boas práticas de fabricação para a obtenção de uma
cerveja artesanal de boa qualidade. Os pré-requisitos para a inscrição: ter mais que 18 anos e escolaridade mínima na oitava série do ensino fundamental. Para
saber mais ligue 0800 648 0088, ou via cic@pr.senai.br.
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