sexta-feira, 22 de junho de 2012

Inovação e tecnologia: novos institutos do Senai terão parceria da Fraunhofer

Sociedade Fraunhofer, instituição alemã sem fins lucrativos especializada em transferência de tecnologia, vai prestar consultoria para a gestão de 23 institutos de inovação que o Senai vai instalar até 2014. Além disso, o Fraunhofer IPK, um dos 80 institutos ligados à Sociedade, apoiará o Senai o Instituto de Tecnologia a Laser, a ser instalado em Santa Catarina, e o Instituto de Eletroquímica, no Paraná.

A parceria Senai-Fraunhofer já desenvolveu projeto de apoio a empresas de pequeno
porte do Nordeste, e para o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia
(Cimatec), na Bahia (Foto José Paulo Lacerda/Sistema Indústria)

Outras ações do Fraunhofer IPK de suporte ao Senai abrangem  soluções de gestão para os Institutos de Inovação em Automação da Produção, na Bahia; em Microusinagem, em São Paulo; em Química Aplicada, no Rio de Janeiro; em Metais e Ligas Especiais, em Minas Gerais; em Polímeros de Engenharia, no Rio Grande do Sul; e em Energia Alternativa, no Rio Grande do Norte.

Os Institutos de Inovação integram o programa do Senai de apoio à competitividade da indústria. O objetivo é aumentar a oferta de profissionais qualificados para a indústria, dos serviços técnicos e tecnológicos e das pesquisas em inovação.

O programa tem financiamento de R$ 1,5 bilhão do BNDES, ao qual se somarão R$ 400 milhões de recursos próprios na criação mais 38 institutos de tecnologia, 53 centros de formação profissional e aquisição de 81 unidades móveis. Estas vão formar profissionais em localidades onde ainda não há escolas do Senai.

Segundo o diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, a Sociedade Fraunhofer foi escolhida como parceira por ser referência mundial em inovação e por ter forte alinhamento com a indústria. “Há outra questão importante: a Sociedade conta com uma gestão central e uma rede de institutos que têm autonomia, assim como nós. A forma de gerir essa rede nos interessa muito.”

Entre os serviços apoiados pelos alemães estão: desenvolvimento de instrumentos para diagnóstico tecnológico; qualificação de recursos humanos para a gestão de frentes de pesquisa; desenho de mercado para a oferta de produtos e serviços; definição de estratégias de vendas e de preços; e gestão de patentes. A consultoria tem valor estimado de R$ 3 milhões anuais.

O maior desafio da parceria, explica o diretor do Instituto Fraunhofer IPK, Eckart Uhlmann, será como gerenciar simultaneamente a pesquisa e o desenvolvimento regional dos estados onde serão instalados os institutos. “Precisamos, por meio da rede Senai e dos seus institutos, chegar a uma conjugação das necessidades reais da indústria e das regiões brasileiras.”


Inovação no cinema: O demônio da perfeição

Kubrick: antes de procurar um tema, ele dizia
buscar "os estados de ânimo e as sensações"
Por José Geraldo Couto/Carta Capital

Stanley Kubrick (1928-99) tinha as piores notas da classe. Em vez de se enfurecer, seu pai, um médico de Nova York, ensinou-o a jogar xadrez e deu-lhe uma máquina fotográfica. A história do cinema agradece.

Fotógrafo compulsivo, aos 16 anos Kubrick vendeu uma imagem à revista Look e tornou-se seu colaborador. De um ensaio fotográfico sobre boxe que fez para a revista originou-se seu documentário Day of Fight (1951). Dois anos depois dirigia seu primeiro longa de ficção, Medo e Desejo. O prestígio conquistado com A Morte Passou por Perto e O Grande Golpe credenciou-o a dirigir o antiépico Glória Feita de Sangue (1957).

De herdeiro do cinema noir, Kubrick passou a autor original e independente, transitando com grande sentido do espetáculo pelos mais variados gêneros: do épico romano (Spartacus) ao conto moral (Lolita), da ficção científica (2001) ao drama de época (Barry Lyndon), do terror (O Iluminado) ao filme de guerra (Nascido para Matar).

À coragem de tocar em temas tabus – a pedofilia em Lolita, o pânico nuclear em chave de humor negro em Dr. Fantástico, a ultraviolência moderna em Laranja Mecânica – unia-se um perfeccionismo obsessivo.

Chegava a repetir cem vezes uma tomada. Usou lentes da Nasa para filmar Barry Lyndon à luz de velas e desenvolveu a steadycam para os apavorantes travellings de O Iluminado. “Um filme deve ser uma progressão de estados de ânimo e sensações. O tema, o significado, tudo isso vem depois”, dizia.

Autoexilado na Inglaterra, tinha fama de misantropo. Talvez porque seus filmes, em qualquer gênero, focalizassem o lado negro da alma humana.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Machado de Assis: hoje é o aniversário dele

Hoje é o 173º aniversário de nascimento do escritor Machado de Assis. Carioca, nasceu em 21 de junho de 1839 no morro do Livramento. Morreu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Considerado como o maior nome da literatura nacional, Machado escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.



Também assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Tendo grande influência no meio literário, reuniu colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.

Clique aqui para ler Machado de Assis no Domínio Público



O mais lembrado: Senai é a marca ícone no Espírito Santo

Quando o assunto é curso técnico profissional, o Senai é o marca mais lembrada pelos capixabas. Foi o que mostrou a pesquisa Marcas Ícones: As Mais Lembradas, encomendada pela TV Vitória ao Ibope. O Senai conquistou o primeiro lugar com 18% de lembrança dos entrevistados.

Realizada pela primeira vez pelo Ibope e pela TV Vitória, a pesquisa entrevistou 791 moradores da Grande Vitória, de 9 a 29 de janeiro. O bom posicionamento reflete o reconhecimento da sociedade à atuação do Senai e sua importância para o desenvolvimento do estado.

Com 60 anos de atuação no Espírito Santo, o Senai apresenta uma trajetória de ações de sucesso em educação profissionalizante, formando cidadãos e atendendo às principais demandas do setor industrial.

Para a diretora regional do Senai-ES, Solange Siqueira, “esse reconhecimento vem coroar tudo que nós fazemos ao longo do ano, nos dedicando e pensando no que podemos oferecer de melhor aos nossos alunos”.

Segundo ela, o Senai acompanha as tendências do mercado, sempre pesquisando quais as principais demandas da indústria capixaba. “O Senai está sempre pensando, analisando e propondo à indústria o que ela precisa para crescer. Procuramos saber também qual profissional que o Senai precisa colocar no mercado. Esse pacto Senai-Indústria transforma essa marca de qualidade que o Senai possui.”

Para o diretor para Assuntos de Educação e Cultura do Sesi/Senai, Flávio Bertollo, o resultado é resultado dos investimentos já realizados. “Esse primeiro lugar representa a consolidação da marca Senai depois de 60 anos. Estamos colhendo frutos dos investimentos feitos lá atrás. Daqui pra frente, vamos crescer cada vez mais. Mostra também que o povo capixaba sabe que a marca Senai é de confiança.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Indústria mais competitiva: Senai investirá R$ 27,9 milhões em Alagoas

As indústrias de Alagoas terão novos programas e ações do Senai para aumentar a competitividade do setor. A organização vai investir R$ 27,9 milhões para ampliar a oferta de ensino profissionalizante no estado, principalmente com foco na inovação. A meta é abrir cerca de 87 mil vagas no triênio 2012-2014, sendo 26 mil matrículas pactuadas para este ano.

Com mais unidades do Senai, serão abertos novos cursos
de qualificação profissionais em 21 áreas de atividade em Alagoas
(Foto José Paulo Lacerda/Sistema Indústria)


Para atingir este objetivo, os investimentos se concentrarão nas cidades de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Craíbas, Penedo e Coruripe. As ações integram o Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria, que pretende promover quatro milhões de vagas por ano em cursos de formação profissional, em todo o Brasil, até 2014 e a criação de uma rede nacional de inovação e tecnologia.

“Os investimentos do Senai vêm num momento oportuno, em que o nosso Estado tem recebido diversos investimentos da iniciativa privada e precisa de trabalhadores qualificados para crescer com sustentabilidade. As entidades do Sistema Indústria, mais uma vez, reafimam o compromisso de somar forças para promover o desenvolvimento de Alagoas”, afirmou o presidente do Sistema Fiea, José Carlos Lyra de Andrade.

“A parceria que temos com a CNI, por meio dos seus centros de excelência, tem sido muito importante na capacitação e treinamento de alagoanos para a área industrial e para outros segmentos. Estamos com o estado avançando a passos largos no desenvolvimento e o mercado de trabalho exige uma profissionalização de alta qualidade”, destacou o governador Teotonio Vilela Filho.


Mercado e academia: Senai-PA e UFPA vão trocar conhecimentos

O Senai do Pará fechou convênio de cooperação cultural e técnico-científica com a Universidade Federal do estado (UFPA) para a implantação de projetos na área de arte, Educação, esporte, ciência e tecnologia.

A parceria permitirá que alunos do Instituto de Tecnologia da UFPA que estejam cursando engenharia do quarto período em diante possam participar do novo Programa de Trainee do Senai. “Estes alunos receberão uma bolsa para começar a atuar juntamente com os instrutores do Senai. A ideia é absorver estes alunos assim que eles forem se formando. Com esta ação, o Senai dará um salto na modernização e capacitação dos seus cursos”, explica o diretor regional do Senai-PA, Gerson Peres.

A parceria entre o Senai e a UFPA promoverá uma espécie de intercâmbio de conhecimentos científicos e empíricos que podem ser aplicáveis à produção ou no processo de melhoria de bens e serviços.

De acordo com Peres, o objetivo é aumentar a interação do mercado com a universidade. “Precisamos pegar a força da Senai, que já atua no Pará há quase seis décadas, e somar com os conhecimentos dos institutos de ensino. Traremos o aprendizado universitário para mais próximo do setor produtivo, sendo melhor aplicado nas ações que garantam o aumento da produtividade da indústria paraense.”



Cursos técnicos: Senai abre mais de 4 mil vagas em todo o Paraná


São 24 cursos técnicos em todas as regiões do Paraná. Podem participar jovens e trabalhadores da comunidade com o ensino médio concluído. Aulas serão ministradas a partir de 23 de julho. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade do Senai ou pelo www.pr.senai.br/cursostecnicos.



Design gráfico: Van Gogh inspira embalagens de linha de bebidas




A arte de Van Gogh inspirou a linha especial da destilaria holandesa Royal Dirkzwager. As vodkas artesanais produzidas pela marca ganharam incríveis embalagens assinadas por George W. Miller.

O olhar impressionista do pintor faz parte de cada garrafa, criada especialmente para combinar com cada sabor da bebida. O resultado são as belas ilustrações dignas de coleção.
Fonte Portal Senai Design


terça-feira, 19 de junho de 2012

Da Radioagência: Feira em Osasco distribui livros para professores e estudantes da rede pública*


Vai até a próxima segunda (25/6/2012) a 2ª Feira do Livro de Osasco, São Paulo, na Biblioteca Municipal. Durante o evento, são distribuídos vales-livro para professores e alunos da rede pública de ensino.

Clique aqui para saber mais
Segundo a prefeitura de Osasco, mais de 30 mil estudantes receberão o chamado Dinheiro de Leitura, que corresponde a R$ 30. Aproximadamente 4.500 professores e gestores ganharão o valor de R$ 100 como vale.

A feira também está disponibilizando mais de 7 mil títulos com descontos. Além de contar com a presença de cerca de 50 editoras. Segundo os organizadores da exposição, o objetivo é democratizar a leitura.

Os visitantes podem participar também de atividades culturais como debates, oficinas, saraus e lançamento de livros das editoras presentes. Para as crianças, a programação oferece contação de histórias, musicais, teatro de bonecos e espetáculo circense. O horário de funcionamento da feira é das 8h às 20h e a entrada é gratuita.
*Clique aqui para ouvir a reportagem de Daniele Silveira/Radioagência NP.


Agroindústria: Sial Brazil vai apresentar inovações e fomentar negócios

Tendo como referência o Sial Paris, a edição brasileira do maior evento de alimentos e bebidas no mundo, vai reunir no Expo Center São Paulo todos os segmentos deste mercado, apresentando as últimas novidades e tendências do setor.

Clique aqui para saber mais sobre
Pela primeira vez no Brasil, o Salão Internacional de Alimentação para a América Latina vai aproximar durante quatro dias da próxima semana (25 a 28/6/2012) decisores de compras de diversas origens do mercado brasileiro, um dos maiores e mais promissores do mundo, e porta de entrada para os negócios na América Latina.

Segundo seus organizadores, a feira terá 400 marcas expositoras e 12 mil visitantes profissionais. Além disso, o Sistema Indústria e o Programa AL Invest vão coordenar o Encontro de Negócios Al Invest – Agroindústria e Inovação – Sial Brasil 2012. Na agenda seminários técnicos para o setor, rodadas de negócios, exposição de produtos, degustação de alimentos e visitas técnicas a polos tecnológicos e centros de Educação do Senai e programas de alimentos seguros e do Cozinha Brasil, do Sesi.

O objetivo do Encontro é viabilizar negócios e aproximar pequenas e médias empresas latino-americanas e europeias do setor de alimentos, além de posicionar o Sistema Indústria como referência para o setor de alimentos no Brasil.


WorldSkills 2015: entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, Brasil vai sediar o principal torneio internacional de Educação profissional e tecnológica

A cidade de São Paulo será a sede em 2015 do 43º WorldSkills Competition, a mais importante competição Educação profissional e tecnológica do mundo. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a competição, que ocorre a cada dois anos ímpares.

Em 2011, estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem de mais de 50 países participaram das disputas em Londres. Em 2013, ocorrerá em Liepzig, na Alemanha. No Brasil, o WorldSkills ocorrerá de 10 a 16 de agosto, no Anhembi.

Nas provas, os jovens, considerados os melhores do mundo em suas ocupações, devem executar tarefas exigidas no dia a dia das empresas, seguindo os rigorosos prazos e padrões internacionais de qualidade.




O WorldSkills é promovido pela WorldSkills International, organização formada por instituições de Educação profissional de todos os continentes – atualmente, há 64 países membros. O Senai representa o Brasil na competição.

“Na edição de Londres, o Brasil, por intermédio do Senai, manifestou interesse em ser a sede da competição em 2017. No entanto, em fevereiro deste ano, recebemos uma carta-consulta do presidente do WorldSkills International, Simon Bartley, perguntando se poderíamos antecipar o evento no Brasil porque a Espanha, país sede de 2015, havia desistido”, explica o gerente de concursos e olimpíadas do Senai Nacional, José Luís Gonçalves Leitão.

Na Assembleia Geral do WorldSkills International, realizada em 17 de maio, em Jeju, na Coreia do Sul, “apresentamos as nossas condições técnicas e eles aprovaram a nossa proposta”, destacou Leitão.

Para o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, a realização do WorldSkills no Brasil deve aumentar o interesse dos jovens pela formação profissional. O evento internacional, ainda segundo Lucchesi, também será importante para fortalecer a atuação do Senai nas áreas de Educação profissional e inovação na indústria. “O Senai prepara os competidores brasileiros que vão ao WorldSkills e tem alcançado excelentes resultados.”

Nos últimos WorldSkills, em 2011, em Londres, 2009, no Canadá, e 2007, no Japão, o país se manteve entre os três primeiros no quadro de medalhas. Para competir no WorldSkills, cada país seleciona seus competidores entre os melhores estudantes de cursos de formação profissional para a indústria, o comércio e o setor de serviços.

Os representantes do Brasil são selecionados nas etapas estaduais e nacional da Olimpíada do Conhecimento, evento bienal organizado nos anos pares pelo Senai. A próxima edição da Olimpíada será realizada de 12 a 18 de novembro de 2012, no Anhembi, na capital paulista. Os melhores da Olimpíada vão treinar e participar de seletivas para conquistarem suas vagas na equipe brasileira que vai ao WorldSkills da Alemanha.


Destaque para a Robótica
A dupla Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros foi a vencedora do Robotino Logistic Competition, desafio realizado no final da semana passada (14 e 15/6/2012), em Bauru, durante o workshop Robocontol, da Universidade Estadual de São Paulo. Alunos do Senai de Joinville, Santa Catarina, Mayron e Ronan realizaram duas provas, cada uma com duas apresentações.

Ronan e Mayron: em busca do índice para a Olimpíada,
mas de olho na Alemanha (Foto Senai de Joinville)
Uma das provas era de transporte de peças e não envolvia a contagem de tempo, mas a perfeição da execução das tarefas. A segunda contava tempo e exigia a passagem por dez pontos na arena, identificando peças. Ao final o robô tinha que apresentar um relatório das cores das peças identificadas. Os segundo e terceiro lugar ficou com equipes do Senai de Minas Gerais.

A participação dos alunos de Joinville foi mais uma etapa na preparação para a 7ª Olimpíada do Conhecimento, competição que o Senai vai realizar em novembro, na capital paulista. Tanto, que mal desembarcaram da viagem a Bauru os dois estão fazendo nesta semana a prova de índice para a Olimpíada do Conhecimento, que poderá lhes dar o passaporte para o WorldSkills Competition, torneio internacional bianual, que em 2013 será realizado em Leipzig, na Alemanha.

Corrêa e Medeiros carregam o grande desafio de manter a hegemonia de Joinville na ocupação de Robótica Móvel no WorldSkills. O Brasil começou a competir nesta ocupação em 2009, sempre com estudantes de Joinville. A primeira dupla foi composta por Andrei Rogger Belegante e Klédson Silva. Em 2011, Leandro Machado e André Peripolli ficaram na quinta posição no internacional. Hoje, Belegante e Peripolli são os treinadores da modalidade na escola.

As provas, tanto do Robocontrol quanto da Olimpíada e do WorldSkills, envolvem programação e movimentação dos robôs e de peças entre magazines de armazenagem, enfrentando obstáculos para a execução dos objetivos. A dupla de Joinville utiliza um robô móvel, chamado Robotino, produzido pela Festo.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festival de Criatividade de Cannes: Lutador de MMA revela como se tornou campeão nas redes sociais


O tema esporte encontra nas redes sociais o ambiente ideal para engajamento. Não é raro fãs se reunirem em torno do time ou atletas favoritos em comunidades criadas muitas vezes espontaneamente. No entanto, identificar a oportunidade de profissionalizar – e capitalizar - esse espaço requer planejamento, defendeu o lutador canadense de MMA Georges St-Pierre, um dos principais nomes do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Curiosamente, ele foi o atleta escolhido para se apresentar no Festival Internacional de Criatividade de Cannes neste domingo (17/6/2012), mesmo sendo a prática do MMA (conjunto de artes marciais mistas) ilegal na França.

St-Pierre (na foto de Eduardo Lopes) afirmou que o sucesso no relacionamento com fãs via canais digitais requer uma equipe profissional responsável por fazer a gestão da presença on-line. “Minha preocupação é fazer o meu melhor quando estou lutando. Preciso de gente experiente cuidando da minha imagem no ambiente online, identificando marcas que podem ser parceiras”, afirmou o atleta, que possui patrocínio da PepsiCO e quase três milhões de fãs no Facebook e 500 mil seguidores no Twitter.


Negócios: inovar ou imitar, eis a questão

Por Thomaz Wood Jr./Carta Capital

Uma edição recente do New York Times Magazine publicou 32 inovações que vão “mudar o nosso futuro”. A lista contém itens curiosos. Cientistas desenvolvem roupas elétricas, capazes de gerar energia com base nas diferenças de temperatura entre partes do corpo. Muito útil para carregar fones celulares. Resta ver quantos dias precisaremos usar a mesma camiseta para completar a carga.

Empresas e mídia de negócios promovem o culto à inovação. Para pesquisador norte-americano, deveríamos,
contudo, prestar mais atenção à imitação (Foto Yto/Flickr)
O Chaotic Moon Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento, projeta um novo carrinho de supermercado, que vem com um tablet integrado e usa o sistema Kinect, da Microsoft. O fiel transportador absorve o perfil do cliente e o segue pelas alamedas do consumo, indicando os itens a ser comprados, advertindo contra violações de dieta e efetivando automaticamente as compras. Resta saber se ele poderá moderar os impulsos de consumidores compulsivos.

A empresa de design Frog pretende desenvolver computadores que poderão projetar múltiplas telas em diferentes superfícies, permitindo o trabalho simultâneo em vários assuntos. Imagine, caro leitor, o escritório do futuro, com 100 ou 200 funcionários a projetar suas telas de trabalho no teto, no chão, nas costas do vizinho. Vai ser um espetáculo.

Kazutaka Kurihara e colegas criaram o SpeechJammer, a arma do silêncio. Quando acionada contra um falador, ela grava a voz da pessoa e a reproduz com um atraso de 100 milissegundos. A ação dispara um processo cerebral que emudece o interlocutor. Os inventores esperam que sua criação ajude a promover a paz mundial.

Criatividade e inovação são ingredientes básicos do capitalismo. Criar novos produtos, serviços e processos, e transformar as criações em negócios ajudam a manter a grande máquina jovem e saudável. Individualmente, para as empresas, é uma questão de sobrevivência. Inovar permite sair à frente e ganhar com a vantagem econômica de serem únicas, por algum tempo.

Significativamente, nos últimos anos a inovação ganhou status de fetiche e se transformou em objeto de culto. Livros disseminam casos de sucesso, cursos ensinam executivos a inovar, eventos celebram o tema e prêmios reconhecem os maiores talentos. Todos querem ser o próximo Steve Jobs. Até mesmo organizações públicas e sociais entraram na onda.

Oded Shenkar, professor da Ohio State University de consistentes credenciais acadêmicas, seguiu caminho contrário. Seu livro – Copycats: Melhor Que o Original (Editora Saraiva) – celebra a cópia, não o original. O pesquisador mostra como os seguidores conseguem gerar valor copiando os originais. Coerentemente, seu argumento também é copiado. Theodore Levitt, um decano da Administração, escreveu há tempos que a imitação está mais presente nas empresas que a inovação e é o caminho mais direto para o crescimento e os lucros.

Shenkar observa que a história empresarial está cheia de exemplos de imitadores que tiveram mais sucesso que os criadores originais. A RC Cola introduziu refrigerantes dietéticos, mas foi logo copiada pelas gigantes Coca-Cola e Pepsi. A Sony introduziu a fotografia digital, mas perdeu espaço para outros fabricantes. O Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito, mas viu seu mercado ser dominado pelos concorrentes. A imitação é a regra, e não a exceção.

O pesquisador argumenta que a imitação é uma capacidade estratégica que pode ser desenvolvida e aplicada com sucesso. Imitar significa copiar, replicar ou repetir uma inovação, seja um produto, seja um serviço, um processo ou um modelo de negócios. Não se trata de pirataria, embora a linha divisória seja tênue.

A imitação permite economizar custos em pesquisa, desenvolvimento e marketing. Reduz o risco do empreendimento, pois há um precedente de que o novo produto ou serviço tem aceitação entre os consumidores. Além disso, imitadores estão menos atados a tecnologias antigas e são menos complacentes e menos inebriados com o sucesso.

Empresas, eventualmente, ignoram os benefícios da imitação. Entretanto, para Shenkar, a velocidade da imitação está crescendo tanto ou mais que a velocidade da inovação. Para o autor, a imitação é consistente com a inovação e pode facilitá-la.

Copiar não é bom para o ego dos executivos, mas pode ser ótimo para o bolso dos acionistas. O iPod não foi o primeiro reprodutor de músicas. O conceito de tablet foi criado muitos anos antes do lançamento do iPad. Isso não impediu a Apple de dominar o mercado e capturar enorme valor. 

Não se pode negar a importância da inovação da empresa, mas seus lucros vêm de uma estratégica mais ampla, que orquestra inovação com imitação, combinações inteligentes de tecnologias, uma estratégia inteligente de marca e fabricação na China.


Frase de Hoje

"A imitação está mais presente nas empresas
que a inovação e é o caminho mais direto
para o crescimento e os lucros."
Theodore Levitt (1925-2006), professor de administração em Harvard e especialista em marketing



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