O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
segunda-feira, 21 de julho de 2014
sábado, 19 de julho de 2014
Rubem Alves: a vida, a felicidade, a ostra e a pérola
"Pai, quando você morrer vai sentir saudades?" Raquel, com 3 anos de idade, filha de Rubem Alves.
Rubem Alves está mais vivo do que nunca; continua a nos ensinar como ser feliz na simplicidade.
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Rubem Alves
terça-feira, 15 de julho de 2014
Ensino e futebol: derrota brasileira na Copa do Mundo pode ser usada para trabalhar habilidades não cognitivas com os alunos
Por Fernanda
Kalena, para o Porvir
Fim de Copa do Mundo, Alemanha campeã, e o Brasil fora da grande festa
da final após ser eliminado por um placar embaraçoso de 7×1. Na escola, tanto
essa quanto qualquer outra derrota pode ser usada como gancho para trabalhar
nas aulas de educação física habilidades socioemocionais que moldam o caráter e
preparam os alunos para a vida, como aprender a lidar com perdas, trabalhar em
equipe e aceitar e obedecer regras.
Para Fernando Lobo, gestor pedagógico da Rede de Ensino Desportivo
(Rede), instituição de ensino voltada
para a capacitação de profissionais ligados a esportes, os grandes eventos
esportivos são um bom pretexto para colocar em prática atividades que envolvem
o desenvolvimento de questões não cognitivas. “Nos esportes em geral, sempre
vai ter um perdedor e um vencedor. Nas aulas de educação física, algumas
modalidades esportivas como o futebol podem ser usadas como ferramentas de
desenvolvimento não só motor, mas também socioafetivo”.
(Foto Kungverylucky/Fotolia.com) |
Segundo ele, preparar os
alunos para lidar com vitórias e derrotas é papel do educador físico, que deve
propor atividades com esse fim. “É importante deixar claro que perder é natural
e que em um próximo jogo quem perdeu pode ganhar. Em uma atividade de jogo, o
professor pode mesclar os alunos de forma que um time fique mais forte que o
outro para que todos passem pela experiência de ganhar e perder”, explica Lobo,
que ainda acrescenta que cabe ao
professor manipular e induzir situações para que todos os alunos vivenciem os
dois lados da moeda.
“Crianças, em geral, mas principalmente as na primeira infância, têm
dificuldade em perder, muitas vezes chegam a burlar regras para poderem vencer,
e isso deve ser trabalhado”, explica o gestor. Ele também ressalta que outra questão
importante a ser trabalhada é o seguimento de regras. “Regras são extremamente
importantes como limitadores de atitudes”, completa.
O coordenador do curso de educação física do Colégio Presbiteriano
Mackenzie, de São Paulo, Ronê Paiano, acrescenta que as regras devem ser
trabalhadas em uma perspectiva reflexiva, que esclareça por que elas existem e
abrindo espaço para que os alunos as questionem. “As regras do esporte podem
ser transferidas para a vida em geral. Não existe convívio social sem regras”,
afirma. “É interessante questionar os alunos se é possível jogar sem regras,
pode até coloca-los para jogar alguma coisa sem regras, para faze-los entender
a necessidade delas”, completa o coordenador, que ressalta que atividades
regradas desenvolvem atitudes honestas e o falar a verdade.
Outro habilidade de grande importância que os esportes coletivos dão
abertura para ser trabalhada é a colaboração, a importância do trabalho em
equipe.
“Nos esportes coletivos, além da competição com o adversário, é
necessário se relacionar com os colegas de time. Para que o grupo tenha
sucesso, é fundamental aprender a trabalhar em conjunto e para isso é preciso
respeitar as escolhas e as atitudes dos outros como, por exemplo, reconhecer
quando é melhor passar a bola para um colega melhor posicionado ou mesmo
compreender se alguém errar uma jogada”, explica Paiano.
Segundo ele, o professor pode instigar os alunos a perceberem que
atitudes individualistas não são benéficas em atividades coletivas permitindo
que a turma debata jogadas e estratégias em conjunto. “Os alunos têm que ser
levados a essa reflexão, o professor pode incitar a conversa, mas entre
adolescentes, por exemplo, é mais proveitoso o debate entre pares”, argumenta.
Os valores trabalhados e desenvolvidos através do esporte nas aulas de
educação física, como colaboração e lealdade, são aprendizados que serão
levados por toda a vida, segundo Lobo. “Todo mundo convive com vitórias e derrotas, no esporte e na vida.
Trabalhar em equipe e colaborar com o outro, também. As crianças têm que interiorizar
essas sensações, pois sempre estarão presentes em suas vidas”, conclui.
Educação: jovens do campo vão ter formação agroecológica e de inclusão digital
Fonte Agência Brasil
Maria Helena Serafim (Foto Divulgação) |
Maria Helena Serafim pertence à comunidade Kalunga, remanescente de
quilombo no norte de Goiás. Ela tem 26 anos, já deu aulas em sua comunidade, em
Monte Alegre de Goiás (GO), mas teve que parar para fazer faculdade de Educação
no campo, na Universidade de Brasília (UnB). Ela quer voltar a ser professora,
e seu sonho é que os filhos continuem na comunidade. Mas em toda a região, de
272 mil hectares, não há sequer uma escola de ensino médio, o que acaba
favorecendo a evasão dos jovens para as cidades.
Segundo Maria Helena, apenas algumas regiões da comunidade de 6 mil
pessoas têm saneamento básico e energia elétrica. Nas demais, é necessário
buscar água no estilo antigo, “em cima da cabeça”. Além da busca por escolas,
os jovens saem da comunidade para trabalhar, e muitos deles não retornam.
“Voltar para quê, se eles tiveram acesso a tudo que não tinham na comunidade?
Por mais que a gente ache que nossa cultura é boa, ela não segura nossos jovens
lá. Eles querem trabalhar, querem andar bem vestidos, na moda. Na nossa
estrutura de comunidade não temos isso, não temos outro tipo de trabalho, além
da cultura de subsistência, para que esses jovens tenham renda”, explica.
Na tentativa de mudar esse cenário, e fazer com que os 8 milhões de
jovens que moram na zona rural tenham a opção de continuar no campo, o governo
assinou nesta quinta-feira (3) um acordo interministerial que inclui novas
iniciativas no Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da
Juventude Rural. Serão R$ 35 milhões para cursos de agroecologia, residência de
universitários em assentamentos rurais, cinco pontos de cultura e 50 pontos de
inclusão digital para a juventude rural.
Seis cursos de Formação Agroecológica e Cidadã vão ser oferecidos em
parceria com instituições de ensino, com foco no Norte e Nordeste, como a
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, e a
Universidade Federal Rural de Pernambuco. De acordo com a secretária nacional
da Juventude, Severine Macedo, as ações têm previsão de início imediato. Outro
ponto do acordo é a criação de 25 turmas em parceria com universidades que
contribuam para a formação dos jovens, além de um programa Juventude Itinerante,
que vai levar aos jovens informações sobre as políticas públicas a seu alcance.
O valor aplicado para um público tão amplo, no entanto, é alvo de
críticas. De acordo com Paulo Mansan, da Coordenação Nacional da Pastoral da
Juventude Rural, um programa de impacto requer mais recursos para que a
juventude continue no campo. Ele avalia que outros programas podem se somar às
iniciativas, como a qualificação dos jovens. “Além de cursos, são necessários
projetos que incentivem a renda dos jovens no campo, inclusive projetos
produtivos rurais, que a gente acredita que sejam os próximos passos desses
programas”, avaliou.
Durante a assinatura do acordo, no Palácio do Planalto, o
ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho,
reconheceu que a pressão dos movimentos sociais é importante para a ampliação
das políticas. “Eu aceito, e tenho que entender que de fato é muito pouco. Mas
tenho que lembrar das políticas que realizamos e do quanto andamos do ponto de
vista de recompor uma sociedade absolutamente injusta, com padrão de exclusão
brutal e estrutural”, explicou.
“O grande limite da crítica que os movimentos fazem, e têm razão, é
que este tema ainda não entrou para a agenda de ministérios do governo, de
maneira permanente”, acredita a secretária Severine. Para ela, é preciso fazer
um esforço para que a juventude rural seja tratada diferentemente das políticas
macro da agricultura familiar, “porque o jovem precisa ter estímulos
diferenciados, ele valoriza mais o uso do computador, o telefone no meio rural
e o lazer”. O acordo assinado hoje, na sua opinião, vai contribuir para que os
órgãos governamentais deem uma resposta daqui para frente.
Enquanto cultiva esperanças de que os programas sejam um incentivo
para que os jovens permaneçam nas comunidades rurais e, por consequência, na
comunidade Kalunga, Maria Helena Serafim quer concluir logo seu curso de
licenciatura em educação no campo na UnB. “Depois, retornar para a comunidade,
minha vida é lá, e é por isso que eu luto para que as coisas cheguem lá. A
gente não precisa vir embora, para que eu não crie meus filhos cá fora também.
[Farei tudo] para que eles não percam aquela essência, aquela raiz. Eles têm
que aprender todo o nosso processo cultural, tradicional”, afirma.
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Educação: MEC descredencia 28 instituições de ensino superior
Fonte Agência Brasil
O Ministério da Educação descredenciou 28 instituições de Educação
superior. A decisão foi publicada nesta segunda (14/7/2014) no Diário Oficial
da União. Segundo a pasta, a medida foi tomada porque as instituições estavam
inativas no Censo da Educação Superior e tinham os atos autorizativos vencidos.
As instituições e suas mantenedoras devem manter as atividades das
secretarias para que sejam preservados e entregues os documentos acadêmicos de
estudantes que já tiveram vínculos com elas. Elas também terão prazo de dez
dias para publicar, em pelo menos dois jornais de grande circulação da região
de cada uma, a decisão do descredenciamento pelo MEC, além de indicar telefone
e local de atendimento para entrega de documentação e demais orientações.
As instituições descredenciadas terão até 30 dias para apresentar
recurso contra a decisão ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
No início do ano, o MEC descredenciou a Universidade Gama Filho e a
UniverCidade. Os 10,8 mil estudantes matriculados tiveram que procurar novas
faculdades ou participar de processo de transferência assistida. A pasta
esclarece, no entanto, que os casos anunciados hoje são diferente. "Como o
descredenciamento atinge instituições que não declararam, no Censo, ter alunos
matriculados, a medida não representa prejuízo direto à comunidade
acadêmica".
Confira as instituições descredenciadas:
1. Instituto De Educação Superior São Francisco De Assis De Teófilo
Otoni
2. Faculdade De Engenharia E Tecnologia Do Instituto Mairiporã De
Ensino Superior
3. Faculdade Católica Dom Aquino De Cuiabá
4. Faculdade Espírito Santense De Ensino Tecnológico
5. Faculdade De Letras De Nova Andradina – Falena
6. Escola Superior De Estatística Da Bahia
7. Escola Superior De Estudos Empresariais E Informática
8. Faculdade Paulista De Ciências Aplicadas
9. Faculdade De Filosofia Ciências E Letras De Tatuí
10. Faculdade De Tecnologia Consultime
11. Faculdade De Ciências Letras E Educação Do Noroeste Do Paraná
12. Faculdade De Milagres Ceará
13. Faculdade De Tecnologia Contec - Facontec
14. Instituto Brasiliense De Tecnologia E Ciência
15. Faculdade Inconfidência
16. Faculdade De Arquitetura E Urbanismo De Pernambuco
17. Escola Superior De Educação Física De Muzambinho
18. Faculdade De Assuntos Acadêmicos E Científicos Monsenhor Edisson
Vieira Lício
19. Faculdade De Administração De Campina Verde
20. Faculdade De Turismo De Nova Andradina - Fatur
21. Faculdade De Administração De Santo Antônio Do Monte
22. Faculdade Metropolitana
23. Instituto Superior De Educação Coração De Jesus
24. Faculdade De Administração De Nova Andradina
25. Instituto Superior De Educação Berlaar – Iberlaar
26. Instituto Unificado Europeu Do Brasil – Iunebrasil
27. Conservatório De Música De Niterói
28. Faculdade Católica De Ciências Econômicas Da Bahia
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domingo, 29 de junho de 2014
Inovação e meio ambiente: projeto reaproveita caixas de leite e promove a cidadania
Alunos do Senai de Tubarão, Santa Catarina, dão exemplo de como aprender com responsabilidade e cidadania.
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sexta-feira, 27 de junho de 2014
Urbanismo e cidadania: “Nossas cidades são um grande negócio na mão de poucos”
Por Joana Tavares, de Belo Horizonte, para o Brasil de Fato
Uma das principais pensadoras sobre as cidades brasileiras, Ermínia
Maricato foi secretária executiva do Ministério das Cidades, formulou propostas
para a área urbana para o governo Lula e recentemente foi conselheira das
Nações Unidas para assentamentos humanos, além de dar aulas na USP e na Unicamp
Arquiteta fala sobre o boom imobiliário, a mobilidade urbana e as
conquistas das manifestações |
Convidada para o Ciclo de Debates do Brasil de Fato MG, Ermínia fala
nesta entrevista sobre a crise nas cidades e as perspectivas abertas com as
manifestações de junho 2013.
O movimento das ruas de 2013 trouxe uma série de reivindicações, entre
elas a questão da ocupação do espaço urbano. Que conquistas esse movimento
trouxe?
Sabe quantas cidades brasileiras cancelaram o aumento nos transportes
com as mobilizações de junho de 2013? Mais de 100! E não foi só isso. Coisas
que estavam engavetadas, obras faraônicas inúteis e obras para automóvel andar
– que é o que mais se faz- muitas foram canceladas. Foi muita mudança a partir
de junho de 2013. A vida na cidade está insuportável e é impressionante como a
política urbana é invisível no Brasil. A mobilidade e o uso e ocupação do solo
são dois eixos fundamentais. Eu diria que depois das ultimas três décadas,
estamos, desde junho de 2013, começando a encarar a política de mobilidade
urbana. Mas a política fundiária urbana nós ainda não começamos a decifrar. Eu
diria que a própria sociedade suporta muito e conhece pouco. Nossas cidades são
um grande negócio na mão de poucos. Ou seja, lobbys muito bem organizados
funcionam pra levar a cidade para um caminho que não beneficia a maior parte da
população. É muito mais o caminho de quem tem lucro com a construção das
cidades. Sem dúvida nenhuma, eu diria que as três forças que comandam hoje o
crescimento das cidades são a indústria automobilística, que contraria o
interesse do transporte coletivo; o capital imobiliário e o capital de
construção. E tudo em consonância com o financiamento das campanhas eleitorais.
Podemos dizer então que não são cidades do povo e para o povo, e sim
pra quem especula esse mercado?
Não tenho a menor dúvida. Estudando as cidades por muitos anos, eu
diria que estamos num momento em que vivemos uma verdadeira tragédia das
cidades brasileiras, em que a função social das cidades, prevista na
Constituição brasileira; a função social da propriedade, prevista na
Constituição brasileira e no Estatuto da Cidade, estão em plano absolutamente
secundário.
O que é a função social da propriedade?
Nós conquistamos na Constituição de 1988 dois capítulos sobre as
cidades. E dentro desses capítulos está a proposta da função social da
propriedade. É exatamente a ideia de que o direito de propriedade privada é
limitado. Pelo quê? Pelo interesse coletivo. Todos nós pagamos pra construir a
estrutura das cidades – asfalto, drenagem, esgoto, iluminação pública,
transporte – tudo isso foi pago por todo mundo. E vai um sujeito e deixa um
lote vazio. Esse lote está cumprindo a função social que tem que ter numa
cidade? Não! A propriedade privada não é absoluta na Constituição, é
subordinada à função social. O direito à moradia é absoluto. No entanto, o
judiciário brasileiro trata o direito à moradia como relativo e o direito à
propriedade como absoluto.
Qual sua avaliação do programa Minha Casa, Minha Vida e das
intervenções em vilas e aglomerados?
Estamos vivendo no Brasil um boom imobiliário. Durante três anos,
houve um aumento de 154% no preço do metro quadrado de terrenos e imóveis em
São Paulo, e 181% no Rio de Janeiro. Os aluguéis cresceram na mesma medida.
Passamos duas décadas perdidas, sem investimento público nas cidades. Quando o
investimento vem, por meio dos PAC e Minha Casa, Minha Vida, aparecem também os
capitais, que tomaram conta das cidades. Com o apoio, é claro, de muitos do
executivo e legislativo. Isso acarretou em um boom imobiliário, que a
verticalização e a produção de moradia, ao invés de abaixarem o preço dos
imóveis, elevaram. Na medida em que não fizemos a reforma fundiária, não
implementamos a função social da propriedade urbana, todo o subsídio que está
sendo colocado pelo governo federal está indo para o preço da propriedade, para
os imóveis e para os terrenos. Isso está afastando a população mais pobre, que
não consegue o financiamento do Minha Casa, Minha Vida e que não está
conseguindo mais pagar o aluguel. O boom imobiliário não é progresso, ele
empobrece toda a cidade. Ele pega uma parte da riqueza produzida por toda a
população e a coloca no bolso de alguns, que são os proprietários imobiliários
e principalmente os incorporadores imobiliários.
Como é possível aliar esse gás novo de se pensar as cidades com o
acúmulo de organizações e movimentos que já faziam a disputa do modelo de
cidade, de Estado, de política?
Acho que a política urbana não é prioridade para os partidos, nem os
de esquerda, no Brasil. É preciso dar visibilidade para a luta de classes que
se dá em torno das cidades. O espaço urbano não é apenas palco para a luta de
classe, é objeto e agente. A gente precisa conhecer mais. Mais do que nunca, a
informação, o conhecimento é a libertação.
*Ermínia Maricato é Professora titular da Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo)
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quinta-feira, 26 de junho de 2014
Dois economistas divergem sobre o futuro da inovação e do crescimento
Robert Gordon (dir.) e Joel Mokyr: briga entre um pessimista e um
otimista (Foto Rob Hart/The Wall Street Journal) |
Robert Gordon, um economista de 73 anos, acredita que os bons tempos
já passaram. Depois de um século de inovações revolucionárias que geraram
crescimento, o progresso humano está ficando cada vez mais lento, diz.
Já o também economista Joel Mokyr, que tem 67 anos, imagina o
surgimento de uma nova era de invenções, inclusive terapias genéticas para
prolongar a vida e sementes milagrosas que podem alimentar o mundo sem a
necessidade de fertilizantes.
Clique
aqui para ler na íntegra a reportagem de Timothy Aeppel para o The Wall
Street Journal
Educação: novo PNE está à altura dos desafios educacionais, diz Dilma
Fonte Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff disse que o novo Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado nesta quarta-feira (25/6/2014), vai ampliar as oportunidades proporcionadas pela Educação, ajudar a valorização dos professores e o aumento dos investimentos no setor. Segundo ela, “o Brasil tem hoje um PNE à altura dos desafios educacionais do país”.
O PNE estabelece, para um período de dez anos, metas que vão desde a Educação infantil até o ensino superior, passando pela gestão e financiamento e pela formação dos profissionais. Por meio de sua conta no Twitter, a presidenta disse que a destinação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do pré-sal à Educação vai fazer com que as metas se tornem realidade.
No início da tarde, o ministro da Educação, Henrique Paim, disse que está contando com o dinheiro para cumprir as metas estabelecidas, mas reconheceu que o governo terá que fazer um grande esforço.
“Sancionei, sem vetos, o novo Plano Nacional de Educação [...]. Ao longo dos últimos 11 anos, criamos um caminho de oportunidades por meio da Educação. O PNE permite ampliar as oportunidades, partindo da Educação infantil, passando pela Educação em tempo integral, o crescimento das matrículas da Educação profissional e tecnológica, a ampliação do acesso à Educação superior. Para isso serão muito importantes a valorização dos professores e o aumento dos investimentos em educação”, escreveu Dilma na rede social.
A presidenta sancionou o plano no limite do prazo que tinha, após o Senado aprovar o texto definitivo no último dia 3 de junho. A sanção do PNE, no entanto, foi feita a portas fechadas, decisão criticada por entidades ligadas ao setor educacional. Nesta quarta-feira, Dilma participou de dois eventos no Palácio do Planalto e em nenhum deles falou sobre o plano, ainda que tenha sido perguntada por jornalistas. A secretaria-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, disse que a entidade "está indignada".
Pelo Facebook, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, rede que articula mais de 200 entidades, disse que "após tanto trabalho, é decepcionante o cancelamento da cerimônia de sanção do PNE. Especialmente, pela importância da Lei!”.
As entidades também pediam o veto de dois trechos do plano. Para garantir o cumprimento, os estados e municípios terão o prazo de um ano para elaborar os próprios planos, com base no PNE.
Segundo o portal De Olho nos Planos, organizado por entidades que atuam na Educação, 34% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que têm, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. O Distrito Federal e 16 estados também não elaboraram os seus planos decenais de Educação.
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quarta-feira, 25 de junho de 2014
Olimpíada do Conhecimento: participe do concurso para escolher mascote da OC 2014 e concorra a um Volkswagen Up 1.0 e a outros prêmios
Fonte Portal Indústria
Se você é criativo e gosta de desenhar, participe do concurso que vai escolher o mascote da Olimpíada do Conhecimento 2014, maior torneio de Educação profissional e tecnologia das Américas.
As inscrições podem ser feitas até 15 de julho. Clique aqui para saber tudo sobre |
O desenho deverá ser inédito e não pode ter sido premiado em nenhum outro concurso ou promoção regional, nacional ou internacional. Além disso, deve ser de autoria do próprio participante.
Os interessados não poderão, em seus desenhos, explorar imagens de símbolos olímpicos, logos, marcas e patentes, a fim de evitar eventuais confusões ou falsa associação.
O julgamento dos materiais inscritos será realizado por uma comissão julgadora formada por profissionais do Senai e convidados. A decisão levará em conta a criatividade, originalidade e pertinência ao tema proposto.
Os cinco trabalhos mais bem avaliados pela comissão vão disputar o voto popular realizado pela internet. O participante com o desenho mais votado ganhará um automóvel Volkswagen Up 1.0, além de ter sua criação selecionada para ser o mascote oficial da Olimpíada do Conhecimento, que acontece em setembro, em Belo Horizonte.
O autor do segundo desenho mais bem votado será premiado com um ultrabook Sony Vaio de 13 polegadas e, o terceiro lugar, com um tablet Samsung Galaxy Note 2014 com caneta S Pen.
Os cinco finalistas serão conhecidos em 17 de julho. O voto popular, por sua vez, será realizado de 17 a 23 de julho. Os vencedores serão conhecidos em 24 de julho.
Competição terá mais de 800 jovens disputando em 58 ocupações
Mais de 800 jovens de todo o Brasil participam, de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte, da Olimpíada do Conhecimento 2014. Nesta oitava edição do mais importante torneio de Educação profissional e tecnológica das Américas estarão em disputa os melhores jovens profissionais de 58 ocupações ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária.
Fazem parte da equipe de mais de 800 participantes, de até 21 anos de idade, alunos de cursos do Senai, do Senac e dos Institutos Federais de Tecnologia – estes pela primeira vez na competição. Destaque para 45 jovens com deficiência que competirão entre si em quatro modalidades.
Durante quatro dias, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência e serve para avaliar a formação oferecida pelas organizações de Educação.
Realizada a cada dois anos nos anos pares, a competição ocupará 105 mil metros quadrados do Expo Minas, em Belo Horizonte. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.
A Olimpíada do Conhecimento começa nas escolas das organizações participantes, quando instrutores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo todo, os competidores chegam a se dedicar oito horas durante meses para alcançarem os melhores resultados. Os dois mais bem colocados na fase nacional podem concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, ocorrerá em São Paulo.
A cada ano, aumenta a participação na etapa nacional. Os pouco mais de 800 inscritos neste ano representam quase sete vezes mais que a primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes. O número de ocupações profissionais do torneio também aumentou: passou de 26, em 2001, para 58 em 2014.
O desempenho dos alunos na competição forma um conjunto de indicadores que ajuda às organizações participantes avaliar a qualidade da Educação profissional. Esses indicadores, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, também orientam a atualização dos currículos nas escolas. “O diferencial do ensino oferecido pelo Senai é cobrar do jovem em iguais proporções o conhecimento técnico, a habilidade prática e a capacidade de resolver problemas rapidamente. Na Olimpíada, testamos essas três vertentes no seu mais alto nível”, explica Rafael Lucchesi, diretor nacional do Senai.
Clique aqui para conhecer todas as 58 ocupações da Olimpíada do Conhecimento.
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Projetos esportivos educacionais: você até 14 de julho pra inscrever
Fonte Blog Fatos e Dados/Petrobras
Estão abertas, até 14 de julho, as inscrições para a nossa seleção
pública de projetos esportivos educacionais. Serão destinados, por dois anos,
R$ 45 milhões a iniciativas de todo o país que estimulem a realização de
atividades esportivas educacionais para crianças e adolescentes em situação de
vulnerabilidade social.
As ações devem estar alinhadas aos princípios do
esporte educacional: inclusão, construção coletiva, Educação integral,
diversidade e autonomia. Podem se inscrever projetos sob responsabilidade de
pessoas jurídicas, de direito público ou de direito privado, sem fins
lucrativos e com pelo menos um ano de funcionamento. As inscrições podem ser
feitas pelo site www.petrobras.com.br/ppec2014.
Os interessados em inscrever projetos, que não puderam participar das
oficinas de capacitação que realizamos em 26 estados e no Distrito Federal,
ainda podem esclarecer dúvidas sobre o processo por meio da caravana virtual. O
atendimento online é feito de segunda à sexta, de 8h às 20h, e sábado, de 8h às
14h, também pelo site.
Os projetos passarão por triagem administrativa, avaliação técnica e
econômica, comissão de seleção e, em última instância, por um Conselho
Deliberativo. Serão avaliados por nossos profissionais, além de técnicos e
especialistas externos, representantes do Governo, do Terceiro Setor, de
universidades e da imprensa. A divulgação dos resultados está prevista para o
segundo semestre de 2014.
O Programa Petrobras Esporte & Cidadania foi lançado em outubro de
2010. Em seu segmento voltado para o esporte educacional, apoia projetos com
foco no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio do
esporte. Hoje, patrocinamos mais de 50 projetos de esporte educacional distribuídos
nas cinco regiões do país.
Plano Nacional de Educação: governo tem até hoje para sancionar PNE
Por Mariana Tokarnia para a Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff tem até esta quarta-feira (25/6/2014) para sancionar o Plano Nacional de Educação (PNE). A sanção ocorre após quase quatro anos de tramitação do projeto no Congresso Nacional. A grande conquista e também o maior desafio será a destinação de, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação por ano, a partir do décimo ano de vigência do plano.
(Foto Divulgação Internet) |
O PNE estabelece 20 metas para serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos. As metas vão desde a Educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor, assim como pela formação dos profissionais. A expectativa é que a presidenta não vete a destinação dos 10% do PIB para o setor. No primeiro PNE, que vigorou de 2001 a 2010, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) vetou a destinação de 7% do PIB para educação. Atualmente, são investidos 6,4% do PIB.
Além do financiamento, o plano assegura a formação, remuneração e carreira dos professores, consideradas questões centrais para o cumprimento das demais metas. Pelo texto encaminhado à sanção, até o sexto ano de vigência, o salário dos professores da Educação básica deverá ser equiparado ao rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Além disso, em dez anos, 50% desses professores deverão ter pós-graduação. Todos deverão ter acesso à formação continuada.
Saiba Mais
Levantamento feito pelo Movimento Todos pela Educação, com base em dados oficiais, mostra que será preciso elevar os salários em 50% para atingir a média de R$ 3,6 mil mensais dos demais profissionais com formação equivalente. Na Educação básica estão 2,1 milhões de professores. O PNE também estabelece, no prazo de dois anos, planos de carreira para os professores de todas as etapas de ensino.
"Ter um professor mais valorizado é ter um professor mais motivado em sala de aula, uma aula melhor, isso tem ligação com o aprendizado do aluno. Só isso não melhora, mas é um elemento importante", diz a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marta Vanelli.
Segundo ela, a questão salarial está ligada às reivindicações da categoria e é a causa de diversas greves dos professores. Marta explica que caberá aos estados e municípios garantir que essa meta seja cumprida, avaliando em cada localidade o percentual que poderá ser acrescentado aos salários a cada ano.
Para a gerente da Área Técnica do Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, o salário não necessariamente traz qualidade, mas "sem dúvida tem impacto na atratividade da carreira". A qualidade deve vir com a qualificação e formação dos professores. Segundo o levantamento feito pela entidade, até 2012, 29% dos professores tinham pós-graduação. Outros 21,9% sequer tinham ensino superior completo.
Até o fim do ano, o ministro da Educação, Henrique Paim, pretende fazer uma grande discussão para melhorar a formação dos profissionais. A presidenta Dilma Rousseff já disse que os recursos do petróleo, com a Lei dos Royalties, serão destinados também para melhorar o salário dos docentes.
Na avaliação do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, para que o plano seja cumprido é preciso que os governos se comprometam. "Governos no plural, o governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios". Os governos estaduais e municipais devem elaborar os próprios planos, com base no PNE, no prazo de um ano. "Não basta só fazer o plano, é preciso que ele seja elaborado com a participação da sociedade", ressalta.
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