quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mercado e academia: Senai-PA e UFPA vão trocar conhecimentos

O Senai do Pará fechou convênio de cooperação cultural e técnico-científica com a Universidade Federal do estado (UFPA) para a implantação de projetos na área de arte, Educação, esporte, ciência e tecnologia.

A parceria permitirá que alunos do Instituto de Tecnologia da UFPA que estejam cursando engenharia do quarto período em diante possam participar do novo Programa de Trainee do Senai. “Estes alunos receberão uma bolsa para começar a atuar juntamente com os instrutores do Senai. A ideia é absorver estes alunos assim que eles forem se formando. Com esta ação, o Senai dará um salto na modernização e capacitação dos seus cursos”, explica o diretor regional do Senai-PA, Gerson Peres.

A parceria entre o Senai e a UFPA promoverá uma espécie de intercâmbio de conhecimentos científicos e empíricos que podem ser aplicáveis à produção ou no processo de melhoria de bens e serviços.

De acordo com Peres, o objetivo é aumentar a interação do mercado com a universidade. “Precisamos pegar a força da Senai, que já atua no Pará há quase seis décadas, e somar com os conhecimentos dos institutos de ensino. Traremos o aprendizado universitário para mais próximo do setor produtivo, sendo melhor aplicado nas ações que garantam o aumento da produtividade da indústria paraense.”



Cursos técnicos: Senai abre mais de 4 mil vagas em todo o Paraná


São 24 cursos técnicos em todas as regiões do Paraná. Podem participar jovens e trabalhadores da comunidade com o ensino médio concluído. Aulas serão ministradas a partir de 23 de julho. As inscrições podem ser feitas diretamente na unidade do Senai ou pelo www.pr.senai.br/cursostecnicos.



Design gráfico: Van Gogh inspira embalagens de linha de bebidas




A arte de Van Gogh inspirou a linha especial da destilaria holandesa Royal Dirkzwager. As vodkas artesanais produzidas pela marca ganharam incríveis embalagens assinadas por George W. Miller.

O olhar impressionista do pintor faz parte de cada garrafa, criada especialmente para combinar com cada sabor da bebida. O resultado são as belas ilustrações dignas de coleção.
Fonte Portal Senai Design


terça-feira, 19 de junho de 2012

Da Radioagência: Feira em Osasco distribui livros para professores e estudantes da rede pública*


Vai até a próxima segunda (25/6/2012) a 2ª Feira do Livro de Osasco, São Paulo, na Biblioteca Municipal. Durante o evento, são distribuídos vales-livro para professores e alunos da rede pública de ensino.

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Segundo a prefeitura de Osasco, mais de 30 mil estudantes receberão o chamado Dinheiro de Leitura, que corresponde a R$ 30. Aproximadamente 4.500 professores e gestores ganharão o valor de R$ 100 como vale.

A feira também está disponibilizando mais de 7 mil títulos com descontos. Além de contar com a presença de cerca de 50 editoras. Segundo os organizadores da exposição, o objetivo é democratizar a leitura.

Os visitantes podem participar também de atividades culturais como debates, oficinas, saraus e lançamento de livros das editoras presentes. Para as crianças, a programação oferece contação de histórias, musicais, teatro de bonecos e espetáculo circense. O horário de funcionamento da feira é das 8h às 20h e a entrada é gratuita.
*Clique aqui para ouvir a reportagem de Daniele Silveira/Radioagência NP.


Agroindústria: Sial Brazil vai apresentar inovações e fomentar negócios

Tendo como referência o Sial Paris, a edição brasileira do maior evento de alimentos e bebidas no mundo, vai reunir no Expo Center São Paulo todos os segmentos deste mercado, apresentando as últimas novidades e tendências do setor.

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Pela primeira vez no Brasil, o Salão Internacional de Alimentação para a América Latina vai aproximar durante quatro dias da próxima semana (25 a 28/6/2012) decisores de compras de diversas origens do mercado brasileiro, um dos maiores e mais promissores do mundo, e porta de entrada para os negócios na América Latina.

Segundo seus organizadores, a feira terá 400 marcas expositoras e 12 mil visitantes profissionais. Além disso, o Sistema Indústria e o Programa AL Invest vão coordenar o Encontro de Negócios Al Invest – Agroindústria e Inovação – Sial Brasil 2012. Na agenda seminários técnicos para o setor, rodadas de negócios, exposição de produtos, degustação de alimentos e visitas técnicas a polos tecnológicos e centros de Educação do Senai e programas de alimentos seguros e do Cozinha Brasil, do Sesi.

O objetivo do Encontro é viabilizar negócios e aproximar pequenas e médias empresas latino-americanas e europeias do setor de alimentos, além de posicionar o Sistema Indústria como referência para o setor de alimentos no Brasil.


WorldSkills 2015: entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, Brasil vai sediar o principal torneio internacional de Educação profissional e tecnológica

A cidade de São Paulo será a sede em 2015 do 43º WorldSkills Competition, a mais importante competição Educação profissional e tecnológica do mundo. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a competição, que ocorre a cada dois anos ímpares.

Em 2011, estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem de mais de 50 países participaram das disputas em Londres. Em 2013, ocorrerá em Liepzig, na Alemanha. No Brasil, o WorldSkills ocorrerá de 10 a 16 de agosto, no Anhembi.

Nas provas, os jovens, considerados os melhores do mundo em suas ocupações, devem executar tarefas exigidas no dia a dia das empresas, seguindo os rigorosos prazos e padrões internacionais de qualidade.




O WorldSkills é promovido pela WorldSkills International, organização formada por instituições de Educação profissional de todos os continentes – atualmente, há 64 países membros. O Senai representa o Brasil na competição.

“Na edição de Londres, o Brasil, por intermédio do Senai, manifestou interesse em ser a sede da competição em 2017. No entanto, em fevereiro deste ano, recebemos uma carta-consulta do presidente do WorldSkills International, Simon Bartley, perguntando se poderíamos antecipar o evento no Brasil porque a Espanha, país sede de 2015, havia desistido”, explica o gerente de concursos e olimpíadas do Senai Nacional, José Luís Gonçalves Leitão.

Na Assembleia Geral do WorldSkills International, realizada em 17 de maio, em Jeju, na Coreia do Sul, “apresentamos as nossas condições técnicas e eles aprovaram a nossa proposta”, destacou Leitão.

Para o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi, a realização do WorldSkills no Brasil deve aumentar o interesse dos jovens pela formação profissional. O evento internacional, ainda segundo Lucchesi, também será importante para fortalecer a atuação do Senai nas áreas de Educação profissional e inovação na indústria. “O Senai prepara os competidores brasileiros que vão ao WorldSkills e tem alcançado excelentes resultados.”

Nos últimos WorldSkills, em 2011, em Londres, 2009, no Canadá, e 2007, no Japão, o país se manteve entre os três primeiros no quadro de medalhas. Para competir no WorldSkills, cada país seleciona seus competidores entre os melhores estudantes de cursos de formação profissional para a indústria, o comércio e o setor de serviços.

Os representantes do Brasil são selecionados nas etapas estaduais e nacional da Olimpíada do Conhecimento, evento bienal organizado nos anos pares pelo Senai. A próxima edição da Olimpíada será realizada de 12 a 18 de novembro de 2012, no Anhembi, na capital paulista. Os melhores da Olimpíada vão treinar e participar de seletivas para conquistarem suas vagas na equipe brasileira que vai ao WorldSkills da Alemanha.


Destaque para a Robótica
A dupla Mayron Lucas Corrêa e Ronan Henrique de Medeiros foi a vencedora do Robotino Logistic Competition, desafio realizado no final da semana passada (14 e 15/6/2012), em Bauru, durante o workshop Robocontol, da Universidade Estadual de São Paulo. Alunos do Senai de Joinville, Santa Catarina, Mayron e Ronan realizaram duas provas, cada uma com duas apresentações.

Ronan e Mayron: em busca do índice para a Olimpíada,
mas de olho na Alemanha (Foto Senai de Joinville)
Uma das provas era de transporte de peças e não envolvia a contagem de tempo, mas a perfeição da execução das tarefas. A segunda contava tempo e exigia a passagem por dez pontos na arena, identificando peças. Ao final o robô tinha que apresentar um relatório das cores das peças identificadas. Os segundo e terceiro lugar ficou com equipes do Senai de Minas Gerais.

A participação dos alunos de Joinville foi mais uma etapa na preparação para a 7ª Olimpíada do Conhecimento, competição que o Senai vai realizar em novembro, na capital paulista. Tanto, que mal desembarcaram da viagem a Bauru os dois estão fazendo nesta semana a prova de índice para a Olimpíada do Conhecimento, que poderá lhes dar o passaporte para o WorldSkills Competition, torneio internacional bianual, que em 2013 será realizado em Leipzig, na Alemanha.

Corrêa e Medeiros carregam o grande desafio de manter a hegemonia de Joinville na ocupação de Robótica Móvel no WorldSkills. O Brasil começou a competir nesta ocupação em 2009, sempre com estudantes de Joinville. A primeira dupla foi composta por Andrei Rogger Belegante e Klédson Silva. Em 2011, Leandro Machado e André Peripolli ficaram na quinta posição no internacional. Hoje, Belegante e Peripolli são os treinadores da modalidade na escola.

As provas, tanto do Robocontrol quanto da Olimpíada e do WorldSkills, envolvem programação e movimentação dos robôs e de peças entre magazines de armazenagem, enfrentando obstáculos para a execução dos objetivos. A dupla de Joinville utiliza um robô móvel, chamado Robotino, produzido pela Festo.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festival de Criatividade de Cannes: Lutador de MMA revela como se tornou campeão nas redes sociais


O tema esporte encontra nas redes sociais o ambiente ideal para engajamento. Não é raro fãs se reunirem em torno do time ou atletas favoritos em comunidades criadas muitas vezes espontaneamente. No entanto, identificar a oportunidade de profissionalizar – e capitalizar - esse espaço requer planejamento, defendeu o lutador canadense de MMA Georges St-Pierre, um dos principais nomes do UFC (Ultimate Fighting Championship).

Curiosamente, ele foi o atleta escolhido para se apresentar no Festival Internacional de Criatividade de Cannes neste domingo (17/6/2012), mesmo sendo a prática do MMA (conjunto de artes marciais mistas) ilegal na França.

St-Pierre (na foto de Eduardo Lopes) afirmou que o sucesso no relacionamento com fãs via canais digitais requer uma equipe profissional responsável por fazer a gestão da presença on-line. “Minha preocupação é fazer o meu melhor quando estou lutando. Preciso de gente experiente cuidando da minha imagem no ambiente online, identificando marcas que podem ser parceiras”, afirmou o atleta, que possui patrocínio da PepsiCO e quase três milhões de fãs no Facebook e 500 mil seguidores no Twitter.


Negócios: inovar ou imitar, eis a questão

Por Thomaz Wood Jr./Carta Capital

Uma edição recente do New York Times Magazine publicou 32 inovações que vão “mudar o nosso futuro”. A lista contém itens curiosos. Cientistas desenvolvem roupas elétricas, capazes de gerar energia com base nas diferenças de temperatura entre partes do corpo. Muito útil para carregar fones celulares. Resta ver quantos dias precisaremos usar a mesma camiseta para completar a carga.

Empresas e mídia de negócios promovem o culto à inovação. Para pesquisador norte-americano, deveríamos,
contudo, prestar mais atenção à imitação (Foto Yto/Flickr)
O Chaotic Moon Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento, projeta um novo carrinho de supermercado, que vem com um tablet integrado e usa o sistema Kinect, da Microsoft. O fiel transportador absorve o perfil do cliente e o segue pelas alamedas do consumo, indicando os itens a ser comprados, advertindo contra violações de dieta e efetivando automaticamente as compras. Resta saber se ele poderá moderar os impulsos de consumidores compulsivos.

A empresa de design Frog pretende desenvolver computadores que poderão projetar múltiplas telas em diferentes superfícies, permitindo o trabalho simultâneo em vários assuntos. Imagine, caro leitor, o escritório do futuro, com 100 ou 200 funcionários a projetar suas telas de trabalho no teto, no chão, nas costas do vizinho. Vai ser um espetáculo.

Kazutaka Kurihara e colegas criaram o SpeechJammer, a arma do silêncio. Quando acionada contra um falador, ela grava a voz da pessoa e a reproduz com um atraso de 100 milissegundos. A ação dispara um processo cerebral que emudece o interlocutor. Os inventores esperam que sua criação ajude a promover a paz mundial.

Criatividade e inovação são ingredientes básicos do capitalismo. Criar novos produtos, serviços e processos, e transformar as criações em negócios ajudam a manter a grande máquina jovem e saudável. Individualmente, para as empresas, é uma questão de sobrevivência. Inovar permite sair à frente e ganhar com a vantagem econômica de serem únicas, por algum tempo.

Significativamente, nos últimos anos a inovação ganhou status de fetiche e se transformou em objeto de culto. Livros disseminam casos de sucesso, cursos ensinam executivos a inovar, eventos celebram o tema e prêmios reconhecem os maiores talentos. Todos querem ser o próximo Steve Jobs. Até mesmo organizações públicas e sociais entraram na onda.

Oded Shenkar, professor da Ohio State University de consistentes credenciais acadêmicas, seguiu caminho contrário. Seu livro – Copycats: Melhor Que o Original (Editora Saraiva) – celebra a cópia, não o original. O pesquisador mostra como os seguidores conseguem gerar valor copiando os originais. Coerentemente, seu argumento também é copiado. Theodore Levitt, um decano da Administração, escreveu há tempos que a imitação está mais presente nas empresas que a inovação e é o caminho mais direto para o crescimento e os lucros.

Shenkar observa que a história empresarial está cheia de exemplos de imitadores que tiveram mais sucesso que os criadores originais. A RC Cola introduziu refrigerantes dietéticos, mas foi logo copiada pelas gigantes Coca-Cola e Pepsi. A Sony introduziu a fotografia digital, mas perdeu espaço para outros fabricantes. O Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito, mas viu seu mercado ser dominado pelos concorrentes. A imitação é a regra, e não a exceção.

O pesquisador argumenta que a imitação é uma capacidade estratégica que pode ser desenvolvida e aplicada com sucesso. Imitar significa copiar, replicar ou repetir uma inovação, seja um produto, seja um serviço, um processo ou um modelo de negócios. Não se trata de pirataria, embora a linha divisória seja tênue.

A imitação permite economizar custos em pesquisa, desenvolvimento e marketing. Reduz o risco do empreendimento, pois há um precedente de que o novo produto ou serviço tem aceitação entre os consumidores. Além disso, imitadores estão menos atados a tecnologias antigas e são menos complacentes e menos inebriados com o sucesso.

Empresas, eventualmente, ignoram os benefícios da imitação. Entretanto, para Shenkar, a velocidade da imitação está crescendo tanto ou mais que a velocidade da inovação. Para o autor, a imitação é consistente com a inovação e pode facilitá-la.

Copiar não é bom para o ego dos executivos, mas pode ser ótimo para o bolso dos acionistas. O iPod não foi o primeiro reprodutor de músicas. O conceito de tablet foi criado muitos anos antes do lançamento do iPad. Isso não impediu a Apple de dominar o mercado e capturar enorme valor. 

Não se pode negar a importância da inovação da empresa, mas seus lucros vêm de uma estratégica mais ampla, que orquestra inovação com imitação, combinações inteligentes de tecnologias, uma estratégia inteligente de marca e fabricação na China.


Frase de Hoje

"A imitação está mais presente nas empresas
que a inovação e é o caminho mais direto
para o crescimento e os lucros."
Theodore Levitt (1925-2006), professor de administração em Harvard e especialista em marketing



Inteligência: precisamos de uma Educação que estimule a criatividade, diz especialista inglês

Sir Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade.



"Se você não estiver preparado para estar errado, você nunca vai chegar a nada de original." Ken Robinson.


Especialista em criatividade, Robinson desafia a maneira como estamos educando nossos filhos.
Ele defende uma reformulação radical dos nossos sistemas de ensino, cultivar a criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.


A Educação que funciona: as corporações atacam a Educação pública

Trecho de resenha do livro Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?, de Pasi Sahlberg, Teachers College Press, 167 páginas. O texto é de Diane Ravitch, publicado no New York Review of Books em 8/3/2012.*

 

Clique aqui para saber mais
 sobre Sahlberg (Foto Divulgação)
... "Em Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?, Pasi Sahlberg explica como as escolas do país se tornaram bem-sucedidas. Autoridade de governo, pesquisador e ex-professor de matemática e de ciências, Sahlberg atribui a melhoria das escolas finlandesas a decisões ousadas tomadas nos anos 1960 e 1970. A história da Finlândia é importante, ele escreve, “porque traz esperança àqueles que estão perdendo a fé na Educação pública”.

Detratores dizem que a Finlândia tem boa performance acadêmica porque é etnicamente homogênea, mas Sahlberg responde que “o mesmo vale para o Japão, Xangai ou Coreia”, que são admiradas pelos reformistas corporativos por sua ênfase nos testes de múltipla escolha. Para os detratores que dizem que a Finlândia, com sua população de 5,5 milhões, é muito pequena para servir de modelo, Sahlberg responde que “cerca de 30 estados dos Estados Unidos têm uma população parecida ou menor que a da Finlândia”.

Sahlberg fala diretamente sobre a sensação de crise educacional que existe nos Estados Unidos e em outras nações. Os formuladores de políticas dos Estados Unidos procuram soluções baseadas no mercado, propondo “competição mais dura, obtenção de mais dados, abolição dos sindicatos de professores, criação de mais escolas charter ou adoção de modelos de gerenciamento do mundo corporativo”.

Em contraste, a Finlândia gastou os últimos 40 anos desenvolvendo um sistema educacional diferente, focado em melhorar a qualidade dos professores, limitar os testes a um mínimo necessário, colocar responsabilidade e confiança antes de cobranças e entregar a liderança das escolas e dos distritos escolares a profissionais da Educação.

Para um observador norte-americano, o fato mais marcante da educação finlandesa é que os estudantes não fazem testes-padrão até o fim da escola secundária. Eles fazem exames, mas os exames são desenvolvidos pelos próprios professores, não por uma corporação multinacional de ensino. A escola básica finlandesa de nove anos é uma “zona livre de testes-padrão”, onde as crianças são encorajadas a “saber, criar e sustentar sua curiosidade natural”...


sábado, 16 de junho de 2012

Olimpíada de Matemática: Mais de 200 mil jovens brasileiros sonham com o ouro no exterior


Mais de 200 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 4.000 escolas públicas e particulares participaram neste sábado (16/6/2012) da primeira fase da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O objetivo é estimular o estudo da disciplina e melhorar o ensino, além de apoiar os estudantes em pesquisas científicas.

De acordo com a assessora executiva da secretaria OBM, Nelly Carvajal, a prova é dividida em três níveis, conforme a escolaridade do aluno.

O gabarito oficial será publicado na terça (19/8/2012), no site da OBM

Serão classificados para a segunda fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. A segunda fase será realizada no dia 22 de setembro e a terceira, 27 e 28 de outubro.

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Daniel Lima, 14, aluno de escola particular do município de Eusébio, no Ceará, participa da OBM há quatro anos e ganhou medalha de prata duas vezes. Ele participou também da Olimpíada de Matemática Rioplatense, na Argentina, em 2010 e 2011, e ganhou medalha de ouro nas duas edições. “Estou estudando três horas por dia, me preparando para a seletiva da Rioplatense que ocorrerá em dezembro”, disse.

Para preparar alunos de escolas públicas, que obtiveram bons resultados nas competições de matemática nacionais, foi criado, em 2009, o Centro de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). Atualmente, 42 estudantes estudam no centro --30 de escolas públicas e 12 alunos convidados de instituições particulares.

Segundo o professor de matemática Paulo Rodrigues, o interesse dos alunos que estão no centro é enorme. “Para ingressar no Peci, os alunos premiados em competições nacionais fazem uma prova de admissão. Eles ficam no centro uma vez por mês, de quinta-feira a domingo, e podem estudar em casa por um ambiente virtual criado especialmente para eles. Aqui, esses alunos são preparados para participar de competições internacionais, representando o Brasil."

O estudante do Colégio Militar de Brasília Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, 16,  já ganhou seis medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além de dois ouros e uma prata na OBM. Atualmente, Henrique se prepara no Peci para competições internacionais.

“As competições brasileiras são boas. Os exames da segunda e terceira fase geralmente têm a mesma dificuldade das provas internacionais. Participar de olimpíadas aqui é uma boa forma de treinamento para as competições fora do país. O Brasil está desenvolvendo um bom preparo dos alunos e estamos no mesmo patamar de outros países. A prova de hoje é só a primeira fase, minha maior preocupação são com as competições internacionais.”.

Gasparini vai participar da Olimpíada Internacional de Matemática, que reúne competidores de mais de 80 países e será realizada este ano na Argentina. Além disso, participará da Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que será realizada no Peru.
Reportagem da Agência Brasil

Plano Nacional de Educação: relator muda meta de investimento na área para 8% do PIB


O relator do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), ampliou a meta de investimento na área de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8%, depois de acertar o percentual com o governo.

O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados desde dezembro de 2010 estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. O relatório foi aprovado pela comissão especial que analisa a matéria, mas ainda serão votados os destaques no dia 26 de junho, que ainda podem alterar o texto.

A meta de investimento em educação é a mais polêmica do projeto. Atualmente, o país investe 5,1% do PIB na área. A proposta acordada com o governo era 7,5%, revista hoje para 8%. Parte dos parlamentares da comissão especial e entidades da sociedade civil, entretanto, pressionam para um patamar de 10%. De acordo com o Vanhoni, o ganho de 0,5% significa R$ 25 bilhões para a área.

A solução encontrada pelo relator foi incluir também um artigo no texto do PNE que determina que 50% dos recursos do pré-sal, incluindo os royalties, deverão ser utilizados diretamente em educação “para que no final de dez anos de vigência do PNE seja atingido o percentual de 10% do PIB para investimento em educação pública”.

“Infelizmente, essa discussão ficou muito politizada [dos 10% do PIB para educação] porque senão tenho certeza que à luz da razão e dos dados técnicos nós chegaríamos a um acordo e votaríamos por unanimidade”, disse o relator.

A solução, entretanto, foi questionada pelos deputados já que a divisão dos royalties será definida por leis específicas. O debate será retomado na próxima reunião da comissão. Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), o novo texto é uma “grosseira manipulação” para conseguir aprovar o relatório de Vanhoni.

Vanhoni sugeriu que com o 0,5% a mais de investimento incluídos em seu relatório seja aplicado para ampliar a educação integral ou melhorar o custeio das matrículas em creche. A votação dos 160 destaques será retomada dia 26. Depois de aprovado pela comissão o projeto segue para o Senado.
Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Rivadavia Severo/Agência Brasil



Porque Hoje é Sábado

Já sei namorar
Os Tribalistas


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Motores elétricos: Senai inaugura laboratório de eficiência energética em Curitiba


O Paraná terá o primeiro Laboratório de Eficiência Energética em Acionamentos Elétricos do Brasil, que vai inaugurado pelo Senai na próxima quarta (20/6/2012), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A instalação da unidade teve as parcerias da empresa AMK, da Alemanha, e a Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária. A inauguração será às 19 horas, no Senai CIC.

O laboratório vai desenvolver pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Os equipamentos foram desenvolvidos pela filial da AMK da Bulgária, que possui parceria de pesquisa com a universidade tecnológica.

As empresas poderão ajustar a condição de seus motores e a eficiência energética de seus processos. Motores bem-regulados proporciona maior rendimento dos sistemas elétricos e diminui custos mensais de energia elétrica. A tecnologia empregada no desenvolvimento dos equipamentos permite que eles sejam levados para dentro das empresas.

O laboratório também dará suporte à formação de novos profissionais e prestará assessoria às empresas que desejem melhorar seus processos.


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