quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Educação superior: Inep divulga prazo para preenchimento de questionários do censo 2012

As instituições de ensino superior terão prazo de 4 de fevereiro a 26 de abril para preencher os questionários on-line no portal do Ministério da Educação (MEC) para a realização do Censo da Educação Superior 2012.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições superiores, vagas ofertadas, inscrições, matrículas, alunos ingressantes e concluintes, além de informações sobre os docentes. Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional. O responsável pela verificação e organização das informações é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Durante o prazo para preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais podem fazer alterações ou inclusões a qualquer momento. Após esse período, o Inep verificará a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo será então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições.

A reabertura este ano ocorrerá do dia 14 de maio a 19 de junho. As instituições que não participarem do Censo terão a situação avaliada pelo Inep. A divulgação do levantamento será feita no dia 12 de agosto.

O modelo atual do Censo é definido pelo Decreto 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.



Educação: Dilma debate conteúdos interativos com Salman Khan


Em encontro com o professor norte-americano Salman Khan, nesta quarta (16/1/2013), a presidenta Dilma Rousseff debateu a aplicação de conteúdos interativos na educação. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também presente na reunião, Dilma convidou Khan (veja vídeo) a colaborar nas pesquisas de desenvolvimento de conteúdos para a educação básica, que reforçariam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Khan, com tem três graduações pelo Massachussetts Institute os Technology (MIT) e MBA pela Harvard Business School, fundou a Khan Academy, onde oferece videoaulas de ciências, além de lições de humanidades. A Fundação Lemann trabalha na tradução da ferramenta pedagógica para o português. Os vídeos e exercícios estão disponíveis no Portal do MEC, em página dedicada ao professor.

Fonte Blog do Planalto


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Hora de entrar na escola: mudança de rotina do ingresso escolar tem que ser vivida por mães e filhos*


Muitas mães devem estar vivendo neste início de ano letivo o momento da adaptação Escolar de seus pimpolhos. Todas sabem a importância da Escola em nossa cultura e que o ingresso nela, mais cedo ou mais tarde, é inevitável. Porém, pensar racionalmente é uma coisa, mexer com o emocional e a separação do filho, mesmo que por apenas algumas horinhas, é outra completamente diferente! Então, diante da carinha de choro do filhote, algumas mães chegam a se questionar se é o momento adequado.

Atualmente, as crianças vão cada vez mais cedo para a Escola ou Creche, muitos assim que acaba a licença maternidade. Existe o momento certo de entrar na Escola? É relativo, depende da necessidade, estrutura e filosofia de vida de cada família. Mas uma vez decidido que é hora de começar, é preciso estar preparada para esta mudança na rotina de mãe e filho, pois a criança precisa da segurança da mãe para estabelecer uma relação de confiança com a Professora e a instituição.

De acordo com o dicionário da Academia Brasileira de Letras, adaptar significa: ajustar; transformar de modo que fique apto para determinado fim; tornar-se apropriado; adequar-se, conformar-se. Revendo o sentido da palavra, percebemos que estamos falando de um momento para o qual as pessoas envolvidas não estão necessariamente prontas, estão em ajuste. Portanto, é natural que gere um pouco de angústia e sofrimento… mas o bom é que passa!

Para a criança é tudo uma grande novidade, ela depara-se com o desconhecido: pessoas e lugar desconhecidos. Por isso é interessante, antes do seu início efetivo, levá-la para conhecer o espaço onde irá passar uma parte do seu dia. Diferente do parquinho, onde cada criança chega, fica e vai embora com o seu responsável e diferente das festinhas, onde conhece as pessoas, na Escola irá encontrar várias crianças de sua faixa etária disputando tudo com ela, dos brinquedos à atenção da Professora e, ainda por cima, sem sua mãe por perto!

O que a princípio parece desesperador é, na verdade, uma grande e indispensável experiência para o desenvolvimento da criança, um início importante para a conquista do seu amadurecimento e autonomia. Esse convívio diário com o grupo, além de permitir a construção de outras relações afetivas, é permeado por regras e valores de ética que ajudam a desenvolver a solidariedade e o respeito por si e pelo outro, fundamentais para o convívio social.

Preocupação
Se para a criança tudo é novidade, para a mãe é um misto de sentimentos. Por um lado quer ver seu filho bem junto ao grupo, por outro se questiona se ele será tão bem tratado pela Escola quanto é por ela. Preocupa-se se ele vai comer, se terá a fralda trocada com frequencia, se vai querer dormir, se vai chorar e se vai sentir sua falta. A angústia às vezes é tão grande que muitas mães choram tanto ou mais que o próprio filho.

É preciso calma e clareza de que esta separação é importante para ambos. Por isso a importância de escolher bem a Escola e matricular seu filhote onde confie nos profissionais que irão acompanhar e cuidar dele. À medida que a criança percebe que sua mãe confia na Professora e na Escola e está calma e segura diante deste processo, não há adaptação que não aconteça. Então, confiança! Afinal, este é apenas o primeiro passo para a autonomia de seu filho.

A Escola
Escolher a Escola dos filhos não é tarefa simples, afinal, é lá que eles irão passar a maior parte do dia. Além dos métodos educacionais, há também a preocupação com segurança, higiene e outros fatores, o que acaba deixando muitos pais perdidos. Para os especialistas a Escola ideal não existe. Segundo eles, o importante é que a Escola respeite a criança no que ela é e não no que será. E que não seja um "bufê infantil" e sim um espaço de aprendizagem.
É recomendado que as mães levem em consideração o fato de a Escola ser perto de casa, que tenha luz, que seja limpa, ventilada, com um espaço seguro para crianças pequenas e, principalmente, que as crianças cheguem e saiam da Escola felizes. Pesquisar a linha pedagógica só é válido se a família entender de pedagogia. Do contrário, é só discurso vazio.

A idade para começar a frequentar uma escolinha também pode variar. É explicado que cada família procura a Escola de acordo com suas crenças e possibilidades. Se falarmos de um bebê e a família vai deixar com empregada doméstica, o melhor é uma Creche. Mas se a família tem condições de diversificar o contato familiar com a criança diariamente, então pode ficar em casa até os 2 anos. A partir desta idade, a criança precisa de mais interações com seus pares.

Excesso de peso nas mochilas
  • Mamães, atenção antes de preparar a mochila dos pequenos para ir à Escola. Carregar peso em excesso em plena fase de crescimento é muito prejudicial às crianças, que ainda têm fragilidade óssea e podem apresentar problemas osteomusculares que comprometem a coluna e a postura.
  • As crianças podem sofrer com dores de cabeça, torcicolos e dores lombares, entre outras, relacionadas ao peso excessivo da mochila. Tais lesões podem se acentuar, com grandes prejuízos à saúde. O resultado são problemas de postura, como escolioses ou sifoses, que podem surgir em qualquer época após o uso prolongado de peso incompatível com sua capacidade. Além disso, o aumento de dor lombar no adolescente faz crescer a probabilidade de vir a apresentar dores lombares na vida adulta.
  • Para não prejudicar a saúde das crianças, elas devem carregar menos do que 15% do peso corpóreo que possuem. Recente estudo demonstrou que crianças que carregam às costas o peso equivalente a 15% de seu peso têm efeitos indesejáveis em sua coluna vertebral, tais como a compressão dos discos intervertebrais, provocando uma curvatura anormal das costas.
  • Se for necessário que o pequeno carregue peso acima do indicado, existe a opção de ajudá-lo a carregar ou usar uma maleta com rodas, o que, segundo os pediatras, não resolve, mas minimiza o trabalho gasto no transporte. E ainda, tão importante quanto o peso é o modelo da bolsa. O ideal é que a mochila não ultrapasse, para cima, a altura dos ombros da criança, e, para baixo, a região lombar. Deve ainda ter, além das duas alças que se apoiam nos ombros, também alça abdominal ou torácica, o que possibilitará uma melhor distribuição do peso pelo corpo. Vale ressaltar que o peso deve ser distribuído uniformemente no interior da mochila.


Limpeza da lancheira
  • Na hora de preparar a lancheira do seu filho para a Escola, a alimentação e a higiene devem ser priorizadas. Um lanche bom é aquele rico em fibras e nutrientes. Prefira suco a refrigerantes, e tente evitar o doce em excesso. Na parte da escolha da lancheira, procure um modelo com a parte interna mais clara (evitando acúmulo de sujeira), e de material plástico, o que facilita muito na hora de limpar. A mãe deve limpar a lancheira com um pano úmido de detergente neutro e, em seguida, higienizar com álcool. O detergente retira a sujeira que conseguimos enxergar, e o álcool retira as bactérias que não enxergamos, e que prejudicam a saúde das crianças.
  •  O lanche pode ser envolvido dentro de sacos plásticos, de preferência em um modelo com zíper, evitando que o mesmo se esparrame pela lancheira. Os sucos devem ser enviados em caixas próprias ou em embalagens térmicas. A embalagem térmica é imprescindível caso o suco seja natura, feito em casa, por não conter conservantes.
  • As frutas devem ser bem lavadas previamente e enroladas em um papel filme ou até mesmo, colocadas num saquinho plástico. Os alimentos e bebidas devem ficar dentro da mochila lado a lado, nunca um em cima do outro. Principalmente as frutas, que podem até estragar se amassadas por outro alimento.
  • As lancheiras devem ser limpas diariamente, sempre que a criança chegar da Escola. O acúmulo de sujeira e resíduos de alimentos pode criar bactérias, e muitas vezes, quando não há uma higiene adequada, essa sujeira pode prejudicar a saúde da criança, causando dor de barriga, febre, indisposição entre outras.
  • Procure estimular o seu filho a jogar os sacos plásticos e papéis recicláveis sempre no lixo, evitando o acúmulo na lancheira. Quanto menos lixo restar, melhor. Assim, sobra pra mamãe apenas a limpeza mais profunda com álcool e detergente.


*Fonte O Liberal


Design de calçados: book de inspirações antecipa tendência da moda verão 2013/14


Com design moderno e criativo, os calçados e acessórios brasileiros ganham cada vez mais destaque no mercado internacional. Para orientar os micros e pequenos empresários, o Senai de São Paulo acaba de lançar o Senai Mix Design: Inspirações para calçados, bolsas e artefatos.  

O book de inspirações apresenta novas tendências do mercado internacional de moda, na área de calçados e acessórios, aplicadas ao processo de criação e desenvolvimento de novas coleções.

O Senai-SP coloca à disposição um aplicativo exclusivo, no qual o internauta tem acesso a vídeos exclusivos e conteúdos para download gratuito, via www.mixdesign.sp.senai.br

Entre as novidades estão o mix de textura e o uso de produtos artesanais, como vime, rendas de bilros, sementes e sisal; padronagens de couro que remetem ao cascalho, cerâmica e frutos (como o caju e coco) presentes no solo brasileiro; e peças com design moderno inspiradas na obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

O lançamento do book ocorreu durante a terceira edição do Senai Mix Design, com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch.

Utilizando o tempo como fonte de inspiração e uma importante ferramenta organizacional, o Senai-SP enfatiza que a relação da moda com passado, presente e futuro é muito positiva. Além disso, esse movimento estratégico entre os mais variados períodos da história serve de base para criação, direcionamento e planejamento de coleções. Neste sentido, o Senai-SP dividiu as macrotendências em três grupos:

Memórias: caracteriza-se pelo aconchego e hospitalidade encontradas no passado, com destaque para mistura de etnias e diversidades culturais, que são as marcas registradas do Brasil.

Momentos: reflete o tempo presente, relaciona-se ao cenário de incertezas e inseguranças de uma sociedade que encara o desejo da mudança, onde a velocidade do mundo virtual recai diretamente na velocidade do consumo.

Maturidade: o movimento caracteriza-se pelo compromisso e transparência no processo de consumo e na adoção de novos hábitos de vida. Este conceito reflete as questões ligadas à sustentabilidade, considerando os recursos recebidos do passado, sua utilização com responsabilidade no presente, prevendo o legado deixado para o futuro.

Mais informações sobre o book: 16 3727-1101, ou marketing604@sp.senai.br%20

Fonte Senai-SP



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dilma: Sisu é fundamental para ampliar e democratizar acesso à Educação superior*

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda (14/1/2013) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem sido fundamental para ampliar e democratizar o acesso de jovens à Educação superior. No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que a Lei de Cotas já vai valer para a seleção deste ano.

Segundo Dilma, neste primeiro semestre, o Sisu oferece mais de 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 universidades públicas e institutos federais de Educação. Com as cotas, 43 universidades e 40 institutos federais reservaram pelo menos 12,5% das vagas para estudantes de escolas públicas, alunos de baixa renda, negros e índios.

“A partir do primeiro semestre do curso, vamos pagar uma bolsa de R$ 400 para os alunos cotistas com renda familiar até um salário mínimo e meio por pessoa e jornada igual ou superior a cinco horas diárias. Essa bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso.”

A presidenta destacou ainda que o Programa Universidade para Todos (ProUni) também contribui para o acesso de estudantes carentes ao ensino superior. Segundo ela, 1,1 milhão de jovens já receberam uma bolsa para estudar em uma universidade particular.

As inscrições para o benefício em 2013 começam na próxima quinta (17/1/2013). Todos os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública e que tenham renda familiar até três salários mínimos por pessoa podem concorrer, desde que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Veja você que a nota do Enem vale para o Sisu, para o ProUni e para os vestibulares de muitas universidades públicas. Vale também para o Ciência sem Fronteiras”, disse. “Sabemos que a Educação é o principal instrumento para reduzir as desigualdades e construir um país mais justo e mais desenvolvido. É por isso que nós vamos, cada vez mais, garantir que jovens tenham acesso à universidade.”



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jovem Aprendiz: Petrobras ainda inscreve para 850 vagas no Rio de Janeiro

Clique aqui para saber mais
sobre o programa

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da terceira edição – 2013/2015 – do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). São 850 vagas, distribuídas pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

Os interessados devem ter entre 16 e 20 anos completos no ato da inscrição e estarem matriculados na última série do ensino fundamental regular ou na 1ª, 2ª ou 3ª série do ensino médio Regular ou, ainda, na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) presencial da rede pública de ensino. Serão aceitos também candidatos que tenham concluído o ensino médio regular ou na modalidade EJA presencial.

Ainda é necessário que os candidatos pertençam a famílias com renda mensal de até um salário mínimo, residam nos municípios contemplados pelo PPJA e que não tenham participado, anteriormente, de nenhum outro programa de aprendizagem.

As inscrições serão realizadas somente pela internet – www.vivario.org.br –, até 23h59 do próximo sábado (12/1/2013). Após realizar o cadastramento, o candidato deverá ler atentamente o Comunicado de Seleção e clicar em “LI E ESTOU DE ACORDO”, para prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Concluído o preenchimento do formulário, o candidato deverá imprimir para apresentá-lo com os documentos obrigatórios da inscrição.

O candidato classificado para prosseguir na seleção deverá entregar a seguinte documentação: ficha de inscrição devidamente preenchida e impressa pelo candidato; cópia da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do Certificado de Reservista, quando do sexo masculino e maior de 18 anos, documentação da unidade escolar e comprovante de residência atualizado (cópia de conta de água ou luz ou telefone, ou contrato de locação).

Em caso de jovens que estejam cumprindo medida sócio-educativa em regime meio aberto, deverá ser apresentada declaração dos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) ou da Secretaria de Promoção Social do município em que residir informando aptidão para participar do Programa Petrobras Jovem Aprendiz.

Jovem Aprendiz
Criado em atendimento à Lei 10.097/2000, de Responsabilidade Fiscal, o Programa Petrobras Jovem Aprendiz atenderá, em sua terceira edição, 850 jovens dos municípios de Campos dos Goytacazes (incluindo Farol de São Tomé), Carapebus, Casimiro de Abreu (distrito de Barra de São João), Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

O programa terá duração de 24 meses, com jornada diária de quatro horas e carga horária semanal de 20 horas. Os primeiros quatro meses são destinados à Formação Humanista, desenvolvida nas unidades regionais da Viva Rio. Os próximos nove meses, aproximadamente, serão dedicados à Qualificação Técnica profissional, com realização de cursos de aprendizagem pelas Unidades Operacionais do Senai Campos e Macaé. A terceira fase, com duração de onze meses, será dedicada ao período vivencial em situações reais de trabalho realizado nas empresas que tenham parceria com a Petrobras.


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Design: como inovar em negócios?


Inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante, mas essencial para obter diferenciação no mercado. O Design Thinking aborda problemas tradicionais de negócio sob multiplas perspectivas, ajudando a solucioná-los de maneira mais efetiva, que conduz a novos caminhos.

Este livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.



Clique aqui para baixar o livro, pagando com um post.







Cursos gratuitos no DF: Senai de Taguatinga tem vagas abertas em diversas áreas


O Senai do Distrito Federal está com mais de 400 vagas gratuitas abertas em cursos de qualificação e de aperfeiçoamento, em sua unidade de Taguatinga. As oportunidades são nas áreas de vestuário; alimentos; construção civil; tecnologia da informação; automotiva e outras. As inscrições estão abertas e devem ser feitas na secretaria escolar do Senai de Taguatinga.

Podem participar pessoas com mais de 16 anos, e que tenham cursado, no mínimo, até a quarta série do ensino fundamental. No ato da inscrição, é necessário que o interessado tenha em mãos os seguintes documentos: registro geral, CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade.

Há opções, nos três turnos, para cursos de Modelista; Costura Industrial; Modelagem Industrial; Segurança em Manipulação de Alimentos; Reparador de Aparelhos de Climatização e Refrigeração; Mecânico de Manutenção Automotiva; Pedreiro de Alvenaria; Auxiliar em Web Design, etc.

Além dos cursos gratuitos, o Senai-DF abriu vagas nos cursos pagos de Operador de Empilhadeira e de Instalador de Condicionador de Ar Modelo Split.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos e os horários, ou ligue 61 3353-8715/8716/8718/8719.


Design de moda: Bahia abre curso de pós-graduação a distância


O Senai da Bahia, em parceria com o Senai/Cetiqt, está com as inscrições abertas até 1º de março para o curso de pós-graduação Design de Moda, que será ministrado a distância.

O curso, que teve conceito máximo (5) dado pela Comissão Avaliadora do Inep, do Ministério da Educação, vai capacitar profissionais para atuar de maneira crítica, criativa e inovadora no projeto e desenvolvimento de produtos do vestuário que atendam às demandas do mercado e tenham como diferencial a adoção do design no desenvolvimento do projeto.

Clique aqui para saber mais sobre este curso e outros oferecidos pelo Senai/Cetiq, unidade localizada no Rio de Janeiro

O designer terá condições para pesquisa, experimentação, inovação e criação de produtos do vestuário para a indústria de moda e o desenvolvimento de competências que facilitem o ingresso dos novos formandos no mercado de trabalho ou ampliem suas oportunidades de atuação no segmento.

Os encontros presenciais serão no Senai de Dendezeiros, em Salvador.


Educação: filme argentino incentiva debate sobre novas formas educativas, diferentes da atual produção industrial*


Pode ser que a ordem mundial esteja mudando, que o combustível das crises do norte faça funcionar os motores do sul, que os Estados Unidos passem a segundo plano e que o mundo árabe se transforme na Europa do futuro. Porém, por enquanto, dormimos e acordamos com velhos esquemas. A Educação, por exemplo, é a mesma desde o século XVII, quando o chamado despotismo ilustrado criou a educação pública, gratuita e obrigatória, que evoluiu nos séculos seguintes para o modelo de escola prussiano, adotado até hoje.


A informação está no documentário argentino A Educação proibida, um filme viral que circula livremente pela internet desde sua estreia, em agosto deste ano. O longa, pensado para ser um fenômeno da web, mas que ultrapassou e muito as metas de seus idealizadores, já foi visto mais de cinco milhões de vezes no You Tube e baixado outras cinco milhões. Tanto sucesso parece vir exatamente dessa constatação de que as formas educativas que nos moldam há tempos merecem, no mínimo, uma revisão.

Por onde se olha, estudar parece um dia da marmota em eterna repetição. O sujeito entra num bom jardim infantil que o impulsione a uma boa escola, que o permita fazer um colegial forte que, por sua vez, o coloque dentro de uma boa universidade. Ele “precisa” desenvolver suas capacidades, mas dia após dia, são os interesses alheios que guiam seu desenvolvimento, sempre pautados por repetição simbólica, concorrência e um sistema de prêmios e castigos. De segunda a sexta, ficam de fora a individualidade, a criatividade, a curiosidade e o chamado pensamento divergente – aquele que ensina a ver o mundo de formas diversas, a resolver problemas, a manter a mente aberta.

Em suma, a escola, como cita o filme, é, “um estacionamento de crianças”, um espaço que costuma passar longe de reais expectativas de qualidade de vida, um mero centro de instrução onde se aprende que o futuro é melhor do que o presente e que as respostas são mais importantes do que as perguntas.

Clique aqui para ver a reportagem completa no Operamundi


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013

Desejamos aos amigos leitores e colaboradores saúde e sucesso em 2013

“Seja humilde, pois, até o sol com
toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.”
Bob Marley

domingo, 30 de dezembro de 2012

Educação: os “cursos ruins” e a falta da cobertura especializada*


Por Sylvia Debossan Moretzsohn
         
O mês de dezembro ofereceu duas excelentes oportunidades para se pôr em causa os critérios de avaliação das nossas universidades: primeiro, em 6/12, quando o ministro da Educação prometeu punir os cursos que haviam tirado notas baixas; duas semanas depois, quando anunciou a punição a ser aplicada. Entre os “cursos ruins” figuravam os de algumas federais, duas das quais do Rio de Janeiro: a UFRJ e a UFF.

Talvez por isso, entre os três principais jornais do país, apenas O Globo tenha dedicado espaço, em suas edições de 20 e 21 de dezembro, ao ocorrido com essas duas instituições. Especialmente à UFF, que viveria situação mais grave, com a hipótese – entretanto apresentada como certeza – de suspensão da abertura de vestibular nos cursos de Arquitetura e Ciências Sociais, em 2013.

O jornal ouviu diversas fontes que apontaram o boicote dos alunos ao Enade – o “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes”, substituto do “Exame Nacional de Cursos”, ou Provão, instituído por lei em fins de 1995 – como o principal responsável pelo mau resultado.

Nem seria preciso recorrer a essas fontes para saber disso. Muitos dos atuais repórteres estudaram em instituições públicas. Se foram alunos atentos, deveriam saber que o boicote existe desde o Provão, embora hoje tenha alcance muito mais reduzido do que no início.

A qualidade da avaliação
Se o Enade corresponde a 55% do total da nota de cada curso, seria interessante verificar a qualidade da prova. Procurei fazer isso em 2009, neste Observatório (ver “O provão da marolinha”), a segunda vez em que o exame foi aplicado aos alunos de jornalismo. (Como se sabe, cada curso passa por esse tipo de avaliação a cada três anos.)

Na época, houve muito alvoroço em torno das acusações, reverberadas intensamente na mídia, sobre a utilização da prova como instrumento de propaganda política. A análise, porém, revelaria algo bem pior: a absoluta inépcia dos avaliadores, acrescida do espantoso número de questões anuladas – não apenas na prova de jornalismo, mas na dos demais cursos, como se podia verificar no site do Inep.

Indagar como se escolhem os responsáveis pela elaboração dos exames e quanto se gasta em todo esse processo seria uma pauta ao mesmo tempo elementar e muito relevante, embora aparentemente não esteja entre as preocupações dos jornalistas. Mas o Enade é apenas parte do problema: o que deveria estar em discussão, desde sempre, são os critérios de avaliação propostos pelo governo – este e os anteriores –, que desconhecem as diferenças essenciais entre instituições públicas e privadas e procuram estabelecer um modelo único, voltado – como não poderia deixar de ser – para a estrutura das particulares, que tanto podem ser faculdades isoladas como centros universitários ou universidades. Além, é claro, dos critérios de escolha e qualificação dos avaliadores escalados para visitar os cursos.

As distorções do modelo único
Seria impossível detalhar aqui as inúmeras distorções que esse modelo causa. Fiquemos apenas com o básico: nas públicas, os professores ingressam necessariamente por concurso, nenhum é horista – como é comum nas particulares –, a maioria tem dedicação exclusiva, desenvolve atividades de pesquisa e/ou extensão além do magistério e todos passam por avaliações periódicas de seus pares, para efeito de progressão funcional. Sua produção e demais atividades são expostas em relatórios anuais encaminhados ao setor administrativo próprio.

Em síntese, e como é óbvio, professores de universidades públicas são funcionários públicos, seus dados e suas ações estão à disposição permanente das autoridades do Estado. Ao mesmo tempo, é esse Estado o responsável pela destinação da verba necessária à manutenção, ampliação e melhoria das instalações necessárias ao bom funcionamento dos cursos – embora, é claro, a gestão dessa verba por cada instituição deva ser sempre objeto de análise.

Um modelo único de avaliação apaga essas diferenças, embora seja muito útil para o estabelecimento de rankings das “melhores” e “piores” instituições, como os jornais adoram fazer.

A falta de analistas qualificados
E então temos, mais uma vez, as notícias sobre os “cursos ruins”, que precisam ser “saneados”, sem que se saiba exatamente como os números negativos foram produzidos. E assim se nivelam cursos de longa tradição e outros cuja precariedade notória não permitiria sequer que tivessem sido abertos, a não ser que outros interesses prevaleçam – e aqui não devemos jamais esquecer dos parlamentares que atuam nessa lucrativa área.

Há cerca de três meses, a Folha de S.Paulo arvorou-se em produzir seu próprio critério de avaliação de universidades, o que foi objeto de muitas críticas, algumas publicadas neste Observatório (ver, por exemplo, “Sobre universidades, campeonatos e reportagem”, “O método, os alhos e os bugalhos” e “132 universidades com zero em qualidade de ensino”).

Como comentei na ocasião, teria sido melhor se tivesse investido em reportagem, para verificar in loco a condição de funcionamento dos cursos, tanto os privados quanto os resultantes da expansão promovida pelo governo através do Reuni. Daria, no mínimo, uma bela reportagem fotográfica. Mas, em paralelo, seria importante contar com analistas qualificados nessa área, ainda mais que tanto se fala na relevância do investimento em educação para o desenvolvimento do país.

Os jornais estão cheios de colunistas de política, economia e esportes. Os de educação, onde estão?



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cidadania: Patriota e Maria do Rosário elogiam escolha de brasileiro para Comitê dos Direitos da Criança


A eleição do brasileiro Wanderlino Nogueira Neto para ser um dos 18 integrantes do Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, no período de 2013 a 2017, foi elogiada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos). Para eles, a eleição de Nogueira Neto é o reconhecimento dos esforços do Brasil no combate à violência e na busca pela preservação dos direitos infantis.

Em nota, Patriota e Maria do Rosário destacaram a preocupação do Brasil com as crianças. “A eleição do Brasil para o comitê é um reconhecimento internacional aos compromissos do governo federal com a proteção integral e a prioridade absoluta para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes expressas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente”, diz o texto.

“[Há preocupação] em especial para o enfrentamento da violência sexual, a consolidação do atendimento socioeducativo para adolescente em conflito com a lei, o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos e a proteção de crianças e adolescentes contra todas as formas de violência”, acrescenta a nota.

Segundo Patriota e Maria do Rosário, o governo do Brasil e o comitê têm ações coincidentes, “com o aprofundamento de políticas para superação da pobreza extrema das famílias por meio de políticas articuladas, como o [Programa] Brasil sem Miséria e, mais especialmente, o Brasil Carinhoso”.

De acordo com a nota, a candidatura de Nogueira Neto contou com o apoio da sociedade civil organizada e foi referendada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores articularam a candidatura, oficializada pela presidenta Dilma Rousseff em julho.



Tecnologia de solda: Senai e Petrobras vão instalar laboratório de pesquisa e desenvolvimento para o setor


Senai do Rio e a Petrobras vão investir  R$ 11,532 milhões na implantação de laboratório de última geração para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de solda.

A unidade, que começará a funcionar no primeiro semestre de 2013, será instalada no Centro de Tecnologia Solda, do Senai do Maracanã, na capital fluminense. “Essa parceira nos coloca em um novo patamar, ao trazer para o Brasil algo inédito. Vamos aliar alta tecnologia com Educação, o que vai proporcionar ainda mais desenvolvimento para o Rio de Janeiro e, consequentemente, para o país”, disse Maria Lúcia Telles, diretora regional do Senai-RJ.

O laboratório contará com equipamentos de última geração, muitos deles ainda não disponíveis para pesquisa no Brasil, como é o caso da máquina de solda a laser. Atualmente, testes com este equipamento precisam ser feitos nos Estados Unidos ou na Europa.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Entrevista com Douglas Willms: Além da "prestação de contas"*


O pesquisador canadense Douglas Willms (foto) diz que é preciso superar a cultura de avaliações educacionais voltadas apenas para o "accountability" e que, para isso, o grande desafio é tornar os resultados úteis a escolas e professores

“Todo o esforço com testes e avaliações é um desperdício se eles não mudarem a qualidade do ensino." A frase parece óbvia, mas faz sentido no contexto brasileiro em que boa parte dos resultados de avaliações educacionais serve mais para ranquear as melhores e piores escolas do que para produzir sentido prático para as escolas.

O autor da frase é o professor e pesquisador canadense Douglas Willms, que esteve no Brasil no começo de novembro para participar de um seminário internacional promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e o movimento Todos pela Educação. Para uma plateia de pesquisadores, gestores escolares e representantes de diversas entidades, ele mostrou os resultados de experiências que vem desenvolvendo no Canadá para tentar tornar mais úteis os resultados das avaliações.

*Clique aqui para continuar lendo a reportagem de Amanda Cieglinski para a revista Educação.




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