quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Países inovadores: africanos investem em pesquisa e tecnologia para impulsionar novas perspectivas


O Nova África desta semana mostra como o continente africano tem buscado novas perspectivas e investido em pesquisas científicas e tecnológicas. Cabo Verde é um exemplo de país que pretende modernizar a sua realidade com um projeto ambicioso: tornar-se uma das primeiras nações do planeta totalmente conectada na internet.

O país disponibiliza gratuitamente para a sociedade acesso a rede mundial, com um programa piloto, o Konecta, que visa melhorar a qualidade do ensino cabo-verdiano por meio da internet. A política adotada já dá sinais positivos com um terço da população conectada.

De Cabo Verde, o programa segue viagem para o Quênia e mostra como uma empresa de tecnologia da informação está desenvolvendo softwares com o objetivo de mudar não só a realidade da África, mas também de outros 132 países.

A plataforma pioneira é o Ushahidi que, com a colaboração de pessoas comuns de todo o mundo, ajuda a construir mapas informativos que podem salvar vidas em locais de conflito ou em situações de desastre. O diretor de projetos do Ushahidi, Dadi Were, conta como nasceu esse sistema e quais são os seus principais atributos.

Ainda no Quênia, um outro sistema facilita a vida das pessoas na hora de fazer pagamentos. Com a precariedade da rede financeira, a solução foi utilizar telefones celulares para pagar despesas no comércio com uma simples troca de mensagens.

Conheça o principal sistema de pagamento eletrônico, o M-Pesa. A diretora de marketing e desenvolvimento de produtos, Angela Nzioki, explica como funciona essa troca e quais são as vantagens para os quenianos.

E do Quênia para Uganda, o Nova África mostra o sistema de rastreamento de informações de saúde, M-trac. Desenvolvido no país por técnicos locais, o M-trac funciona como uma espécie de banco de dados em que são registrados desde o número de ocorrências de malária, febre amarela e AIDS, até casos de desnutrição.

Veja ainda como o sistema, presente em 50 postos de saúde, é abastecido com milhares de reclamações feitas pela população por meio de mensagens de texto SMS.

O programa também traz uma entrevista com Herman Chinery-Hesse, proprietário da Softribe e considerado por muitos como o “Bill Gates” africano. O empresário nos conta a sua trajetória e como uma pequena ideia se transformou em uma das maiores empresas de tecnologia e desenvolvimento de softwares da África.

Clique no Nova África para ler a reportagem completa.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Design: programa presta consultoria sobre embalagens





Financiamento de pesquisas e inovações: prêmio vai destacar e apoiar tecnologias sociais de convivência com a seca

Práticas inovadoras em acesso à água e convivência com o Semiárido serão reconhecidas por meio do Prêmio Mandacaru. A iniciativa prevê apoio financeiro a associações de agricultores familiares, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil para consolidar tecnologias sociais que viabilizem o manejo sustentável da água e da caatinga.

O prazo para inscrições foi prorrogado para 22 de fevereiro e os prêmios variam de R$ 5 mil a R$ 150 mil. A iniciativa é organizada pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (Iabs) e pela Agência Espanhola de Cooperação (Aecid), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O regulamento está disponível via www.iabs.org.br/projetos/premiomandacaru e o resultado será divulgado em 15 de março.

De acordo com a consultora socioambiental do Iabs, Maiti Mattoso Santana, as experiências vencedoras serão catalogadas e integrarão uma publicação que abordará os desafios, os passos para implementação, as potencialidades e os resultados dos projetos. A publicação deverá ser concluída no ano que vem.

“Essa base de dados vai servir para incentivar a multiplicação das iniciativas, que poderão ser apropriadas por outros agricultores e gestores municipais. Para isto, ao longo de um ano, vamos acompanhar as experiências à distância, avaliando os dados, e in loco, visitando e vistoriando cada localidade onde as ações estiverem acontecendo”, explicou.

A consultora do Iabs ressaltou que serão premiados projetos já executados que tenham continuidade ou que estejam em desenvolvimento. Eles serão escolhidos em quatro categorias: experimentação no campo, que inclui práticas experimentais em comunidades rurais ligadas a associações de agricultores e agricultoras; práticas inovadoras, voltadas a iniciativas de desenvolvimento local e sustentável ou inclusão social de organizações não governamentais; pesquisa aplicada, específica para instituições de produção científica sobre a região; e gestão inovadora, direcionada a inovações implementadas por órgãos e entidades governamentais municipais do Semiárido.

Nessa última categoria, a premiação não prevê apoio financeiro, apenas concessão de diploma aos cinco primeiros colocados.

Para Jean Carlos de Andrade, coordenador de projeto da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), rede de organizações da sociedade civil que atuam na gestão de políticas de convivência com o Semiárido, a iniciativa “vem em um bom momento”, após a região ter sido atingida por uma das estiagens mais severas das últimas décadas.

Segundo Andrade, que integra a comissão de avaliação do prêmio, junto com representantes de outras instituições ligadas ao tema, os critérios analisados serão a aplicabilidade e o êxito das propostas.

“A premiação é importante porque apoia e dá visibilidade a experiências bem-sucedidas, na maioria das vezes capitaneadas por organizações da sociedade civil, de manejo e conservação da biodiversidade do Semiárido”, disse.

Ele lembrou que, na região, são desenvolvidos diversos projetos do tipo, que incluem captação de água por meio de cisternas para beber, cozinhar e produzir alimentos.

A coordenadora executiva do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), organização da sociedade civil voltada ao fortalecimento da agricultura familiar, Cristina Nascimento, citou tecnologias sociais utilizadas por famílias de Quixeramobim (CE) como exemplo de práticas bem-sucedidas de utilização dos recursos hídricos na região.

“Muitos agricultores, por saberem que o acesso à água não é abundante, instalam uma mangueira que passa por toda a plantação e fazem ao longo dela diversos pequenos furos. A técnica é utilizada para evitar o desperdício de água e permitir a intensidade adequada à irrigação”, explicou.



Pesquisa e inovação: em encontro com Mercadante, estudantes cobram reajuste de 30% nas bolsas de mestrado e doutorado


Estudantes de pós-graduação entregaram na noite de ontem (20/1/2013) ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma carta de reivindicações. A principal demanda é o reajuste em 30% das bolsas de mestrado e doutorado oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2012, houve um acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia para um aumento de 40% no valor das bolsas. No segundo semestre do ano passado, houve um reajuste de 10%. Os estudantes pedem a complementação do percentual.

O diretor de Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e mestrando em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucas Machado, afirma que “sem que o pesquisador seja valorizado não tem como o Brasil projetar e organizar o seu desenvolvimento.” Segundo ele, “a valorização do pesquisador é questão fundamental para pensar estrategicamente a situação brasileira”.

O valor da bolsa de estudos é R$ 1.350, para mestrado, e R$ 2 mil, para estudantes de doutorado. “Qualquer pessoa em início de carreira pode ganhar mais do que o valor da bolsa, o que nos estimula a continuar na universidade? Tem que gostar muito mesmo de pesquisar”, afirma Tamara Naiz da Silva, tesoureira da ANPG. 

A entrega foi feita durante o 2º Encontro Nacional de Grêmios da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), evento sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) simultaneamente ao 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE).  Na manhã de ontem (20), o ministro conversou com os estudantes da UNE.

Com os secundaristas, na parte da tarde, o tema do debate foi a Lei de Cotas. “Se mais de 80% dos estudantes do Brasil são de escola pública, por que não 50% das vagas nas universidades serem destinadas a eles?”, questionou Mercadante arrancando aplausos dos cerca de 1,5 mil alunos presentes.

A estudante Isadora Faber, autora da página Diário de Classe, também participou do debate. Ela ficou conhecida por manter uma página na internet em que mostra os problemas e cobra melhorias na escola pública onde estuda, em Florianópolis.



Saúde: a canetada contra a obesidade infantil

Por Reinaldo Canto

Há quem afirme que se trata de intervenção do Estado, um problema a ser combatido por uma sociedade livre e soberana. Esses mesmos costumam alegar que a liberdade de expressão é um direito sagrado e não deve sofrer qualquer interferência governamental.

Isso pode ser verdade em determinadas circunstâncias, mas quando esse pseudo “direito” se sobrepõe mesmo a questões de saúde pública, aí merece ser questionado, ainda mais se essas ações “intervencionistas” visem à proteção da saúde das nossas crianças.

É exatamente o caso de dois projetos de lei, os PLs (1096/2011 e 193/2008) aprovados no final do ano na Assembleia Legislativa de São Paulo. Eles têm o objetivo de combater a obesidade infantil, um mal que já afeta 30% das crianças e pode até mesmo ser visto como verdadeira epidemia em nosso país.

O primeiro deles veta a comercialização de lanches com brindes e o segundo restringe a publicidade de alimentos não saudáveis direcionada a crianças.

Os pais conhecem bem essas questões: nossos filhos por vezes querem ir a lanchonetes conhecidas como fast food, cujos alimentos possuem baixo nível nutricional e alta presença de açucares e gorduras, apenas para adquirir um brinquedo.



Já o bombardeio incessante da publicidade em programas e canais infantis hipnotizam os pequenos para consumo daqueles biscoitos, doces e salgadinhos. Na hora das refeições se estabelece uma batalha desigual entre comidas saudáveis e naturais contra os mágicos pacotes de algo parecido com alimentos, oferecidos pelos coloridos e estimulantes anúncios da televisão.

Claro que existem outros fortes fatores contribuintes para o sobrepeso infantil, tais como o sedentarismo e os videogames, mas os controles propostos nos dois projetos de lei paulistas serão grandes aliados nessa luta caso sejam sancionados pelo governador Geraldo Alckmin.

Aliás, para que isso ocorra, o Instituto Alana, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a Rede Nossa São Paulo e a Aliança pela Infância entre outras, lançaram uma petição online para que a população possa demonstrar seu apoio aos projetos e pressionem o governador paulista a assina-los até o dia 30 de janeiro. Ela está disponível em português e em inglês nesse link: http://www.change.org/SancionaAlckmin.

Caso São Paulo adote essas leis estará em ótima companhia, pois países europeus como Inglaterra, França e até vizinhos como Chile, além de cidades norte-americanas como São Francisco possuem leis semelhantes. Será uma grande inspiração para todo o país também enfrentar com seriedade o problema da obesidade infantil.

Governador, que tal começar bem a semana com uma “canetada” em favor de uma vida mais saudável e sustentável para nossas crianças?



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Educação e saúde: UnB, UFMA e UFTM firmam parceria para empresa pública administrar hospitais universitários

Três universidades federais firmaram ontem (17/1/2013) acordo de parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a administração dos respectivos hospitais universitários: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidades Federal do Maranhão (UFMA) e do Triângulo Mineiro (UFTM). De acordo com o portal do Ministério da Educação (MEC), a partir da assinatura do contrato, tem início a implantação de plano de reestruturação de cada hospital, a ser executado de forma conjunta entre universidade e empresa.

Além das três universidades, outras 14 instituições federais de Educação superior assinarão os contratos com a empresa nos próximos meses. A parceria deve proporcionar a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Os profissionais serão contratados mediante a realização de concursos públicos e processos seletivos.

A Ebserh foi criada em dezembro do ano passado para administrar os recursos financeiros e humanos dos hospitais universitários. A empresa é vinculada ao Ministério da Educação e, pela lei que a criou em dezembro de 2011, trata-se de empresa pública de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio. Os hospitais continuam academicamente subordinados às universidades, mas serão administrativamente independentes.

Atualmente, os 46 hospitais universitários vinculados a 32 universidades federais são responsáveis pela formação de grande número de profissionais médicos no país. Em determinadas regiões, são as unidades hospitalares mais importantes do serviço público de saúde e cumprem papel fundamental na consolidação do Serviço Único de Saúde (SUS), pois 70% das unidades são consideradas de grande porte e têm perfil assistencial de alta complexidade.



Produção cultural: Sesi promove novo módulo de workshop para o setor


O Sesi Cultural promove em fevereiro o Módulo III do Workshop de Produção e Gestão Cultural. São 60 vagas por unidade e a idade mínima para participar é 18 anos.

O curso é aberto a produtores, agentes culturais, estudantes de administração com interesse em gestão cultural e estudantes de cinema, teatro e música.

A próxima chance para participar será em 2 de fevereiro, das 9h às 18h, no Sesi de Duque de Caxias.

O Módulo III do Workshop de Produção e Gestão Cultural apresenta casos práticos no processo de enquadramento de projetos nas Leis de Incentivo a Cultura.

As aulas serão ministradas por Letícia de Souza, analista de Projetos na Fundação Roberto Marinho, que integra a equipe de produção executiva de conteúdo do Novo Museu da Imagem e do Som do Rio. As inscrições, de R$ 10, devem ser realizadas no local das aulas.

O Workshop de Produção e Gestão Cultural já contabilizou cerca de 850 participantes em todo o estado do Rio. Mais informações 0800 0231 231, ou envie um e-mail para cultura.arte@firjan.org.br.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cursos técnicos: São mais de 5.100 vagas em 30 municípios do Paraná


O Senai-PR está inscrevendo para seus cursos técnicos de nível médio, que serão ministrados neste semestre. São mais de 5.100 vagas, em 30 municípios, para 26 cursos em áreas como automação, construção civil, automotiva, eletroeletrônica, metalmecânica, madeira e mobiliário, segurança do trabalho e têxtil e vestuário.


O Mapa do Trabalho Industrial 2012, realizado pelo Senai, mostra a intensa valorização, pelo mercado, de trabalhadores de nível técnico. O estudo aponta que o Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuarem em profissões industriais até 2015. No Paraná a demanda até 2015 é por 477,5 mil profissionais capacitados, o que corresponde a 6,7% de todo o país.

Podem participar jovens e trabalhadores que estejam no último ano ou que tenham concluído o ensino médio. As inscrições para o processo seletivo vão até amanhã (18/1/2013) e podem ser feitas diretamente na unidade do Senai ou via www.pr.senai.br/cursostecnicos. As aulas começam em 4 de fevereiro.

Em Curitiba e Região Metropolitana, há vagas nas unidades Boqueirão, Cidade Industrial e Jardim Botânico (capital), Araucária, Campo Largo, Paranaguá, Rio Negro e São José dos Pinhais.

Nos Campos Gerais, os estudantes podem se inscrever para cursos em Guarapuava, Irati, Jaguariaíva, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e União da Vitória.
No Noroeste, há vagas para Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Maringá-CTM, Paranavaí e Umuarama. Já na região Norte, as vagas são para cursos em Apucarana, Arapongas, Londrina, Rolândia e Santo Antônio da Platina.

Na região Oeste e Sudoeste, os estudantes podem se inscrever para cursos em Ampére, Cascavel, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Toledo.


Inovação tecnológica: Vitória sediará em junho Conferência da Anpei


A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) promoverá de 3 e 5 de junho, em Vitória, a XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica 2013. O maior encontro anual sobre inovação nas empresas do país vai discutir o tema Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil.

A Conferência Anpei abriu as inscrições para o Call for Cases, processo para colher e selecionar casos de sucesso referentes à inovação. A proposta é concretizar com exemplos práticas em pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil entre empresas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs). As inscrições poderão ser realizadas até 15 de março de 2013. As avaliações serão feitas por um grupo técnico e concluídas até 30 de abril.

Para participar do Call for Cases, preencha o formulário disponível na página oficial da Conferência e anexe resumo do caso




Cursos do Sesi-MS: Rede ainda inscreve para 2 mil vagas

A Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul oferece mais de 2 mil vagas nas modalidades de Educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano), ensino médio, ensino básico articulado com a Educação profissional (Ebep) e educação de jovens e adultos (EJA).

Os cursos serão ministrados nas escolas de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas, de acordo com as demandas locais. Até o momento, as escolas já receberam mais de 1.800 matrículas de um total de 3.899 vagas. Os interessados têm até 31 de janeiro para garantir as vagas.

Segundo a gerente de Educação e cultura do Sesi-MS, Simone Figueiredo Cruz, a Rede promove a Educação integral. "Dessa forma, preparamos o aluno para atuar na sociedade, com capacidade de colaborar para a melhoria da qualidade de vida coletiva, pois uma boa formação resulta em boas oportunidades", disse.

O critério de idade para o ingresso na Educação infantil para o Pré I é a idade de 4 anos completos ou a completar em 2013, enquanto no Pré II a idade é de 5 anos. Já no ensino fundamental, o critério para o ingresso no 1º ano é de 6 anos de idade, sendo que do 2º ao 9ª ano será conforme transferência escolar, assim como também no ensino médio e Ebep. Para o EJA, o aluno deverá ter a idade mínima de 18 anos de idade completos no ato da matrícula.

Mais informações: Campo Grande, 67 3365-7861; Corumbá, 67 3234-3600; Dourados, 67 3416-4500; e Três Lagoas, 67 3929-3500.


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Educação superior: Inep divulga prazo para preenchimento de questionários do censo 2012

As instituições de ensino superior terão prazo de 4 de fevereiro a 26 de abril para preencher os questionários on-line no portal do Ministério da Educação (MEC) para a realização do Censo da Educação Superior 2012.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições superiores, vagas ofertadas, inscrições, matrículas, alunos ingressantes e concluintes, além de informações sobre os docentes. Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional. O responsável pela verificação e organização das informações é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Durante o prazo para preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais podem fazer alterações ou inclusões a qualquer momento. Após esse período, o Inep verificará a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo será então reaberto para conferência e validação dos dados pelas instituições.

A reabertura este ano ocorrerá do dia 14 de maio a 19 de junho. As instituições que não participarem do Censo terão a situação avaliada pelo Inep. A divulgação do levantamento será feita no dia 12 de agosto.

O modelo atual do Censo é definido pelo Decreto 6.425, de 4 de abril de 2008. O objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.



Educação: Dilma debate conteúdos interativos com Salman Khan


Em encontro com o professor norte-americano Salman Khan, nesta quarta (16/1/2013), a presidenta Dilma Rousseff debateu a aplicação de conteúdos interativos na educação. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também presente na reunião, Dilma convidou Khan (veja vídeo) a colaborar nas pesquisas de desenvolvimento de conteúdos para a educação básica, que reforçariam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.


Khan, com tem três graduações pelo Massachussetts Institute os Technology (MIT) e MBA pela Harvard Business School, fundou a Khan Academy, onde oferece videoaulas de ciências, além de lições de humanidades. A Fundação Lemann trabalha na tradução da ferramenta pedagógica para o português. Os vídeos e exercícios estão disponíveis no Portal do MEC, em página dedicada ao professor.

Fonte Blog do Planalto


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Hora de entrar na escola: mudança de rotina do ingresso escolar tem que ser vivida por mães e filhos*


Muitas mães devem estar vivendo neste início de ano letivo o momento da adaptação Escolar de seus pimpolhos. Todas sabem a importância da Escola em nossa cultura e que o ingresso nela, mais cedo ou mais tarde, é inevitável. Porém, pensar racionalmente é uma coisa, mexer com o emocional e a separação do filho, mesmo que por apenas algumas horinhas, é outra completamente diferente! Então, diante da carinha de choro do filhote, algumas mães chegam a se questionar se é o momento adequado.

Atualmente, as crianças vão cada vez mais cedo para a Escola ou Creche, muitos assim que acaba a licença maternidade. Existe o momento certo de entrar na Escola? É relativo, depende da necessidade, estrutura e filosofia de vida de cada família. Mas uma vez decidido que é hora de começar, é preciso estar preparada para esta mudança na rotina de mãe e filho, pois a criança precisa da segurança da mãe para estabelecer uma relação de confiança com a Professora e a instituição.

De acordo com o dicionário da Academia Brasileira de Letras, adaptar significa: ajustar; transformar de modo que fique apto para determinado fim; tornar-se apropriado; adequar-se, conformar-se. Revendo o sentido da palavra, percebemos que estamos falando de um momento para o qual as pessoas envolvidas não estão necessariamente prontas, estão em ajuste. Portanto, é natural que gere um pouco de angústia e sofrimento… mas o bom é que passa!

Para a criança é tudo uma grande novidade, ela depara-se com o desconhecido: pessoas e lugar desconhecidos. Por isso é interessante, antes do seu início efetivo, levá-la para conhecer o espaço onde irá passar uma parte do seu dia. Diferente do parquinho, onde cada criança chega, fica e vai embora com o seu responsável e diferente das festinhas, onde conhece as pessoas, na Escola irá encontrar várias crianças de sua faixa etária disputando tudo com ela, dos brinquedos à atenção da Professora e, ainda por cima, sem sua mãe por perto!

O que a princípio parece desesperador é, na verdade, uma grande e indispensável experiência para o desenvolvimento da criança, um início importante para a conquista do seu amadurecimento e autonomia. Esse convívio diário com o grupo, além de permitir a construção de outras relações afetivas, é permeado por regras e valores de ética que ajudam a desenvolver a solidariedade e o respeito por si e pelo outro, fundamentais para o convívio social.

Preocupação
Se para a criança tudo é novidade, para a mãe é um misto de sentimentos. Por um lado quer ver seu filho bem junto ao grupo, por outro se questiona se ele será tão bem tratado pela Escola quanto é por ela. Preocupa-se se ele vai comer, se terá a fralda trocada com frequencia, se vai querer dormir, se vai chorar e se vai sentir sua falta. A angústia às vezes é tão grande que muitas mães choram tanto ou mais que o próprio filho.

É preciso calma e clareza de que esta separação é importante para ambos. Por isso a importância de escolher bem a Escola e matricular seu filhote onde confie nos profissionais que irão acompanhar e cuidar dele. À medida que a criança percebe que sua mãe confia na Professora e na Escola e está calma e segura diante deste processo, não há adaptação que não aconteça. Então, confiança! Afinal, este é apenas o primeiro passo para a autonomia de seu filho.

A Escola
Escolher a Escola dos filhos não é tarefa simples, afinal, é lá que eles irão passar a maior parte do dia. Além dos métodos educacionais, há também a preocupação com segurança, higiene e outros fatores, o que acaba deixando muitos pais perdidos. Para os especialistas a Escola ideal não existe. Segundo eles, o importante é que a Escola respeite a criança no que ela é e não no que será. E que não seja um "bufê infantil" e sim um espaço de aprendizagem.
É recomendado que as mães levem em consideração o fato de a Escola ser perto de casa, que tenha luz, que seja limpa, ventilada, com um espaço seguro para crianças pequenas e, principalmente, que as crianças cheguem e saiam da Escola felizes. Pesquisar a linha pedagógica só é válido se a família entender de pedagogia. Do contrário, é só discurso vazio.

A idade para começar a frequentar uma escolinha também pode variar. É explicado que cada família procura a Escola de acordo com suas crenças e possibilidades. Se falarmos de um bebê e a família vai deixar com empregada doméstica, o melhor é uma Creche. Mas se a família tem condições de diversificar o contato familiar com a criança diariamente, então pode ficar em casa até os 2 anos. A partir desta idade, a criança precisa de mais interações com seus pares.

Excesso de peso nas mochilas
  • Mamães, atenção antes de preparar a mochila dos pequenos para ir à Escola. Carregar peso em excesso em plena fase de crescimento é muito prejudicial às crianças, que ainda têm fragilidade óssea e podem apresentar problemas osteomusculares que comprometem a coluna e a postura.
  • As crianças podem sofrer com dores de cabeça, torcicolos e dores lombares, entre outras, relacionadas ao peso excessivo da mochila. Tais lesões podem se acentuar, com grandes prejuízos à saúde. O resultado são problemas de postura, como escolioses ou sifoses, que podem surgir em qualquer época após o uso prolongado de peso incompatível com sua capacidade. Além disso, o aumento de dor lombar no adolescente faz crescer a probabilidade de vir a apresentar dores lombares na vida adulta.
  • Para não prejudicar a saúde das crianças, elas devem carregar menos do que 15% do peso corpóreo que possuem. Recente estudo demonstrou que crianças que carregam às costas o peso equivalente a 15% de seu peso têm efeitos indesejáveis em sua coluna vertebral, tais como a compressão dos discos intervertebrais, provocando uma curvatura anormal das costas.
  • Se for necessário que o pequeno carregue peso acima do indicado, existe a opção de ajudá-lo a carregar ou usar uma maleta com rodas, o que, segundo os pediatras, não resolve, mas minimiza o trabalho gasto no transporte. E ainda, tão importante quanto o peso é o modelo da bolsa. O ideal é que a mochila não ultrapasse, para cima, a altura dos ombros da criança, e, para baixo, a região lombar. Deve ainda ter, além das duas alças que se apoiam nos ombros, também alça abdominal ou torácica, o que possibilitará uma melhor distribuição do peso pelo corpo. Vale ressaltar que o peso deve ser distribuído uniformemente no interior da mochila.


Limpeza da lancheira
  • Na hora de preparar a lancheira do seu filho para a Escola, a alimentação e a higiene devem ser priorizadas. Um lanche bom é aquele rico em fibras e nutrientes. Prefira suco a refrigerantes, e tente evitar o doce em excesso. Na parte da escolha da lancheira, procure um modelo com a parte interna mais clara (evitando acúmulo de sujeira), e de material plástico, o que facilita muito na hora de limpar. A mãe deve limpar a lancheira com um pano úmido de detergente neutro e, em seguida, higienizar com álcool. O detergente retira a sujeira que conseguimos enxergar, e o álcool retira as bactérias que não enxergamos, e que prejudicam a saúde das crianças.
  •  O lanche pode ser envolvido dentro de sacos plásticos, de preferência em um modelo com zíper, evitando que o mesmo se esparrame pela lancheira. Os sucos devem ser enviados em caixas próprias ou em embalagens térmicas. A embalagem térmica é imprescindível caso o suco seja natura, feito em casa, por não conter conservantes.
  • As frutas devem ser bem lavadas previamente e enroladas em um papel filme ou até mesmo, colocadas num saquinho plástico. Os alimentos e bebidas devem ficar dentro da mochila lado a lado, nunca um em cima do outro. Principalmente as frutas, que podem até estragar se amassadas por outro alimento.
  • As lancheiras devem ser limpas diariamente, sempre que a criança chegar da Escola. O acúmulo de sujeira e resíduos de alimentos pode criar bactérias, e muitas vezes, quando não há uma higiene adequada, essa sujeira pode prejudicar a saúde da criança, causando dor de barriga, febre, indisposição entre outras.
  • Procure estimular o seu filho a jogar os sacos plásticos e papéis recicláveis sempre no lixo, evitando o acúmulo na lancheira. Quanto menos lixo restar, melhor. Assim, sobra pra mamãe apenas a limpeza mais profunda com álcool e detergente.


*Fonte O Liberal


Design de calçados: book de inspirações antecipa tendência da moda verão 2013/14


Com design moderno e criativo, os calçados e acessórios brasileiros ganham cada vez mais destaque no mercado internacional. Para orientar os micros e pequenos empresários, o Senai de São Paulo acaba de lançar o Senai Mix Design: Inspirações para calçados, bolsas e artefatos.  

O book de inspirações apresenta novas tendências do mercado internacional de moda, na área de calçados e acessórios, aplicadas ao processo de criação e desenvolvimento de novas coleções.

O Senai-SP coloca à disposição um aplicativo exclusivo, no qual o internauta tem acesso a vídeos exclusivos e conteúdos para download gratuito, via www.mixdesign.sp.senai.br

Entre as novidades estão o mix de textura e o uso de produtos artesanais, como vime, rendas de bilros, sementes e sisal; padronagens de couro que remetem ao cascalho, cerâmica e frutos (como o caju e coco) presentes no solo brasileiro; e peças com design moderno inspiradas na obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

O lançamento do book ocorreu durante a terceira edição do Senai Mix Design, com a participação do estilista Alexandre Herchcovitch.

Utilizando o tempo como fonte de inspiração e uma importante ferramenta organizacional, o Senai-SP enfatiza que a relação da moda com passado, presente e futuro é muito positiva. Além disso, esse movimento estratégico entre os mais variados períodos da história serve de base para criação, direcionamento e planejamento de coleções. Neste sentido, o Senai-SP dividiu as macrotendências em três grupos:

Memórias: caracteriza-se pelo aconchego e hospitalidade encontradas no passado, com destaque para mistura de etnias e diversidades culturais, que são as marcas registradas do Brasil.

Momentos: reflete o tempo presente, relaciona-se ao cenário de incertezas e inseguranças de uma sociedade que encara o desejo da mudança, onde a velocidade do mundo virtual recai diretamente na velocidade do consumo.

Maturidade: o movimento caracteriza-se pelo compromisso e transparência no processo de consumo e na adoção de novos hábitos de vida. Este conceito reflete as questões ligadas à sustentabilidade, considerando os recursos recebidos do passado, sua utilização com responsabilidade no presente, prevendo o legado deixado para o futuro.

Mais informações sobre o book: 16 3727-1101, ou marketing604@sp.senai.br%20

Fonte Senai-SP



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