Fonte Ministério da Educação
Estudantes dos cursos técnicos em agropecuária (integrados e subsequentes) e demais cursos do eixo tecnológico recursos naturais, matriculados em institutos federais ou demais instituições que ofereçam formação nessa área, podem testar e mostrar seus conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
Estudantes dos cursos técnicos em agropecuária (integrados e subsequentes) e demais cursos do eixo tecnológico recursos naturais, matriculados em institutos federais ou demais instituições que ofereçam formação nessa área, podem testar e mostrar seus conhecimentos na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).
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Dividida em três fases, sendo duas virtuais e uma presencial, que
equivale à final da competição, a olimpíada incentiva a participação de
estudantes de todo o país em atividades de iniciação científica, além de
promover o desenvolvimento regional e a produção de inovações tecnológicas na
área.
A quarta edição da Obap recebe inscrições até 30 de maio. Podem ser
feitas no portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul
de Minas, que coordena a realização o evento.
Em média, com 380 equipes de 25 estados, alunos de institutos
federais, centros estaduais e municipais de Educação agrícola participaram das
edições de 2011, 2012 e 2013. “O principal ganho é propiciar um momento para
que o competidor possa mostrar, na prática, o que aprendeu na teoria”, afirma
Éder Sacconi, diretor de pesquisa e inovação do Instituto Federal do Sul de
Minas.
Vencedores
Na 3ª Obap, os competidores foram desafiados a elaborar estudos de
caso sobre o tema fruticultura. O proposto foi aumentar o consumo de frutas no
contexto regional e nacional, visando à promoção da saúde. A equipe vencedora
da competição, a Agro SMI, formada pelos estudantes Vitor Araújo, Rafael
Minosso e Lucas Henrich, apresentou o projeto Introdução de frutas em
restaurantes populares como forma de aumentar produção e consumo de frutas.
Pela proposta, uma parceria entre pequenos produtores da região e as
administrações municipais garantiria o abastecimento dos restaurantes, pelos
produtores, e em contrapartida teriam a assistência técnica necessária para o
manejo de seus pomares.
Os produtores destinariam parte de suas áreas para o plantio de duas
espécies nativas (jabuticaba e maracujá) e duas espécies exóticas (mamão e
banana). Os frutos de banana e mamão seriam destinados ao consumo in natura,
enquanto os frutos de jabuticaba e maracujá seriam processados para obtenção de
polpa.
“Depois da Obap, a gente se tornou um exemplo, porque dentro do nosso
próprio colégio as pessoas se espelham em nós e todos agora estão estudando
mais”, comenta Rafael, que, durante a competição, teve contato com outros 200
alunos de todas as regiões do Brasil.
Vitor, Rafael e Lucas terão neste ano a oportunidade de viajar para os
Estados Unidos, onde participarão da Olimpíada Internacional de Ciências da
Terra (Ieso). Eles são alunos do Centro Estadual de Educação Profissional
Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu (PR), e foram orientados pelas
professoras Juliana Davi e Carmem Aranda. Estudantes de um curso técnico em
agropecuária integrado ao ensino médio, eles são de São Miguel do Iguaçu,
município localizado a cerca de 50 quilômetros da sede da escola, o que deu
origem à sigla SMI. Para sair vitorioso da competição, o trio superou o
desempenho de outras 239 equipes.
Novidade
Nesta quarta edição, haverá a inclusão de provas práticas na final. A
fase presencial ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, no campus do Instituto
Federal do Sul de Minas Gerais, localizado no município de Inconfidentes.
A competição, realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas e pela
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), conta com o apoio do
Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
(Fapemig) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de
Minas Gerais, entre outros parceiros.