sexta-feira, 18 de maio de 2012

Educação integral: Senai-PR e Fundação Weiss Scarpa vão ampliar qualificação de jovens

Onze mil jovens capacitados para o trabalho desde 2004. Este é o saldo da parceria Senai do Paraná e Fundação Weiss Scarpa, de Pinhais, que acaba de ser renovada. Os jovens fazem cursos profissionalizantes do Senai no contraturno da escolar. 

São ministrados cursos nas áreas de administração, mecânica, informática e eletrotécnica. “São as parcerias que transformam a sociedade, e esse é um exemplo real que as parcerias geram resultados. Quando vemos a satisfação desses jovens em estar em um curso profissionalizante, vemos que o trabalho vale a pena”, destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, na assinatura de renovação da parceria.

Colégio Sesi: além dos cursos do Senai, a Fundação Weiss Scarpa é sede, desde 2010,
das instalações do Colégio Sesi de Pinhais. Hoje a unidade conta com 420 alunos. (Foto Mauro Frasson)

Com o prosseguimento do projeto, agora os alunos do Colégio Sesi poderão realizar o curso técnico do Senai na própria Fundação, não necessitando ir a Curitiba ou municípios vizinhos.

Para o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, “o projeto tem dado resultados tão expressivos que queremos expandir para outras áreas”. A ideia, segundo Arns, é construir uma escola no Guaraituba, em Piraquara, que ofereça educação profissional.

Segundo o diretor regional do Senai-PR, Marco Secco, o Senai está estudando a ampliação da parceria. “Por se tratar de uma área mais carente, vamos oferecer primeiramente cursos mais básicos, através das unidades móveis do Senai, para depois passarmos para cursos mais complexos. Tudo vai depender da demanda e necessidades da região."



Inclusão profissional: Senai qualifica sertanejas para o emprego formal

Das lavouras para as salas de aula. Até julho, esta será a rotina de 675 mulheres trabalhadoras da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. Elas estão sendo capacitadas pelo Senai de Petrolina, a 730 quilômetros da capital pernambucana.

“São elas que decidem que formação desejam fazer”, explica o secretário
acadêmico do Senai de Petrolina, João de Lira (Foto Senai-PE)

As sertanejas aproveitam os finais de semana, depois de uma semana de trabalho na roça ou em casa, para estudar temas como: técnicas de administração, manutenção em motocicletas, panificação, informática básica, instalações elétricas prediais, técnicas de execução em alvenaria e técnicas de pintura imobiliária.

As aulas são sempre das sextas aos domingos, nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco, nos turnos da manhã, tarde e noite, conforme as condições de tempo de cada grupo. A Secretaria da Mulher, do governo do estado, é parceira do Senai. 

A intenção do projeto, que começou em 2011, é capacitar mulheres para exercerem profissões antes vistas como exclusivamente masculinas e muitas já conseguiram empregos formais.


Que dia é Hoje

Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações. Em 1749, nasce Edward Jenner, criador da vacina contra varíola.


Frase de Hoje
"Toda violência é inútil. Só há uma força capaz de construir: é o amor."
Getúlio Vargas



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rio+20: Sesi cria jogo virtual para aproximar jovens dos debates

Mais de 380 escolas da rede pública e particular de ensino do Estado do Rio de Janeiro aderiram ao projeto Heróis do Futuro, criado pelo Sesi-RJ para sensibilizar estudantes sobre temas que serão debatidos na Rio+20, em junho. Pelos menos 190 mil alunos já estão envolvidos na iniciativa, que está aberta ao público do mundo todo.

Clique aqui para conhecer o projeto

Dezenas de monitores capacitados visitam diariamente as instituições cadastradas para apresentar o projeto, que envolve debates, filme educacional em 3D, e jogo virtual sobre temas como desenvolvimento sustentável e economia verde, principais questões que serão tratadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O filme, o primeiro com a tecnologia 3D na área de Educação no Brasil, conta com os personagens Duda, Sofia, Dedé e Bia. Essa turma de amigos se une para mudar a rotina de uma vila de moradores do Rio, incentivando a vizinhança a tomar atitudes sustentáveis, como economizar água e reciclar o lixo.

Também com versão em inglês, o jogo virtual conta com duas categorias: Livre, aberta a pessoas de qualquer país do mundo, de dez anos ou mais de idade; e Escolar, voltada a alunos jovens e adultos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes municipal, federal e particular do Rio, além de estudantes do Sesi e do Senai.

Em formato de concurso cultural, o game é dividido em duas etapas e deve ser jogado por equipes de dois a cinco participantes, incluindo um líder. A primeira etapa tem quatro fases: Resíduos, Saneamento, Transporte e Poluição. Cada fase tem um jogo, um Quiz e um desafio.

Os grupos que tiverem atingido 10.600 pontos estarão automaticamente classificados para a segunda etapa, que começa no próximo 28 de maio. Nesse estágio, a pontuação zera e cada equipe terá que construir e defender uma cidade sustentável. Ganha o concurso quem fizer mais pontos.

Tanto na categoria Escolar como na Livre, o segundo lugar geral ganha um iPad2, enquanto o primeiro colocado vai para Fernando de Noronha com acompanhante, além do tablet da Apple. A equipe melhor colocada entre as escolas públicas leva um Playstation 3, mesmo prêmio para o melhor entre as escolas particulares, inclusive do sesi e do Senai. A premiação é para cada um dos membros da equipe, o professor tutor e o diretor da escola premiada. As escolas das equipes vencedoras vão ganhar ainda um kit de lousa digital com notebook e projetor.

Além do site do projeto www.firjan.org.br/heroisdofuturo, o Heróis do Futuro também está presente no Facebook, Twitter e em um blog, com dicas da competição. “A ideia é atrair os jovens sobre temas que serão debatidos na Rio+20 por meio de ferramentas que chamem sua atenção, como a tecnologia 3D, o game virtual e as redes sociais”, explica o gerente de Meio Ambiente do Sistema Firjan, Luis Augusto Azevedo.

Rio+20: líderes mundiais debatem desenvolvimento econômico com sustentabilidade



A Organização das Nações Unidas (ONU) vai promover de 13 a 22 de junho, no Riocentro, a Rio+20. O nome tem a intenção de renovar o envolvimento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável e comemora o retorno de uma Conferência da ONU ao Rio, depois de 20 anos da Rio 92. Desta vez, mais do que focada nas questões ambientais, a conferência vai tratar do desenvolvimento econômico com sustentabilidade e do fim da pobreza.

A Rio+20 deverá reunir centenas de chefes de estado de dezenas de países. A reunião da ONU não será aberta ao público, mas isso não quer dizer que a população não participará da Conferência. Ao contrário, a ONU incentiva a realização de vários eventos paralelos, como o Heróis do Futuro.



Pesquisa de produtos: empresas investem em soluções que reduzam em 30% o consumo de recursos

Mesmo sem saber qual será o resultado final, duas grandes companhias alemãs já compraram a patente de um veículo autônomo, como o que foi visto na versão original da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars). A pesquisa sobre o carro está em andamento no Instituto Fraunhofer de Fluxo de Materiais (IML, na sigla em alemão), de Dortmund, Alemanha.

A informação foi transmitida pelo pesquisador associado e consultor Michael Toth, do próprio IML, nesta quarta (16/5/2012) durante o Workshop Internacional Senai de Logística, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.


A BMW é uma das grandes da Alemanha que investem em pesquisas
para a automatização de veículos (vídeo com legendas em inglês).   


O carro autônomo, segundo Toth, é uma pesquisa para além de cinco anos. Mas ele citou outras em desenvolvimento no instituto para prazos mais curtos e com menor teor de ficção científica. É o caso das perdas de frutas e legumes na Inglaterra, que chega a 50% de produção, representando 17 milhões de toneladas e 20 milhões de euros por ano.

Toth explicou que a solução para esse desperdício passa pela organização de cadeias de suprimento que permitam o fornecimento sustentável, da produção ao consumo. As soluções, segundo ele, devem ser intensivas em tecnologia, contendo, por exemplo, sensores de temperatura e com o desenvolvimento de embalagens especiais, sem ar. "Para que não haja desperdícios com o transporte caro de produtos estragados, o controle de qualidade deve começar mais cedo, no início do processo."

Para Toth, a logística "precisa se preocupar com a sustentabilidade social, econômica e ambiental". Ele ensina: "o desafio é produzir e entregar produtos cada vez mais individualizados e personalizados, consumindo 70% dos recursos consumidos atualmente".

Para suprir essa demanda, o Instituto Fraunhofer desenvolve pesquisas como, por exemplo, de estações de entrega de encomendas pessoais. Ou seja, os pesquisadores apostam que as pessoas voltarão a retirar correspondências ou pequenas encomendas num determinado ponto do bairro ou da cidade. "A parte final da entrega é muito difícil", afirmou.

Outro foco de pesquisas do instituto é voltado para o suprimento de indústrias que originalmente se instalaram longe de centros urbanos, mas que gradativamente foram sendo integradas às cidades, que se expandiram. "Em muitos casos, não é possível usar caminhões grandes. É preciso pensar em cadeias de fornecimento não poluentes, sem ruídos, em determinados horários do dia", disse.

A logística urbana é uma preocupação também do pesquisador Daniel Boudouin, do Centro de Pesquisa sobre Transporte e Logística da Universidade de Marseille. No workshop, ele falou de plataformas logísticas e organização do território. Boudouin destacou que a organização da logística urbana e de fluxos de retorno (ou seja, a logística reversa) é uma demanda presente nos institutos especializados.

Ele salientou que 10% dos empregos da Europa são na área de logística. E apresentou um dado curioso a respeito dos efeitos da logística sobre a sustentabilidade: a circulação de dejetos representa 17% do conjunto de transportes na Europa.

Nos próximos meses, o Senai-SC realizará mais três workshops internacionais, sobre Eletroeletrônica, em Jaraguá do Sul; Tecnologia da Informação e Automação, em Florianópolis; e em Materiais, em Criciúma.
Reportagem de Ivonei Fazzioni/Sistema Fiesc



Móvel brasileiro: nova publicação traz imagens inéditas de grandes designers

“Com a edição de Móvel moderno brasileiro, a FGV Projetos documenta uma trajetória de sucesso, que floresce até os dias de hoje e influencia novos designers e arquitetos, valorizando a cultura brasileira.” O comentário é de Cesar Cunha Campos, diretor da FGV Projetos, que, junto com a Aeroplano Editora, acaba de lançar a publicação.

Cadeira Três Pés (1947), de Joaquim Tenreiro, é uma das peças
em destaque do livro Móvel brasileiro moderno (Foto Divulgação) 


Com imagens inéditas de grandes obras brasileiras que influenciam designers de todo mundo, o livro é um registro das principais obras que inauguraram o modernismo no design de móveis no país.

O modernismo brasileiro teve seu marco inaugural na Semana de Arte Moderna de 22 (de 13 a 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo), início da renovação estética que revolucionaria especialmente as artes e a literatura, e pela arquitetura de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que veio por fim à tradição colonial.

No entanto, pouco se fala do mobiliário projetado para harmonizar os novos espaços em função de uma realidade genuinamente brasileira.

A publicação traça uma linha geral da história desde os anos 1920 – com a emergência de novas ideias e de uma nova estética – até por volta dos anos 1960, quando o mobiliário moderno já estava difundido e diversificado, além de apresentar histórias, imagens e curiosidades de cada década.

Em Móvel Brasileiro Moderno é possível encontrar peças de artistas, arquitetos e designers, como Gregori Warchavchik, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Flávio de Carvalho, Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, Giuseppe Scapinelli, Zanine Caldas, Geraldo de Barros, Abraham Palatnik, Michel Arnoult, Carlo Hauner, Martin Eisler, Sergio Rodrigues, Jean Gillon, Jorge Zalszupin, Ricardo Fasanello, Bernardo Figueiredo, Paulo Mendes da Rocha e peças do atelier Branco & Preto. Algumas das peças selecionadas foram fotografadas pela primeira vez.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Madeira e mobiliário: Senai capta tecnologia italiana em ecodesign

O Senai está trazendo de Pesaro, Itália, novas soluções do Centro Tecnológico de Madeira e Móveis da região de Marche (Cosmob), para desenvolvimento de novos produtos e processos de produção. A parceria deve consolidar uma rede de ecodesign no Senai, baseada na sustentabilidade ambiental e voltada às indústrias de mobiliário em madeira.

Dividida em quatro etapas, a parceria inclui a instalação de duas câmaras que ajudam no emprego de novos métodos de ensaios para certificar a emissão de formaldeídos (poluentes) e a disseminação nas empresas o uso do software Everdee, para o monitoramento das etapas de fabricação de móveis e que permitirá a validação do seu caráter sustentável. Além disso, haverá capacitação de técnicos do Senai em metodologias de planejamento e controles de produção e de qualidade e oficinas temáticas para representantes de empresas.

Com oferta de cursos e serviços na área de móveis, as unidades do Senai na Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia são as principais beneficiadas pelo contrato com o Cosmob, recebendo diretamente as tecnologias disponíveis na parceria. Com a incorporação de métodos de avaliação da sustentabilidade de produtos e da adequação a padrões internacionais, o Senai vai ajudar para que a indústria moveleira nacional se torne mais competitiva.

“A ideia do programa é que seja nacional, porque essa é uma indústria que opera em diversas unidades da federação e tem diferentes estágios em cada região”, destaca o diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi. “A indústria moveleira brasileira tem muito o que incorporar. E o papel do Senai é, sobretudo, de agregação de valor, seja na qualificação do trabalhador, na oferta de serviços técnicos e tecnológicos ou na agenda de inovação.”

O diretor-geral do Cosmob, Alessio Gnaccarini, assegura que a sustentabilidade é um dos principais fatores de agregação de valor para a economia. “Essa é a linha do futuro, para diferenciar o produto, para criar competitividade, para viabilizar a manutenção do próprio produto e do mundo. Por isso, a nossa estrutura investiu muito nesse tipo de tecnologia nos últimos anos.” O Cosmob tem parcerias semelhantes com países do Norte da África, China e Rússia.

A demanda por novas tecnologias na produção moveleira surgiu da própria indústria e de especialistas do Senai que atendem o setor. “Nós observamos as várias exigências que os países importadores estabelecem e começamos a pesquisar instituições que poderiam nos ajudar. Como a Itália é uma referência no assunto, chegamos ao Cosmob e sugerimos a parceria ao Senai Nacional, que comprou a ideia”, conta Marco Secco, diretor regional do Senai do Paraná.

“Investir na sustentabilidade da produção é uma forma de qualificar os móveis nacionais para exportação, mas também para as novas exigências do mercado interno. A grande questão dessa parceria é o investimento na análise do ciclo de vida do produto, que será feito por um software livre”, ressalta Secco. “Mas, antes de usá-lo no Brasil, teremos de ‘tropicalizá-lo’, ou seja, adaptá-lo à realidade da produção do país”, explica, ao anunciar a customização do Everdee para uso na indústria brasileira.

As etapas do projeto, que terá a duração de dois anos, já começam.

Trabalho escravo: PEC 438/01 pode ser votada na próxima terça

Após quase oito anos engavetada, a PEC do Trabalho Escravo (Proposta de Emenda à Constituição nº 438/01) deverá ser votada no plenário da Câmara dos Deputados na próxima terça (22/5/2012).

A matéria, que prevê o confisco de imóveis onde forem encontrados trabalhadores em regime de escravidão, chegou a ser incluída na pauta de votações da casa na semana passada, mas acabou sendo adiada.

A expectativa para a próxima semana, de acordo com o coordenador da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), José Guerra, é positiva. “A Câmara já fez um debate profundo sobre o tema. Por essa razão, acreditamos que haja condições favoráveis à aprovação dessa PEC no dia 22”, afirmou.

A matéria já havia sido aprovada na Câmara em primeiro turno em 2004. Desde então, aguardava inclusão na pauta de votações.

Na semana passada, uma grande mobilização foi deflagrada por sindicatos e entidades ligadas à causa. Na terça (8/5/2012), dada em que a PEC deveria ter sido apreciada pelos parlamentares, ministros, parlamentares, centrais sindicais, movimentos sociais, artistas e intelectuais de todo o país participaram de Ato Político em favor da aprovação da matéria.

Na ocasião, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), pediu a todos os militantes presentes que visitassem todos os parlamentares da Casa buscando apoio à PEC, que necessitará de quórum qualificado para ser aprovada – três quintos dos votos favoráveis do total dos 513 deputados. Rosário reafirmou o interesse do governo em torno da proposta e disse que depois de tantas conquistas democráticas, o país não pode mais conviver com o trabalho escravo.

Mais de 60 mil pessoas de todo o país já aderiram ao abaixo-assinado em favor da aprovação da PEC do Trabalho Escravo. Na semana passada, cerca de 55 mil assinaturas foram entregues ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). Ainda há tempo para novas adesões, os internautas que desejarem participar, devem clicar aqui. O manifesto é organizada pelo site Avaaz, com o apoio da ONG Repórter Brasil.

A PEC do Trabalho Escravo prevê o confisco de imóveis urbanos e rurais onde forem encontrados trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo. Após a expropriação, as propriedades deverão ser destinadas à reforma agrária e habitação popular. A proposta passou pelo Senado Federal em 2003 e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, a matéria aguarda votação em segundo turno na casa.
Fonte Assessoria de Comunicação Social/Secretaria de Direitos Humanos 

terça-feira, 15 de maio de 2012

A Educação que funciona 4: As escolas de dona Vicky*

"Praticamente sem aumentar os custos, dona Vicky conseguiu que estudantes do interior obtivessem desempenho melhor em testes do que os citadinos"

Vicky Colbert passou pelo Brasil e não conseguiu me encontrar. Pois não é que na semana seguinte descobri que estávamos no mesmo hotel em Doha (Catar)? Eu era parte da plateia de um monumental evento sobre ensino e inovação. Ela estava lá para receber um prêmio. Aliás, há dois anos nos encontramos na Clinton Global Initiative, em que ela ia receber outro prêmio. São muitos! Para o Banco Mundial, suas escolas estão entre as três maiores inovações no ensino, pois países em desenvolvimento podem reproduzi-las em grande escala.

Dona Vicky, uma socióloga colombiana, é a mentora das Escuelas Nuevas em seu país. O interior da Colômbia é, pelo menos, tão atrasado e pobre como o nosso. Portanto, não espanta que a qualidade da educação fosse pior do que a urbana. De fato, é assim em todos os países. Mas na Colômbia mudou. Após a implantação da Escuela Nueva na zona rural, caíram a repetência e a reprovação. Aumentaram também os escores nos testes. Os resultados passaram a ser melhores que os das urbanas (e, junto com Cuba, os mais elevados na América Latina).

Note-se que em grande parte as escolas rurais são unidocentes, isto é, são escolas muito pequenas, nas quais um professor ensina simultaneamente em várias séries iniciais. Somam-se o atraso e o isolamento rural ao desafio extra de lidar com todas as séries em uma mesma sala e com um único professor.

Praticamente sem aumentar os custos, dona Vicky conseguiu que seus caipiras obtivessem mais pontuação nos testes do que os citadinos. A inovação se alastrou. Hoje está em 35 países e matricula 5 milhões de alunos. No Norte e Nordeste do Brasil, há 4 000 escolas que adotaram o método, mas têm pouca divulgação e sabemos pouco dos resultados. O que fez dona Vicky para obter tão retumbante sucesso? Onde está a diferença, diante de tantas ideias redentoras que circulam por aí?

Na verdade, o principal segredo é pôr em prática uma solução integrada. São várias medidas e inovações que se juntam para fazer a diferença. De fato, não se reforma a educação com uma única providência miraculosa. É o conjunto que origina massa crítica. O mérito de dona Vicky e de sua equipe foi refinar essas providências e montar a máquina administrativa que fez tudo funcionar.

Os materiais escolares foram especialmente desenhados para o programa e se baseiam nos princípios da educação ativa. Os professores são cuidadosamente preparados para usá-los com competência, além de receberem acompanhamento permanente do projeto. Há encontros frequentes, a fim de discutir práticas de ensino. A ampla participação da comunidade requer estratégias apropriadas, para que ela se aproxime da escola, apoie suas propostas e se incorpore aos projetos práticos dos alunos. Sem fórmulas mágicas, é um feijão com arroz bem temperado.

Porém, há diferenças. Uma delas está na ênfase na cooperação entre os estudantes e, também, na integração com a comunidade. Outra diferença são as salas de aula e as atividades ao ar livre, em que se combinam os assuntos escolares com aplicações práticas. A ênfase na leitura e na compreensão é um foco central do aprendizado.

Talvez mais surpreendente, os livros e guias são autoinstrucionais, ou seja, cada aluno estuda por conta própria, caminha em seu ritmo e toma decisões. Nas atividades de leitura, os estudantes avaliam o desempenho uns dos outros. Em grande medida, tais soluções reduzem as clássicas aulas expositivas, liberando o professor para atender os alunos mais necessitados de apoio individualizado.

Agora que as escolas rurais têm uma fórmula consolidada, dona Vicky está adaptando o modelo para as urbanas. Ainda não foi possível avaliar os resultados, mas, segundo ela, parecem promissores. Uma segunda iniciativa é estimular a participação das empresas. Ao longo do tempo, observou-se que as mudanças políticas trazem instabilidade e perdas às escolas (não é só na Escuela Nueva!).

O novo prefeito tem ideias diferentes. Daí a procura de parceiros nas empresas privadas que queiram ajudar as escolas públicas, pois podem amortecer a volatilidade trazida pela politicagem. Como as empresas colombianas e brasileiras têm grande protagonismo na educação pública, dona Vicky se aproxima do nosso país para prosseguir nos seus experimentos. Segundo disse, busca sócios caboclos. Alguém se habilita?




Emprego: Senai de Pernambuco abre 16 vagas

O Senai de Pernambuco está oferecendo 16 vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva. Interessados têm até sexta (18/5/2912) para se inscreverem no processo seletivo (clique aqui para ver o Edital). Todas as vagas do processo seletivo são para contratação por tempo indeterminado.

As vagas são para as seguintes áreas: construção civil (4), arquitetura (1), laboratório (1), agente de mercado (1), eletrotécnica (1), eletroeletrônica (1), vigilante (6) e manutenção (1).

Os candidatos devem entregar o currículo na recepção da sede do Senai-PE, na rua Frei Cassimiro, 88, Santo Amaro, Recife, das 8h às 16h30, ou enviar e-mail via curriculo@pe.senai.br, indicando a vaga pretendida no campo assunto do seu e-mail pessoal.

As etapas do processo e os critérios de avaliação podem ser conhecidos na programação da seleção, que será fornecida ao candidato pré-selecionado de acordo com os requisitos do cargo.



Curso Governança para a Sustentabilidade: Senai-PA abre inscrições até 23 de maio

Mudança de atitudes para valorizar a inclusão e a responsabilidade socioambiental é um dos temas do curso Governança para a Sustentabilidade, que será ministrado pelo Senai do Pará, de 28 de maio a 1 de junho de 2012, em Belém.

Criado em parceria com o Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores), o curso vai abordar conhecimentos e habilidades técnicas sobre desenvolvimento sustentável no setor produtivo.

As aulas serão ministradas por Luiz Carlos Freitas Rodrigues, especialista em administração de empresas e mestre em planejamento urbano e regional. As inscrições podem ser feitas o próximo dia 23 de maio. Para mais informações ligue 91 4009-4779/4990.

Gestão da inovação: MEI Tocantins promove nova palestra a empresários

Em continuidade à sensibilização e motivação de empresários, a Mobilização Empresarial pela Inovação das Micro e Pequenas Empresas Industriais – MEI Tocantins promove nesta quinta (17/5/2012), em Palmas, palestra gratuita com o tema Inovação. O evento começará às 9h30, no auditório do Sebrae. A palestra será ministrada pelo administrador e especialista em inovação e coordenador do curso de administração da Faculdade Católica do Tocantins, André Raposo.

A proposta da MEI é despertar as empresas para a necessidade de incorporar planos de gestão da inovação à estratégia de seus negócios. O gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial do Sistema Fieto, Carlos de Assis, explica os resultados proporcionados por meio da adesão à MEI. “O maior benefício é se preparar para competir num mercado onde as indústrias são estimuladas a inovar e produzir com melhor qualidade, tanto em termo de produtos quanto nos serviços.”

No Tocantins, o foco inicial do projeto é atender os segmentos de madeira e móveis, vestuário, cerâmica, alimentos, grãos/arroz, gráfico, construção civil e metalurgia. Tais setores foram escolhidos por possuírem entendimento em programas de gestão, qualidade e de melhoria de processos.

A verba destinada para a implantação de planos de inovação nas micros e pequenas indústrias, por meio dos Núcleos de Inovação em todo país, é de R$ 48,6 milhões, além das contrapartidas dos parceiros. As ações da MEI se concentram na sensibilização, capacitação em gestão da inovação e consultorias para elaboração e implantação de planos de inovação nas empresas e na elaboração de projetos com essa característica. Também está prevista, ainda para este ano, a execução de um Plano de Inovação e a criação da metodologia de aplicação do mesmo.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Qualidade de vida via internet: Sesi oferece cursos a distância gratuitos na área da saúde

Prevenção do câncer de mama é
uma das ofertas (Foto Divulgação)

Hábitos Saudáveis e Qualidade de Vida, Planejamento Familiar e Contracepção, Prevenção ao Câncer de Mama e Prevenção do Câncer de Pele.

Estes são os quatro programas de capacitação que o Sesi do Paraná e a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná estão oferecendo gratuitamente, todos voltados para a prevenção de doenças e hábitos saudáveis.

Ministrados a distância, eles foram elaborados com a participação de especialistas do hospital e têm a duração que variam de 4 a 8 horas.

O Sesi oferece outros dez cursos na área da saúde, que tratam de temas como alimentação saudável, artrose, osteoporose, saúde vocal e uso responsável de medicamentos. Já disponíveis, os cursos são autoinstrucionais, ou seja, o próprio conteúdo ajuda o aluno a conduzir seu aprendizado e é o próprio aluno que faz a gestão do horário e local para acessar o conteúdo. Clique aqui para se inscrever.


Desafio Sebrae: jogo que transforma universitários em empreendedores está com inscrições abertas

Espírito de liderança, administração de riscos, tomada de decisões e busca de resultados são algumas das características estimuladas nos universitários pelo Desafio Sebrae, jogo que simula a gestão de um empreendimento. O Desafio difunde conceitos como competitividade, ética e associativismo, e desperta nos participantes a vontade de ter o próprio negócio.

As inscrições estão abertas até sexta (18/5/2012) pelo www.desafio.sebrae.com.br

O tema do jogo são frutas tropicais. Podem participar estudantes universitários de todo o Brasil e de todos os cursos. Os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae. 


Educação móvel: Senai vai ampliar número de matrículas com novas unidades

O objetivo é capacitar trabalhadores no interior dos estados.

Clique aqui para ouvir reportagem da Rádio Indústria.
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