segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mina de Talentos: programa baiano de qualificação é aplicado em Minas Gerais


A mineração Minas Bahia Miba, a Prefeitura de Grão Mongol e o Senai de Minas Gerais estão promovendo o Programa Mina de Talentos, para qualificar trabalhadores locais. O programa replica fórmula testada nos municípios baianos de Caetité, Pindaí, Guanambi e Ilhéus. Na Bahia, o Mina de Talentos já formou 1.205 pessoas, muitos absorvidos por empresas de energia eólica instaladas em Caetité e outros serão absorvidos pela Bahia Mineração, empresa do mesmo grupo da Miba.

As inscrições estão abertas até sexta (6/7/2012), e as aulas começarão em 23 de julho. Inicialmente são 180 vagas, em cursos da área da construção civil, inclusive para o setor administrativo. Podem se inscrever maiores de 18 anos e residentes em Grão Mogol.

Lançado na Bahia em 2011, o Mina de Talentos é o programa âncora para a formação de trabalhadores para a Bamin. A empresa já investiu R$ 1,9 milhão, com a meta é beneficiar, até 2014, 6,6 mil pessoas em um investimento de R$ 16,7 milhões. A Bamin é responsável pelo projeto Pedra de Ferro: extração de minério de ferro em Caetité (Sudoeste da Bahia) e escoamento do produto por Ilhéus (sul do estado). Bamin e Miba são empresas brasileiras do Grupo Enrc (Eurasian Natural Resources Corporation), sexto maior exportador de minério de ferro do mundo.


Tecnologias na escola: Pierre Lévy prevê substituição do livro didático e do caderno por computadores e tablets nas salas de aula

As mudanças tecnológicas tão aceleradas do mundo moderno vão chegar de vez à sala de aula e é bem possível que computadores, tablets e outras plataformas substituam o livro didático e o caderno. A previsão é do sociólogo e professor da Universidade de Ottawa, Canadá, especialista em internet, que participou do recente 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, em Brasília.

Lévy: "os alunos do futuro serão pessoas criativas, abertas e colaborativas"

“É difícil dizer o que será a civilização no futuro. Aquilo que vamos construir não é imaginável agora. Nós estamos em um momento de grande transformação cultural”, avalia o especialista. Ele não descarta, no entanto, que as crianças continuem aprendendo habilidades básicas do mundo pré-digital, como a escrita à mão. “A priori, eu diria que é importante ensinar a escrever a mão. É importante manter isso assim como fazer o cálculo mental, apesar de todo mundo ter calculadora”, defende.

Para Lévy, mudarão os materiais pedagógicos e mudarão as competências dos estudantes. “Os alunos do futuro serão pessoas criativas, abertas e colaborativas. Ao mesmo tempo, serão capazes de se concentrar com uma mente disciplinada. É necessário equilibrar os dois aspectos: a imensidão das informações disponíveis, colaborações e contatos; com (a capacidade de) planejamento, realização de projetos, disciplina mental e concentração”.

O sociólogo defende o uso das redes sociais para ensino e aprendizagem. Ele mesmo obriga os seus alunos a criarem grupos no Facebook, postarem textos ou vídeos e participarem de grupos de discussão. “O Facebook é apenas uma das mídias sociais em um contexto de participação. Não são as novas mídias que terão impacto negativo. São as pessoas que postam coisas negativas. É como se perguntar qual o impacto negativo da linguagem porque tem muita mentira. Não é a linguagem que tem impacto negativo, são os mentirosos!”, comparou.

Pierre Lévy acredita que a nova cultura baseada na informática e a economia do conhecimento impliquem novas formas de sociabilidade: ambientes mais colaborativos, em rede e autoorganizados formando uma memória coletiva.

Essas transformações exigirão habilidades que precisam ser ensinadas como a capacidade dos alunos em avaliar as fontes de informação, identificar orientações, ter atitude crítica quanto aos conteúdos.

Ao ser indagado pela Agência Brasil se o país, com baixo índice de aprendizagem generalizado e ainda com número elevado de adultos analfabetos, conseguirá formar seus estudantes com essas capacidades Pierre Lévy foi otimista: “Eu fico sempre surpreso ao ver até que ponto os brasileiros têm uma ideia negativa do seu próprio país. Primeiramente, vocês estão se transformando na quinta potência econômica do mundo, com uma taxa de crescimento muito elevada. Sim, tem analfabetismo, mas, apesar disso, há um esforço muito importante focado na educação, e o que eu vejo sempre que venho para cá é um monte de pessoas dedicadas para trabalhar na educação.”

Para o sociólogo, o Brasil está ciente de que o futuro do país está no investimento na educação. “Não fiquem desesperados e continuem com esse entusiasmo extraordinário”, completou. Lévy reconhece que os problemas existem, mas ressalta que eles têm que ser resolvidas com “as ferramentas de hoje e com a visão do futuro”.
Reportagem de Gilberto Costa, com edição de Lana Cristina/Agência Brasil


Biotecnologia: novo centro de pesquisa na UFRJ vai promover a transferência da inovação para o mercado

Ampliar as pesquisas em biotecnologia passíveis de serem aplicadas no mercado, com foco social, é o principal trabalho que o novo polo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O recém-inaugurado Bioinovar – laboratórios Paulo de Góes, além de estreitar as relações entre universidade e sociedade, será o maior complexo de laboratórios de pesquisas na área de biotecnologia do Brasil e o único no Rio de Janeiro com o desenvolvimento de projetos pioneiros nas áreas médica, farmacêutica e de sustentabilidade socioambiental.

Dentre as pesquisas em andamento, destaca-se a realizada com microorganismos, que irá permitir a prevenção e remediação de acidentes naturais como, por exemplo, vazamento de óleo no oceano.

De acordo com Angela Uller, diretora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade (Criar) e que também fez parte da equipe idealizadora do complexo, “o Bioinovar vem com o objetivo de tirar o conhecimento da ‘bancada’ e fazer a inovação chegar ao mercado, gerando receita e real impacto para a sociedade”, declara.

O polo será constituído por diferentes grupos de pesquisa de caráter multidisciplinar, com foco em quatro grandes áreas: biocombustíveis; biofármacos e dispositivos biomédicos; biocatalizadores e bioprodutos; ecologia microbiana e biotecnologia do petróleo.

Outro objetivo do Bioinovar é capacitar pessoal para transferência de conhecimento dentro de cada uma dessas áreas, por meio de cursos profissionalizantes e implementação de empresas juniores dentro da UFRJ.


Afiação de ferramentas: Senai-AM vai promover curso inédito e criar soluções técnicas e tecnológicas para o setor

Aumentar a vida útil de peças rotativas no processo de fabricação é um dos principais benefícios que um afiador de ferramentas qualificado pode oferecer. A ferramenta afiada tem a capacidade de ser reutilizada com um aproveitamento 70% da peça. De acordo com a demanda da indústria o Senai do Amazonas vai formar, a partir deste mês, especialistas em afiação de ferramentas rotativas e prestar serviços técnicos e tecnológicos para o setor.

Pioneiro em toda a rede Senai neste tipo curso, o centro da organização instalado no bairro de Cachoeirinha, em Manaus, tem como parceira a empresa Ricavi. Forma doados mais de dez equipamentos, entre maquinários, ferramentas e acessório de afiação industrial, que serão usados em programas de treinamento e soluções técnicas para a indústria.

Segundo o diretor da Ricavi, José Carasco, a iniciativa do Senai-AM com o curso de afiador vem atraindo o interesse de outras escolas do Senai. “Outros estados que estão nos procurando para firmar parcerias e implantar o curso.”

Segundo o técnico do Senai-AM Luiz Feijó, além do curso de aperfeiçoamento profissional (30h), com turmas previstas para julho, será oferecido serviços técnicos e tecnológicos para os segmentos industriais que já realizam esse processo de otimização de custo com a reafiação de ferramentas. “Com esse conhecimento, a indústria deve reduzir o descarte de brocas de ferro e diminuir o custo com a comprar de novas peças”. Saiba mais: 92 3133-6414/04 e corem.eswl@am.senai.br.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pronatec em Mato Grosso do Sul: ainda tem tempo para se candidatar a vagas em 17 cursos gratuitos do Senai

Vai até neste domingo (1/7/2012), o prazo de inscrição no processo seletivo para preencher 1. 778 vagas em 17 cursos que o Senai de Mato Grosso do Sul vai ministrar gratuitamente, graças ao Pronatec. Serão formados técnicos de nível médio em Campo Grande, Corumbá, Deodápolis, Sonora e Três Lagoas. As inscrições podem ser feitas pelo www.pronatecms.com.br.

Clique aqui para saber mais sobre o Pronatec no Senai-MS

Os cursos oferecidos são nas áreas de açúcar e álcool, agroindústria, automação industrial, cerâmica, celulose e papel, edificações, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecânica, meio ambiente, mineração, química, segurança do trabalho e vestuário. Poderão participar estudantes do segundo ano do ensino médio ou ainda aqueles que estejam matriculados na primeira fase do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

No dia 8 de julho será realizada a prova de seleção, às 8h, e o gabarito será divulgado no dia seguinte. O resultado sai em 13 de julho, e as aulas começarão em 13 de agosto. Mais informações: 0800 7070 745.

Novas vagas no Pronatec: Senai oferece mais de 3 mil oportunidades em cursos técnicos gratuitos no Rio de Janeiro

Jovens alunos do segundo ou o terceiro ano do ensino médio da rede pública do Estado do Rio de Janeiro têm até 10 de julho para se inscreverem em cursos gratuitos do Senai. São 3.145 vagas em cursos técnicos, oferecidos por meio do Pronatec. As inscrições deverão ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação, que também ficará responsável pela seleção e edição dos candidatos. O importante na seleção é o desempenho escolar dos alunos. No primeiro semestre, foram oferecidas 3.795 vagas.

Clique aqui para saber mais sobre o Pronatec no Rio de Janeiro

As oportunidades neste segundo semestre são para a formação em administração automação Industrial, comunicação visual, construção naval, eletrônica, eletrotécnica, informática, logística, manutenção automotiva, mecânica, metalurgia, programação de jogos digitais, refrigeração e climatização e segurança do trabalho.

As aulas deverão começar em agosto, setembro e outubro, de segunda à sexta, nos três turnos, dependendo do curso e da unidade escolhida.



Competitividade: MIT vai apoiar o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira

Depois da parceria fechada com os alemães da Sociedade Fraunhofer, agora o Senai terá acesso à expertise dos especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na operação dos 23 institutos de inovação que vai instalar até 2014. A instituição norte-americana, considerada uma das melhores do mundo em tecnologia, dará apoio com intercâmbio, seminários e pesquisas conjuntas na elaboração dos projetos de instalação das unidades.

Além de ampliar a captação e repasse de tecnologia, o Senai
quer chegar a 4 milhões de novos profissionais
formados para a indústria anualmente (Foto Divulgação)

O Senai atuará como ponte na colaboração do MIT com a indústria nacional. Para tanto, docentes e técnicos brasileiros serão qualificados e criadas soluções. “Esta é uma parceria muito importante, porque o MIT tem atuação muito forte no desenvolvimento de tecnologias para empresas. Contaremos com a sua experiência para montar e qualificar os nossos projetos”, ressalta o diretor de Tecnologia e Educação da CNI e diretor-geral do Senai Nacional, Rafael Lucchesi.

O investimento na parceria será de US$ 180 mil anuais, recursos utilizados, inclusive, no intercâmbio de profissionais. “Com essa aproximação, no futuro teremos um ambiente favorável para trabalhos conjuntos entre a nossa equipe e o MIT”, destacou Lucchesi.

Os 23 institutos de inovação atuarão em pesquisa aplicada com base nas necessidades da indústria em oito áreas estratégicas: produção, materiais e componentes, engenharia de superfícies, microeletrônica, tecnologia da comunicação e da informação, tecnologia da construção, energia e defesa.

Essas novas unidades fazem parte de programa do Senai de apoio à competitividade industrial. O objetivo é aumentar o número de profissionais qualificados, de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisas em inovação. Estão à disposição do programa R$ 1,9 bilhão, que também servirão para a instalação de 38 institutos de tecnologia e de 53 centros de formação profissional (CFP) e aquisição de 81 unidades móveis. Estas vão preparar profissionais para a indústria em localidades aonde não existem CEPs.

O Senai é a maior rede privada de Educação profissional e tecnológica e serviços tecnológicos da América Latina, com 809 unidades em todo o país. No ano passado, contabilizou 2,58 milhões de matriculas.


Prêmio Jovem Inovador: Concurso vai destacar melhores fotos sobre energia sustentável

Estudantes de 14 a 18 anos matriculados na rede pública e privada de ensino já podem inscrever suas melhores fotos sobre energia sustentável no Prêmio Finep Jovem Inovador 2012. O aluno pode concorrer com até três trabalhos. Serão escolhidas as três melhores fotos de cada região do Brasil, e os fotógrafos receberão troféus prêmios no valor de R$ 2,5 mil, para o vencedor da cada região, e R$ 2,5 mil, para o vencedor nacional.

Clique aqui para saber mais sobre

O Prêmio Jovem Inovador é uma das novidades da 15º edição do Prêmio Finep de Inovação 2012. Além disso, o Prêmio passa a contar com mais duas categorias direcionadas a empresas: Tecnologia Assistiva e Inovação Sustentável, que se juntam as seguintes anteriores: micro e pequena empresa, média empresa, grande empresa (apenas na etapa nacional), Instituição de Ciência e Tecnologia, Tecnologia Social, Inventor Inovador e Inovar Fundos, também restrita à etapa nacional e dividida em três subcategorias – governança, equipe e operação.

O Prêmio Finep já destacou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas, como forma de estímulo e reconhecimento à inovação no país. Podem concorrer ao Prêmio empresas ou instituições de ciência e tecnologia, públicas ou privadas, Oscips e organizações não governamentais (ONGs) com sede no país e que tenham a inovação como elemento relevante em suas estratégias de atuação.

Nesta edição a premiação será em dinheiro: R$ 100 mil a R$ 600 mil para os primeiros colocados regionais e nacionais de cada categoria, totalizando cerca de R$ 9 milhões.


Esqueça o livro didático: Portal 2 será sua nova apostila de Física

Portal 2 é um excelente game — e ninguém duvida disso. O título foi eleito um dos melhores lançamentos de 2011 graças à sua mecânica diferenciada e excelente história. No entanto, outro ponto em que o título se destaca e que poucos lembram é a física realista. Isso é tão verdade que o jogo passará a ser usado por escolas para ensinar conceitos básicos da disciplina.

O trabalho da Valve na construção do universo da série é tão preciso que a empresa decidiu liberá-la dentro de uma versão especial do Steam voltada especialmente à educação. Com ela, professores e alunos terão acesso a um conteúdo limitado da rede de distribuição e poderão trabalhar gratuitamente com o editor de fases, para que as ideias vistas em sala de aula ganhem aplicação real dentro do jogo.

Isso significa que os estudantes poderão ver toda a teoria da Física e da Matemática ganhando forma graças à Chell e à GLaDOS e, mais do que isso, interagir com esses fatores. Um exemplo disso são os conceitos de quantidade de movimento e impulso, que devem ser levados em consideração na hora de entrar ou arremessar algo em um portal.

A iniciativa da Valve é disponibilizar os primeiros acessos a essa edição pedagógica do Steam já nos próximos meses para um período de testes. Para isso, professores, programas escolares e outras instituições de ensino estão se cadastrando para participar dos primeiros passos do projeto.
Por Durval Ramos Junior/Fonte Teach with Portals, VideoGamer, Joystiq


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Técnico em portos: Senai contabiliza 18,1 candidatos por vaga para curso em Santos

Inédito no país, o curso gratuito de Técnico em Portos que será ministrado pelo Senai de Santos, São Paulo, recebeu 580 inscrições para o processo seletivo. Estão em disputa 32 vagas, uma média de 18,1 candidatos por vaga. O processo seletivo ocorrerá no próximo dia 8, e a lista dos aprovados será divulgada no dia 13, na própria unidade. As matrículas deverão ser efetuadas nos dias 13, 16 e 17 julho. As aulas terão início no dia 19 e serão ministradas à noite, de segunda a sexta-feira.

Este programa de qualificação para o setor portuário tem como meta de preparar 1.200 profissionais em um ano. Também serão abertas no próximo semestre vagas para módulos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização em temas específicos do setor.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cadeia têxtil: Senai abre novos laboratórios de ensaios e ambientes educacionais

O Senai de Santa Catarina inaugura nesta sexta (29/6/2012), às 11h, as ampliações e a revitalização em sua unidade de Brusque. Entre as melhorias estão a construção de um bloco, com 522 metros quadrados, que abriga o Laboratório de Ensaios Têxteis – Físico Químico, e modernização de outras áreas do Centro.

Os blocos A e D foram reformados para aumentar o conforto dos estudantes. O projeto foi concebido seguindo conceitos atuais de sustentabilidade, prevendo o máximo aproveitamento da água da chuva e da luz natural. O bloco D, onde funcionava o Laboratório de Ensaios Têxteis, foi reformado e nele foram instalados novos ambientes didáticos físico e químico, três novas salas de aulas e outros.

Instalado há 55 anos, o Senai de Brusque registra cerca de 2,5 mil matrículas por ano, em cursos de aprendizagem, técnicos, superiores de tecnologia, pós-graduação e de aperfeiçoamento e qualificação profissional, além do ensino médio articulado com a educação profissional.

Sua atuação envolve segmentos industriais como metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial, têxtil e confecção, gestão e informática e construção civil. A unidade presta serviços laboratoriais na área física e química têxtil, consultorias tecnológicas e CAD para Confecção.

Tecnologia em eletroeletrônica: indústria ganhará centro de referência do Senai em Santa Catarina

O presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, apresenta nesta quarta (27/6/2012), os detalhes do novo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eletroeletrônica, que será instalado na unidade da organização em Jaraguá do Sul. Côrte participará da abertura do Workshop Internacional de Eletroeletrônica, na Sociedade Cultura Artística (Scar), às 19h. O próprio evento, que prossegue amanhã, é uma das atividades preparatórias ao IST.

Com o IST, o Senai de Jaraguá do Sul deverá se tornar referência em geração de energias renováveis e em eficiência energética. Este será um dos oito institutos de tecnologia que Santa Catarina vai receber do Senai.

O Workshop contará com palestras de especialistas do Brasil, Alemanha e Colômbia. Na agenda alternativas energéticas renováveis, como eólica, solar e hidrocinética, transportes e planos do Brasil para o setor.

A relação custo-benefício na geração e a eficiência de energias alternativas serão discutidas nas palestras. Marco Polo Nempeque, do Sena Tecnoparque, da Colômbia, apresentará experiência de geração de energia hidrocinética em propriedades rurais. A energia hidrocinética consiste na implantação de turbinas nas correntezas normais dos rios, sem a necessidade de grandes reservatórios. Contudo, também tem potencial menor que o das hidrelétricas.

Hans Kyling, do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, da Alemanha, tratará de tecnologias de controle de conversores diretos e híbridos em turbinas eólicas modernas. O tema engloba tecnologias embarcadas para construir o conversor eletrônico para controlar a geração de energia elétrica a partir das correntes de vento.

Sistemas de controle são necessários na geração de energia eólica e hidrocinética, para compensar as variações de intensidade do vento ou das correntezas dos rios. Para saber mais ligue 0800 48 1212, ou acesse www.sc.senai.br/maiscompetitividade.

Energia do futuro: Unesco premiará estudantes e professores por trabalhos e desenhos

A Unesco no Brasil está promovendo o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos 2012 do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento: “Qual é a melhor fonte de energia para nosso futuro?”. A proposta é comemorar dois eventos estabelecidos pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, em 10 de novembro, e o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos (2012).

Clique aqui para saber mais sobre o concurso

Podem participar estudantes do ensino médio e seus professores-orientadores, em duas categorias: Desenhos e Trabalhos Escritos. Os alunos devem enviar os trabalhos ou desenhos até 3 de setembro. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com instituições das áreas de Educação e ciência.

Na edição do ano passado, a Unesco recebeu 120 trabalhos escritos e 440 desenhos de participantes de 22 estados.


Plano Nacional de Educação: Câmara aprova meta de destinação de 10% do PIB a ser alcançada em 10 anos*

Após 18 meses de tramitação, a Câmara aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE). A proposta, aprovada por unanimidade, inclui uma meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação, a ser alcançado no prazo de dez anos a partir da sanção pesidencial.

Esse era o ponto mais polêmico do projeto, após muitas negociações o relator apresentou um índice de 8% do PIB, acordado com o governo. Mas parlamentares ligados à Educação e movimentos sociais pressionavam pelo patamar de 10%.

20 metas até 2022: toda criança na escola, erradicação do analfabetismo, valorização do professor (Foto Sesi-MG)


O relator da matéria, Ângelo Vanhoni (PT-PR), acatou destaque do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) que aumentava o patamar de 8% do PIB proposto pelo governo para 10%. Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para Educação dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. A proposta agora segue para o Senado.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. Além do aumento no investimento em Educação pública, o plano prevê a ampliação das vagas em creches, a equiparação da remuneração dos professores com a de outros profissionais com formação superior, a erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas.

A conclusão da votação do PNE, adiada diversas vezes, se deu em parte pela pressão dos estudantes que lotaram o plenário da comissão. Uma caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), com cerca de 200 alunos dos ensinos médio e superior, permaneceram na comissão durante toda a reunião pedindo a aprovação do projeto.

“Nós soubemos que havia uma tentativa de adiar essa votação para depois das eleições, então nos entendemos que era fundamental ocupar o plenário para constranger e impedir que isso fosse feito”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Vanhoni disse que foi uma negociação difícil com o governo ao longo de toda a tramitação do plano, principalmente com a área econômica. A primeira versão apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) previa um índice de investimento de 7% do PIB que posteriormente foi revisto para 7,5% até ser elevado para 8% na semana passada.

“Quando recebi essa tarefa (de ser relator do PNE) pensei que não estivesse a altura, mas procurei conhecer profundamente todos os problemas da Educação. Persegui construir um plano que pensasse desde o nascimento da criança até a formação dos doutores. Um PNE que não deixasse nenhuma criança fora da escola, mas que fosse uma escola diferente que pudesse cumprir um papel social de transformar as pessoas. O governo mandou um texto que não correspondia, na nossa visão, às necessidades do nosso país”, disse o deputado.

A bandeira dos 10% do PIB para área é causa antiga dos movimentos da área e foi comemorado por estudantes e outros movimentos que acompanharam a votação. “Para nós os 10% (do PIB para a educação) é o piso para que o Brasil tome a decisão de concentrar investimento em educação. Vem uma década-chave aí pela frente de oportunidades para o país com Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal”, disse o presidente da UNE.

A aprovação também foi comemorada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade que congrega vários movimentos da área e sempre defendeu que a proposta de 8% do PIB apresentada pelo governo era insuficiente. “A diferença entre os 8% e os 10% está basicamente no padrão de qualidade. É possível expandir as matrículas com 8% do PIB, a diferença está na qualidade do ensino que será oferecida que não fica garantida com o patamar defendido anteriormente”, comparou o coordenador-geral da entidade, Daniel Cara.
*Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Rivadavia Severo/Agência Brasil


terça-feira, 26 de junho de 2012

Cursos para empresários: IEL terá 21 programas no segundo semestre

O IEL do Maranhão vai ministrar 21 cursos de aperfeiçoamento para executivos e para desenvolvimento do empresário industrial no segundo semestre. A partir de julho, serão oferecidos programas com duração que variam de 15 a 90 horas, nas áreas de gestão, planejamento, orçamento, certificação PMP, auditoria e oratória. As inscrições podem ser feitas até o dia do início das aulas.

“Os cursos foram planejados em cima das necessidades que identificamos a partir de pesquisas junto ao nosso público-alvo”, afirma o superintendente regional do IEL-MA, Marco Moura.

O programa começa com o curso de Gestão de compras e suprimentos, com duração de 45h, de 9 a 27 de julho. As aulas para todos os cursos serão ministradas no IEL-MA, quarto andar da Casa da Indústria Albano Franco, no retorno da Cohama.

Também estão previstos para julho os cursos de Planejamento e Orçamento de Obras, com 30h de duração; de Licitação e Pregão Básico, com 21h; e de Gestão Estratégica de Logística Empresarial, com 45h.

Para agosto serão mais cinco cursos nas áreas de auditoria, gestão e planejamento; em setembro estão planejados outros quatro cursos nas áreas de liderança e gestão. No entanto o mês de maior concentração de cursos é outubro, quando cinco cursos serão iniciados. E em novembro outros três cursos de aperfeiçoamento para gestores e executivos serão oferecidos.

No primeiro semestre, o IEL realizou 16 cursos nas áreas de gestão, governança corporativa, auditoria e contabilidade, com duração que variavam de 21 a 90 horas. O primeiro curso começou em março, mas a última turma dos cursos oferecidos no primeiro semestre - Auditoria Contábil, com duração de 45 horas - só termina no começo de julho.

Qualquer pessoa pode se inscrever até a véspera do início das aulas. Mais informações: capacitacao-iel@fiema.org.br e 98 3212-1892/1898/1836.


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