quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tecnologia em eletroeletrônica: indústria ganhará centro de referência do Senai em Santa Catarina

O presidente do Sistema Fiesc, Glauco José Côrte, apresenta nesta quarta (27/6/2012), os detalhes do novo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eletroeletrônica, que será instalado na unidade da organização em Jaraguá do Sul. Côrte participará da abertura do Workshop Internacional de Eletroeletrônica, na Sociedade Cultura Artística (Scar), às 19h. O próprio evento, que prossegue amanhã, é uma das atividades preparatórias ao IST.

Com o IST, o Senai de Jaraguá do Sul deverá se tornar referência em geração de energias renováveis e em eficiência energética. Este será um dos oito institutos de tecnologia que Santa Catarina vai receber do Senai.

O Workshop contará com palestras de especialistas do Brasil, Alemanha e Colômbia. Na agenda alternativas energéticas renováveis, como eólica, solar e hidrocinética, transportes e planos do Brasil para o setor.

A relação custo-benefício na geração e a eficiência de energias alternativas serão discutidas nas palestras. Marco Polo Nempeque, do Sena Tecnoparque, da Colômbia, apresentará experiência de geração de energia hidrocinética em propriedades rurais. A energia hidrocinética consiste na implantação de turbinas nas correntezas normais dos rios, sem a necessidade de grandes reservatórios. Contudo, também tem potencial menor que o das hidrelétricas.

Hans Kyling, do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, da Alemanha, tratará de tecnologias de controle de conversores diretos e híbridos em turbinas eólicas modernas. O tema engloba tecnologias embarcadas para construir o conversor eletrônico para controlar a geração de energia elétrica a partir das correntes de vento.

Sistemas de controle são necessários na geração de energia eólica e hidrocinética, para compensar as variações de intensidade do vento ou das correntezas dos rios. Para saber mais ligue 0800 48 1212, ou acesse www.sc.senai.br/maiscompetitividade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações