segunda-feira, 4 de junho de 2012

Economia Verde: ela te inclui?

Por Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho

Sabemos o futuro que queremos para todos. Queremos um futuro onde cada menina e menino possa cumprir seus direitos e capacidades e fazer uma contribuição gratificante para a sociedade.

Queremos um futuro em que possamos viver em um ambiente saudável, com fortes laços com a natureza e uma rica diversidade de relações sociais. Para isso, precisamos de um ambiente florescente. Precisamos criar economias verdes.

Veja o vídeo do Desafio WED



Esta é a nossa mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente 2012. Essa é a bandeira que iremos içar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável no Rio de Janeiro.

A Rio+20 deve redesenhar o mapa do desenvolvimento e definir novos rumos para a sustentabilidade – construção de novas formas de agricultura, novas fontes e usos de energia, novas formas de construção e transporte. Alcançar esses objetivos requer novas abordagens para a água doce e do mar, para as terras e para o clima.

Convoca para um novo pensamento sobre o significado de progresso. Exige novas fontes de inovação e de resistência que tenham raízes mais profundas que os recursos econômicos e materiais. Temos de construir economias verdes sobre as bases das sociedades verdes.

A agenda é crescente. A Educação para o desenvolvimento sustentável deve promover os valores e comportamentos para uma nova cultura de sustentabilidade. Ciência, tecnologia e engenharia devem ser mobilizadas para encontrar respostas inovadoras para questões complexas.

A cultura deve ser integrada em todas as iniciativas de desenvolvimento. Os meios de comunicação devem ajudar a construir a conscientização e elaboração de políticas. Devemos promover a inclusão social através de políticas integradas. A sustentabilidade só virá se trabalhada em todos esses níveis. A Unesco atua em cada um deles.

Na ciência, tecnologia, inovação e engenharia, a Unesco incentiva soluções verdes para os desafios de hoje e de amanhã. A Organização está liderando a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) para proporcionar a todos as ferramentas e habilidades para fazer a diferença.

Estamos trabalhando para reforçar a interface entre ciência e política, e apoiar ativamente a recém-criada Plataforma de Política da Ciência Intergovernamental sobre Serviços de Ecossistemas e Biodiversidade (IPBES, na sigla em inglês).

Economias verdes devem incluir todos. Nenhuma sociedade, nenhum homem ou mulher pode ser deixado para trás. Nós todos devemos proteger o planeta para o futuro que queremos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações