segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pronatec no Amazonas: Senai abre oportunidade de nova profissão para quem está fora do mercado


Há mais de um ano desempregado, o ex-vigilante do Polo Industrial de Manaus, Antônio da Rocha, 42 anos, ganhou a oportunidade de aprender nova profissão para reingressar no mercado de trabalho. Ele finaliza o curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Refrigeração e Climatização, ministrado pelo Senai. Tudo gratuito, graças aos participantes do Pronatec.

Rocha em plena prática antes de voltar
ao mercado de trabalho (Fotos Senai-AM)
A chance de se qualificar sem gastar o dinheiro, que já é escasso, foi decisivo para Rocha retornar à sala de aula e reconstruir sua carreira profissional. “Sofri um acidente no dedo do gatilho e por conta disso não pude mais ser vigilante. Para mim, participar do Pronatec no Senai traz esperança de melhoria de vida, pois estou acumulando conhecimentos para competir e conquistar uma vaga de emprego, só que agora em outra área.”

O Pronatec é um programa do governo federal, aplicado pelos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia (IFs), o Senai e outras organizações de ensino profissionalizante. Podem participar jovens do ensino médio da rede pública, das Forças Armadas, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiários do seguro-desemprego.

Participante do Bolsa Família, o ex-vigilante também já fez a pré-matrícula o filho Sidnei dos Santos, 17 anos, no curso de Refrigeração. Qualquer membro da família pode participar do Pronatec e não implica na perda do benefício. O pré-requisito é estar cadastrado no Cadastro Único e ter entre 16 e 59 anos. Cada participante tem direito a fazer dois cursos.

Para a ex-montadora do polo relojoeiro de Manaus, Michelle Apolinário, 31 anos, a indústria de eletroeletrônico continua atraindo suas atenções mesmo após cinco anos desempregada. Assim como Antônio, Michelle agarrou a possibilidade de ampliar seus conhecimentos e participa do curso de Operador de Linha de Montagem da Indústria Eletroeletrônica.

Michelle quer aprimorar ainda mais
suas qualidades profissionais
Michelle também é beneficiária do Bolsa Família, e agora quer continuar sua formação profissional após concluir o curso atual. Com uma nova visão do mundo competitivo do trabalho, ela pretende retornar ao mercado com bastantes informações técnicas e profissionais para que se destaque nas suas futuras atividades e conquiste maior estabilidade no ambiente de trabalho.

De acordo com o instrutor do Senai-AM, Roberto Campos, o curso complementar ao de Operador de Linha de Montagem é o Inspetor da Qualidade. A indústria local que mais emprega é a de eletroeletrônica, ainda segundo Campos. Para formar profissionais neste segmento, o Senai minsitra cursos nas modalidades de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento, técnico e aprendizagem.

Graças ao Pronatec, o Senai-AM ampliou o número de alunos em suas quatro escolas. Mais de 600 alunos já receberam os certificados de conclusão de curso e 1.096 estão frequentando 22 cursos profissionalizantes.

Mais informações: www.vocenaindustria.com.br ou na secretaria dos órgãos públicos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações