quarta-feira, 2 de maio de 2012

Escolas móveis: Senai já atendeu mais de 300 mil pessoas em São Paulo

Prestes a comemorar 40 anos de existência das escolas móveis no estado em 2013, o Senai de São Paulo colhe os frutos dos atendimentos feitos por estas unidades em várias cidades da capital e do interior. De acordo com Osney Seri, supervisor de Unidade Móvel da organização, até 2011 foram atendidas 318 mil pessoas em 23 setores industriais.

São 70 unidades móveis, entre carretas e kits didáticos (Foto Divulgação)
De acordo com sua estrutura física, as escolas móveis podem ser classificadas como carreta e kit didático. A primeira contém sala de aula e oficina, montadas na estrutura de semirreboque. O kit possui equipamentos, mobiliários e ferramental para serem montados em local preestabelecido junto ao solicitante, fora da carreta. “Dispomos de 47 carretas e 23 kits didáticos em operação”, informa Seri.

Estão previstas novas unidades. “Estamos recebendo duas carretas por quinzena. Em Lençóis Paulista, onde são montadas as unidades móveis, temos 15 Unidades em fase de estruturação”, anuncia Seri, destacando que as principais inovações são quatro carretas da área de aviação.

Para atender à demanda industrial em todas as regiões do estado, agentes de treinamento do Senai-SP verificam a necessidade de usar as escolas móveis em determinada região. Esta estratégia de atendimento pode ou não ser utilizada pela escola fixa como complemento, para suprir a falta de algum curso na unidade. Clique aqui para saber mais.
Reportagem de Edgar Marcel/Sistema Fiesp



Do Estadão PME: micro, pequenos e até grandes empresários mostram que não é preciso muito para inovar

Inovar é algo difícil de explicar. O que é inovação? O que define que um produto ou serviço é realmente inovador? E mais: inovação é garantia de sucesso?

Para tentar ajudar os empreendedores na difícil tarefa de responder a – pelo menos – essas três perguntas, o Estadão PME selecionou seis histórias de micro, pequenas e até grandes empresas que mostram, na prática, o que é inovação e como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar. Clique aqui e leia reportagem completa.


Da Agência Brasil: um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior

Aproximadamente 25% dos professores que trabalham nas escolas de Educação básica do país não têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado em abril passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Apesar de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em 2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o magistério não é uma carreira atraente.

“Isso mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro. Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.

A maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na Educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.

Para a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o professor entra na rede vai para a Educação infantil quase como que um 'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas lá na frente”, pondera.

Segundo Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor melhore sua formação”, aponta.

O resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380 mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera “muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.

Uma das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas. O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.

“Os programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o aprimoramento”, diz Roberto Leão.
Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Talita Cavalcante/Agência Brasil



terça-feira, 1 de maio de 2012

Pronunciamento da presidenta da República, Dilma Rousseff, pelo Dia do Trabalho

Presidenta Dilma, sou seu fã desde a primeira hora (já tive o prazer de entrevistá-la quando ministra das Minas e Energia) e gostei muito do seu pronunciamento neste 1º de Maio.

Mas ainda aguardo mais dois pronunciamentos fundamentais: 

  • o anúncio da desoneração do bolso do assalariado, colocando os impostos - principalmente o da RENDA - do tamanho e de acordo com o país que a senhora almeja e que todos nós sonhamos. 
  • o anúncio da federalização da Educação. Não dá mais para colocar o futuro de nossos filhos nas mãos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores.

Acredito no seu governo, presidenta Dilma: enquadre os juros, desonere a folha de pagamento das empresas, não acoberte pilantras, mas também amanse a voracidade do Leão, livre os nossos bolsos dessa dentada sem limites. O trabalhador precisa viver com impostos justos. 




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tecnologia na Copa 2014: Nicolelis propõe a Aldo Rebelo união entre esporte e ciência

Uma criança paralítica vai dar o pontapé inicial da Copa de 2014. A ideia é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que comanda um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Universidade Duke, em Durham, nos Estados Unidos. Nicolelis levou a proposta da união entre futebol e ciência na abertura da próxima Copa do Mundo da Fifa ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Tecnologia a serviço do torcedor



Um dos mais premiados cientistas do mundo, Nicolelis promove pesquisas que buscam a integração do cérebro humano com máquinas. Por meio de próteses especiais, pessoas com paralisia corporal conseguem movimentar pernas e braços graças aos impulsos nervosos. O desejo do cientista é que uma criança paralítica dê o pontapé inicial da Copa de 2014, em junho, em São Paulo.

O projeto de Nicolelis recebeu apoio imediato de Rebelo, que se prontificou a apresentar a sugestão à Fifa. O ministro e o cientista apontam a Copa do Mundo como oportunidade para mostrar, além das realizações esportivas, o desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Moda é ciência: congresso vai promover intercâmbio entre diversas academias

O Senai-Cetiqt vai promover em setembro, no Rio de Janeiro, o 8º Colóquio de Moda, congresso científico e espaço de intercâmbio entre estudantes e pesquisadores de vários cursos de graduação e programas de pós-graduação.

Estarão reunidos pesquisadores, acadêmicos, profissionais de moda e de áreas de aderência como psicologia, sociologia, marketing, jornalismo, administração, artes plásticas, design e história. Clique aqui para saber mais.

Inovação na prática: cosmético da casca do ovo de avestruz chega ao mercado mato-grossense

Uma nova linha de esfoliante com cremes feitos com casca de ovo de avestruz chega ao mercado mato-grossense. Trata-se de uma gama de produtos para o corpo, face e pés, que combina propriedades de higienização e hidratação da pele. Tudo desenvolvido pela marca Ostrich Cold Cream em parceria com o Senai de Mato Grosso.

Para a diretora de marketing da Companhia do Avestruz, Tania Kramm da Costa, o lançamento do produto é mais uma importante conquista para a marca Ostrich Cold Cream, que está no mercado de cosméticos mato-grossense há dois anos. A linha é originada da indústria Companhia do Avestruz, fundada em 2006, com sede em Nossa Senhora do Livramento, a 32 quilômetros de Cuiabá.

"O esfoliante caracteriza-se por ser uma combinação de propriedades que higienizam, condicionam e tratam a pele. Ele contém microesferas de casca de ovo de avestruz revestidas com vitamina A, que removem as impurezas e as células mortas, agindo no condicionamento, proteção e rejuvenescimento", assegura Tania, ressaltando ainda que "o produto é rico em sais de cálcio e ômegas 3, 6 e 9, deixando a pele renovada, lisa, com mais vida e com uma fragrância agradável."

O produto está sendo apresentado ao público nesta sexta (26/4/2012) em farmácias que distribuem produtos da Ostrich Cold Cream, em Cuiabá e Várzea Grande. Neste primeiro momento, foram desenvolvidas em três classificações para o cosmético, dividido pelas propriedades (mel, leite e mel, e cumaru). 

"Resultado do Edital Senai Sesi de Inovação edição 2010, este é um produto regional que certamente fortalecerá a linha de produtos da indústria Companhia do Avestruz", explica o  o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo.

Ele destaca ainda que "o novo cosmético é uma demonstração clara do quanto as empresas necessitam desenvolver a inovação em produtos, processos e serviços para ganharem competitividade, sobreviverem no mercado global e conquistar o sucesso no negócio." 


Graças ao edital, o projeto teve investimentos financeiros e consultoria técnica do Senai de Cuiabá, com participação de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A edição 2012 do Edital Senai Sesi de Inovação está com inscrições abertas para indústrias interessadas em apresentar propostas e pleitear recursos técnicos, tecnológicas e financeiros. Para este ano, o investimento no país é de R$ 30 milhões, e as empresas têm até 25 de maio para apresentar propostas o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços de inovação tecnológica e social nas indústrias.

Saiba mais: com a área de mercado do Senai de Cuiabá, pelo 65 3612-1703 ou tecnologia.senaicba@senaimt.com.br; ou ainda na Ostrich Cold Cream, pelo 65 3626-1309 e sac@ostrichcosmeticos.com.br.


Senai no Pronatec: Salvador tem mais de 560 vagas em cursos gratuitos

O Senai da Bahia está com as inscrições abertas até 4 de maio para 16 turmas dos nove cursos que serão ministrados em parceria com o Pronatec. São mais 560 vagas em Salvador. Podem participar beneficiários de programas de transferência de renda com idades entre 16 e 59 anos.

Os cursos oferecidos: Ajustador Mecânico, Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro de Alvenaria, Carpinteiro de Obras, Marceneiro, Auxiliar de Confeitaria, Operador de Beneficiamento de Pescado e Montador de Veículos Automotores.

Os interessados têm que ter o ensino fundamental, mesmo incompleto, para todas as turmas, e outros graus de escolaridade a depender da área de conhecimento de cada curso. O Pronatec também ajuda nas despesas com transporte e lanche. O valor vai depender da quantidade de horas e a frequência dos participantes. Saiba mais: 71 3534-8090.



Da Agência Brasil: Ciência sem Fronteiras poderá mandar 12 mil alunos ao Canadá*


Johnston e Dilma: parceria também em programa
de qualificação de mulheres (Foto Agência Brasil)
O governo do Canadá anunciou que o país receberá 12 mil estudantes brasileiros pelo programa Ciência sem Fronteiras. O país também oferecerá aos estudantes estágios no setor privado, experiência prática em laboratórios e ensino de língua.

O anúncio foi feito nesta terça (24/4/2012), pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, durante reunião com a presidenta Dilma Rousseff.

“A intenção é que os estudantes não só aprendam a teoria, mas coloquem a mão na massa”, disse Johnston. O governador-geral do Canadá elogiou o Ciência sem Fronteiras e disse que está especialmente empolgado com as conquistas brasileiras na área social.

A presidenta Dilma agradeceu a iniciativa canadense e afirmou que nada pode aproximar mais os dois países do que as relações no campo da educação, ciência e tecnologia e inovação. “Sem dúvidas a qualidade das instituições acadêmicas do Canadá e as relações com as entidades acadêmicas e os estágios empresariais vão fazer diferença para os estudantes brasileiros no Ciência sem Fronteiras”, disse.

Dilma ainda falou sobre a importância do apoio do Canadá em outro programa brasileiro, batizado de Mulheres Mil, para a capacitação de mulheres,

O programa Ciência sem Fronteiras tem a meta de enviar 100 mil pesquisadores brasileiros para o exterior até 2014. O governo promete custear 75 mil bolsas e espera que a iniciativa privada viabilize outras 25 mil.

Também participaram da reunião entre Dilma e David Johnston os ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro interino de Relações Exteriores, Rui Nogueira.
*Reportagem de Yara Aquino, com edição de Carolina Sarres, para Agência Brasil


Do O Globo: entre a conta bancária e o coração, jovens fazem escolhas de trabalho*

Orientação profissional dada por escolas ajuda na hora de definir uma carreira

O vestibular é uma época complicada para todos os estudantes, mas a pressão é ainda maior sobre os ombros de quem não escolheu uma carreira e precisa correr contra o tempo. As escolas têm papel fundamental nesse processo de decisão e, por conta disso, vários colégios promovem eventos de orientação profissional.

Esse auxílio pedagógico ajuda o aluno a lidar com um questionamento frequente: ao eleger uma carreira, deve-se priorizar a estabilidade financeira ou a vocação? Vale mais correr atrás do sonho ou pensar na saúde da sua conta bancária?


Tecnologia na Educação: Brasília ganhará biblioteca digital

Já imaginou a possibilidade de encontrar, em um único site, os mais diversos títulos de livros, teses, dissertações, fotos e filmes? Em breve os brasilienses terão direito a esse serviço, com a criação da primeira Biblioteca Digital do Distrito Federal. A implantação da plataforma está prevista no Decreto 33.634, divulgado nesta quinta (26/4/2012), no Diário Oficial do DF.

A biblioteca será coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que também fará a manutenção e inclusão de conteúdo. O projeto conta com suporte técnico e operacional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de acordo de cooperação técnica. A expectativa é de que a plataforma esteja disponível para uso público até o final de junho.

O subsecretário de Políticas de Modernização, Gustavo Brum, que responde interinamente pela Secretaria, afirma que a criação da plataforma está entre os projetos estratégicos e prioritários da pasta. “O objetivo é reunir, em uma grande plataforma, o conteúdo digitalizado do que já existe disponível, desde livros a teses e dissertações de mestrado e doutorado de interesse público”, destaca.

A plataforma da biblioteca está pronta e foi concebida a partir de um software livre utilizado pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A primeira etapa de implantação do projeto, iniciado em dezembro do ano passado, prevê a reunião de conteúdo relacionado à história de Brasília. Para isso, foi assinada uma portaria conjunta com o Arquivo Público do Distrito Federal.

“Estamos em processo de levantamento do acervo do Arquivo Público. Vamos incluir todo o acervo na Biblioteca, digitalizando cerca de 10 mil publicações da cidade, 6 mil fotos da época da construção e 2 mil filmes do Festival de Cinema de Brasília, entre outros materiais. O projeto será contínuo, pois conteúdo é algo que nunca se esgota”, ressalta Gustavo Brum.

Em um segundo momento será realizada a inserção do conteúdo disponível nas bibliotecas regionais do DF e na Biblioteca Nacional de Brasília, que já está empenhada na conclusão de um estudo do acervo que possui domínio público, para que o direito autoral seja respeitado.

A Biblioteca Digital do DF terá como característica a interatividade. Haverá um espaço para que autores locais divulguem seus trabalhos. “Os autores poderão postar livros, teses, obras. Tudo que seja educativo, a fim de que a população conheça”, explica o secretário interino.

Futuramente, na segunda fase de implantação tecnológica, a plataforma poderá ser convertida para uso em tablets e smartphones. Para Gustavo Brum, a democratização do conhecimento é o maior benefício da iniciativa. “A população terá informação de todos os tipos de uma forma acessível e didática”, conclui.

Do Jornal do Brasil: por unanimidade, STF declara constitucional cotas para negros nas universidades*


Por unanimidade, na noite desta quinta (26/4/2012), o plenário do Supremo Tribunal Federal declarou constitucional a reserva de cotas para negros e demais afrodescendentes em universidades públicas, ao concluir o julgamento da arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF 186), ajuizada em 2009 pelo DEM, contra a instituição do sistema de cotas raciais pela Universidade de Brasília.

No início do julgamento, na quarta-feira, o ministro-relator Ricardo Lewandowski já tinha rejeitado a arguição, por entender ser “essencial equilibrar os critérios de seleção à universidade para se dar concreção aos objetivos maiores da Constituição”, já que o princípio da igualdade “não pode ser aplicado abstratamente quando é preciso atender aos excluídos”.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Feira debate tecnologia em eletroeletrônica e construção civil

Clique aqui e veja a programação

Senai no Pronatec: Londrina inscreve para cursos técnicos gratuitos

Clique aqui ou ligue 43 3294-5100 para saber mais
O Senai de Londrina, Paraná, vai ministrar cursos técnicos gratuitos a partir de 23 de julho. Podem participar Podem participar pessoas com mais de 16 anos, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio (alunos que estão matriculados nos cursos de educação profissional integrado, ofertados pela rede pública, não podem participar do Pronatec) e que residam na cidade de Londrina ou em cidades a um raio de até 30 quilômetros de distância.



Pós-graduação em manutenção produtiva total


Clique aqui para saber mais sobre a pós-graduação, que será ministrada
pela faculdade de tecnologia do Senai em Juiz de Fora, Minas Gerais


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