sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tecnologia na Copa 2014: Nicolelis propõe a Aldo Rebelo união entre esporte e ciência

Uma criança paralítica vai dar o pontapé inicial da Copa de 2014. A ideia é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que comanda um grupo de pesquisadores da área de neurociência da Universidade Duke, em Durham, nos Estados Unidos. Nicolelis levou a proposta da união entre futebol e ciência na abertura da próxima Copa do Mundo da Fifa ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Tecnologia a serviço do torcedor



Um dos mais premiados cientistas do mundo, Nicolelis promove pesquisas que buscam a integração do cérebro humano com máquinas. Por meio de próteses especiais, pessoas com paralisia corporal conseguem movimentar pernas e braços graças aos impulsos nervosos. O desejo do cientista é que uma criança paralítica dê o pontapé inicial da Copa de 2014, em junho, em São Paulo.

O projeto de Nicolelis recebeu apoio imediato de Rebelo, que se prontificou a apresentar a sugestão à Fifa. O ministro e o cientista apontam a Copa do Mundo como oportunidade para mostrar, além das realizações esportivas, o desenvolvimento científico e tecnológico do país.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações