“Os
erros são uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas ideias e
precisamos ter isso em mente. A criatividade não oferece garantias de sucesso”.
O conselho foi dado pelo especialista em economia criativa, Jonh Howkins, ao participar
do recente Seminário Internacional de Economia Criativa, Cultura e Negócios,
realizado no Teatro do Sesi São Paulo, na capital.
Outra
questão levantada por Howkins: a internet pode ser uma excelente oportunidade
de negócios para o setor produtivo. Considerado o “pai” da economia criativa,
Howkins acredita que a rede mundial de computadores é uma das grandes invenções
do século 20. Para ele, a troca de informações entre os mais variados públicos
propicia o surgimento de ideias inovadoras e a criação de negócios. “A internet
é uma ferramenta fascinante. Permite o armazenamento dos grandes dados, com
informações especificas sobre o seu cliente.”
Howkins
alertou, porém, que a falta de conhecimento sobre a legislação pode ser um
grande empecilho para o sucesso do negócio. “Os jovens empreendedores não sabem
nada sobre as leis de direitos autorais, uso de patentes e marcas registradas”.
Para reverter esse quadro, o economista sugeriu a criação de uma consultoria
gratuita. “Em Londres, os novos empresários podem esclarecer dúvidas sobre a
gestão do seu negócio com um grupo de advogados voluntários. Esse tipo de
iniciativa é muito bem-vinda.”
O
mediador da palestra, o jornalista Gilberto Dimenstein, lembrou que o excesso
de burocracia inibe o empreendedorismo no Brasil e impede o surgimento de
ideias criativas. Howkins concordou e incentivou os convidados a colocar seus
projetos em prática.
Para ele, os erros cometidos durante o processo são uma
importante ferramenta de gestão. “Criatividade precisa de liberdade. Sempre que
temos uma ideia nova, colocamos o nosso status em risco", destacou Howkis.
Reportagem
de Flávia Dias/Sesi/SP.