quarta-feira, 25 de abril de 2012

Economia criativa: os erros são inspirações para a geração de ideias, diz John Howkins


“Os erros são uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas ideias e precisamos ter isso em mente. A criatividade não oferece garantias de sucesso”. O conselho foi dado pelo especialista em economia criativa, Jonh Howkins, ao participar do recente Seminário Internacional de Economia Criativa, Cultura e Negócios, realizado no Teatro do Sesi São Paulo, na capital.

Outra questão levantada por Howkins: a internet pode ser uma excelente oportunidade de negócios para o setor produtivo. Considerado o “pai” da economia criativa, Howkins acredita que a rede mundial de computadores é uma das grandes invenções do século 20. Para ele, a troca de informações entre os mais variados públicos propicia o surgimento de ideias inovadoras e a criação de negócios. “A internet é uma ferramenta fascinante. Permite o armazenamento dos grandes dados, com informações especificas sobre o seu cliente.”





Howkins alertou, porém, que a falta de conhecimento sobre a legislação pode ser um grande empecilho para o sucesso do negócio. “Os jovens empreendedores não sabem nada sobre as leis de direitos autorais, uso de patentes e marcas registradas”. Para reverter esse quadro, o economista sugeriu a criação de uma consultoria gratuita. “Em Londres, os novos empresários podem esclarecer dúvidas sobre a gestão do seu negócio com um grupo de advogados voluntários. Esse tipo de iniciativa é muito bem-vinda.”

O mediador da palestra, o jornalista Gilberto Dimenstein, lembrou que o excesso de burocracia inibe o empreendedorismo no Brasil e impede o surgimento de ideias criativas. Howkins concordou e incentivou os convidados a colocar seus projetos em prática.

Para ele, os erros cometidos durante o processo são uma importante ferramenta de gestão. “Criatividade precisa de liberdade. Sempre que temos uma ideia nova, colocamos o nosso status em risco", destacou Howkis.

Reportagem de Flávia Dias/Sesi/SP.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações