sexta-feira, 13 de abril de 2012

Educação para o trabalho: Senai-PR tem autonomia para aprovar cursos

O Senai do Paraná tem agora autonomia para aprovar seus cursos técnicos e de graduação tecnológica. Desde novembro de 2011, a principal organização do Estado formadora de profissionais para a indústria passou a fazer parte do sistema federal de ensino. A autonomia significa importante avanço, pois dá mais agilidade aos processos de avaliação e autorização de cursos.

O Senai forma, em todo o país, profissionais
especializados em 28 áreas industriais (Foto Divulgação)


Antes, os pedidos de cursos eram encaminhados à Secretaria Estadual de Educação e ao Conselho Estadual da Educação. Com a autonomia, que está prevista em lei federal, as solicitações são analisadas e avaliadas pelo Comitê de Educação do Senai-PR e recomendados ao Conselho Regional do Senai, que faz a validação emitindo uma resolução.

Técnicos da organização estão visitando as 40 unidades que solicitaram cursos técnicos para atender às demandas do mercado, do Pronatec e do programa que articula educação básica ministrada pelo Sesi com ensino profissionalizante do Senai (Ebep).

Em março, em sua primeira reunião, o comitê recomendou o credenciamento de seis faculdades de tecnologia e a autorização de 11 cursos de graduação tecnológica. Também foi recomendada a autorização de 19 cursos técnicos em quatro unidades operacionais da organização. Todas as solicitações foram aprovadas pelo Conselho Regional do Senai. Até este mês de abril, o comitê avaliará mais 153 programas de formação técnica.

Participam do comitê o diretor regional do Senai-PR, Marco Secco; o assessor em Articulação de Operações, José Ayrton Vidal Junior; a gerente de Educação Profissional e Tecnológica, Rosane Lara; e os representantes dos gerentes de unidade, Ademir José Fiametti e Denise Terezinha Beninca de Paula, dos Coordenadores de Educação Profissional, Tais Mire de Souza Lopes e Roberto de Oliveira; e da Gerência de Educação Profissional e Tecnológica, Vanessa Sorda Frason e Tadeu Pabis Júnior, além de convidados.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações