terça-feira, 17 de abril de 2012

Governo quer atrair para o Brasil cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (17/4) que o governo quer atrair para o Brasil jovens pesquisadores que estão no exterior. Na coluna Conversa com a Presidenta, Dilma explicou a Aarón Holanda Lino, brasileiro que trabalha nos Estados Unidos, os programas do governo que têm esta finalidade.

“Além de enviar mais de 100 mil estudantes para o exterior até 2014, o Ciência sem Fronteiras abrange dois outros programas, que visam justamente atrair estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países. O primeiro é o Atração de Jovens Talentos, que objetiva trazer para o Brasil jovens pesquisadores, de preferência brasileiros, que participem de destacada produção científica e tecnológica no exterior. O segundo programa é o Pesquisador Visitante Especial, voltado para fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional, atraindo lideranças científicas durante um a três meses por ano, por um período de dois a três anos”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, as ações de incentivo ao preparo de estudantes brasileiros no exterior e de atração de pesquisadores para o Brasil contribuirão para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

“Nossos estudantes vão aprender nas melhores universidades do mundo e pesquisadores consagrados no exterior virão ao Brasil para nos transmitir suas experiências. Essas iniciativas ajudarão a alçar o Brasil para um novo patamar científico e tecnológico”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações