Grupo Madalena no programa de Rolando Boldrin, Sr. Brasil, na TV Cultura.
O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
sexta-feira, 4 de maio de 2012
O Brasil que inova 1
Marcadores:
Grupo Madalena,
O Brasil que inova,
Rolando Boldrin
Cursos para aprendizes: Senai abre inscrições em Mato Grosso do Sul
Após
ouvir manifestações de interesse das indústrias de nove municípios, o Senai de
Mato Grosso do Sul está com as inscrições abertas para que a comunidade se
inscreva para as 264 vagas em cinco cursos gratuitos na modalidade de
aprendizagem industrial. O prazo vai até 11 de maio. A seleção será realizada
em 20 de maio, nas unidades operacionais do Senai instaladas em Campo Grande,
Deodápolis, Dourados, Nova Alvorada do Sul e Três Lagoas.
![]() |
São mais de 260 vagas em cinco cursos gratuitos de aprendizagem (Foto Divulgação) |
“Essa
seleção de aprendizagem se destina, exclusivamente, para atender às
necessidades de empresas contribuintes do Senai quanto à admissão de aprendizes,
de acordo com os dispositivos legais. As indústrias têm a opção de delegar ao
Senai a inscrição de candidatos para a seleção de aprendizes, conforme a
quantidade de vagas por elas indicadas e cursos pretendidos, sendo que elas se
comprometerão a admiti-los”, explica o diretor regional do Senai-MS, Jesner
Escandolhero.
A
lista com os aprovados será divulgada em 25 de maio, inclusive por meio do www.fiems.org.br. Os aprovados terão de 28
de maio a 29 de junho para fazer as matrículas. Havendo vagas remanescentes,
serão comunicados os candidatos aprovados suplentes, respeitando-se a ordem
classificatória. As aulas começarão em 2 de julho.
São
195 vagas para o curso de assistente de produção industrial; 31 vagas para confeccionador
industrial de calçados; 16 vagas para operador de processos na indústria
sucroenergética; 18 vagas para mecânico de manutenção em motores diesel; e 4
vagas para mecânico de manutenção de máquinas agrícolas.
Clique aqui para saber mais.
Clique aqui para saber mais.
Tecnologia na construção: empresas do Nordeste ganham laboratório do Senai especializado em tintas imobiliárias
Com
equipamentos sem similares no Ceará, o laboratório de ensaios em tintas
imobiliárias recém-inaugurado pelo Senai-C deverá se tornar um importante
parceiro no desenvolvimento das indústrias do setor do Nordeste. Instalada em Jacarecanga,
na Grande Fortaleza, a unidade tem as parcerias do Senai Nacional e do Sindicato
das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação e Refinação de Petróleo
do estado (Sindiquímica).
O
gerente do Senai de Jacarecanga, Sebastião Feitosa, explica que a obra absorveu
R$ 850 mil, investimento compartilhado pelos parceiros. “O laboratório, voltado
para a construção civil, é mais um aliado das empresas no cumprimento das
exigências do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat
(PBQP-H) e também atende às normas Associação Brasileira dos Fabricantes de
Tintas (Abrafati)”, acrescenta Feitosa.
O
projeto, que teve início em 2009, conta com equipamentos únicos no Ceará.
Segundo Ailton Grande, diretor setorial de tintas do Sindiquímica, o Nordeste é
importante polo produtor e consumidor de tintas, com 87 indústrias, sendo 32 no
Ceará, com a maioria instalada na Grande Fortaleza.
Para
o diretor regional do Senai-CE, Francisco das Chagas Magalhães, o
empreendimento, que contará com a certificação do Inmetro, atender às exigência
do setor produtivo da construção civil. “Nossa missão é ir ao encontro das
demandas da classe empresarial. No caso deste laboratório, contamos com as
orientações do Sindiquíca, norteando as ações dentro das normas e exigências
que nos mantém como promotores de produtos e serviços com alto valor agregado e
eficiência.”
Do O Globo: Harvard e MIT serão parceiros em plataforma de ensino a distância*
Duas
gigantes do ensino superior americano vão unir esforços na criação de uma
plataforma para oferecer cursos online gratuitos. A Universidade de Harvard e o
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), duas das melhores universidades
do mundo e vizinhas na cidade de Cambridge, estão se associando em uma
iniciativa chamada EdX.
A parceria nasce cinco meses depois do MIT apresentar o
MITx, seu sistema de ensino não-presencial que permite que os estudantes
obtenham certificados finalizando trabalhos do curso a distância.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Cursos gratuitos em Mato Grosso: Senai e governo estadual vão abrir mais de 40 mil vagas, inclusive pelo Pronatec
Atenção
jovens mato-grossenses que buscam se preparar para o mercado de trabalho. O Senai-MT
e o governo do estado fecharam parceria e estão oferecendo 40.412 vagas
gratuitas em cursos de qualificação e técnicos – presenciais e a distância –
para estudantes do ensino médio e fundamental e da Educação de jovens e adultos
(EJA). Deverão ser capacitados pessoas de 91 municípios do estado, por meio da
atuação conjunta entre escolas públicas e unidades operacionais do Senai-MT.
O
acordo prevê 20.412 vagas em cursos presenciais de qualificação e de
habilitação técnica por meio do Pronatec. Estas vagas são destinadas ao público
do Bolsa Formação Estudante, que atende alunos do 2° e do 3° ano do ensino médio
e da EJA.
![]() |
Curso
de auxiliar administrativo é um dos que o Senai
e
os governos estadual e federal já oferecem
em
Mato Grosso (Foto Marcos Negrini/Secom-MT)
|
Na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, são 20 mil
vagas, nos cursos de Empreendedorismo, Meio Ambiente, Legislação Trabalhista,
Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual. Podem
participar estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio,
além dos jovens da EJA do ensino fundamental.
Mas
apesar das ofertas e das demandas do mercado por profissionais qualificados, o
diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, explica que existe dificuldade
das organizações de ensino em efetivamente promover a Educação, uma vez que o
interesse dos trabalhadores em estudar ainda está aquém da necessidade. "O
número de vagas que o Sistema Indústria oferece é grande e crescente, mas
faltam pessoas que realmente buscam qualificação de forma compromissada. É por
isso que parcerias como as da Seduc (secretaria de educação do estado) são
importantes para mobilizar e conscientizar os trabalhadores da necessidade de
preparação para o mercado".
Figueiredo
destaca ainda a parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência
Social (Setas), que está oferecendo 22 mil vagas gratuitas pelo Pronatec na
modalidade Formação Trabalhador (Seguro-Desemprego).
O
secretário da Seduc, Ságuas Moraes de Sousa, lembra que, desde o ano passado,
já foram pactuadas 24.556 vagas gratuitas em cursos de qualificação e
habilitação técnica para estudantes de escolas públicas.
Para
participar, os estudantes devem procurar a secretaria da escola onde estuda e
efetuar a pré-matrícula. Além desta opção, este público também poderá
candidatar-se às vagas durante a Ação Global 2012, que ocorrerá no sábado (5/5/2012),
no SesiPapa, em Cuiabá. Para saber mais ligue 65 3611-1533.
Mova Brasil: nova etapa para a redução do analfabetismo
O
Projeto Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do
analfabetismo no país entre jovens e adultos, deve reunir este ano, só no Rio
Grande do Norte, cerca de 4.5 mil educandos, divididos em 180 turmas nos
núcleos de Natal, São Gonçalo, Macau, Alto do Rodrigues, Assú, Mossoró, Campo
Grande e Apodi.
O
projeto está iniciando sua quarta etapa. As aulas inaugurais das turmas deste
ciclo serão realizadas até o próximo 5 de maio. A formação terá duração de
aproximadamente nove meses.
Mais
de 440 mil residentes do Rio Grande do Norte com idade acima de 15 anos não
sabem ler ou escrever. O número equivale a 18,5% da população do estado, de
acordo com dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro
da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já
registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo
entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%.
O
investimento da Petrobras previsto para o período de 2007 a 2012, por meio do
Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, é da ordem de R$ 1,2 bilhão
com foco em projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de
oportunidades e a valorização das potencialidades locais. O programa tem a meta
de atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente
em todo o país. Clique
aqui para saber mais sobre o programa.
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Do blog do Romário: Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência, revela pesquisa
Dados
divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam
que o Brasil possui cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de
deficiência. Os números representam 23,9% em relação ao número de habitantes do
país, que gira em torno de 190 milhões.
De
acordo com o Censo, divulgado na sexta (27/4/2012), a deficiência mais
frequente entre a população é a visual. Cerca de 35 milhões de brasileiros
declararam ter alguma dificuldade para enxergar.
Rio
Grande do Norte e a Paraíba apresentam os maiores níveis de população com
deficiência. As menores incidências acontecem em Roraima e Santa Catarina. A
informação é da Agência Brasil.
Da Agência Brasil: alunos de escolas públicas dominam premiação sobre história afro-brasileira
Todos
os nove vencedores do Concurso de Redação Camélia da Liberdade são de escolas
públicas ou de pré-vestibulares sociais. Com o tema Luiza Mahin: uma Rainha
Africana no Brasil, foram inscritos trabalhos de 372 instituições de ensino do
Rio e de São Paulo. Os melhores textos serão premiados nesta quarta (2/5/2012)
em eventos paralelos.
Serão
distribuídos aos alunos vencedores e seus professores tablets (computadores em
forma de prancheta) e máquinas fotográficas digitais. Além disso, as escolas que
tiraram primeiro lugar, incluindo os cursos pré-vestibulares, receberão
laboratórios de informática.
Indústria têxtil: setor terá apoio de rede de competitividade do Senai
![]() |
Abertura do MTP (Foto Agência Fotosite) |
Uma rede nacional de apoio à competitividade da indústria têxtil, de vestuário e confecção está sendo montada pelo Senai.
Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do
Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais fazem parte do projeto-piloto.
A
iniciativa foi apresentada pelo gerente executivo de educação profissional e
tecnológica do Senai Nacional, Rolando Vargas Vallejos, no recente Minas Trend
Preview (MTP). “A ideia é que os estados possam complementar competências
para trabalhar de forma mais eficaz e satisfazer as necessidades das empresas.”
Os
trabalhos começaram há cerca de dois meses. “A meta é implantar a rede a partir
dos cinco estados, onde já existem projetos em andamento. Depois disseminar
para o restante do país”, assegura Vallejos.
TV Indústria: Como se faz a garrafa pet
Neste
programa da série Como Se Faz o Sistema Fiemt mostra o processo de produção de
preformas, material que se transforma em garrafas de refrigerante, embalagens
de catchup, óleo, álcool e outros. Acompanhe.
Frase de Hoje
“O governo tem apontado caminhos, como o Plano Brasil Maior,
a desoneração da folha salarial, exemplos de que é possível
modernizar as relações trabalhistas sem precarizar direitos.”
Brizola Neto, ministro do Trabalho e Emprego
Escolas móveis: Senai já atendeu mais de 300 mil pessoas em São Paulo
Prestes
a comemorar 40 anos de existência das escolas móveis no estado em 2013, o Senai
de São Paulo colhe os frutos dos atendimentos feitos por estas unidades em
várias cidades da capital e do interior. De acordo com Osney Seri, supervisor
de Unidade Móvel da organização, até 2011 foram atendidas 318 mil pessoas em 23
setores industriais.
![]() |
São
70 unidades móveis, entre carretas e kits didáticos (Foto Divulgação)
|
De
acordo com sua estrutura física, as escolas móveis podem ser classificadas como
carreta e kit didático. A primeira contém sala de aula e oficina, montadas na
estrutura de semirreboque. O kit possui equipamentos, mobiliários e ferramental
para serem montados em local preestabelecido junto ao solicitante, fora da
carreta. “Dispomos de 47 carretas e 23 kits didáticos em operação”, informa
Seri.
Estão
previstas novas unidades. “Estamos recebendo duas carretas por quinzena. Em
Lençóis Paulista, onde são montadas as unidades móveis, temos 15 Unidades em
fase de estruturação”, anuncia Seri, destacando que as principais inovações são
quatro carretas da área de aviação.
Para
atender à demanda industrial em todas as regiões do estado, agentes de
treinamento do Senai-SP verificam a necessidade de usar as escolas móveis em
determinada região. Esta estratégia de atendimento pode ou não ser utilizada
pela escola fixa como complemento, para suprir a falta de algum curso na
unidade. Clique aqui para saber mais.
Reportagem
de Edgar Marcel/Sistema Fiesp
Do Estadão PME: micro, pequenos e até grandes empresários mostram que não é preciso muito para inovar
Inovar
é algo difícil de explicar. O que é inovação? O que define que um produto ou
serviço é realmente inovador? E mais: inovação é garantia de sucesso?
Para
tentar ajudar os empreendedores na difícil tarefa de responder a – pelo menos –
essas três perguntas, o Estadão PME selecionou seis histórias de micro,
pequenas e até grandes empresas que mostram, na prática, o que é inovação e
como elas podem ajudar o seu negócio a prosperar. Clique aqui e leia reportagem completa.
Da Agência Brasil: um em cada quatro professores da educação básica não tem diploma de ensino superior
Aproximadamente
25% dos professores que trabalham nas escolas de Educação básica do país não
têm diploma de ensino superior. Eles cursaram apenas até o ensino médio ou o
antigo curso normal. Os dados são do Censo Escolar de 2011, divulgado em abril
passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Apesar
de ainda existir um enorme contingente de professores que não passaram pela
universidade – eram mais de 530 mil em 2011 – o quadro apresenta melhora. Em
2007, os profissionais de nível médio eram mais de 30% do total, segundo mostra
o censo. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em
Educação (CNTE), Roberto Leão, os números são mais um indicativo de que o
magistério não é uma carreira atraente.
“Isso
mostra que as pessoas estão indo lecionar como última opção de carreira
profissional. Poucos profissionais bem preparados se dedicam ao magistério por
vocação, uma vez que a carreira não aponta para uma boa perspectiva de futuro.
Os salários são baixo, e as condições de trabalho ruins”, explica.
A
maior proporção de profissionais sem formação de nível superior está na Educação infantil. Nas salas de aula da creche e pré-escola, eles são 43,1% do
total. Nos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 31,8% não têm
diploma universitário, percentual que cai para 15,8% nos anos finais (6° ao 9º
ano). No ensino médio, os profissionais sem titulação são minoria: apenas 5,9%.
Para
a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime),
Cleuza Repulho, é um “grande equívoco pedagógico” colocar os professores menos
preparados para atender as crianças mais novas. “No mundo inteiro é exatamente
o contrário, quem trabalha na primeira infância tem maior titulação. Quando o
professor entra na rede vai para a Educação infantil quase como que um
'castigo' porque ela não é considerada importante. Mas, na verdade, se a
criança começa bem sua trajetória escolar, as coisas serão bem mais tranquilas
lá na frente”, pondera.
Segundo
Cleuza, o nível de formação dos professores varia muito nas redes de ensino do
país. Enquanto em algumas cidades quase todos os profissionais passaram pela
universidade, em outras regiões o percentual de professores que só têm nível
médio é superior à média nacional. “Temos, às vezes, uma concentração maior de
professores sem titulação em alguns locais do Brasil, como a Região Norte, por
exemplo, onde as distâncias e as dificuldades de acesso impedem que o professor
melhore sua formação”, aponta.
O
resumo técnico do Censo Escolar também destaca que em 2010 havia mais de 380
mil profissionais do magistério matriculados em cursos superiores – metade
deles estudava pedagogia. Isso seria um indicativo de que há um esforço da
categoria para aprimorar sua formação. Mas o presidente da CNTE ainda considera
“muito alto” o número de professores sem diploma universitário, especialmente
porque nos últimos anos foram ampliados os estímulos para formação de
professores nas instituições públicas e privadas de ensino superior.
Uma
das alternativas para quem já atua em sala de aula e quer aprimorar a formação
é a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para licenciaturas.
O programa paga as mensalidades de um curso em faculdade particular e depois da
formatura o estudante pode abater sua dívida se trabalhar em escolas da rede
pública – cada mês em serviço abate 1% do valor.
“Os
programas são oferecidos, mas as condições não são dadas aos professores para
que eles participem. O professor não tem, por exemplo, a dispensa do trabalho
nos dias em que ele precisa assistir às aulas. As prefeituras e governos
estaduais que deveriam ser os primeiros interessados acabam não estimulando o
aprimoramento”, diz Roberto Leão.
Reportagem
de Amanda Cieglinski, com edição de Talita Cavalcante/Agência Brasil
terça-feira, 1 de maio de 2012
Pronunciamento da presidenta da República, Dilma Rousseff, pelo Dia do Trabalho
Presidenta
Dilma, sou seu fã desde a primeira hora (já tive o prazer de entrevistá-la
quando ministra das Minas e Energia) e gostei muito do seu pronunciamento neste
1º de Maio.
Mas
ainda aguardo mais dois pronunciamentos fundamentais:
- o anúncio da desoneração do bolso do assalariado, colocando os impostos - principalmente o da RENDA - do tamanho e de acordo com o país que a senhora almeja e que todos nós sonhamos.
- o anúncio da federalização da Educação. Não dá mais para colocar o futuro de nossos filhos nas mãos de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores.
Acredito
no seu governo, presidenta Dilma: enquadre os juros, desonere a folha de
pagamento das empresas, não acoberte pilantras, mas também amanse a voracidade
do Leão, livre os nossos bolsos dessa dentada sem limites. O trabalhador
precisa viver com impostos justos.
Assinar:
Postagens (Atom)