quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cursos gratuitos em Mato Grosso: Senai e governo estadual vão abrir mais de 40 mil vagas, inclusive pelo Pronatec

Atenção jovens mato-grossenses que buscam se preparar para o mercado de trabalho. O Senai-MT e o governo do estado fecharam parceria e estão oferecendo 40.412 vagas gratuitas em cursos de qualificação e técnicos – presenciais e a distância – para estudantes do ensino médio e fundamental e da Educação de jovens e adultos (EJA). Deverão ser capacitados pessoas de 91 municípios do estado, por meio da atuação conjunta entre escolas públicas e unidades operacionais do Senai-MT.

O acordo prevê 20.412 vagas em cursos presenciais de qualificação e de habilitação técnica por meio do Pronatec. Estas vagas são destinadas ao público do Bolsa Formação Estudante, que atende alunos do 2° e do 3° ano do ensino médio e da EJA.

Curso de auxiliar administrativo é um dos que o Senai
e os governos estadual e federal já oferecem
em Mato Grosso (Foto Marcos Negrini/Secom-MT)

Na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, são 20 mil vagas, nos cursos de Empreendedorismo, Meio Ambiente, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual. Podem participar estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, além dos jovens da EJA do ensino fundamental.

Mas apesar das ofertas e das demandas do mercado por profissionais qualificados, o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, explica que existe dificuldade das organizações de ensino em efetivamente promover a Educação, uma vez que o interesse dos trabalhadores em estudar ainda está aquém da necessidade. "O número de vagas que o Sistema Indústria oferece é grande e crescente, mas faltam pessoas que realmente buscam qualificação de forma compromissada. É por isso que parcerias como as da Seduc (secretaria de educação do estado) são importantes para mobilizar e conscientizar os trabalhadores da necessidade de preparação para o mercado".

Figueiredo destaca ainda a parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), que está oferecendo 22 mil vagas gratuitas pelo Pronatec na modalidade Formação Trabalhador (Seguro-Desemprego).

O secretário da Seduc, Ságuas Moraes de Sousa, lembra que, desde o ano passado, já foram pactuadas 24.556 vagas gratuitas em cursos de qualificação e habilitação técnica para estudantes de escolas públicas.

Para participar, os estudantes devem procurar a secretaria da escola onde estuda e efetuar a pré-matrícula. Além desta opção, este público também poderá candidatar-se às vagas durante a Ação Global 2012, que ocorrerá no sábado (5/5/2012), no SesiPapa, em Cuiabá. Para saber mais ligue 65 3611-1533.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações