sexta-feira, 11 de maio de 2012

Design de moda: 12 disputam Prêmio João Turin com temas sobre pintores paranaenses

Pincéis e Carretéis é o principal tema do 9º Prêmio Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda, com 12 finalistas. Três alunos de estilismo do Senai do Paraná estão entre eles, que têm como inspiração artistas paranaenses.

Criado em 2003, o prêmio estimula a pesquisa em temas da cultura paranaense e promove o talento de novos profissionais para o mercado de moda. Os finalistas desta edição vão apresentar suas criações com um desfile temático, em 30 de junho, durante a sexta edição do Paraná Business Collection, quando será conhecido o grande vencedor.

Obra de Poty Lazarotto inspira Luan Rodrigues (Fotos Divulgação) 
Serão 24 looks (cada concorrente com um conceitual e outro comercial) disputando prêmios. O grande vencedor será conhecido logo após o desfile. Entre os prêmios, o primeiro colocado ganhará viagem internacional, como participante de uma das missões empresariais organizadas pelo sistema Fiep, e troféu.

As obras do artista curitibano Poty Lazarotto estarão retratadas nos look do estilista Luan Gustavo Rodrigues, aluno do curso de pós-graduação de Moda e Gestão do Senai-PR. “Inspirei-me nas obras do Poty e fiz um composê misturando cores fortes e o estilo de desenho tão peculiares do artista. Procurei retratar na moda o estilo do artista tão usado em ladrilhos.”

Rogério Dias será tema do jovem Ricardo Freire
Ricardo Luiz Freire, estudante do terceiro período do curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial, teve como inspiração o artista Rogério Dias. A obra escolhida retrata os pássaros do Paraná, em especial a gralha azul, e a paisagem natural do estado, com destaque para o pinheiro. “Além da obra do artista, busquei inspiração em formas e estampas geométricas, tecido e modelagem mais estruturados, com referência da arte minimalista.”

Arte abstrata da obra Boemia, do artista André Mendes inspirou o finalista Matheus Bouard Galvão

Outro finalista é Matheus Bouard Galvão, que está cursando o terceiro período do curso técnico em Estilismo e o terceiro ano do ensino médio no Colégio Sesi, em Curitiba. “Minha inspiração foi o quadro Boemia, do pintor André Mendes. Busquei retratar o lado abstrato da pintura em uma modelagem diferenciada, um tecido tecnológico, que imita o couro e um pouco de estamparia.”

Arte abstrata de André Mendes vai à passarela

com os looks de Matheus Galvão
O 6º Paraná Business Collection (PBC) será realizado de 26 a 30 de junho, com foco no Verão 2012/2013. O público terá à disposição desfiles de lançamento de coleções, a Mostra Ideia Moda e eventos paralelos, como o Prêmio João Turin, oficina de criação, seminários e palestras.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações