sexta-feira, 11 de maio de 2012

Contra a exploração sexual: jovens do ViraVida/PR participam da Virada Digital/RJ

Cinco jovens que fazem parte do programa Vira Vida em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, participam de hoje a domingo (11 a 13/5/2012) do festival Virada Digital, que ocorre em Paraty, cidade ao sul do Estado do Rio de Janeiro. Os jovens atuarão em ações de inclusão digital junto a alunos de escolas públicas fluminenses, ajudando comunidades carentes.

O festival promove o compartilhamento de conhecimentos sobre inovação, interatividade e sustentabilidade, divulgando a criatividade e o empreendedorismo, além de fortalecer o fomento de novas tecnologias voltadas à produção sustentável de bens e serviços para a população. Na pauta do evento palestras, debates, oficinas e shows.


O ViraVida é iniciativa do Conselho Nacional do Sesi (CNS) que oferece em quase todo o país capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho a jovens em situação de exploração sexual. Iniciado há quase três anos, o ViraVida já beneficiou 1.900 jovens de 16 a 21 anos de 13 estados, abrangendo 16 cidades.

No Virada Digital, os jovens paranaenses participam como monitores do Mutirão Digital. A ideia é que eles, juntamente com estudantes da rede pública estadual, interajam com moradores com pouca ou nenhuma familiaridade com os computadores e a internet, numa ação de inclusão digital.

O programa do CNS atua com jovens e adolescentes, meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros, em situação de vulnerabilidade social. A proposta é coordenada pelo regionais do Sesi, com equipe multidisciplinar com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Os cursos realizados pelas organizações do sistema S, como Senai, Senac, Sesc, Sest e Sebrae, combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e outros.

Esta proposta do Conselho Nacional vai ao encontro das políticas de proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente, das políticas para a juventude e do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, figurando atualmente como importante parceiro da Rede de Enfrentamento.
Clique aqui e acompanhe ao vivo o festival Virada Digital



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações