quarta-feira, 23 de maio de 2012

Do Blog do Tiago Dória: O filtro do filtro do Facebook e do Twitter

Se entre os pesquisadores existe um crescente consenso sobre o atual overload informativo, esse consentimento é de que a solução para o problema passa muito mais pelo comportamental do que pelo tecnológico.

Faz sentido. Twitter e Facebook, por exemplo, passaram de solução tecnológica a problema no tocante ao excesso de informação. Tanto que o Facebook foi obrigado a criar um filtro do filtro – recurso que mostra quais mensagens são mais relevantes na linha do tempo da plataforma de rede social.

O escritor Howard Rheingold, em seu novo livro Net Smart, cita que são necessárias 5 habilidades para sobreviver online – inteligência de rede, atenção, participação, colaboração e capacidade de filtrar informação (detector de bobagem). Essa última habilidade é essencial para lidar com o atual volume de informação – saber qual site merece ser visitado, qual texto vale a pena ler, qual email merece mais atenção. O tempo todo na web estamos tomando microdecisões, que, cada vez mais, exigem um senso crítico de quem está conectado.

Eli Pariser, autor de Filtro Invisível, acredita que, do mesmo modo que, para acabar com o sobrepeso, devemos mudar os nossos hábitos alimentares, para lidar com o atual overload informativo, precisamos mudar o modo como consumimos mídia. Devemos consumir mídia de forma menos compulsiva, adotando uma dieta saudável de informação. A solução é, acima de tudo, comportamental.

Por isso, chama a atenção como Twitter e Facebook vêm tentando encontrar soluções para lidar com a própria avalanche de informações...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações