terça-feira, 29 de maio de 2012

Contra a exploração sexual: meninas e meninos iniciam novo clico de vida em Contagem

Quarenta e quatro jovens da cidade de Contagem, Minas Gerais, estão sendo beneficiados por cursos profissionalizantes promovidos pelo programa ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do Sesi em parceria de organizações do Sistema S.

O ViraVida oferece capacitação e acompanhamento familiar de jovens e adolescentes que sofreram violência sexual ou que estão em risco social para que tenham uma profissão e ingressem no mercado de trabalho. Cada participante recebe bolsa de R$ 500, dos quais R$ 100 vão para uma conta poupança.

Clique aqui para saber mais
Os jovens de Contagem, cujas idades variam de 16 a 21 anos, fazem os cursos de assistente administrativo e formação de promoção de vendas. “A ideia é capacitá-los via Educação básica e profissionalizante e atendimento psicossocial para eles e suas famílias. E posteriormente inseri-los no mercado de trabalho”, explicou Ana Nascimento, consultora da área de Gerenciamento de Desenvolvimento Social do Sesi.

Na aula inaugural dos cursos, uma jovem (cujo nome é mantido em sigilo) do Distrito Federal atendida pelo programa falou aos novos integrantes do ViraVida. Depois de entrar em vários programas e sair deles rapidamente, a jovem estava desanimada quando foi convidada por uma assistente social para conhecer o programa. “Aqui tive apoio para mudar minha forma de pensar. Hoje consigo falar em público, consigo dizer o que eu quero e o que não quero.”

A jovem está concluindo o ensino fundamental e vai se formar como recepcionista, além de ter feito os cursos de auxiliar administrativo e de informática. Quando terminar o segundo grau vai em busca do seu sonho. “Vou trabalhar como recepcionista e quero fazer Direito, ser advogada, promotora e juíza.”

A estratégia do ViraVida está focada em dois planos: interferir nas condições subjetivas que constituem os modos de ser, pensar e agir dos adolescentes e em suas condições objetivas de vida, incluindo situação familiar, de acesso à escola e à saúde, entre outros direitos sociais básicos. Os cursos à disposição dos jovens das áreas de moda, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, gastronomia, comunicação digital, administração e química.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações