quarta-feira, 23 de maio de 2012

Produção sustentável: Têxteis de Blumenau buscam certificação ambiental voluntária

Um diagnóstico realizado pelo Senai de Santa Catarina vai incentivar o aprimoramento das ações voltadas para as boas práticas da área como forma de aumentar a competitividade e a eficiência dos processos produtivos, com a redução de desperdícios de matérias-primas e diminuição os custos com tratamentos.

Esses serão as principais resultados do Programa de Certificação Ambiental (Ceatex Brasil), do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex). Com ele, empresas do setor poderão ser avaliadas, voluntariamente, quanto à adesão a normas e a ecoeficiência de seus processos.

Serão três níveis de certificação, de acordo com o seu estágio em relação às questões ambientais: controle ambiental, prevenção ambiental e ecoeficiência. As análise das empresas serão realizadas por profissionais do Senai de Blumenau, que irão conduzir o diagnóstico considerando itens como atendimento aos parâmetros indicados para a área, programas de prevenção, eficiência energética, geração de resíduos, reuso de água e outros.

Além de receberem uma certificação ambiental concedida pelo Sintex, o diagnóstico anual ajudará as indústrias têxteis, de fiação e do vestuário da região a melhorarem constantemente seus programas ambientais, já que poderão acompanhar a evolução dos pontos obtidos.

Segundo presidente do Sintex, Urich Kuhn, um dos principais objetivos da certificação é de incentivar o desenvolvimento de uma mentalidade ambiental dentro das empresas.

Para o diretor do Senai de Blumenau, Jacir Lenzi, "além da melhoria da imagem da empresa, essas iniciativas ajudam a aumentar a eficiência dos processos produtivos, ajudam a reduzir desperdícios de matérias-primas e diminuem os custos com tratamentos.”

Lenzi também acredita que os trabalhadores das empresas serão influenciados para levar esta nova atitude para a comunidade em que vivem. Para saber como participar do Ceatex Brasil ligue 47 3326-9662.
Reportagem de Diogo Honorato/Sistema FIESC


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações