O
Senai também está atendendo nas cidades de Nova Mutum; Jaci Paraná; Candeias e
Itapuã. Clique aqui para saber mais ou ligue 69 3224-6766 69 3223-2250, com Valdinéia Leitão, do Senai
Metalmecânica.
O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Pronatec em Rondônia: Senai oferece cursos gratuitos em cinco municípios
Em
Porto Velho, a Escola Senai Padre Marcelo está oferecendo diversas vagas em
mais de 20 cursos gratuitos que serão ministrados em parceria com o Pronatec. O
público-alvo são os beneficiários do Bolsa Família, do seguro-desemprego e a população
de baixa renda.
Educação integral: Sesi/Senai de Roraima formam primeiros profissionais via ensino articulado
Neste
mês de junho o Sesi e o Senai de Roraima vão entregar os primeiros certificados
do programa Educação básica articulada com o ensino profissionalizante (Ebep)
no estado. Os formandos vão receber diplomas do ensino fundamental, do ensino médio e qualificação profissional em Mecânico de Manutenção de
Automóvel.
Cleonido
Padilha diz que aprendeu muito com o curso. “Os professores são bem empenhados
e nos mostram o máximo em pouco tempo, minha satisfação é total”. E ressalta:
“aprendi além do esperado quanto ao curso profissionalizante”. Cleonido também
destaca o comprometimento da direção do programa, que trabalha inclusive para a
sensibilização de alunos faltosos, “pois o acompanhamento é importante.”
O
novo mecânico Antônio Andrade conta a importante do curso na vida dele. “Já
estou fazendo medição com multímetro, montagem de motor e instalação elétrica”.
Agora
em 2012, o Ebep ministra aulas para duas turmas, uma de ensino fundamental e
outra de ensino médio, as duas com qualificação profissional em Eletricista Instalador
Predial e Residencial, estudos que deverão ter a duração de aproximadamente
dois anos.
Segundo
a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Profissional do Senai e interlocutora
do Ebep em Roraima, Elza Cavalcante, “o curso possibilita aos alunos
vislumbrarem uma ampliação das possibilidades de colocação na vida
profissional, melhorando consequentemente sua qualidade de vida”, enfatizou a coordenadora.
O Ebep é oferecido em 25 estados e no Distrito Federal, pelo Senai e o Sesi.
Rio+20: Começa hoje a conferência mundial para o desenvolvimento sustentável
A
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começa
nesta quarta (13/6/2012) e vai até o dia 22, no Rio de Janeiro, com a
participação de cerca de 190 países. Na pauta debates sobre preservação
ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde. Pelo menos 115 chefes
de Estado e de Governo já confirmaram presença.
A presidenta Dilma Rousseff vai abrir o Pavilhão do Brasil às 11h, no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro, principal sede das atividades do megaevento Depois, Dilma só deve voltar à conferência no dia 20, quando começa a etapa decisiva da reunião, com a chegada de chefes de Estado, que negociarão um documento com resultados finais.
Para a presidenta Dilma, o grande desafio da Rio+20 é encontrar um modelo que combine desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social. “É possível ter um país que se desenvolva economicamente, que cresça e inclua sua população, que seja um desenvolvimento do ponto de vista social, com justiça, e que, ao mesmo tempo, respeite o meio ambiente. É esse o grande desafio dessa conferência Rio+20”.
No Pavilhão do Brasil, o governo deve apresentar inciativas e projetos do Executivo para promoção do desenvolvimento sustentável. Para o Brasil, é fundamental enfatizar como alternativa mundial o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. A alternativa deve ser associada aos programas de transferência de renda, como os adotados no país.
Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final. No texto estarão definidas as metas de desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas e que deverão ser adotadas por todos os participantes da Rio+20. A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.
A Rio+20 ocorre duas décadas depois de outra conferência que marcou época, a Rio 92. O objetivo agora é definir um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, mas com foco na melhoria da qualidade de vida a partir da erradicação da pobreza, por meio de programas sociais, da economia verde e do desenvolvimento sustentável para uma governança mundial.
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Frase de Hoje
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein (1879-1955) – Nascido na Alemanha, Einstein é o mais célebre cientista
do século 20. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921. Suas descobertas revolucionaram
o pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.
do século 20. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921. Suas descobertas revolucionaram
o pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.
Plano Nacional de Educação: votação deve ser nesta quarta-feira
Parlamentares
da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10)
divergiram ontem (12/6/2012) sobre o relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR).
Com isso, a votação foi adiada para esta quarta-feira, a partir das 14h30, no
plenário 10, mas os destaques só devem ser analisados em 26 de junho.
As
discussões em torno de um percentual mínimo para investimento em Educação
chegaram a um impasse. No início da reunião, o deputado Ivan Valente (Psol-SP)
pediu para apresentar um substitutivo global para o PNE com novas metas e
investimentos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor até 2020. "Os
10% do PIB são uma necessidade imperiosa. Votar 7,5% do PIB é mais ou menos
patinar, enxugar gelo. Não muda a qualidade da Educação."
Outra
alteração apresentada pelo relator foi a manutenção do ensino especial público
ou filantrópico para os alunos com deficiências que impeçam sua inclusão no
ensino regular. A mudança foi realizada a pedido das entidades ligadas ao
ensino especial.
O
Brasil, segundo Valente, possui 14 milhões de analfabetos e outros 30 milhões
que conseguem ler, mas não entendem o que leram – os chamados analfabetos
funcionais. "Sem os recursos, o PNE se transforma numa carta de boas
intenções.”
O
PNE que está em discussão agora é o segundo da história do país. O primeiro foi
elaborado durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso e contemplava cerca de
300 propostas. A principal delas era destinação de 7% do PIB para a área
educacional, o que foi vetada por FHC, que alegou o difícil momento econômico
do país à época.
Para
os especialistas, esse veto fez com que o plano já surgisse natimorto. “Boa
parte deste PNE precisava dessa meta para ser executado. Sem isso, virou apenas
uma carta de intenções”, diz o professor Idevaldo Bodião, da Universidade
Federal do Ceará (UFC), militante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
e um dos redatores do projeto do Conae. “Mas é bom frisar: Lula assumiu o
governo e em nenhum momento mudou esse veto, embora pudesse fazê-lo”, lembra.
terça-feira, 12 de junho de 2012
O Brasil que Inova 7
Esquistossomose:
Brasil conclui primeira fase de testes clínicos em imunizante
A
criação de uma vacina inédita contra a esquistossomose foi aprovada em sua
primeira fase. Pioneiro com potencial para helmintos – grandes parasitas que
infectam mais da metade da população humana – o imunizante acaba de ser
aprovado nos testes clínicos, o que garante a capacidade de induzir imunidade à
doença que afeta cerca de 200 milhões de pessoas.
Desenvolvida
e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina coloca o nome
do Brasil na fronteira da ciência mundial, como a primeira vacina para
helmintos. Com potencial multivalente, é eficaz também para a fasciolose –
verminose que afeta o gado – e outras doenças causadas pelos helmintos. A
produção do imunizante se deu a partir da reconstrução da proteína Sm14. Esse
antígeno é obtido a partir do Schistosoma mansoni – verme causador da doença na
América Latina e na África – e é capaz de estimular a produção dos anticorpos.
Liderada
pela pesquisadora Miriam Tendler, do IOC/Fiocruz, a vacina rendeu mais de 30
anos para ser produzida. A primeira fase foi realizada no Instituto de Pesquisa
Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz) e contou com testes clínicos em 20
voluntários saudáveis. Assim, foi provada a eficácia e, principalmente, a
segurança dos imunizantes para uso em humanos. “A segurança de uma vacina é sua
qualidade mais importante”, diz a pesquisadora.
Assim,
a segunda fase – que também tem como objetivo a segurança – deve começar em
breve, a partir de testes em larga escala com 226 indivíduos em áreas endêmicas
do Brasil e da África. As quatro fases da produção devem ser concluídas em
cerca de cinco anos, tempo estimado para garantir o acesso do imunizante às
populações.
A
pesquisa teve início na Fundação em 1975. Nos primeiros anos, cientistas
identificaram o princípio ativo para o efeito farmacológico contra o parasita.
Em seguida, encontraram a proteína Sm14, também presente em outros parasitas. A
partir de 1990, a Fiocruz depositou as cinco famílias de patentes, o que
garantiu a propriedade intelectual da produção. E, nos anos 2000, por meio da
primeira parceria público-privada desenvolvida pela Fundação, foi criado um
modelo de industrialização e comercialização do imunizante.
A
produção da vacina foi desenvolvida e patenteada pela Fiocruz, por meio do
LEE/IOC, e conta com parceria de agências de fomento e empresas, como CNPq e Finep,
entre outros, tendo sua fase de desenvolvimento tecnológico apoiada pelo
Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS/Fiocruz).
Quem assume a parte industrial do processo é a empresa nacional Ourofino
Agronegócios.
Também
conhecida como barriga d'água, a doença considerada pela Organização Mundial de
Saúde como negligenciada atinge cerca de 200 milhões de pessoas no mundo, 2,5
milhões delas só no Brasil. Transmitida em locais de água doce parada ou com
pouca correnteza, tendo a presença de caramujos infectados, a doença é causada
por parasitos do gênero Schistosoma. O indivíduo infectado apresenta sintomas
como dores de cabeça, enjoos, coceiras, dermatites, febre, além da dilatação do
abdômen (em casos graves não frequentes).
O
tratamento da bilharzíase (nome conhecido no meio científico) é feito com
medicamentos antiparasitários, mas por se tratar de uma doença predominante em
áreas de baixa infraestrutura sanitária, a reinfecção é um dos pontos graves.
Reportagem
de Adriana Martins/Portal
Fiocriz
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Práticas de negócios: palestra aborda as diferenças entre a visão oriental e a ocidental
A Câmara de Comércio Exterior do Sistema Fiesc (Camex) vai promover nesta quinta
(14/6/2012) a palestra Confúcio e o Pensamento Empresarial Brasileiro: as
diferenças de visão do pensamento oriental versus ocidental e seus reflexos nas
práticas comerciais e empresariais.
A
presidenta da Camex, Maria Teresa Bustamante, vai abordar o tema às 13h30, na
sede do Sistema Fiesc, em Florianópolis. As inscrições para a palestra são
gratuitas: cin@fiescnet.com.br ou 48 3231-4663.
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12 de Junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil!*
O
universo de uma criança deveria se resumir em brincar, estudar, crescer e se
desenvolver com saúde, certo?! Infelizmente, para muitos pequenos essa não é a
realidade. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 215
milhões de crianças em todo o mundo são obrigadas a trabalhar. E mais da metade
delas encontra-se em condições adversas.
A
meta da OIT é acabar com as piores formas desse tipo de trabalho até
2016. E hoje, 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – é uma data
perfeita para lembrarmos que a Educação é uma arma eficiente neste combate. Por
isso, as nações de todo o mundo são convocadas pela OIT a tomar medidas de
prevenção e/ou proteção.
“Trabalho
decente para os pais e Educação para as crianças são elementos indispensáveis
de estratégias dirigidas à eliminação do trabalho infantil. Redobremos nossos
esforços e avancemos para eliminar as piores formas de trabalho infantil em
2016”, estimula o diretor-geral da OIT, Juan Somavia.
Faça
a sua parte. Se souber de crianças que estão sendo obrigadas a trabalhar,
denuncie. Você pode procurar o Conselho Tutelar do seu município, o Juizado da
Criança e do Adolescente e também o Ministério Público do Trabalho.
*Por Jefferson Guimarães/Rede de Mobilização Social
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Curso de tecnologia no Senai do Paraná
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Os cursos de graduação tecnológica do Senai são abertos a jovens que concluíram o ensino médio e para profissionais do mercado que buscam formação tecnológica de nível superior. São cursos de 3 anos de duração, com aulas teóricas e práticas, nas quais são vivenciadas o dia a dia da indústria. Clique aqui para saber tudo sobre |
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Conecta: novas tecnologias e o papel do professor em sala de aula
Do O Globo: Seul, a cidade mais conectada do mundo*
Na Coreia do Sul, quase 100% das casas têm internet, 91% com banda larga. Currículo escolar será digital até 2015
Jae Lee chega para o encontro teclando no celular. Para checar os horários do metrô que deverá pegar em seguida, procura as informações no site de buscas Naver, o mais popular na Coreia do Sul. Antes de entrar no trem, faz compras num supermercado digital com um aplicativo que escaneia os códigos de barra da prateleira virtual e agenda entrega em domicílio.
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Jovem faz compras em supermercado com prateleiras virtuais numa estação de metrô de Seul (Foto Claudia Sarmento/Agência O Globo) |
No trajeto, baixa um game no smartphone. Numa estação pública de Wi-Fi, numa das principais avenidas de Seul, acessa a programação dos cinemas, o mapa do bairro e ainda tira um biscoito da sorte online, que recomenda: "Não perca tempo. Aproveite o dia".
Na saída de um café, também com rede wireless, como todos os cafés da capital, participa de uma promoção rápida: tira sua própria foto com celular, posta no Facebook e ganha uma garrafa de água vitaminada. É quase impossível acompanhar o ritmo dos sul-coreanos, o povo mais conectado do planeta.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Humanidade 2012: evento paralelo à Rio+20 começa nesta segunda-feira
A sociedade está convidada a participar do Humanidade 2012, evento que começa nesta segunda (11/6/2012), no Forte de Copacabana, zonal sul da capital do Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo engajar as pessoas na discussão sobre como aliar o crescimento econômico ao desenvolvimento social e à conservação ambiental.
Iniciativa dos Sistemas Fiesp e Firjan, Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Prefeitura do Rio, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal, o projeto foi concebido para destacar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.
O espaço apresenta exposição especialmente desenvolvida pela diretora e cenógrafa Bia Lessa e que será aberta ao público amanhã (12/6/2012). No espaço, tecnologia, Educação e cultura, em conjunto com os temas da Rio+20, trazem o poder de transformação do ser humano como destaque.
O Humanidade 2012 tem ainda seminários, encontros e debates, como o C-40, Energia Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável, Segurança Alimentar e Sustentabilidade no Agronegócio e outros.
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Até o dia 22 de junho, toda a sociedade está convidada a refletir e aprofundar a compreensão acerca de um modelo possível de progredir que considere os impactos passados, presentes e futuros, para garantir melhores condições de vida, com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente.
Para começar a programação, os seminários de destaque dos dois primeiros dias do Humanidade 2012 são TEDxRio+20 e Gescom Praias, Seminário Científico Internacional de Gestão Compartilhada de Praias.
O TED é uma plataforma de conexão de ideias e pessoas que contribuam para uma vida melhor. O TEDxRio+20 tem organização independente, sob licença do TED, uma das mais importantes conferências mundiais que desde 1984 transmite experiências e inspira projetos em todo o mundo e que acontece anualmente na Califórnia.
Já estiveram no palco personalidades como Bill Gates, Al Gore, Bono Vox e Phillip Starck. Somente no ano passado mais de mil eventos aconteceram em cerca de 90 países.
Este ano, o objetivo central do TEDxRio+20 é destacar o lado humano nas iniciativas para um mundo mais sustentável em suas três dimensões: social, ambiental e econômico, fomentando e discutindo novas propostas.
Indústrias criativas: Fórum discutirá ecossistema e regulamentação do setor
O ecossistema das indústrias criativas no Brasil, a economia criativa e a regulação de conhecimentos tradicionais e a reflexão sobre a brasilidade na próxima década. Esses são os principais temas do 25º Fórum de Debates Brasilianas.org sobre Indústrias Criativas.
O evento, que será promovido na próxima quarta (13/6/2012), em São Paulo, terá os seguintes palestrantes:
Cláudia Sousa Leitão: secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura; Ana Maria Magni Coelho: gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae; Jéthero Miranda: coordenador do curso de Design da Belas Artes; João Paulo Rodrigues Matta, analista de Desenvolvimento da Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia, e pesquisador do Cult/UFBA; Álvaro Guillermo: professor de pós-graduação, dos cursos de Ciências do Consumo e Designer Estratégico da ESPM; Hecliton Santini Henriques: presidente do Instituto Brasil de Economia Criativa; e Pedro Berti: atual organizador do App Date SP e Be My App World Cup.
Um dos próximos desafios que o Brasil terá que enfrentar para a consolidação da economia está no desenvolvimento das Indústrias Criativas e de seus Arranjos Produtivos Locais (APL). Diante da vasta produção cultural disseminada em todo território e do potencial turístico decorrente, principalmente, das políticas de desenvolvimento regional no Nordeste e Norte, o país é dono de vasto material cultural e simbólico gerado a partir do trabalho criativo. Essa massa de informações, serviços e artes possui dinâmica econômica própria, e, portanto, exige estratégias específicas para seu desenvolvimento.
Além de participação importante no PIB, essas indústrias tem forte capacidade para a exportação de produtos que carregam em si modos de vida, simbologia brasileira e, com isso, despertam culturalmente o país para o mundo. Heterogêneo, o setor criativo compreende uma série de segmentos: design, cinema, música, turismo, indústria de softwares, artes performativas, televisão, rádio e entretenimento em geral, museus, patrimônio histórico, tradições e artesanato.
O conceito de Indústria Criativa surgiu nos anos 1990, na Austrália, mas foi no final da década que adquiriu mais força, ao constar nas políticas definidas pelo Department for Culture, Media and Sport (DCMS) do Reino Unido, que, em 1997, criou o Creative Industries Unit and Task Force, divisão para cuidar particularmente do setor.
De acordo com o DCMS, trata-se de atividades que tem na origem a criatividade e talentos individuais. Ao contrário da indústria manufatureira tradicional, cujo foco está na linha de produção, as indústrias criativas dizem respeito à sociedade do conhecimento, com valorização do indivíduo e da exploração da propriedade intelectual.
“As indústrias criativas tem por base indivíduos com capacidades criativas e artísticas, em aliança com gestores e profissionais da área tecnológica, que fazem produtos vendáveis e cujo valor econômico reside nas suas propriedades culturais ou intelectuais”.
A tendência de “comoditizar” a criatividade e de se enfatizar o potencial de comercialização da arte, porém, não é algo novo. Theodor Adorno, no fim da década de 1940, cunhou o termo Indústria Cultural, que depois foi reforçado por outros autores da Escola de Frankfurt. Foi apontada, assim, a comodificação dos bens culturais e a absorção pelo capitalismo e seus meios de produção.
A convergência entre artes, negócios e tecnologia, contudo, é hoje um estágio novo da indústria cultural e que deve ser estudado de maneira sistêmica, uma vez que articula diversas disciplinas e áreas do conhecimento humano maiores do que o pensamento simplista de uma economia financista.
Para participar do seminário, ligue para 0800 169966 ou via eventos@advivo.com.br.
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