O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) está oferecendo 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos. As inscrições estarão abertas até 12 de agosto.
A seleção dos alunos, que deverão ter concluído o ensino médio, será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012. A primeira chamada será divulgada no dia 14, com matrículas em 15 e 16 de agosto.
Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas são em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração (entre 800 e 1.200 horas-aula) e deverão ser iniciados a partir deste mês, de acordo com o Ministério da Educação.
Segundo o Ministro Aloizio Mercadante, a oferta de ensino técnico profissionalizante é uma alternativa para os estudantes que não vão ingressar no ensino superior e para quem já está trabalhando. “Quem já está no mercado de trabalho sabe que se fizer o curso cresce mais rápido, melhora os salários e a carreira”.
Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).
A maior oferta de vagas é em instituições privadas, que foram selecionadas de acordo com o desempenho na avaliação da qualidade da instituição e do curso. O Sisutec é uma modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 para ampliar a oferta de cursos de Educação profissional e tecnológica.
Fonte Agência Brasil