segunda-feira, 18 de junho de 2012

Negócios: inovar ou imitar, eis a questão

Por Thomaz Wood Jr./Carta Capital

Uma edição recente do New York Times Magazine publicou 32 inovações que vão “mudar o nosso futuro”. A lista contém itens curiosos. Cientistas desenvolvem roupas elétricas, capazes de gerar energia com base nas diferenças de temperatura entre partes do corpo. Muito útil para carregar fones celulares. Resta ver quantos dias precisaremos usar a mesma camiseta para completar a carga.

Empresas e mídia de negócios promovem o culto à inovação. Para pesquisador norte-americano, deveríamos,
contudo, prestar mais atenção à imitação (Foto Yto/Flickr)
O Chaotic Moon Labs, centro de pesquisa e desenvolvimento, projeta um novo carrinho de supermercado, que vem com um tablet integrado e usa o sistema Kinect, da Microsoft. O fiel transportador absorve o perfil do cliente e o segue pelas alamedas do consumo, indicando os itens a ser comprados, advertindo contra violações de dieta e efetivando automaticamente as compras. Resta saber se ele poderá moderar os impulsos de consumidores compulsivos.

A empresa de design Frog pretende desenvolver computadores que poderão projetar múltiplas telas em diferentes superfícies, permitindo o trabalho simultâneo em vários assuntos. Imagine, caro leitor, o escritório do futuro, com 100 ou 200 funcionários a projetar suas telas de trabalho no teto, no chão, nas costas do vizinho. Vai ser um espetáculo.

Kazutaka Kurihara e colegas criaram o SpeechJammer, a arma do silêncio. Quando acionada contra um falador, ela grava a voz da pessoa e a reproduz com um atraso de 100 milissegundos. A ação dispara um processo cerebral que emudece o interlocutor. Os inventores esperam que sua criação ajude a promover a paz mundial.

Criatividade e inovação são ingredientes básicos do capitalismo. Criar novos produtos, serviços e processos, e transformar as criações em negócios ajudam a manter a grande máquina jovem e saudável. Individualmente, para as empresas, é uma questão de sobrevivência. Inovar permite sair à frente e ganhar com a vantagem econômica de serem únicas, por algum tempo.

Significativamente, nos últimos anos a inovação ganhou status de fetiche e se transformou em objeto de culto. Livros disseminam casos de sucesso, cursos ensinam executivos a inovar, eventos celebram o tema e prêmios reconhecem os maiores talentos. Todos querem ser o próximo Steve Jobs. Até mesmo organizações públicas e sociais entraram na onda.

Oded Shenkar, professor da Ohio State University de consistentes credenciais acadêmicas, seguiu caminho contrário. Seu livro – Copycats: Melhor Que o Original (Editora Saraiva) – celebra a cópia, não o original. O pesquisador mostra como os seguidores conseguem gerar valor copiando os originais. Coerentemente, seu argumento também é copiado. Theodore Levitt, um decano da Administração, escreveu há tempos que a imitação está mais presente nas empresas que a inovação e é o caminho mais direto para o crescimento e os lucros.

Shenkar observa que a história empresarial está cheia de exemplos de imitadores que tiveram mais sucesso que os criadores originais. A RC Cola introduziu refrigerantes dietéticos, mas foi logo copiada pelas gigantes Coca-Cola e Pepsi. A Sony introduziu a fotografia digital, mas perdeu espaço para outros fabricantes. O Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito, mas viu seu mercado ser dominado pelos concorrentes. A imitação é a regra, e não a exceção.

O pesquisador argumenta que a imitação é uma capacidade estratégica que pode ser desenvolvida e aplicada com sucesso. Imitar significa copiar, replicar ou repetir uma inovação, seja um produto, seja um serviço, um processo ou um modelo de negócios. Não se trata de pirataria, embora a linha divisória seja tênue.

A imitação permite economizar custos em pesquisa, desenvolvimento e marketing. Reduz o risco do empreendimento, pois há um precedente de que o novo produto ou serviço tem aceitação entre os consumidores. Além disso, imitadores estão menos atados a tecnologias antigas e são menos complacentes e menos inebriados com o sucesso.

Empresas, eventualmente, ignoram os benefícios da imitação. Entretanto, para Shenkar, a velocidade da imitação está crescendo tanto ou mais que a velocidade da inovação. Para o autor, a imitação é consistente com a inovação e pode facilitá-la.

Copiar não é bom para o ego dos executivos, mas pode ser ótimo para o bolso dos acionistas. O iPod não foi o primeiro reprodutor de músicas. O conceito de tablet foi criado muitos anos antes do lançamento do iPad. Isso não impediu a Apple de dominar o mercado e capturar enorme valor. 

Não se pode negar a importância da inovação da empresa, mas seus lucros vêm de uma estratégica mais ampla, que orquestra inovação com imitação, combinações inteligentes de tecnologias, uma estratégia inteligente de marca e fabricação na China.


Frase de Hoje

"A imitação está mais presente nas empresas
que a inovação e é o caminho mais direto
para o crescimento e os lucros."
Theodore Levitt (1925-2006), professor de administração em Harvard e especialista em marketing



Inteligência: precisamos de uma Educação que estimule a criatividade, diz especialista inglês

Sir Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade.



"Se você não estiver preparado para estar errado, você nunca vai chegar a nada de original." Ken Robinson.


Especialista em criatividade, Robinson desafia a maneira como estamos educando nossos filhos.
Ele defende uma reformulação radical dos nossos sistemas de ensino, cultivar a criatividade e reconhecer vários tipos de inteligência.


A Educação que funciona: as corporações atacam a Educação pública

Trecho de resenha do livro Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?, de Pasi Sahlberg, Teachers College Press, 167 páginas. O texto é de Diane Ravitch, publicado no New York Review of Books em 8/3/2012.*

 

Clique aqui para saber mais
 sobre Sahlberg (Foto Divulgação)
... "Em Lições Finlandesas: O que o mundo pode aprender com as mudanças educacionais na Finlândia?, Pasi Sahlberg explica como as escolas do país se tornaram bem-sucedidas. Autoridade de governo, pesquisador e ex-professor de matemática e de ciências, Sahlberg atribui a melhoria das escolas finlandesas a decisões ousadas tomadas nos anos 1960 e 1970. A história da Finlândia é importante, ele escreve, “porque traz esperança àqueles que estão perdendo a fé na Educação pública”.

Detratores dizem que a Finlândia tem boa performance acadêmica porque é etnicamente homogênea, mas Sahlberg responde que “o mesmo vale para o Japão, Xangai ou Coreia”, que são admiradas pelos reformistas corporativos por sua ênfase nos testes de múltipla escolha. Para os detratores que dizem que a Finlândia, com sua população de 5,5 milhões, é muito pequena para servir de modelo, Sahlberg responde que “cerca de 30 estados dos Estados Unidos têm uma população parecida ou menor que a da Finlândia”.

Sahlberg fala diretamente sobre a sensação de crise educacional que existe nos Estados Unidos e em outras nações. Os formuladores de políticas dos Estados Unidos procuram soluções baseadas no mercado, propondo “competição mais dura, obtenção de mais dados, abolição dos sindicatos de professores, criação de mais escolas charter ou adoção de modelos de gerenciamento do mundo corporativo”.

Em contraste, a Finlândia gastou os últimos 40 anos desenvolvendo um sistema educacional diferente, focado em melhorar a qualidade dos professores, limitar os testes a um mínimo necessário, colocar responsabilidade e confiança antes de cobranças e entregar a liderança das escolas e dos distritos escolares a profissionais da Educação.

Para um observador norte-americano, o fato mais marcante da educação finlandesa é que os estudantes não fazem testes-padrão até o fim da escola secundária. Eles fazem exames, mas os exames são desenvolvidos pelos próprios professores, não por uma corporação multinacional de ensino. A escola básica finlandesa de nove anos é uma “zona livre de testes-padrão”, onde as crianças são encorajadas a “saber, criar e sustentar sua curiosidade natural”...


sábado, 16 de junho de 2012

Olimpíada de Matemática: Mais de 200 mil jovens brasileiros sonham com o ouro no exterior


Mais de 200 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de 4.000 escolas públicas e particulares participaram neste sábado (16/6/2012) da primeira fase da 34ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O objetivo é estimular o estudo da disciplina e melhorar o ensino, além de apoiar os estudantes em pesquisas científicas.

De acordo com a assessora executiva da secretaria OBM, Nelly Carvajal, a prova é dividida em três níveis, conforme a escolaridade do aluno.

O gabarito oficial será publicado na terça (19/8/2012), no site da OBM

Serão classificados para a segunda fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. A segunda fase será realizada no dia 22 de setembro e a terceira, 27 e 28 de outubro.

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados na OBM são convidados a participar da Semana Olímpica, evento que dá início ao processo de seleção para integrar as equipes que irão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática.

Daniel Lima, 14, aluno de escola particular do município de Eusébio, no Ceará, participa da OBM há quatro anos e ganhou medalha de prata duas vezes. Ele participou também da Olimpíada de Matemática Rioplatense, na Argentina, em 2010 e 2011, e ganhou medalha de ouro nas duas edições. “Estou estudando três horas por dia, me preparando para a seletiva da Rioplatense que ocorrerá em dezembro”, disse.

Para preparar alunos de escolas públicas, que obtiveram bons resultados nas competições de matemática nacionais, foi criado, em 2009, o Centro de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). Atualmente, 42 estudantes estudam no centro --30 de escolas públicas e 12 alunos convidados de instituições particulares.

Segundo o professor de matemática Paulo Rodrigues, o interesse dos alunos que estão no centro é enorme. “Para ingressar no Peci, os alunos premiados em competições nacionais fazem uma prova de admissão. Eles ficam no centro uma vez por mês, de quinta-feira a domingo, e podem estudar em casa por um ambiente virtual criado especialmente para eles. Aqui, esses alunos são preparados para participar de competições internacionais, representando o Brasil."

O estudante do Colégio Militar de Brasília Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, 16,  já ganhou seis medalhas de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), além de dois ouros e uma prata na OBM. Atualmente, Henrique se prepara no Peci para competições internacionais.

“As competições brasileiras são boas. Os exames da segunda e terceira fase geralmente têm a mesma dificuldade das provas internacionais. Participar de olimpíadas aqui é uma boa forma de treinamento para as competições fora do país. O Brasil está desenvolvendo um bom preparo dos alunos e estamos no mesmo patamar de outros países. A prova de hoje é só a primeira fase, minha maior preocupação são com as competições internacionais.”.

Gasparini vai participar da Olimpíada Internacional de Matemática, que reúne competidores de mais de 80 países e será realizada este ano na Argentina. Além disso, participará da Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que será realizada no Peru.
Reportagem da Agência Brasil

Plano Nacional de Educação: relator muda meta de investimento na área para 8% do PIB


O relator do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), ampliou a meta de investimento na área de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 8%, depois de acertar o percentual com o governo.

O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados desde dezembro de 2010 estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. O relatório foi aprovado pela comissão especial que analisa a matéria, mas ainda serão votados os destaques no dia 26 de junho, que ainda podem alterar o texto.

A meta de investimento em educação é a mais polêmica do projeto. Atualmente, o país investe 5,1% do PIB na área. A proposta acordada com o governo era 7,5%, revista hoje para 8%. Parte dos parlamentares da comissão especial e entidades da sociedade civil, entretanto, pressionam para um patamar de 10%. De acordo com o Vanhoni, o ganho de 0,5% significa R$ 25 bilhões para a área.

A solução encontrada pelo relator foi incluir também um artigo no texto do PNE que determina que 50% dos recursos do pré-sal, incluindo os royalties, deverão ser utilizados diretamente em educação “para que no final de dez anos de vigência do PNE seja atingido o percentual de 10% do PIB para investimento em educação pública”.

“Infelizmente, essa discussão ficou muito politizada [dos 10% do PIB para educação] porque senão tenho certeza que à luz da razão e dos dados técnicos nós chegaríamos a um acordo e votaríamos por unanimidade”, disse o relator.

A solução, entretanto, foi questionada pelos deputados já que a divisão dos royalties será definida por leis específicas. O debate será retomado na próxima reunião da comissão. Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), o novo texto é uma “grosseira manipulação” para conseguir aprovar o relatório de Vanhoni.

Vanhoni sugeriu que com o 0,5% a mais de investimento incluídos em seu relatório seja aplicado para ampliar a educação integral ou melhorar o custeio das matrículas em creche. A votação dos 160 destaques será retomada dia 26. Depois de aprovado pela comissão o projeto segue para o Senado.
Reportagem de Amanda Cieglinski, com edição de Rivadavia Severo/Agência Brasil



Porque Hoje é Sábado

Já sei namorar
Os Tribalistas


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Motores elétricos: Senai inaugura laboratório de eficiência energética em Curitiba


O Paraná terá o primeiro Laboratório de Eficiência Energética em Acionamentos Elétricos do Brasil, que vai inaugurado pelo Senai na próxima quarta (20/6/2012), na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A instalação da unidade teve as parcerias da empresa AMK, da Alemanha, e a Universidade Tecnológica de Gabrovo, da Bulgária. A inauguração será às 19 horas, no Senai CIC.

O laboratório vai desenvolver pesquisas e melhoria de processos de eficiência energética, principalmente em motores elétricos. Os equipamentos foram desenvolvidos pela filial da AMK da Bulgária, que possui parceria de pesquisa com a universidade tecnológica.

As empresas poderão ajustar a condição de seus motores e a eficiência energética de seus processos. Motores bem-regulados proporciona maior rendimento dos sistemas elétricos e diminui custos mensais de energia elétrica. A tecnologia empregada no desenvolvimento dos equipamentos permite que eles sejam levados para dentro das empresas.

O laboratório também dará suporte à formação de novos profissionais e prestará assessoria às empresas que desejem melhorar seus processos.


Produção de cerveja: Senai CIC forma profissionais para produtos artesanais


Estudantes e profissionais das áreas de alimentos, biotecnologia e outras podem se qualificar no Senai CIC, em Curitiba, para a produção de cervejas artesanais de alta qualidade, visando à produção em sua própria residência.

São 13 vagas por turma, e o início dos estudos (3 horas teóricas e 9 horas teórico/práticas) será no próximo dia 29 de junho (2012).

O aluno também vai aprender boas práticas de fabricação para a obtenção de uma cerveja artesanal de boa qualidade. Os pré-requisitos para a inscrição: ter mais que 18 anos e escolaridade mínima na oitava série do ensino fundamental. Para saber mais ligue 0800 648 0088, ou via cic@pr.senai.br



Pronatec em Mato Grosso do Sul: são 17 cursos para jovens do ensino médio e alunos da EJA

Açúcar e álcool, agroindústria, automação industrial, cerâmica, celulose e papel, edificações, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecânica, meio ambiente, mineração, química, segurança do trabalho e vestuário.

Estas são as áreas dos 17 cursos que estão sendo oferecidos pelo Senai de Mato Grosso do Sul, com 1.778 vagas distribuídas programas gratuitos de Educação profissional técnica de nível médio.

Clique aqui para fazer sua inscrição ou ligue 0800 7070745 para saber mais

As vagas, que fazem parte do pacote do Pronatec, estão distribuídas em 12 municípios. Poderão se inscrever estudantes do segundo ano do ensino médio ou ainda aqueles que estejam matriculados na primeira fase do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O prazo vai até 1º de julho.



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio+20: docentes do Sesi/Senai debatem sustentabilidade na Educação

Cerca de 500 professores e docentes do Sesi e do Senai do Rio de Janeiro e de São Paulo vão debater nesta quinta (14/6/2012), no Humanidade 2012, as diferentes abordagens sobre a gestão da sustentabilidade na Educação. O evento faz parte da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será promovida até 22 de junho. 

Durante a manhã, os docentes participarão, do encontro A voz do professor. O papel social do lixo será abordado por Sebastião Carlos dos Santos, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho, zona norte da capital fluminense e protagonista do documentário Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar no ano passado. Tião, como é conhecido, falará sobre sua experiência de vida, a subsistência de sua família e seu olhar de cidadania no ambiente do aterro.
Os painéis e fóruns do Humanidade 2012, no Forte de Copacabana,
zona sul do Rio de Janeiro, estão sendo transmitidos on-line.
Clique aqui para acompanhar os debates.
A temática da interface entre a sustentabilidade e a Educação será levantada por Silvio Meira, professor e pesquisador da área de segurança e engenharia de software e doutor em computação pela University of Kent at Cantebury, da Inglaterra. O professor e escritor Arnaldo Niskier traçará um paralelo entre o ensino e o meio ambiente. O encontro será mediado pela atriz Lucélia Santos e encerrado com um show do compositor Marcelo Jeneci.

O Humanidade 2012 é uma realização dos Sistemas Firjan/Senai/Sesi-RJ e Fiesp/Senai/Sesi-SP e da Fundação Roberto Marinho, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Sebrae e da Caixa Econômica Federal. A proposta é realçar o importante papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.

Eles estarão disponíveis na programação, devidamente indicados com um ícone de “transmissão ao vivo”. Mas atenção: mais de um evento pode ser transmitido ao mesmo tempo, dando a oportunidade para o internauta decidir qual palestra ou fórum deseja assistir. Posteriormente, o site oficial do Humanidade 2012 irá criar uma videoteca, com todos os momentos do evento.
 
O Humanidade 2012 é um foro democrático que abriga encontros, seminários e oficinas, uma grande exposição aberta ao público com quase 15 sala projetadas pela cenógrafa Bia Lessa para mostrar, de maneira lúdica, interativa e participativa, como esses conceitos têm se traduzido em iniciativas e ações sustentáveis no Brasil.


Pronatec em Rondônia: Senai oferece cursos gratuitos em cinco municípios

Em Porto Velho, a Escola Senai Padre Marcelo está oferecendo diversas vagas em mais de 20 cursos gratuitos que serão ministrados em parceria com o Pronatec. O público-alvo são os beneficiários do Bolsa Família, do seguro-desemprego e a população de baixa renda.

O Senai também está atendendo nas cidades de Nova Mutum; Jaci Paraná; Candeias e Itapuã. Clique aqui para saber mais ou ligue 69 3224-6766 69 3223-2250, com Valdinéia Leitão, do Senai Metalmecânica.


Educação integral: Sesi/Senai de Roraima formam primeiros profissionais via ensino articulado

Neste mês de junho o Sesi e o Senai de Roraima vão entregar os primeiros certificados do programa Educação básica articulada com o ensino profissionalizante (Ebep) no estado. Os formandos vão receber diplomas do ensino fundamental, do ensino médio e qualificação profissional em Mecânico de Manutenção de Automóvel.

Cleonido Padilha diz que aprendeu muito com o curso. “Os professores são bem empenhados e nos mostram o máximo em pouco tempo, minha satisfação é total”. E ressalta: “aprendi além do esperado quanto ao curso profissionalizante”. Cleonido também destaca o comprometimento da direção do programa, que trabalha inclusive para a sensibilização de alunos faltosos, “pois o acompanhamento é importante.”

O novo mecânico Antônio Andrade conta a importante do curso na vida dele. “Já estou fazendo medição com multímetro, montagem de motor e instalação elétrica”.

Agora em 2012, o Ebep ministra aulas para duas turmas, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, as duas com qualificação profissional em Eletricista Instalador Predial e Residencial, estudos que deverão ter a duração de aproximadamente dois anos.

Segundo a coordenadora pedagógica do Centro de Formação Profissional do Senai e interlocutora do Ebep em Roraima, Elza Cavalcante, “o curso possibilita aos alunos vislumbrarem uma ampliação das possibilidades de colocação na vida profissional, melhorando consequentemente sua qualidade de vida”, enfatizou a coordenadora. O Ebep é oferecido em 25 estados e no Distrito Federal, pelo Senai e o Sesi.


Rio+20: Começa hoje a conferência mundial para o desenvolvimento sustentável

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, começa nesta quarta (13/6/2012) e vai até o dia 22, no Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 190 países. Na pauta debates sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde. Pelo menos 115 chefes de Estado e de Governo já confirmaram presença.







A presidenta Dilma Rousseff vai abrir o Pavilhão do Brasil às 11h, no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro, principal sede das atividades do megaevento Depois, Dilma só deve voltar à conferência no dia 20, quando começa a etapa decisiva da reunião, com a chegada de chefes de Estado, que negociarão um documento com resultados finais.

Para a presidenta Dilma, o grande desafio da Rio+20 é encontrar um modelo que combine desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e inclusão social. “É possível ter um país que se desenvolva economicamente, que cresça e inclua sua população, que seja um desenvolvimento do ponto de vista social, com justiça, e que, ao mesmo tempo, respeite o meio ambiente. É esse o grande desafio dessa conferência Rio+20”.

No Pavilhão do Brasil, o governo deve apresentar inciativas e projetos do Executivo para promoção do desenvolvimento sustentável. Para o Brasil, é fundamental enfatizar como alternativa mundial o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. A alternativa deve ser associada aos programas de transferência de renda, como os adotados no país.

Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final. No texto estarão definidas as metas de desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas e que deverão ser adotadas por todos os participantes da Rio+20. A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.

A Rio+20 ocorre duas décadas depois de outra conferência que marcou época, a Rio 92. O objetivo agora é definir um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, mas com foco na melhoria da qualidade de vida a partir da erradicação da pobreza, por meio de programas sociais, da economia verde e do desenvolvimento sustentável para uma governança mundial.

Uma plataforma remota para participação indireta na conferência foi criada com apoio da ONU e está disponível no www.futurewewant.org. Qualquer pessoa pode apresentar e compartilhar suas visões e expectativas para o futuro, sob a forma de textos, fotos, vídeos, desenhos etc.

O material recebido deverá ser compilado e utilizado na montagem de um espaço/conferência na Rio+20, e que depois seguirá sendo utilizado na formulação e compartilhamento de propostas coletivas on-line. A ONU ainda abriu um canal de consulta para a sociedade civil: www.un.org/sustainablefuture.


Frase de Hoje

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."
Albert Einstein (1879-1955) – Nascido na Alemanha, Einstein é o mais célebre cientista
do século 20. Ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1921. Suas descobertas revolucionaram
o pensamento humano, com interpretações filosóficas das mais diversas tendências.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações