A maior parte das escolas brasileiras
(84,5%) apresenta estrutura elementar ou básica. Isso significa que tem apenas
água, banheiro, energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como
TV, DVD, computadores e impressora. Na outra ponta, 0,6% das escolas apresenta
infraestrutura considerada avançada, com sala de professores, biblioteca,
laboratório de informática, quadra esportiva e parque infantil, além de
laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com
necessidades especiais.
É a informação que está no estudo Uma
Escala para Medir a Infraestrutura Escolar, dos pesquisadores José Soares Neto,
Girlene Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino, da Universidade de Brasília
(UnB), e Dalton Francisco de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC). Eles se basearam no Censo Escolar 2011 do Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estudo foi feito com dados
de 194.932 escolas, incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas.
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São poucas as escolas rurais que contam com infraestrutura elementar, aponta o estudo (Foto Governo do Acre) |
O trabalho dos pesquisados, que se dizem
surpreendidos com os resultados, mostra que mais de 44% das escolas da Educação
básica brasileiras ainda apresentam uma infraestrutura escolar elementar,
apenas com água, banheiro, energia, esgoto e cozinha.
“Há um percentual alto de escolas que não
têm requisitos básicos de infraestrutura, como sala de diretoria, sala de
professor e biblioteca. Assim, fica transparente a necessidade de políticas
públicas que visem a diminuir as discrepâncias e promover condições escolares
mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um ambiente escolar mais
favorável", diz o estudo.
"A criança, quando chega à escola,
tem que ter equipamentos, conforto do ambiente para se concentrar, se dedicar
aos estudos e ao aprendizado. O professor precisa de equipamento para
desenvolver o trabalho dele, assim como a escola", explica em entrevista à
Agência Brasil um dos autores do estudo, José Soares Neto. "O Brasil está
passando por um momento em que é consenso que se deve investir em Educação. A
pesquisa traz uma perspectiva de como orientar esse investimento para resolver
um problema que não é simples".
Dividindo-se por região, o Nordeste
apresenta a maior porcentagem de escolas com estrutura elementar: 71%; e apenas
0,3% com estrutura avançada. A maior porcentagem de escolas com estrutura
avançada está na Região Sul: 1,6% - na região, 19,8% das escolas têm estrutura
elementar.
Levando-se em consideração a
administração, mais da metade das escolas públicas federais (58,1%) têm uma
infraestrutura adequada, ou seja, além dos itens básicos, como água, energia e
cozinha, têm sala de professores, biblioteca, laboratório de informática,
quadra esportiva e parque infantil. Essas escolas têm uma estrutura melhor do
que as estaduais ou municipais e até mesmo que as particulares, cuja maioria
(58,4%) têm uma estrutura básica.
Outro dado destacado pelos pesquisadores
é a diferença entre as escolas urbanas e rurais. "Enquanto 18,3% das
escolas urbanas têm infraestrutura elementar, o oposto ocorre em relação às
escolas rurais: 85,2% encontram-se nesta categoria", diz o estudo.
Fonte Agência Brasil