segunda-feira, 10 de junho de 2013

Escola Solidária: unidade do Sesi de Campo Grande recebe Selo por ações socioeducativas

Arrecadação de materiais de higiene e confecção de colchas para idosos, reutilização e reciclagem de brinquedos para crianças, montagem de cestas básicas para distribuição em igrejas, fabricação de sabão caseiro e reaproveitamento de óleo de cozinha para a comunidade. 

Esses são alguns dos projetos realizados pelos alunos da Escola do Sesi de Campo Grande e que resultaram no recebimento do Selo de Escola Solidária, concedido pelo Instituto Faça Parte. A premiação abrange estabelecimentos de ensino comprometidos com uma Educação fundamentada nos ideais de solidariedade, cidadania e participação social.

Alunos da Escola do Sesi praticam a responsabilidade social e socioambiental (Foto Divulgação)
Segundo o superintendente do Sesi-MS, Michael Gorski, o Selo de Escola Solidária tem como parceiros o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes da Educação (Undime) e organizações internacionais como a OEI, Unicef e Unesco. "O Selo foi criado para identificar e reconhecer escolas de educação básica, públicas e particulares, que desenvolvem atividades que articulam saberes curriculares com solidariedade", destaca Gorski.

A diretora da Escola do Sesi de Campo Grande, Marly Fátima Rondon de Andrade, explica que, com essas ações sociais, “podemos trabalhar a integração entre a comunidade e a escola, além de obter o engajamento da família e trabalhar valores como espírito de cooperação, união, criatividade e valorização do ser humano.”

Mary acrescenta que o trabalho envolve atividades via projetos organizados, voltados para a realidade de cada comunidade e ações de solidariedade trabalhada com os alunos que aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e sobre seu compromisso com a responsabilidade social e socioambiental.

A estudante da Escola do Sesi Giovana Rivarola, de 13 anos, do oitavo ano do ensino fundamental, acredita que ser reconhecida pela realização de ações de solidariedade é uma conquista. "É muito importante se preocupar com os outros e verificar pessoalmente realidades diferentes da nossa".

Da mesma forma pensa Paulo Eduardo Castaldeli, de 12 anos e colega de Giovana. "É uma satisfação participar dessas ações e proporcionar um pouco de alegria para outras pessoas. Também é um aprendizado para nós. Fico muito feliz de ver a nossa escola receber esse prêmio", falou.

Selo
O Selo Escola Solidária incentiva e reconhece o voluntariado educativo nas escolas públicas e privadas brasileiras. Nas edições anteriores foram reconhecidas mais de 23 mil escolas desde 2003, a cada dois anos. Neste ano, o Selo completa seu ciclo de 10 anos e reconhece 285 escolas.

As premiadas com o Selo passam a fazer parte da Rede de Escolas Solidárias. A Rede articula práticas socioeducativas, promove a troca experiências com outras instituições de ensino e até mesmo aprimora os próprios projetos inspirando-se em outras iniciativas.

Fonte Portal Sistema Fiems



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações