Alunos das escolas de tempo integral da
rede estadual de São Paulo não terão mais disciplinas específicas de História,
Geografia e Ciências Físicas e Biológicas nos três primeiros anos do ensino fundamental.
A mudança, publicada no Diário Oficial em janeiro, causou polêmica entre
professores e profissionais ligados à Educação.
De acordo com a Secretaria Estadual de
Educação de São Paulo, o objetivo das alterações é fortalecer a alfabetização
em Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas cujo desempenho dos alunos é
alvo de avaliações externas como o Saresp e a Prova Brasil, e tornar o ensino
mais atraente.
Há quem questione, porém, a eficácia de
focalizar os esforços e as aulas apenas em Português e Matemática, abordando as
demais apenas de forma transversal nos primeiros anos dessa etapa do ensino. A
desvalorização das disciplinas fora da grade, a concepção de alfabetização e a
influência excessiva das avaliações nas escolas também foram questionadas por
especialistas ouvidos pela reportagem.
*Clique
aqui para ler a reportagem completa.