quarta-feira, 5 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente: data abre espaço para debater Rio+20 e Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente começaram nesta segunda (3/6/2013), em cerimônia de abertura com a ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, no Rio de Janeiro. A programação se desenvolverá ao longo da semana também em outras cidades.

De acordo com a ministra, as atividades durante a Semana são oportunidades para que especialistas e sociedade civil possam debater o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), que tem como proposta assegurar vida plena e digna para todos. O Plano visa ainda relembrar os compromissos assumidos pelo Brasil e outros países, em 2012, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).


“A expectativa é poder detalhar melhor, discutir mais o PPCS e criar alternativas para avançar, a fim de alcançar o objetivo final que é o de entregar medidas institucionais, processos de capacitação, decisões e acordos setoriais que visem à sustentabilidade”, destaca a secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do MMA, Mariana Meirelles.

Outros eventos em comemoração à data ocorrerão em Brasília. Na quinta (6/6/2013), às 9h30, o MMA vai promover, juntamente com a Câmara dos Deputados, o seminário sobre os Desafios para a Implementação da Lei dos Resíduos Sólidos, no Anexo II da Câmara (confira a programação completa aqui). A ocasião marca a mobilização em torno da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília.

O evento também serve como etapa preparatória para a conferência virtual, entre 26 de agosto e 10 de setembro. Essa atividade discutirá os quatro eixos temáticos da conferência: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

O MMA também comemora o Dia da Educação Ambiental, 3 de junho, com duas programações. O Departamento de Educação Ambiental, com o apoio do Governo do Distrito Federal, prepara uma Sala Verde Especial nos jardins em frente ao edifício sede do órgão, localizado na Esplanada dos Ministérios. A sala, com materiais e vídeos educativos socioambientais, será aberta ao público até 7 de junho.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações