quarta-feira, 5 de junho de 2013

Design e tecnologia: novidade no país, escâner mede corpo do brasileiro

Para gerar tabelas de medida padrão no setor têxtil, o Senai-Cetiqt está realizando em vários estados estudo antropométrico inédito no Brasil. Com a ajuda de um aparelho chamado 3D Body Scaner, já utilizado pelas indústrias americanas e europeias, a organização busca levantar a medida de 10 mil brasileiros e obter padrões regionais e nacionais até 2014.

Durante a XI Fipa, feira promovida pelo Sistema Fiepa na última semana de maio (2013), os visitantes puderam participar da pesquisa e levar para casa o resultado das suas próprias medidas obtidas por meio das 32 câmeras e 16 sensores instalados na cabine do Body Scaner.

A proposta da pesquisa é criar um modelo de referência regional para a modelagem de roupas brasileiras. O escâner de corpo passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Pará. A próxima parada será no Amazonas.

(Foto Divulgação)

O voluntário do projeto, que deve ter entre 18 e 65 anos, responde a questionário sobre hábitos de consumo. Usando uma vestimenta especial, feita de malha e poliéster, o voluntário se posiciona na cabine, onde, por incidência de luzes brancas, por 60 segundos, são mapeadas 100 medidas de seu corpo.


As informações são enviadas a um computador, que cria uma imagem tridimensional. O voluntário ainda tem 21 medidas colhidas com uso de fita métrica por um técnico. Os dados resultarão em tabelas com medidas padrão nacionais e regionais para homens e mulheres.

Fonte Senai-PA


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações