sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Educadores de sucesso: Prêmio destaca empreendedores sociais


A presidenta do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Cybele Amado de Oliveira, recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2012 em cerimônia realizada nesta quarta (7/11/2012), no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em seu discurso, Cybele fez questão de compartilhar a premiação com os outros finalistas, os parceiros institucionais e toda a Rede Colaborativa do Icep – formada por gestores municipais, secretários de educação, equipes técnicas, coordenadores pedagógicos, diretores, professores, pais e alunos. Como ela disse: “Este prêmio é da educação brasileira!”

Cybele (foto) tem 45 anos, é pedagoga, casada, dois filhos. A educadora é mentora e principal líder do Icep, instalado na Bahia, que busca contribuir para a melhoria da qualidade da Educação pública, por meio do apoio à formação continuada de educadores e de gestores educacionais, bem como da criação e da mobilização de redes colaborativas.

Seu trabalho, que inova ao promover a formação de leitores e escritores autônomos no ensino fundamental 1, beneficia hoje cerca de 76 mil pessoas com forte influência em políticas públicas na Bahia e em Pernambuco.

Na mesma festa, o sociólogo Fernando Botelho – idealizador do software livre F123 – ganhou o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, e o médico Antonio Sergio Petrilli, do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc) foi o vencedor da categoria Escolha do Leitor. Os outros finalistas foram Almir Suruí e Ivaneide Cardozo (Metareilá e Kanindé), Luís Fernando Guedes Pinto (Imaflora), Mariana Madureira e Marianne Costa (Raízes).

Promovido pela Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social e o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro oferecem muitos benefícios a finalistas e vencedores, como cursos de gestão, assessorias de imprensa e jurídica e participação em congressos do Terceiro Setor. Como vencedora, Cybele poderá também cursar o MBA na IE Business School em Madri, na Espanha, e participar do Fórum Econômico Mundial, em 2013, em Davos, na Suíça.

Clique aqui ler a reportagem Tecelã da Educação sobre Cybele Amaro, publicada na Folha de S. Paulo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações