segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Olimpíada Conhecimento: competições para pessoas com deficiência dão ouro para alunos de quatro estados

A estreia das competições para pessoas com deficiência na 7ª Olimpíada do Conhecimento, realizada nesta última semana (14 a 18/11/2012) pelo Senai, em São Paulo, premiou alunos do Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais e São Paulo, nas categorias costura (deficientes auditivos), panificação (síndrome de Down), mecânica de automóveis (cadeirantes) e tecnologia da informação (deficientes visuais). Ao todo, 36 estudantes com deficiência competiram.

Mecânica de automóveis: 1: Marcelo Figueiredo/MG; 2: Germano Ferreira/CE; 3: Josemar Sales/SP (Foto Divulgação)

Totalmente cego desde a adolescência, Wesley Gamaliel, 24 anos, emocionou o público do Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri, onde foi realizada a cerimônia de premiação e de encerramento, ao receber a medalha de ouro e o troféu de campeão na categoria tecnologia da informação. “Estou muito feliz e queria agradecer a todos os que me ajudaram, principalmente ao meu guia, Humberto Losing, e a minha mãe”, disse Wesley, que desenvolveu soluções para deficientes visuais usarem softwares de escritório.

“Tô feliz demais da conta, sô”, resumiu Marcelo Figueiredo, 31 anos, campeão da mecânica de automóveis, no melhor estilo mineiro. Natural de Belo Horizonte, ele já fez três cursos no Senai e vinha se preparando para a Olimpíada desde abril deste ano. “Eu esperava no máximo o bronze. Nunca imaginava o ouro”, disse Marcelo, eufórico, entre os colegas de delegação.

Quatro competidores com deficiência figuraram na lista dos melhores por estado. Significa que em nenhuma outra ocupação, para estudantes com ou sem deficiência, alguém da sua delegação tirou notas maiores. Foram eles Luís Eduardo Calçado (Senai-RJ) e Ilayane de Jesus Silva (Senai-GO), campeão e vice na categoria costura; Talita Bezerra (Senai-PB) e Marina Nascimento (Senai-MA), prata e bronze em panificação, respectivamente.

Primeiros colocados das categorias para pessoas com deficiência:

Mecânica de automóveis (cadeirantes)
1: Marcelo Figueiredo – MG
2: Germano Ferreira – CE
3: Josemar Sales – SP

Costura (deficientes auditivos)
1: Luís Eduardo Marçal Calçado – RJ
2: Ilayane de Jesus Silva – GO
3: Joseíldo Silva – AL

Panificação (síndrome de Down)
1: Rossini Vieira Júnior – AL
2: Talita Bezerra – PB
3: Marina Nascimento – MA

Tecnologia da Informação (deficientes visuais)
1: Wesley Gamaliel – SP
2: Fabrícia Omena – AL
3: Ricardo Teixeira – MG


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações