O treinamento é semestral e ocorre sempre nas férias escolares, com
aulas presenciais no Rio de Janeiro e via internet em todos os estados. Segundo
a coordenadora administrativa do programa, Maria Celano Maia, os cursos – que
começaram a ser ministrados em 1990 – vão oferecer 5 mil vagas para o próximo
módulo.
Maria diz que a deficiência no ensino de matemática é tão grave no
país que afeta os cursos universitários, já que, segundo ela, a maioria dos
professores que participam do curso no Impa não sabe a matéria que vai ensinar.
“O que esse curso faz é rever os conteúdos do ensino médio. A gente propõe
problemas para os professores reverem e treinarem esses assuntos. A gente vê
que eles têm bastante deficiência nesses assuntos”.
De acordo com ela, a procura pelo curso vem mais de professores do
interior dos estados. O curso é gratuito e o Impa oferece ajuda de custo para
transporte e alimentação, além do material didático. As aulas também podem ser
acompanhadas pela internet e os cursos anteriores estão disponíveis na página de downloads do instituto. Podem
participar professores de matemática do ensino médio e formandos do curso de
licenciatura em matemática.
De acordo com a publicação Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013,
do movimento Todos pela Educação, a principal deficiência no ensino brasileiro
é justamente a matemática no ensino médio.
Segundo os dados da Prova ABC de 2011, último disponível, que avalia
os conhecimentos das crianças de 8 anos, 42,8% dos estudantes atingiram o
conhecimento esperado em matemática, variando de 28,3% na Região Norte a 55,7%
na Região Sul. Na comparação entre as redes de ensino, 32,6% dos estudantes de
escolas públicas demostraram o conhecimento esperado, enquanto entre os de
escolas particulares a proporção ficou em 74,3%.
Na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Ministério da Educação, 14,4%
dos alunos tinham o conhecimento esperado para o 5º ano do ensino fundamental
em 1999, número que passou para 36,3% em 2011, superando a meta de 35,4%. No 9º
ano do ensino fundamental, o índice passou de 13,2% para 16,9%, além da meta de
25,4%. No 3º ano do ensino médio, no entanto, o percentual de estudantes com a
aprendizagem esperada em matemática caiu de 11,9% em 1999 para 10,3% em 2011,
abaixo da meta de 19,6%.
Maria destaca que muitos conteúdos ensinados estão distantes da
realidade dos estudantes. “Seria bom se mudasse mesmo. A gente também procura
ressaltar esse aspecto da praticidade, do uso da matemática nas coisas
cotidianas. Hoje em dia, o ensino médio está voltado, praticamente, apenas para
o Enem e para o vestibular, não é?”.
O curso do Impa será ministrado entre os dias 13 e 17 de janeiro.
Foram oferecidas 150 vagas para professores no estado do Rio de Janeiro e entre
40 e 100 vagas para os centros multiplicadores nas universidades de todos os
estados, que transmitem as aulas ao vivo, via internet. As inscrições podem ser
feitas pela internet, em página do Impa.
Fonte Agência Brasil