quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tecnologia social: Finep premia Portal de apoio ao combate à fome e à miséria no municípios

O Sesi do Paraná recebeu neste domingo (13/10/2013), no Rio de Janeiro, o Prêmio Finep de Inovação 2013, na categoria Tecnologia Social Região Sul com o Portal ODM. Lá estão informações e indicadores sociais, ambientais e econômicos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a fome e a miséria no mundo.

Clique aqui para saber tudo sobre

O Portal tem abrangência nacional, reunindo informações e indicadores de 5.565 municípios, praticamente todos os municípios brasileiros. Agora, o Sesi-PR concorre à grande final nacional que ocorrerá em novembro, em Brasília.

“O grande objetivo do Portal ODM é orientar a definição de políticas públicas e a elaboração de projetos de responsabilidade social corporativa e de organizações não governamentais em sintonia com a realidade dos municípios”, destaca o superintendente do Sesi-PR, José Antônio Fares. Segundo ele, muitas vezes empresas e entidades desenvolvem projetos desta natureza, mas, por falta de informações sobre os indicadores sociais, estes projetos acabam sendo dissociados das reais e mais urgentes demandas das comunidades.

“Todos os municípios já acessaram o Portal e tiveram a possibilidade de conhecer alguns dos principais indicadores relacionados ao desenvolvimento e à qualidade de vida”, explica Diva da Paz Vieira, coordenadora do Portal ODM. Os municípios paranaenses já puderam contar com alguma ação de mobilização proporcionada pelo Sesi. “São os três setores da sociedade propondo ações e iniciativas para o alcance dos objetivos do milênio tomando como base os indicadores fornecidos pelo Portal”, explica Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná.

O presidente da Finep, Glauco Arbix,  explicou que a entidade tem se empenhado para atender a demanda dos setores público e privado, o que levou a agência a multiplicar por sete os recursos disponíveis para a inovação.

“Em 2013, vamos injetar na economia R$ 10 bilhões porque há demanda e o Brasil precisa disso”, afirmou. Arbix também destacou a importância de parceiros como Federações das Indústrias, Sebraes e Bancos de Desenvolvimento que contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Com a premiação, o Sesi-PR recebeu o Troféu Ouro e R$ 200 mil.

Fonte Agência Fiep

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações