quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Educação: valorize o saber, segure seu petróleo

Por Thomas Friedman, colunista do The New York Times, com tradução de Anna Capovilla para o Estadão

Frequentemente alguém me pergunta: "Que país você admira, além do seu?" Minha resposta é sempre a mesma: Taiwan. "Taiwan? Por que Taiwan?", as pessoas perguntam. É muito simples: porque Taiwan é uma rocha nua em um mar repleto de tufões sem recursos naturais que lhe permitam sobreviver - ela precisa importar até areia e cascalho da China para construção -, mas tem a quarta maior reserva financeira do mundo.

Porque em vez de escavar a terra e minerar o que quer que encontre em baixo dela, Taiwan cultiva seus 23 milhões de habitantes, seu talento, energia e inteligência - homens e mulheres indistintamente. Sempre digo a meus amigos em Taiwan: "Vocês são as pessoas mais privilegiadas do mundo.

Como foi que conseguiram ter tanta sorte? Vocês não têm petróleo, não têm minério de ferro, florestas, diamantes, ouro, apenas alguns pequenos depósitos de carvão e gás natural - e por causa disso desenvolveram hábitos e uma cultura que lhes permitiram aprimorar os talentos do seu povo, e os converteram no recurso mais valioso e mais autenticamente renovável do mundo hoje. Como foi que conseguiram tanta sorte assim?" Pelo menos, era o que eu achava instintivamente. Agora, aí estão as provas.

Uma equipe da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) acaba de apresentar um pequeno, mas fascinante, estudo que estabelece a correlação entre o desempenho no exame do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (o Pisa), que a cada dois anos aplica testes de matemática, ciências e compreensão de leitura para alunos de 15 anos de 65 países, e os ganhos totais obtidos com seus recursos naturais como porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país participante.

Em resumo, como se saem os alunos do ensino médio dos EUA em matemática em comparação com a quantidade de petróleo que bombeamos ou de diamantes que exploramos? Os resultados indicaram uma "significativa relação negativa entre o dinheiro que os países obtêm dos recursos naturais e o conhecimento e a capacidade de sua população de ensino médio", disse Andreas Schleicher, que supervisiona os exames do Pisa para a OCDE. "Trata-se de uma avaliação global de 65 países que participaram do mais recente exame do Pisa". Petróleo e Pisa não se misturam.

Clique aqui para ler na íntegra a reportagem no Estadão Blogs.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações