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Foto Envolverde/Jornalismo e Sustentabilidade
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Em 2009, a classe C foi responsável por R$ 881 bilhões dos gastos com consumo – a maior fatia do total de R$ 2,2 trilhões do país. Só na área de Educação, com pagamento de escola, material escolar e livros, o consumo foi de R$ 15,7 bilhões (em 2002 esse consumo foi de R$ 1,8 bilhão!)
Saiba mais sobre o tema na reportagem ‘Brasil
não tem uma "nova classe média", dizem especialistas’
Mas, quais serão os rumos que essa nova sociedade vai trilhar daqui em
diante e seus paradigmas de consumo? Levantar e mapear essas respostas será a
tarefa principal de quatro edições do Seminário
Internacional de Comportamento e Consumo, que o Senai
Cetiqt vai promover a partir de 17 de outubro, no Rio de Janeiro e em mais três cidades.
“Vamos debater os problemas a serem enfrentados para que o Brasil
deixe de ser um país do futuro e se torne um país de futuro. Queremos discutir
esse movimento de uma grande parcela da população que ganhou condições de
consumir, ou seja, a chamada nova classe média. Saber o que houve de mudança na
vida dessas pessoas”, explica Marcelo Ramos, pesquisador do Senai do Rio de
Janeiro. "A indústria precisa entender quem são e o que querem esses
consumidores", afirma Ramos.
O público esperado pelos organizadores do seminário são profissionais
de marketing, comunicação e administração, além de funcionários do Senai de
todo o país. As outras edições dos debates também ocorrerão neste mês de
outubro: dia 23, em Belo Horizonte; dia 25 em Fortaleza; e dia 28, em Blumenau,
em Santa Catarina.
Fonte Portal da Indústria, com informações do Portal Vozes da Nova Classe Média