Por Rogério Tuma
Para o aprendizado, computadores, tablets e celulares atrapalham mais
do que ajudam.
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Estudo aponta que o uso de aparelhos digitais em sala de aula quase nunca objetiva o aprendizado |
O professor associado da Universidade de Nebraska em Lincoln Bernard
McCoy entrevistou 777 alunos de seis universidades em cinco estados americanos
durante o outono de 2012 e descobriu que o uso de aparelhos digitais, como
celulares, computadores e tablets durante a aula é muito mais frequente do que
se imagina. Seu uso quase nunca objetiva o aprendizado.
Mais de 80% dos alunos admitem utilizar as engenhocas durante as
aulas, o que interfere negativamente no seu aprendizado a ponto de piorar as
suas notas, relata o estudo, publicado na edição digital do Journal of Media
Education. Pelos questionários respondidos pelos alunos ficou confirmado:
apenas 8% deles não usavam os aparelhos durante as aulas, 35% utilizavam de uma
a três vezes ao dia, 27% utilizavam de quatro a dez vezes, 16% utilizavam de 11
a 30 vezes e 15% utilizavam os aparelhos durante as aulas do dia mais de 30
vezes.
Em relação ao objetivo do uso, 86% disseram que conversavam por texto
durante as aulas, 68% checavam e-mails, 66% visitavam as redes sociais enquanto
o professor tentava ensiná-los, 38% simplesmente navegavam na internet e 8% (os
mais caras de pau) jogavam algum tipo de game durante as aulas. Um dado para os
fabricantes de relógio: entre os alunos, o objeto virou passado. Apenas 67%
deles utilizavam o aparelho para checar as horas.
Os alunos acham vantajoso utilizar os equipamentos digitais durante as
aulas, pois 70% queriam permanecer conectados, 55% combatiam a monotonia com os
tablets, e 49% diziam fazer algo ligado à aula. A maior desvantagem citada por
90% dos alunos é não prestar atenção na aula: 80% perdiam instruções
importantes dadas pelo mestre e 32% eram advertidos pelo professor pelo mau
comportamento e mais de 50% disseram que foram distraídos pelo uso das
engenhocas por algum colega na sala.
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aqui para ler, na íntegra, a reportagem publicada pela revista Carta
Capital