O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Dilma Rousseff: Pronatec vai oferecer 8 milhões de vagas em cursos técnicos e profissionalizantes
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Inclusão digital: Brasil ocupa 72ª posição em ranking mundial
Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição no
Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic) de Inclusão Digital.
Divulgado pela primeira vez, o indicador mostra que 51,25% da população
brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo,
segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação
Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup.
Na América Latina, Venezuela (62%) tem o maior índice de acesso às tecnologias da informação, seguida pelo Chile e Uruguai, ambos com 55%. Na Argentina e na Colômbia, os percentuais são 54% e 51% respectivamente, acima do indicador brasileiro.
De acordo com a pesquisa, a média mundial de
acesso à conectividade é 49,1%. Os países com maiores indicadores são Suécia
(95,8%) e Islândia e Cingapura, empatadas com 95,5%. Nas últimas colocações da
lista, estão a Etiópia (8,25%), República Centro-Africana (5,5%) e Burundi
(5,75%), todos no Continente Africano.
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Cidades com melhores condições socioeconômicas facilitamo acesso ao mercado digital (Foto José Paulo Lacerda/Agência Pixel) |
Na América Latina, Venezuela (62%) tem o maior índice de acesso às tecnologias da informação, seguida pelo Chile e Uruguai, ambos com 55%. Na Argentina e na Colômbia, os percentuais são 54% e 51% respectivamente, acima do indicador brasileiro.
Na avaliação do economista da FGV e responsável
pela pesquisa, Marcelo Neri, o Brasil está no meio do caminho em termos de
inclusão digital. “O Brasil é um copo meio cheio ou meio vazio, depende da
maneira como se vê”, disse, durante a divulgação dos dados. Para ele, nos
próximos anos, o acesso ao telefone celular será decisivo.
A pesquisa também avaliou a inclusão digital entre
os municípios brasileiros. Das mais de 5 mil cidades listadas no Censo 2010, a
conectividade é maior em São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Florianópolis
(SC), Vitória (ES) e Niterói (RJ) - todas com indicador acima de 70%.
Segundo Marcelo Neri, essas cinco cidades
apresentam melhores condições socioeconômicas, o que facilita o acesso ao
mercado digital. "Uma condição necessária para usar internet é um grau de Educação
que camadas pobres ainda não dispõem. É preciso acelerar (a inserção) por meio
de plataformas como o celular, que as pessoas já usam".
São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ocupam a 19ª,
20ª e a 21ª posições no ranking nacional, respectivamente.
Neri destacou a conectividade em comunidades
pobres do Rio de Janeiro, com indicadores próximos à média nacional. São elas:
Complexo do Alemão (50,8%), Jacarezinho (54,5%), Maré (55,9%) e Rocinha
(57,5%). O pesquisador disse que os dados foram coletados pelo IBGE, assim não
é possível comprovar se os serviços são ou não pagos nessas regiões.
Cidadania e emprego: Senai e Sesi vão preparar trabalhadores em 23 cidades do Paraná
Serão ministrados 11 cursos de qualificação profissional
nas áreas de informática, marcenaria, administrativa, manutenção predial e
eletricidade predial e de formação cidadão, com aulas de relações
interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.
O governo paranaense vai entrar com a
infraestrutura para as aulas teóricas, que serão realizadas nos telecentros
conhecidos como Espaços Cidadão. As aulas práticas serão ministradas em
equipamentos sociais das cidades.
Segundo o governador Beto Richa, a parceria com o programa Caminhos da Profissão é fundamental para atender a oferta de empregos que o estado dispõe. “O emprego existe. O que falta é mão de obra qualificada. Por isso buscamos parceiros como o Sesi e o Senai que detém o know how de educação profissional e formação social dos trabalhadores.”
De acordo com o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, que coordena os Telecentros Espaços Cidadão, a procura por cursos de capacitação e formação profissional cresceu significativamente desde o ano passado. A meta, segundo Casagrande, é atingir todos os municípios paranaenses até 2014.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Plantão Pronatec: Senai-MT oferece 1.500 vagas gratuitas nesta semana
Estudantes da rede pública de ensino médio de Mato
Grosso têm toda esta semana (6 a 10/8/2012) para se inscreverem em uma das 1.500
vagas gratuitas que o Senai abriu em parceria com o Pronatec em Cuiabá,
Cáceres, Tangará da Serra e Nova Olímpia. São cursos de qualificação e de
habilitação técnica nas áreas de gestão, alimentos e bebidas, construção,
eletroeletrônica, mecânica, meio ambiente e tecnologia da informação.
Apenas em Cáceres beneficiários e dependentes do Bolsa
Família poderão participar de curso de qualificação.
Entre as qualificações, com duração entre 160 e
300h, os cursos são: Agente de Informações Turísticas, Agente de Observação de
Segurança na Indústria, Almoxarife, Auxiliar de Agenciamento de Viagens,
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de
Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Operações em Logística, Auxiliar de
Pessoal, Auxiliar em Web Designer, Auxiliar Financeiro, Bombeiro Civil,
Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Industrial, Eletricista
Instalador Predial de Baixa Tensão, Estilista, Libras Básico, Mecânico de
Manutenção de Motocicletas, Montagem e Manutenção de Computadores, Mecânico de
Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica, Operador de Caixa,
Operador de Computador, Pintor de Obras, Programador Web, Promotor de Vendas,
Recepcionista, Recepcionista de Eventos.
Os cursos técnicos, entre 1.170 e 1.300h, são: Segurança
do Trabalho, Produção de Moda, Modelagem do Vestuário, Meio Ambiente,
Alimentos, Açúcar e Álcool. as opções de cursos, tanto de
qualificação quanto de habilitação técnica, variam conforme o município
atendido.
Clique aqui para saber tudo sobre.
Pronatec em Alagoas: jovens sonham com emprego e carteira assinada
“Vou batalhar por um emprego formal, pois ter
carteira assinada é assegurar direitos e viver melhor.” Esse é o grande sonho
que Maria Carolina Nogueira de Souza, de 18 anos, quer colocar em prática no
início de 2014, após receber seu certificado de eletromecânica, curso que acaba
de iniciar no Senai de Alagoas.
Maria é aluna da Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, no Vergel do Lago, em Maceió, e uma entre os 480 jovens do segundo ano do ensino médio da rede estadual de ensino beneficiados pelo Pronatec.
Maria é aluna da Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, no Vergel do Lago, em Maceió, e uma entre os 480 jovens do segundo ano do ensino médio da rede estadual de ensino beneficiados pelo Pronatec.
Após passar por aulas de nivelamento em português
e matemática ministradas pelo Sesi-AL, os alunos começaram a estudar em unidades
do Senai de Maceió e de Arapiraca.
Eduardo Monteiro de Lima, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió, vai se formar como técnico em eletrônica. “Sonho em me sentir satisfeito e realizado com a minha profissão.”
Eduardo Monteiro de Lima, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió, vai se formar como técnico em eletrônica. “Sonho em me sentir satisfeito e realizado com a minha profissão.”
O Senai é o principal parceiro do Pronatec, iniciativa
do governo federal para expandir vagas em cursos de Educação profissional e
tecnológica para jovens do ensino público de todo o país e também a usuários do
Bolsa Família e seus dependentes e beneficiários do Seguro-Desemprego.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Bolsa integral em TI: Senai vai formar mais de mil jovens no DF
O Governo do Distrito Federal lança o seu primeiro programa voltado exclusivamente para qualificação de profissionais no setor de tecnologia da informação. Trata-se do Profissão Futuro, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Fundação de Apoio a Pesquisa (FAPDF), em parceria com o Senai-DF.
Serão oferecidos os seguintes cursos: Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede – Windows; Desenvolvimento em “C# (.Net)e Java”. As aulas serão presenciais, ministradas nos três turnos, nas unidades do Senai de Taguatinga, do Gama e do Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.
A iniciativa possibilitará a qualificação gratuita de 1.020 mil pessoas nas áreas de desenvolvimento e infraestrutura do setor de tecnologia da informação.
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As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 31. Clique aqui para saber mais |
Serão oferecidos os seguintes cursos: Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede – Windows; Desenvolvimento em “C# (.Net)e Java”. As aulas serão presenciais, ministradas nos três turnos, nas unidades do Senai de Taguatinga, do Gama e do Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.
O estudante não arcará com nenhuma despesa. Todos os custos, as despesas, inclusive as de locomoção, serão cobertas pelo GDF. “Um curso semelhante custaria em torno de R$ 2 mil no mercado local. O governo está investindo para fomentar o setor mais promissor do DF”, revela o secretário interino de SECTI, Gustavo Brum.
A Capital Federal agrega mais de 700 empresas de TI e emprega cerca de 30 mil pessoas. O setor responde por cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto do DF, segundo dados do IBGE. “Estamos nos antecipando à enorme demanda por profissionais que surgirá, em breve, com a instalação definitiva do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), que já está em curso", ressalta Brum
Segundo ele, cerca de 1,2 mil empresas serão instaladas no PTCD, que poderão gerar mais de 25 mil empregos diretos nos próximos quatro anos. O Profissão Futuro faz parte de uma estratégia de longo prazo para que Brasília tenha, além desses empreendimentos, profissionais qualificados para atender à demanda dos novos negócios. "Estamos preparando capital humano para o nosso Vale do Silício", esclarece o secretário.
Neste segundo semestre, serão oferecidas 480 vagas, distribuídas em 16 turmas. Outro grupo com 540 estudantes iniciará os estudos no primeiro semestre de 2013. O público-alvo do programa são estudantes de TI, dos níveis técnico e superior, ou profissionais da área.
Os dois melhores alunos de cada turma receberão, ao término das aulas, bolsa remunerada de iniciação científica para desenvolvimento de projetos, por meio do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), que tem como missão promover a cultura da inovação tecnológica e aumentar a competitividade das empresas e instituições de TI do DF.
Cursos gratuitos: Senai-BA abre vagas em construção civil

Os cursos, que serão oferecidos em três locais de
Salvador, terão a duração de cerca de 2 meses. O candidato deve ter
entre 18 e 59 anos, estar desempregado, ter escolaridade mínima exigida pelo
curso e atender aos requisitos exigidos. Clique aqui para saber mais.
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cursos gratuitos
domingo, 5 de agosto de 2012
Talento Brasileiro: Mart'nália e Djavan
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Educação profissional: Ipatinga ganha a maior unidade do Senai em Minas
A Usiminas cederá, em regime de comodato por 10
anos, o espaço do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) da usina em
Ipatinga para que o Senai de Minas Gerais invista na modernização das
instalações. A escola ganharão laboratórios e equipamentos para o lançamento de
novos cursos de Educação profissional. O local abrigará, ainda, a Regional Fiemg
Vale do Aço.
O espaço do CDP é composto por três blocos que
somam 10,9 mil metros quadrados, numa área total de 54,7 mil metros quadrados,
incluindo auditório para 500 pessoas. Haverá capacidade para atender 3 mil
alunos por dia, 1,6 mil a mais do que a atual sede do Senai na cidade.
O processo de transferência da unidade ocorrerá
gradativamente, de acordo com a disponibilidade das turmas. “Na nova unidade, o
Senai ampliará consideravelmente o número de alunos e os de cursos que atenderão
a indústria de maneira mais completa”, afirma o diretor regional do Senai-MG,
Lúcio Sampaio.
Para o presidente da Usiminas, Julián Eguren, a
parceria é um modelo a ser seguido. “Vamos modernizar a infraestrutura,
garantir qualificação de nossos colaboradores e ampliar esse atendimento para a
comunidade. Vamos aumentar nosso apoio à formação profissional e, ao mesmo
tempo, economizar custos administrativos. Esse modelo de parceria, em que todos
ganham, é um exemplo de como podemos contribuir de forma efetiva e perene para
o desenvolvimento regional”, ressalta.
Com a parceria, o CDP da Usiminas passará a ser
conhecido como Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares –
homenagem ao ex-presidente da Usiminas, falecido em 2011. Para 2013, a previsão
é abertura de vagas para os cursos de Eletromecânica e Eletroeletrônica, ambos
de aprendizagem industrial, e os técnicos de Automação Industrial, Edificações,
Vestuário, Tecnologia da Informação, Metalurgia e Eletromecânica.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Contra o abuso sexual de jovens: sucesso do ViraVida desperta interesse dos governos federal e do DF
O 3º Seminário Nacional Protagonismo e Juventude, recém-promovido
pelo Conselho Nacional do Sesi com jovens assistidos pelo programa ViraVira,
foi marcado pelo interesse de órgãos dos governos brasileiro e do Distrito
Federal (GDF) em se juntar ao projeto. Ao longo de quatro anos, o programa ajudou
mais de dois mil jovens que sofreram com abusos e exploração sexual a superarem
traumas, se qualificarem profissionalmente e a entrar no mercado de trabalho.
O sucesso do ViraVida despertou o interesse dos Ministérios dos Esportes e da Cultura (MinC) e da Secretaria de Juventude do Distrito Federal em somar esforços para ajudar ainda mais crianças e jovens que passam por problemas parecidos no país.
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O sucesso do ViraVida despertou o interesse dos Ministérios dos Esportes e da Cultura (MinC) e da Secretaria de Juventude do Distrito Federal em somar esforços para ajudar ainda mais crianças e jovens que passam por problemas parecidos no país.
"Não conhecia o projeto, mas achei muito
interessante. Queremos mais detalhes de quanto alunos o ViraVida tem no Distrito Federal, qual o trabalho que
eles estão inseridos e como poderemos contribuir. Como agentes do poder público
temos a obrigação de apoiar e ampliar programas de sucesso como este”, declarou
o secretário de Juventude do GDF, Carlos Odas.
Integrante dos debates sobre O mundo das políticas
públicas, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia
Rollemberg, antecipou em quais projetos do ministério os alunos do ViraVida
podem ser inseridos.
“O Minc trabalha com três projetos principais com
jovens. O Agente Jovem de Cultura, o Cultura Viva e o Rede de Cidadania
Cultural. Podemos estudar formas de inserir os jovens do ViraVida nestes
projetos. Especialmente no Agente Jovem de Cultura que disponibiliza bolsas
para que o aluno se especialize em áreas como comunicação, articulação e
mobilização cultural, cultura e tecnologia, pesquisa, acervo e diálogos no
campo da cultura, formação cultural, produção e expressão artística e cultural,
intercâmbios, encontros culturais e sustentabilidade”.
O consultor da Câmara de Meio Ambiente e
Sustentabilidade do Ministério dos Esportes, Claudio Langoni, foi convidado
para conduzir a mesa O mundo dos esportes – oportunidades que a Copa e as
Olimpíadas oferecerão aos jovens. Milhares de jovens do Brasil serão
capacitados para programas de voluntariado da Fifa. Haverá, por exemplo,
qualificação no serviço de cerimonial, como o deste seminário que está sendo
coordenado pelos alunos do ViraVida. “Como os jovens do projeto fazem parte de
um programa social, podemos estudar a possibilidade de priorizar a participação
desses jovens nos projetos da Copa do Mundo", adiantou Langoni.
Sobre outras oportunidades que os jovens terão com
os eventos esportivos que o Brasil irá sediar, Langoni destacou as áreas de
sustentabilidade, de resíduos, de reciclagem e de alimentos.
“O evento esportivo pode ajudar a acelerar as
políticas públicas que o Brasil pode adotar neste setor. Estamos olhando este
tema como possibilidades de negócios, não apenas a questão ambiental da coleta
e reciclagem, mas também na substituição de embalagens e de procedimentos. O
fornecimento de alimentos brasileiros como a castanha e o açaí, vão gerar
muitas oportunidades também. Queremos induzir o aumento do consumo e da
exportação”, destacou.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Educação a distância: 1.742 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional gratuitos
O Senai do Rio de Janeiro está com inscrições
abertas para 1.742 vagas gratuitas em cursos de qualificação a distância. As
oportunidades são para Assistente de Logística, Operador de Suporte Técnico em
TI (Help Desk), Operador de Telemarketing, Auxiliar de Eletricista Predial,
Instalador de Rede Local e sem Fio, Auxiliar de Pré-impressão, Auxiliar de
Pós-impressão, Auxiliar de Impressão Offset.
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Clique aqui para fazer sua inscrição, cujo prazo vai até 12 de agosto |
Podem se inscrever para processo seletivo, com
prova online de Português, Matemática e Raciocínio Lógico, pessoas com idade
mínima de 17 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o segundo ano do ensino
médio.
O resultado será divulgado dia 21 de agosto, no
mesmo site em que foi feita a inscrição, e as aulas deverão começar em 15 de
setembro. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente
virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas
presenciais na unidade Senai em que foi feita a matrícula.
Mais informações: 0800 0231231.
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Mercado de trabalho e a Copa do Mundo: Qualificopa prorroga as inscrições para 2 mil novas vagas de capacitação
As inscrições para o Qualificopa seguem até sexta
(4/8/2012). São 2 mil novas vagas para formar mais duas turmas do programa de
qualificação profissional ainda em 2012. Em menos de dois anos, a Secretaria de
Trabalho do Distrito Federal já capacitou cerca de 4 mil pessoas. O programa
oferecerá aulas de inglês em todos os cursos.
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Clique aqui para saber mais |
O Qualificopa vai abrir ainda o curso inédito de
Assistente Administrativo, além dos demais já existentes: Informática básica,
Organização de eventos, Operador de caixa, Montagem e Manutenção de Micro,
Telemarketing, Garçom, Camareira, Vendedor, Supervisor de Hospedagem e Web
Designer.
As aulas serão ministradas de segunda a sábado,
nos turnos da manhã, tarde e noite. Os cursos são gratuitos e os alunos recebem
vale-transporte, alimentação, material didático completo, seguro de vida e
uniforme. Para concorrer a uma vaga em um dos cursos, é necessário fazer a
inscrição em qualquer Agência do Trabalhador ou no posto de atendimento da
Rodoviária do Plano Piloto. A lista dos candidatos selecionados será divulgada
no www.trabalho.df.gov.br.
Com o sucesso do programa, pelo menos 20% dos
alunos foram inseridos no mercado de trabalho. Em alguns casos, como nos cursos
de Supervisor de Hospedagem, Camareira e Garçom, em que a procura é maior, essa
porcentagem ultrapassa os 50%. Outra novidade é que 100% dos alunos da última
turma de Telemarketing que gostariam de trabalhar estão empregados.
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Cursos gratuitos no Rio: Senai oferece 3.333 mil vagas em parceria com o Pronatec
Diversas unidades do Senai do Rio de Janeiro estão com inscrições abertas para 3.333 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos em parceria com o Pronatec. Desta vez, a oferta será para beneficiários do Cadastro Único da Assistência Social (CadÚnico), ou pessoas em processo de cadastramento, e trabalhadores que estiverem buscando pela terceira vez consecutiva, em dez anos, o benefício do seguro-desemprego.
Pretendentes às vagas devem ter de 16 a 59 anos. As
oportunidades são nas áreas de construção civil, automobilística, telefonia,
alimentação, logística, administração, solda, informática e telemarketing.
Mais informações 0800 0231231.
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Educação para o trabalho: competidores catarinenses treinam forte para Olimpíada do Senai
Em época de Jogos Olímpicos, um grupo de 35
catarinenses está atento para outro tipo de competição. Eles dedicam de seis a
oito horas diárias em treinamentos para a Olimpíada do
Conhecimento, principal disputa de Educação profissional e de tecnologia
que o Senai promove a cada dois anos pares. Em novembro, no Anhembi, em São
Paulo, os alunos do Senai de Santa Catarina vão medir seus conhecimentos, habilidades
e atitudes profissionais com parceiros da organização de todo o país.
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Os alunos catarinenses, entre os quais quatro que
participam das provas para pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais,
vão disputar 33 ocupações industriais. Na mira dos juízes a capacidade de
planejamento e o bom aproveitamento de recursos e tempo no desenvolvimento de
atividades típicas de suas profissões. As provas exigem desempenho de alto
padrão de qualidade e produtividade. Os primeiros colocados em cada disputa vão
se candidatar a vagas na equipe brasileira que vai ao 42º WorldSkills
Competition, maior competição internacional do gênero, que será realizado em
Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.
A competida Isadora Micaela Guercovich, de 17
anos, de Blumenau, viu sua vida mudar com as competições e treina forte na
ocupação Tecnologia da Moda-Vestuário. "Tenho mais cobranças e muito
reconhecimento por parte dos professores e mesmo do mercado.”
Uma novidade nesta Olimpíada é a disputa oficial
da ocupação de manutenção de aeronáutica. Aos 22 anos e já em seu terceiro
curso técnico (todos na área de mecânica de aeronaves), Felipe Augusto Kupchak,
São José, é um dos primeiros estudantes do país a disputar a prova. "Quero
alcançar o topo, chegar onde puder ir na carreira, trabalhar e estudar no
exterior; a Olimpíada do Conhecimento pode me ajudar nisso.” Para alcançar o
sucesso, Felipe se dedica diariamente das 13 às 22 horas para treinamentos.
Ariel Bertoluci, de Blumenau, 17 anos, tem a
receita do sucesso: "treinamento diário, intenso, bem puxado, para obter
um bom resultado no nacional e em seguida no mundial". Ele será o primeiro
catarinense a disputar em Construção em Alvenaria.
Independentemente de resultados, Guilherme
Vilvert, de 20 anos, de Joinville e que compete em Fresagem CNC destaca que as
portas do mercado de trabalho estão se ampliando. Já passei para as máquinas melhores
da empresa onde atuo", que o liberou para os treinamentos.
Quem também está comprometido com resultados é Bruno
Angelo Medeiros, de Tubarão. Talvez com maior responsabilidade ele estará na
Olimpíada em web design, a ocupação na qual Santa Catarina conseguiu três
medalhas nas últimas três edições do WorldSkills, incluindo a de ouro em 2011.
Apesar de a preparação ter o cuidado de evitar esse tipo de pressão, Bruno
sente o desafio, mesmo porque é treinado pelo medalhista internacional de prata
em 2009, André Ramos.
Quando entrou no Senai, Bruno, hoje com 20 anos,
percebeu que o web design seria uma excelente alternativa de carreira
profissional. Acabou se destacando e sendo convidado para a etapa estadual da
Olimpíada do Conhecimento, que venceu. No primeiro semestre de 2012, dedicava
seis horas diárias aos treinamentos. Para o segundo semestre, ele trancou a
faculdade, que fazia à noite, para treinar nos períodos vespertino e noturno.
"É cansativo, mas vale o esforço", afirma.
Para o presidente do Sistema Fiesc, Glauco José
Côrte, as competições têm reflexos positivos para a indústria, porque mostra a
competitividade, a qualificação, a capacidade dos alunos preparados. "É um
valioso instrumento de motivação aos demais estudantes para que se preparem,
estudem e se empenhem para se tornarem bons profissionais".
O diretor regional do Senai-SC, Sérgio Roberto
Arruda, compara contribuição da Olimpíada do Conhecimento para a educação com a
da Fórmula 1 para a indústria automobilística. "A Olimpíada do
Conhecimento é um grande laboratório de práticas e metodologias pedagógicas que
permitem que possamos aprimorar o ensino, a educação e a qualidade da educação
profissional de Santa Catarina e, por extensão, do Brasil".
O instrutor de construção de alvenaria, Almir
Gonçalves, concorda e cita o exemplo de sua área. Segundo ele, o treinamento
diferenciado, os conhecimentos adquiridos dia a dia acabarão se refletindo nas
demais disciplinas do curso, nos outros cursos da instituição e se refletirão
na melhor qualificação dos profissionais que chegarão ao mercado de trabalho.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Pesquisa e inovação: SBPC reitera críticas aos cortes no orçamento para ciência, tecnologia e inovação
A presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, criticou hoje (27/7/2012) os cortes no orçamento do governo para as áreas de ciência, tecnologia e inovação.
“O ministério [da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI] ganhou nova função e não é possível ficar com essa letra a mais [Inovação] mantendo o fluxo que é fazer ciência em qualquer país. Já são dois anos consecutivos com cortes no orçamento. No ano passado, alertei que o governo federal, ao cortar os recursos do MCTI, estaria sinalizando para os estados mudanças de atitude, isso já está acontecendo. As fundações de apoio já estão com menos dinheiro. Isso não está de acordo com o programa ousado, fantástico, que somos totalmente a favor, que é o Ciência sem Fronteiras”, disse à Agência Brasil.
O Brasil fica entre os 13 países com maior
produção científica (ranking baseado na produção de artigos científicos
publicados em revistas especializadas), mas ocupa o 47º lugar em inovação,
pesquisa e desenvolvimento. O Estado é o principal investidor em pesquisa e
desenvolvimento no país.
Em relação ao programa Ciência sem Fronteiras,
Helena Nader questionou as garantias dadas para o retorno dos pesquisadores que
fazem intercâmbio no exterior. “Temos que ter uma garantia para a volta com
qualidade desses profissionais. Mercado não falta, principalmente nas áreas de
engenharias e tecnologias, mas o retorno não é apenas para o mercado de
trabalho, mas com relação ao financiamento (de pesquisas).”
Com o programa, o governo pretende enviar 101 mil
profissionais e pesquisadores para diversos países em quatro anos. A ideia é o
governo custear 75 mil bolsas de estudo e espera que a iniciativa privada
viabilize mais 25 mil. O programa inclui desde bolsas do tipo sanduíche (em que
parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior) de graduação até
pós-doutorado em 18 áreas de tecnologia, engenharia, biomedicina e
biodiversidade.
A presidenta da SBPC destacou também que a
entidade não é contrária ao sistema de cotas adotado pelas universidades
públicas. No entanto, discorda de projeto de lei que prevê reserva de 50% das
vagas em universidades a estudantes de escolas públicas por ferir a autonomia
das instituições de ensino.
“O que realmente nos preocupa bastante é o Projeto
de Lei nº 180 de 2008, que está para ser votado no Senado. Ele fere a autonomia
universitária, por subordinar 50% do ingresso no ensino superior aos critérios
de cada escola de ensino médio e tira da universidade o direito de opinar sobre
o perfil de seu aluno. A SBPC nunca foi contra as cotas, até porque as universidades
já adotam o sistema há mais de oito anos”, explicou, no encerramento da 64ª
Reunião da SBPC, em São Luís, Maranhão.
Fonte Agência Brasil
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