sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Editora Senai-SP: lançamento de seis livros da série Engenharia Formação Profissional marca os 70 anos da organização

Os 70 anos de atividades do Senai de São Paulo serão tema de debate na 22ª Bienal Internacional do Livro, nesta sexta (10/8/2012), a partir das 19h. O encontro será realizado no estande da recém-criada editora da organização, com a presença de empresários e docentes que fazem parte da evolução educacional e tecnológica da entidade. Logo após o debate, às 20h, serão lançados seis livros da Série Engenharia de Formação Profissional.

Para ampliar a sinergia com os setores produtivos que atende, a entidade da indústria criou sua própria editora, que levará conhecimento e conteúdo técnico e tecnológico para a sociedade. Os seis livros da Série Engenharia de Formação Profissional abordam temas como o sistema de avaliação e aprendizado do Senai-SP, método pedagógico do ensino profissionalizante, inclusão de profissionais com limitações físicas no mercado de trabalho, desenvolvimento humano e os personagens e a metodologia que marcaram a solidificação do ensino profissional no país.

Criado em janeiro de 1942, o Senai é considerado referência de excelência na formação profissional para a indústria, sendo responsável por capacitar mais de 55 milhões de pessoas em todo o país.

Dentre a legião de alunos que passaram pelas oficinas e laboratórios da entidade estão o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, formado em São Paulo pela Escola Senai Roberto Simonsen, a primeira unidade da entidade no país, construída no bairro do Brás; Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro; e o tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet.

Nacionalmente, o Senai é responsável por 809 unidades operacionais, sendo 471 fixas e 338 móveis. Somente o estado de São Paulo é detentor de rede com 165 escolas.
Segundo Walter Vicioni, diretor regional do Senai-SP e superintendente do Sesi-SP, poucas instituições nasceram para durar. “Só chegamos aos 70 anos porque fomos portadores de uma boa obra e nossos dirigentes tiveram visão de futuro.”

Confira a programação
Mesa de debates:
Composição: José Juarez Guerra, diretor da Finder Componentes Ltda;  Ricardo Olivati, coordenador de Treinamento em Serviços e Vendas da Ford Motor Company Brazil; Aline Vali, produtora gráfica da Editora Cosac Naify. Mediação: Osvaldo Luiz Padovan, diretor da Escola Senai Suíço-Brasileira Paulo E. Tolle.

Lançamentos da Série Engenharia de Formação Profissional:
- Peare – Autora: Léa Depresbiteris – Tema: planejamento e avaliação pedagógica nas escolas do Senai-SP
- Provei – Autora: Célia Maria Vasques Miraldo – Tema: sistema de avaliação de aprendizado criado e utilizado pelo Senai-SP
- SMO – Autoria: vários, com organização do Senai-SP – Tema: método pedagógico desenvolvido no Senai
- Além da Teoria – Autoria: vários, com organização do Senai – Tema: desenvolvimento humano como meta educacional, utilizado no ensino de ciências aplicadas nas escolas da entidade
- Caminhos da Inclusão – Autora: Marta Gil – O papel do Senai na inclusão de profissionais com limitações físicas na indústria
- De Homens e Máquinas – Autor: Senai-SP – Tema: resgate da história e dos personagens que marcaram a trajetória da entidade.


Plano Nacional de Educação: PNE deverá ir a plenário na Câmara para novo debate sobre meta de investimento em Educação

O PNE, aprovado por unanimidade em junho pela comissão especial que analisou a matéria, deverá ir ao plenário da Câmara. Um recurso de autoria do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP) para que o projeto seja votado no plenário da Casa antes de seguir para o Senado já conta com a assinatura de 122 parlamentares – o mínimo para que o requerimento seja apreciado são 51 deputados.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. A principal delas, alvo de muita polêmica durante a longa tramitação do projeto, é a que estabelece um patamar mínimo de investimento em educação – atualmente o Brasil aplica 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) na área. O governo defendia um índice de 7,5% do PIB, mas os deputados da comissão especial aprovaram a meta de 10% do PIB.

As 122 assinaturas estão sendo conferidas pela Mesa da Câmara porque pode haver divergências ou duplicatas. Há ainda a possibilidade de parlamentares retirarem o apoio ao recurso. Se for atingido o mínimo de 51 deputados, o requerimento precisa ser aprovado no plenário. Caso seja aprovado, todos os 513 deputados deverão analisar e votar o projeto antes que ele possa seguir para o Senado.

De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, que articulou a aprovação do recurso, o objetivo de levar o PNE a plenário é fazer com que o debate seja ampliado já que o tema é importante “e envolve muitos recursos” para ser discutido apenas por uma comissão especial com 16 deputados. A SRI questiona o fato de que o PNE não aponta de onde virão os novos recursos que vão bancar a ampliação do investimento e esse tópico precisa ser mais discutido.

O último PNE esteve em vigência entre 2001 e 2010. Atualmente o país não tem um plano em vigor, já que o texto do novo PNE foi enviado para a Câmara em dezembro de 2010 e só aprovado em junho de 2012. Para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma das entidades da sociedade civil que participou de forma mais ativa da tramitação do plano, a ida do projeto ao plenário é uma “irresponsabilidade” dos deputados porque atrasa ainda mais a implantação das estratégias e o cumprimento das metas.

“A maior parte dos deputados assinaram sem conhecer a matéria, isso é uma irresponsabilidade comum no Congresso Nacional, o parlamentar assinar um requerimento a pedido do governo sem nem ler. Aqueles que mantiverem o apoio ao recurso terão seus nomes divulgados como parlamentares que protelaram a aprovação de um projeto que foi discutido por todos os partidos e aprovado por unanimidade”, criticou o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.

Segundo Cara, caso o projeto vá a plenário não apenas a questão do financiamento pode ser mudada, mas também outros pontos do plano que foram negociados e debatidos com a sociedade civil na comissão especial. A entidade irá tentar dissuadir os deputados para que o requerimento não seja aprovado. "Levar o PNE ao plenário é atrasar os rumos da Educação para milhões de brasileiros".


Acessórios: estúdio londrino desenvolve linha a partir de ilustrações feitas à mão


Fundado pela dupla de designers de produto Hanhsi Chen e Yoo-Kyung Shin, o estúdio londrino Logical Art desenvolve produtos com um toque de arte. Agora a dupla está lançando no famoso site de crowd funding, Kickstarter, o projeto Air Tattoo.

A novidade é a coleção de acessórios inspiradas nos desenhos à mão. Os belos colares formam uma trama de delicados recortes de papel. Os padrões são desenvolvidos a partir das ilustrações originais criadas pelos designers do estúdio.

A escolha do nome reflete o aspecto do material e a perfeita adequação quando está sobre a pele ou usada por cima de uma peça de roupa. O acessório se torna uma espécie de segunda pele ou uma tatuagem flutuante.

São várias as vantagens do material que tornam o produto ainda mais especial. É um papel especial eco-friendly, que mantém toda a qualidade do papel comum (textura macia, firmeza e leveza) e ao mesmo tempo é super firme. Além disso, é altamente resistente à água e sua textura tem aspecto de couro.

O projeto une o trabalho artesanal a um processo baseado no pensamento prático e industrial, proporcionando como resultado uma peça com caráter de arte, mas oferecida no mercado a um preço relativamente baixo.

A Logical Art foi criada pelos designers depois de concluírem sua graduação na Royal College of Art, em Londres. O design desenvolvido por eles varia entre objetos diários, acessórios pessoais, até mobiliário e iluminação. A Logical Art é especialmente motivada pela aproximação da arte e do design e tem o objetivo de sempre aliar conceitos de arte, escultura e pintura a produtos de qualidade e com um valor razoável.

Rio Design Indústria: encontro vai reunir especialistas para gerar valor às marcas


 Na quinta edição do Rio Design Indústria, no próximo dia 21, o Senai Moda Design vai conectar designers, indústrias e parceiros, apresentando propostas, processos e iniciativas transformadoras de negócios que traduzem valores por meio das marcas. Mais uma oportunidade para gerar negócios para o Estado do Rio de Janeiro.

A abertura terá a palestra de Ricardo Guimarães, um dos maiores especialistas em marca e branding no Brasil, além de grandes empresas como Tok Stok e Granado.

Rio Design Indústria; data: 21 de agosto de 2012; horário: das 14h às 19h; local: Sistema Firjan, 2º andar; Av. Graça Aranha 1, Centro – Rio de Janeiro 

O Rio Design Indústria trabalha para disseminar a cultura da inovação por meio do design, divulgando casos de sucesso das indústrias e dos criativos, nesta edição, com temas como branding, novas mídias e tecnologia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 17 de agosto, via senaimodadesign@firjan.org.br.


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inovação em energia: CTGÁS-ER vai buscar tecnologia em instituições alemãs


A parceria que acaba de ser estabelecida entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER) e as instituições alemãs RLP AgroScience – Institut für Agrarökologie, Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH e Mikroglass amplia os horizontes para o desenvolvimento de pesquisas, serviços técnicos e tecnológicos, inovação e Educação profissional, agregando valor em áreas de interesse mútuo.

Instalado em Natal (RN), o CTGAS-ER é um consórcio administrado pela Petrobras e o Senai. Atua nas áreas do gás natural e na implantação de projetos no segmento de energias renováveis com foco, principalmente, em energia eólica e solar. Referência em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o Centro também qualifica profissionais em cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos e especialização técnica, além de contribuir com a Educação superior por meio de parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O objetivo é a cooperação que possibilite transferência tecnológica e inovação com atividades direcionadas, principalmente, para a indústria química, de materiais e de energias renováveis, além de englobar ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

Com o RLP AgroScience – Institut für Agrarökologie, especializado em agroecologia, serão realizadas de pesquisas sobre produção de energia a partir de material de resíduo orgânico; gestão de águas residuais e obtenção de água limpa; química e tecnologia ambiental; sistemas de irrigação inovadores; uso de dados digitais e sistemas de informação geográfica; e energias eólica e solar.

Com o Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH, especializado em microprocessos tecnológicos, haverá o desenvolvimento de pesquisas em tecnologia de energia, catálise, gás natural e energias renováveis. Junto com o Mikroglass, especializado em microestruturas de vidro, o CTGÁS fecha cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e consultoria em áreas relacionadas a gás natural e energias renováveis, formação e aperfeiçoamento de recursos humanos, serviços técnicos e tecnológicos.

Para a diretora executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão de Lima, “os entendimentos celebrados propiciarão a constante troca de conhecimentos entre instituições que são referência mundial no desenvolvimento de tecnologias e na formação profissional, o que coloca o Centro na linha de frente da educação profissional e inovação tecnológica”.

Mais sobre os alemães
RLP AgroScience – Institut für Agrarökologie: entidade sem fins lucrativos que vem desenvolvendo pesquisa aplicada em agricultura e meio ambiente há mais de 20 anos, dedicando-se, atualmente, à química ambiental e ecotoxicologia; sistemas de informação ambiental; tecnologia ambiental, conservação de recursos e uso de resíduos orgânicos. Com projetos em vários países da Europa, tem colaborações estabelecidas na América do Sul, América do Norte, Ásia e África. Seus principais parceiros são indústria, órgãos públicos e universidades.

Institut für Mikrotechnik Mainz GmbH (IMM): desenvolve sistemas reformadores completos para combustíveis convencionais e renováveis, atuando em todos os níveis da cadeia de valor, desde a criação de modelos e estudos de simulação até o desenho do reator e sua produção, realizando testes do sistema completo. Seu conhecimento em tecnologia de hidrogênio líquido engloba conceitos inovadores de armazenamento e distribuição para produção descentralizada e combinada de calor e energia.

Mikroglas: atua na microestruturação do vidro para diversas aplicações em sensores, biotecnologia e processos químicos. Seu foco está no desenvolvimento e na produção de componentes para biotecnologia, micro engenharia de processos e laboratórios químicos, possibilitando melhor controle de reações químicas, maior rendimento, seletividade e segurança; melhor eficácia; e produção sustentável.


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dilma Rousseff: Pronatec vai oferecer 8 milhões de vagas em cursos técnicos e profissionalizantes

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda (7/8/2012), na coluna Conversa com a Presidenta, que o Pronatec vai oferecer oito milhões de vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes até 2014. Ao responder pergunta de Francisco Chagas, 47 anos, comerciante da Estrutural, no Distrito Federal, Dilma também disse que o Pronatec Copa oferecerá 240 mil vagas para capacitar trabalhadores para o Mundial de 2014.

“São vagas gratuitas, em cursos de mais de 400 áreas do conhecimento. Esses cursos são oferecidos principalmente nas 403 unidades das escolas técnicas federais, nas escolas do Sistema S (Senai/Senac/Senar) e nas escolas técnicas estaduais. Criamos também o Pronatec Copa, pensando no crescimento do turismo, com vagas gratuitas em 29 opções de cursos até 2014, além de 32 mil vagas para o aprendizado de inglês, espanhol e libras”, disse.

Na coluna, a presidenta Dilma explicou aos candidatos às vagas oferecidas pelo Pronatec quais órgãos devem ser procurados para obter informações sobre os cursos. “Os interessados nos cursos técnicos do Pronatec devem procurar a secretaria de educação do seu estado. Para curso de qualificação profissional, o trabalhador deve procurar o posto do Sine, o Sistema Nacional de Emprego, ou usar o http://maisemprego.mte.gov.br/portal. Mais informações sobre o Pronatec Copa estão em www.pronateccopa.turismo.gov.br. Em Brasília, Francisco, o Instituto Federal de Brasília – IFB (www.ifb.edu.br) oferece cursos técnicos e de qualificação profissional do Pronatec em dez campus”, afirmou.

Inclusão digital: Brasil ocupa 72ª posição em ranking mundial

Entre 156 países, o Brasil ocupa a 72ª posição no Índice Integrado de Telefonia, Internet e Celular (Itic) de Inclusão Digital. Divulgado pela primeira vez, o indicador mostra que 51,25% da população brasileira têm acesso ao computador, à internet, ao celular e ao telefone fixo, segundo cálculos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação Telefônica/Vivo, com base em dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Gallup.

De acordo com a pesquisa, a média mundial de acesso à conectividade é 49,1%. Os países com maiores indicadores são Suécia (95,8%) e Islândia e Cingapura, empatadas com 95,5%. Nas últimas colocações da lista, estão a Etiópia (8,25%), República Centro-Africana (5,5%) e Burundi (5,75%), todos no Continente Africano.

Cidades com melhores condições socioeconômicas facilitamo acesso ao mercado digital (Foto José Paulo Lacerda/Agência Pixel)

 Na América Latina, Venezuela (62%) tem o maior índice de acesso às tecnologias da informação, seguida pelo Chile e Uruguai, ambos com 55%. Na Argentina e na Colômbia, os percentuais são 54% e 51% respectivamente, acima do indicador brasileiro.

Na avaliação do economista da FGV e responsável pela pesquisa, Marcelo Neri, o Brasil está no meio do caminho em termos de inclusão digital. “O Brasil é um copo meio cheio ou meio vazio, depende da maneira como se vê”, disse, durante a divulgação dos dados. Para ele, nos próximos anos, o acesso ao telefone celular será decisivo.

A pesquisa também avaliou a inclusão digital entre os municípios brasileiros. Das mais de 5 mil cidades listadas no Censo 2010, a conectividade é maior em São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Niterói (RJ) - todas com indicador acima de 70%.

Segundo Marcelo Neri, essas cinco cidades apresentam melhores condições socioeconômicas, o que facilita o acesso ao mercado digital. "Uma condição necessária para usar internet é um grau de Educação que camadas pobres ainda não dispõem. É preciso acelerar (a inserção) por meio de plataformas como o celular, que as pessoas já usam".

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ocupam a 19ª, 20ª e a 21ª posições no ranking nacional, respectivamente.

Neri destacou a conectividade em comunidades pobres do Rio de Janeiro, com indicadores próximos à média nacional. São elas: Complexo do Alemão (50,8%), Jacarezinho (54,5%), Maré (55,9%) e Rocinha (57,5%). O pesquisador disse que os dados foram coletados pelo IBGE, assim não é possível comprovar se os serviços são ou não pagos nessas regiões.



Cidadania e emprego: Senai e Sesi vão preparar trabalhadores em 23 cidades do Paraná

Caminhos da Profissão é a mais nova aposta do Governo do Paraná para responder às demandas por profissionais qualificados e cidadania em 23 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa, que é oferecido pelo Senai, com capacitação profissional, e pelo Sesi, com formação cidadã, vai beneficiar 920 trabalhador.

Serão ministrados 11 cursos de qualificação profissional nas áreas de informática, marcenaria, administrativa, manutenção predial e eletricidade predial e de formação cidadão, com aulas de relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.
O governo paranaense vai entrar com a infraestrutura para as aulas teóricas, que serão realizadas nos telecentros conhecidos como Espaços Cidadão. As aulas práticas serão ministradas em equipamentos sociais das cidades.

Segundo o governador Beto Richa, a parceria com o programa Caminhos da Profissão é fundamental para atender a oferta de empregos que o estado dispõe. “O emprego existe. O que falta é mão de obra qualificada. Por isso buscamos parceiros como o Sesi e o Senai que detém o know how de educação profissional e formação social dos trabalhadores.”

De acordo com o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, que coordena os Telecentros Espaços Cidadão, a procura por cursos de capacitação e formação profissional cresceu significativamente desde o ano passado. A meta, segundo Casagrande, é atingir todos os municípios paranaenses até 2014.

Mais informações, a partir da próxima sexta (10/8/2012): www.seae.pr.gov.br.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Plantão Pronatec: Senai-MT oferece 1.500 vagas gratuitas nesta semana


Estudantes da rede pública de ensino médio de Mato Grosso têm toda esta semana (6 a 10/8/2012) para se inscreverem em uma das 1.500 vagas gratuitas que o Senai abriu em parceria com o Pronatec em Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra e Nova Olímpia. São cursos de qualificação e de habilitação técnica nas áreas de gestão, alimentos e bebidas, construção, eletroeletrônica, mecânica, meio ambiente e tecnologia da informação.

Apenas em Cáceres beneficiários e dependentes do Bolsa Família poderão participar de curso de qualificação.

Entre as qualificações, com duração entre 160 e 300h, os cursos são: Agente de Informações Turísticas, Agente de Observação de Segurança na Indústria, Almoxarife, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar de Operações em Logística, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar em Web Designer, Auxiliar Financeiro, Bombeiro Civil, Camareira em Meios de Hospedagem, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Estilista, Libras Básico, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Montagem e Manutenção de Computadores, Mecânico de Manutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica, Operador de Caixa, Operador de Computador, Pintor de Obras, Programador Web, Promotor de Vendas, Recepcionista, Recepcionista de Eventos.

Os cursos técnicos, entre 1.170 e 1.300h, são: Segurança do Trabalho, Produção de Moda, Modelagem do Vestuário, Meio Ambiente, Alimentos, Açúcar e Álcool. as opções de cursos, tanto de qualificação quanto de habilitação técnica, variam conforme o município atendido.

Clique aqui para saber tudo sobre.


Pronatec em Alagoas: jovens sonham com emprego e carteira assinada

“Vou batalhar por um emprego formal, pois ter carteira assinada é assegurar direitos e viver melhor.” Esse é o grande sonho que Maria Carolina Nogueira de Souza, de 18 anos, quer colocar em prática no início de 2014, após receber seu certificado de eletromecânica, curso que acaba de iniciar no Senai de Alagoas.

Maria é aluna da Escola Estadual Professora Anaías de Lima Andrade, no Vergel do Lago, em Maceió, e uma entre os 480 jovens do segundo ano do ensino médio da rede estadual de ensino beneficiados pelo Pronatec.

Após passar por aulas de nivelamento em português e matemática ministradas pelo Sesi-AL, os alunos começaram a estudar em unidades do Senai de Maceió e de Arapiraca. 

Eduardo Monteiro de Lima, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Moreira e Silva, em Maceió, vai se formar como técnico em eletrônica. “Sonho em me sentir satisfeito e realizado com a minha profissão.”
  
O Senai é o principal parceiro do Pronatec, iniciativa do governo federal para expandir vagas em cursos de Educação profissional e tecnológica para jovens do ensino público de todo o país e também a usuários do Bolsa Família e seus dependentes e beneficiários do Seguro-Desemprego.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bolsa integral em TI: Senai vai formar mais de mil jovens no DF


O Governo do Distrito Federal lança o seu primeiro programa voltado exclusivamente para qualificação de profissionais no setor de tecnologia da informação. Trata-se do Profissão Futuro, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Fundação de Apoio a Pesquisa (FAPDF), em parceria com o Senai-DF.

A iniciativa possibilitará a qualificação gratuita de 1.020 mil pessoas nas áreas de desenvolvimento e infraestrutura do setor de tecnologia da informação.

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 31. Clique aqui para saber mais 

Serão oferecidos os seguintes cursos: Administrador de Rede Linux; Administrador de Rede – Windows; Desenvolvimento em “C# (.Net)e Java”. As aulas serão presenciais, ministradas nos três turnos, nas unidades do Senai de Taguatinga, do Gama e do Setor de Indústrias Gráficas, em Brasília.

O estudante não arcará com nenhuma despesa. Todos os custos, as despesas, inclusive as de locomoção, serão cobertas pelo GDF. “Um curso semelhante custaria em torno de R$ 2 mil no mercado local. O governo está investindo para fomentar o setor mais promissor do DF”, revela o secretário interino de SECTI, Gustavo Brum.

A Capital Federal agrega mais de 700 empresas de TI e emprega cerca de 30 mil pessoas. O setor responde por cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto do DF, segundo dados do IBGE. “Estamos nos antecipando à enorme demanda por profissionais que surgirá, em breve, com a instalação definitiva do Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), que já está em curso", ressalta Brum

Segundo ele, cerca de 1,2 mil empresas serão instaladas no PTCD, que poderão gerar mais de 25 mil empregos diretos nos próximos quatro anos. O Profissão Futuro faz parte de uma estratégia de longo prazo para que Brasília tenha, além desses empreendimentos, profissionais qualificados para atender à demanda dos novos negócios. "Estamos preparando capital humano para o nosso Vale do Silício", esclarece o secretário.

Neste segundo semestre, serão oferecidas 480 vagas, distribuídas em 16 turmas. Outro grupo com 540 estudantes iniciará os estudos no primeiro semestre de 2013. O público-alvo do programa são estudantes de TI, dos níveis técnico e superior, ou profissionais da área.

Os dois melhores alunos de cada turma receberão, ao término das aulas, bolsa remunerada de iniciação científica para desenvolvimento de projetos, por meio do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), que tem como missão promover a cultura da inovação tecnológica e aumentar a competitividade das empresas e instituições de TI do DF.

Cursos gratuitos: Senai-BA abre vagas em construção civil

O Senai de Bahia está com as inscrições abertas para cursos de qualificação profissional (básica) gratuitos na área de construção civil, cujas aulas começarão e em 20 de agosto. São 440 vagas para capacitação de pintor de obras, pedreiro, armador de ferragem e carpinteiro de fôrmas.

Os cursos, que serão oferecidos em três locais de Salvador, terão a duração de cerca de 2 meses. O candidato deve ter entre 18 e 59 anos, estar desempregado, ter escolaridade mínima exigida pelo curso e atender aos requisitos exigidos. Clique aqui para saber mais.




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Educação profissional: Ipatinga ganha a maior unidade do Senai em Minas


A Usiminas cederá, em regime de comodato por 10 anos, o espaço do Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) da usina em Ipatinga para que o Senai de Minas Gerais invista na modernização das instalações. A escola ganharão laboratórios e equipamentos para o lançamento de novos cursos de Educação profissional. O local abrigará, ainda, a Regional Fiemg Vale do Aço.

O espaço do CDP é composto por três blocos que somam 10,9 mil metros quadrados, numa área total de 54,7 mil metros quadrados, incluindo auditório para 500 pessoas. Haverá capacidade para atender 3 mil alunos por dia, 1,6 mil a mais do que a atual sede do Senai na cidade.

O processo de transferência da unidade ocorrerá gradativamente, de acordo com a disponibilidade das turmas. “Na nova unidade, o Senai ampliará consideravelmente o número de alunos e os de cursos que atenderão a indústria de maneira mais completa”, afirma o diretor regional do Senai-MG, Lúcio Sampaio.

Para o presidente da Usiminas, Julián Eguren, a parceria é um modelo a ser seguido. “Vamos modernizar a infraestrutura, garantir qualificação de nossos colaboradores e ampliar esse atendimento para a comunidade. Vamos aumentar nosso apoio à formação profissional e, ao mesmo tempo, economizar custos administrativos. Esse modelo de parceria, em que todos ganham, é um exemplo de como podemos contribuir de forma efetiva e perene para o desenvolvimento regional”, ressalta.

Com a parceria, o CDP da Usiminas passará a ser conhecido como Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares – homenagem ao ex-presidente da Usiminas, falecido em 2011. Para 2013, a previsão é abertura de vagas para os cursos de Eletromecânica e Eletroeletrônica, ambos de aprendizagem industrial, e os técnicos de Automação Industrial, Edificações, Vestuário, Tecnologia da Informação, Metalurgia e Eletromecânica.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Contra o abuso sexual de jovens: sucesso do ViraVida desperta interesse dos governos federal e do DF

O 3º Seminário Nacional Protagonismo e Juventude, recém-promovido pelo Conselho Nacional do Sesi com jovens assistidos pelo programa ViraVira, foi marcado pelo interesse de órgãos dos governos brasileiro e do Distrito Federal (GDF) em se juntar ao projeto. Ao longo de quatro anos, o programa ajudou mais de dois mil jovens que sofreram com abusos e exploração sexual a superarem traumas, se qualificarem profissionalmente e a entrar no mercado de trabalho.

Clique aqui e saiba tudo sobre


O sucesso do ViraVida despertou o interesse dos Ministérios dos Esportes e da Cultura (MinC) e da Secretaria de Juventude do Distrito Federal em somar esforços para ajudar ainda mais crianças e jovens que passam por problemas parecidos no país.

"Não conhecia o projeto, mas achei muito interessante. Queremos mais detalhes de quanto alunos o ViraVida  tem no Distrito Federal, qual o trabalho que eles estão inseridos e como poderemos contribuir. Como agentes do poder público temos a obrigação de apoiar e ampliar programas de sucesso como este”, declarou o secretário de Juventude do GDF, Carlos Odas.

Integrante dos debates sobre O mundo das políticas públicas, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, antecipou em quais projetos do ministério os alunos do ViraVida podem ser inseridos.

“O Minc trabalha com três projetos principais com jovens. O Agente Jovem de Cultura, o Cultura Viva e o Rede de Cidadania Cultural. Podemos estudar formas de inserir os jovens do ViraVida nestes projetos. Especialmente no Agente Jovem de Cultura que disponibiliza bolsas para que o aluno se especialize em áreas como comunicação, articulação e mobilização cultural, cultura e tecnologia, pesquisa, acervo e diálogos no campo da cultura, formação cultural, produção e expressão artística e cultural, intercâmbios, encontros culturais e sustentabilidade”.

O consultor da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Ministério dos Esportes, Claudio Langoni, foi convidado para conduzir a mesa O mundo dos esportes – oportunidades que a Copa e as Olimpíadas oferecerão aos jovens. Milhares de jovens do Brasil serão capacitados para programas de voluntariado da Fifa. Haverá, por exemplo, qualificação no serviço de cerimonial, como o deste seminário que está sendo coordenado pelos alunos do ViraVida. “Como os jovens do projeto fazem parte de um programa social, podemos estudar a possibilidade de priorizar a participação desses jovens nos projetos da Copa do Mundo", adiantou Langoni.

Sobre outras oportunidades que os jovens terão com os eventos esportivos que o Brasil irá sediar, Langoni destacou as áreas de sustentabilidade, de resíduos, de reciclagem e de alimentos.

“O evento esportivo pode ajudar a acelerar as políticas públicas que o Brasil pode adotar neste setor. Estamos olhando este tema como possibilidades de negócios, não apenas a questão ambiental da coleta e reciclagem, mas também na substituição de embalagens e de procedimentos. O fornecimento de alimentos brasileiros como a castanha e o açaí, vão gerar muitas oportunidades também. Queremos induzir o aumento do consumo e da exportação”, destacou.



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