segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ciência sem Fronteiras: portais devem aumentar eficiência e integração com empresas

Os novos portais de Estágios & Empregos e de Acompanhamento do Ciência sem Fronteiras devem dar maior transparência e dinâmica ao programa do governo federal. O primeiro, de acesso ao público em geral, busca promover a integração dos bolsistas e ex-bolsistas com o setor privado. O segundo apresenta as principais informações consolidadas sobre as bolsas já implementadas e dados complementares sobre o programa.

No recém-lançamento dos portais, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou os desafios a serem enfrentados para fazer o conhecimento gerado nas universidades resultar em modernização para o país. “Depois de construir a base – que pretendemos qualificar cada vez mais –, é preciso que esse conhecimento chegue ao setor produtivo e às atividades da sociedade como um todo”.

Para o titular do MCTI, o novo portal de estágios e empregos facilita o processo de interligação entre academia e empresa. “É o caminho em direção do nosso desafio de aproximação com as empresas, para que elas possam absorver essa mão de obra que está sendo altamente capacitada pelo Ciência sem Fronteiras”, afirmou.

“O CNPq ajudou a montar o sistema de ciência e tecnologia do país e agora vai ajudar a montar o sistema de inovação”, comentou Raupp, ao lembrar a trajetória da instituição e a sua contribuição ao desenvolvimento do país. O ministro também exaltou o portal de acompanhamento como um instrumento em sintonia com a expectativa do governo de ampliar a transparência às ações da administração pública.

As novidades


No portal Estágios & Empregos estão listadas as vagas destinadas aos perfis de mão de obra selecionados pelo programa. O espaço permite tanto ao bolsista quanto às empresas cadastradas obter informações sobre as oportunidades existentes e sobre os profissionais disponíveis e, inclusive, realizar contatos e entrevistas numa espécie de sala de situação.

“O programa tinha como foco trazer tecnologia para a indústria e para o país, com foco na inovação, e hoje damos um passo nesta direção”, afirmou o presidente do CNPq, Glaucius Oliva. Ele lembrou, ainda, a possibilidade de oportunidades de estágios serem oferecidas tanto no Brasil como no exterior.



O Portal de Acompanhamento divulga os dados de execução do programa. Além das principais informações sobre as bolsas já concedidas pelo CNPq e pela Capes, como quantidade por modalidade e por área do conhecimento, a ferramenta consolida dados complementares como as instituições e regiões de origem dos estudantes, a distribuição por gênero e os países de destino dos bolsistas.


Fonte MCTI


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações