segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Qualificação a distância: Senai-MS abre inscrição para 4 cursos técnicos


O Senai de Mato Grosso do Sul está com as inscrições abertas do processo seletivo unificado para o preenchimento de 555 vagas nos cursos de Educação profissional técnica de nível médio a distância nas áreas de automação industrial, logística, segurança do trabalho e redes de computadores.

As oportunidades estão nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Sidrolândia e Três Lagoas. Os interessados podem se inscrever – exclusivamente – via http://senai-ms.provon.com.br, até as 18 horas de 21 de novembro, ao custo de R$ 50.

Segundo o diretor-regional do Senai-MS, Jesner Escandolhero, os interessados devem possuir meios próprios para acesso à internet, tanto para realizar a inscrição como para fazer a prova. Após o cadastramento, o candidato deverá agendar a realização da prova on-line entre 22 a 29 de novembro e horários disponíveis que serão apresentados no site. “Se a data ou horário escolhidos estiverem esgotados, o candidato deverá optar por outra data. Lembrando que as provas terão duração máxima de três horas”, informou.

Em casos de interrupção de acesso à prova por dificuldade de internet durante o período preestabelecido de três horas, o candidato poderá retornar à prova para o cumprimento do tempo restante, calculado com o tempo decorrido do início do seu processo até o momento da interrupção. “Devendo novamente o candidato acessar o site recolocando seu login e senha para dar continuidade à avaliação. Não haverá, em hipótese alguma, segunda oportunidade para o candidato que deixar de realizar a prova nos dias determinados”, destacou Escandolhero.

As listas dos aprovados serão afixadas nos murais das unidades do Senai no estado e divulgadas via http://senai-ms.provon.com.br em 3 de dezembro. Clique aqui para saber mais.


UPP na Cidade de Deus: mais da metade dos moradores perceberam melhora na segurança depois da chegada do programa


A pesquisa Melhora Comunidade, feita com moradores da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, capital, mostra que 59,2% dos entrevistados consideram que a comunidade ficou mais segura com a chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em fevereiro de 2009, enquanto 10,9% dizem que está do mesmo jeito e 8,3% que ficou menos segura.

Divulgada na sexta (26/10/2012), a pesquisa teve o uso inovador de tecnologia aplicada à estatística e foi realizada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio). O foco do estudo foram os jovens e as mudanças pelas quais a comunidade passou com a chegada da UPP. Participaram da pesquisa 658 pessoas, o correspondente a 1% da população local, entre março a junho de 2012.

A infraestrutura lidera entre as áreas que mais precisam de melhorias, com 25,6%, seguida de Educação, com 16,7%, e saúde, escolhida por 12% das pessoas. Em Educação, os moradores da Cidade de Deus querem mais qualidade no ensino das escolas públicas, mais cursos técnicos, mais professores e mais computadores ligados à internet dentro das escolas.

O coordenador do CTS/FGV, Ronaldo Lemos, explica que o diferencial da proposta. “O principal ponto da pesquisa foi provar que é possível usar a tecnologia para fazer pesquisa em ciências sociais. A pesquisa inteira foi feita utilizando a internet, com uma metodologia científica muito séria, muito bem feita, desenhada para conhecer a comunidade. Com isso a gente prova que mesmo em lugares que enfrentam desafios como a exclusão digital é possível usar essa presença para criar um canal que dê uma voz para a comunidade e uma voz que represente de fato o que aquela comunidade pensa.”

Colaborador da pesquisa, o cineasta Rodrigo Felha, morador da Cidade de Deus, diz que a pesquisa contribui para a comunidade se sentir valorizada e participante ativa do processo de mudança. Uma das estratégias da pesquisa foi utilizar pessoas conhecidas na comunidade para chegar às pessoas e fazer parcerias com as entidades do local.

“A importância é a comunidade se sentir dona do que está falando. A comunidade se viu ali importante, sendo consultada para opinar, expor suas ideias e sugestões e essa confiabilidade que eu, que sou morador de lá, junto com outras pessoas que trabalharam nesse projeto em campo, passaram para essas pessoas, porque elas pensam: 'vai chegar em alguém, não é uma pesquisa que vai ficar no papel'”.

Fonte Agência Brasil


Dilma: no primeiro ano do Pronatec, 720 mil alunos se matricularam no ensino técnico


Ao comentar o primeiro ano do Pronatec, a presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda (29/10/2012) que cerca de 720 mil alunos já se matricularam no ensino técnico. “Queremos ampliar esse número ainda mais”.

Dilma no lançamento do Pronatec (Foto Divulgação)

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que o Pronatec amplia o acesso ao ensino técnico oferecido em escolas federais e estaduais e também em escolas do Senai e do Senac.

“Com o Pronatec, queremos que o país, cada vez mais, tenha uma geração de jovens com formação técnica de qualidade, capazes de melhorar nossos produtos e serviços e contribuir para ampliar a competitividade da nossa economia”, destacou.

Para a presidenta, o programa também auxilia na redução da evasão escolar, uma vez que fortalece o ensino médio integrado, direcionado para a formação profissional, o que torna a escola mais atraente para os alunos.

Segundo Dilma, o governo está expandindo a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Este ano, a previsão é que 76 novas escolas técnicas federais comecem a funcionar. Até o final de 2014, expectativa é que mais 132 escolas federais sejam entregues.

De acordo com a presidenta, o Senai está investindo R$ 1,5 bilhão, financiados pelo BNDES, para construir 53 novas escolas e modernizar e ampliar 251 centros de Educação já existentes. Outra estratégia consiste em um acordo com o instituto alemão Fraunhofer na tentativa de montar 85 centros de inovação e de serviços tecnológicos.

“Todo o nosso esforço é para qualificar os nossos jovens e nossos trabalhadores em todo o país e aumentar a competitividade das nossas empresas, o que ajuda a melhorar os salários dos trabalhadores e a fazer a renda das famílias crescer ainda mais”, ressaltou Dilma.




domingo, 28 de outubro de 2012

Frase de Hoje



"Se discordas de mim, tu me enriqueces."
Dom Helder Câmara


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Universidade on-line: UoPeople quer fechar parcerias no Brasil


Escolhido em 2010 pelo Huffington Post como uma das pessoas que estão mudando a Educação e neste ano pela revista Wired como uma das 50 personalidades que estão transformando o mundo, o israelense Shai Reshef está ajudando a transformar o mundo. Ele criou uma das maiores iniciativas de ensino on-line, a University of the People (Universidade do Povo, em livre tradução).



Diferentemente do conceito de Mooc (sigla em inglês para cursos abertos on-line massivos, criados para grandes públicos), que ajudam as pessoas a se aprofundar em um tema sem garantir um certificado, a Universidade do Povo (UoPeople) dá acesso a um diploma.

Outra distinção importante é o fato de garantir atenção individual a cada estudante. Em vez de oferecer um só curso para milhões, eles são divididos em 20, 30 pessoas. Isso permite que haja maior interação entre o instrutor e o aluno, ponto fundamental no aprendizado.

Em entrevista, Reshef diz que a maioria dos brasileiros que escolheram estudar na UoPeople sentem a necessidade de se comunicar globalmente. “A UoPeople está aberta a parcerias em todo o mundo e está ansiosa por fechar acordos no Brasil, especialmente com gente disposta a patrocinar estudantes brasileiros”.



Pequenas e inovadoras: o exemplo do APL de Ribeirão Preto


Existem recursos substanciais para pequenas e microempresas e inovação. Existem organizações prontas a assessorar o setor em várias áreas, Sebrae, CNpQ, Fapesp, Finep e Capes, entre outras.

A grande dificuldade consiste em preparar as empresas para serem ajudadas. Há um enorme bloqueio mental do pequeno empresário para se debruçar sobre as linhas de crédito, financiamento, o assessoramento.

Daí a importância da experiência da Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde), uma fundação pública de direito privado criado pela Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) responsável pelo APL (Arranjo Produtivo Local) na área de equipamentos de saúde.

Conforme explicou seu diretor Willy de Goes, no Seminário Brasilianas, a fundação convive com prefeitos de vários partidos, sem solução de continuidade.

Hoje em dia o APL tem 69 empresas, com 2.500 empregos diretos e 80% de pequenos empreendimentos. Ribeirão é a quinta cidade do Brasil em número de equipamentos de saúde, a primeira se for considerada a relação per capita.

Dentre elas, existem empresas com potencial de produção e desenvolvimento de produtos, um polo acadêmico responsável - em torno das Faculdades de Medicina, Ciências Médicas da USP -, um centro prestador de serviços de saúde.

O ambiente acadêmico ajuda bastante. Além dos cursos tradicionais, a cidade tem 21 cursos de especialização, desde fisica médica até nanotecnologiaem fármacos. Ribeirão responde por 4% das pesquisas científicas nacionais na área de saúde.

Hoje em dia, a APL é a maior exportadora de equipamentos odontológicos do país. Há também empresas especializadas em produtos cirúrgicos, móveis hospitalares, peças, acessórios, equipamentos para neonatal e consumo hospitalar. Nas novas áreas, destacam-se empresas de TI (Tecnologia da Informação) para saúde, componentes para equipamentos e biotecnologia para saúde.

Há dois perfis básicos de empresas. Parte delas nasceu do desmembramento de empresas maiores. Ex-funcionários, com perfil empreendedor, criaram suas próprias empresas com um padrão imitativo. São mais resistentes a inovações.

O segundo grupo de empresas nasceu de pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade. O trabalho da Fipase consiste em trazer cientistas do meio acadêmico para o empreendedorismo. São mais resistentes à gestão.

Há um grande trabalho de parceria universidade-empresa-bolsas de pesquisa para derrubar a resistência desses empreendedores.

O papel da Fipase é, conjuntamente com o Sebrae, o da governança do APL e da articulação com os diversos órgãos de fomento. Foi incumbida pela Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas) de implementar o Programa Prime (apoio às empresas nascentes) para qualificar 100 empresas incumbadas.

O grande desafio para a Fipase é a falta de familiariedade com a gestão, por parte das empresas. Tempos atrás lançou o Supera, incumbadora de empresas. Depois, um programa educacional, para disseminar o comportamento empreendedor. Agora, é responsável pelo Parque Tecnológico, criado recentemente, com o papel de gestora dos novos negócios.

Os problemas maiores são a resistência dos empresários a práticas inovadoras; a dificuldade de adequar os produtos à metrologia e aos regulamentos existentes; e as dificuldades do meio acadêmico em negociar com investidores e setor privado.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Tecnologia na escola: games on-line vão facilitar aprendizagem da matemática

Com a proposta de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro, o Sistema Firjan está promovendo o programa Sesi Matemática, com investimento inicial de R$ 10 milhões. Participarão jovens das redes de Educação do Sesi e do Senai e da rede pública de ensino do estado, ou professores e estudantes de qualquer escola do país.

Com kit pedagógico que inclui games on-line, os alunos do Colégio Estadual
Compositor Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos, na capital fluminense,
já conta com a primeira Sala Sesi Matemática do país (Foto Antonio Batalha)

O objetivo final é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. São parceiros do programa o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, a Mangahigh, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
  
O programa, que vai inaugurar a Casa Sesi Matemática em 2014, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina.

Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema Firjan com mais de 600 empresas de todo o país, revela que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

“Nossas empresas sofrem com a falta de profissionais qualificados. Em um mundo onde as companhias precisam ser competitivas para brigar globalmente por mercados, não podemos nos dar ao luxo de ficar para trás por falta de gente bem preparada”, destaca o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

O desempenho dos brasileiros na disciplina de matemática é um problema nacional. São estudos e avaliações que comprovam o fato, como é caso do Pisa, que avalia o desempenho escolar em matemática, leitura e ciências.

No último exame, em 2009, o Brasil ocupa a 53ª posição no ranking mundial de desempenho da matemática. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina.

Já o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011, apurado com a Prova Brasil/Saeb em português e matemática, aponta que o Estado do Rio ocupa a oitava posição no ranking nacional do Ensino Médio, com média de 3,7.

Clique aqui para saber mais sobre o Sesi Matemática

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Qualificação de educadores: Senai-SP lança programa para ampliar resultados da Educação profissional

Com o inédito Proeducar, o Senai de São Paulo vai promover, em todo o estado, o aperfeiçoamento de seus profissionais da área de Educação.

Na primeira fase do programa, serão beneficiados 3.200 pessoas, entre instrutores, professores, técnicos de ensino, coordenadores de atividades pedagógicas, coordenadores de atividades técnicas, orientadores da prática profissional, orientadores educacionais e analistas de qualidade de vida.

O objetivo principal é ampliar a qualidade do ensino profissionalizante oferecido pelo Senai-SP que se reflete diretamente na produtividade da indústria.

O Proeducar vai oferecer cursos em três categorias: básicos; aperfeiçoamento e especialização, que serão ministrados nas modalidades presencial e a distância, sem nenhum custo aos participantes. Concluída a primeira etapa, todos os participantes terão acesso a novo catálogo de 52 cursos.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exploração sexual nos esportes: Brasil e França debatem soluções em favor de crianças e adolescentes


A relação entre a exploração sexual infantojuvenil na Copa do Mundo de Futebol e nas Olimpíadas está sendo discutida nesta terça (23/10/2012), em Paris, no seminário A Exploração Sexual e os Grandes Eventos Esportivos.

Participam representantes de instituições do Terceiro Setor e dos governos brasileiro e francês. Dentre eles, a ministra brasileira de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o presidente da ECPAT France, Xavier Emmanuelli; o presidente da Fundação Scelles, Yves Charpenel; o diretor do Escritório de Organização Internacional do Trabalho na França, Jean-François Trogrlic; e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. O evento é promovido pelo Conselho do Sesi em parceria com a Fundação Scelles e a rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking– Fim da Prostituição e Tráfico de Crianças).

O objetivo é alertar as autoridades francesas e brasileiras, profissionais de turismo, sindicatos e organizações não governamentais, sobre os riscos do aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes, em função do fluxo turístico que será gerado durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Brasil. A ideia é construir estratégias comuns de prevenção.

Na pauta do evento a apresentação de diagnóstico sobre as causas da exploração sexual no Brasil e dos fatores que levam os estrangeiros a praticarem o chamado “turismo sexual” nos países em desenvolvimento. Haverá ainda a apresentação de relatório sobre as consequências econômicas do fenômeno para os países de origem e de destino.

As conclusões e os compromissos assumidos no seminário serão apresentados na manhã desta quarta (24/10), pela manhã, em encontro com a imprensa e convidados. Em segui será lançada campanha de conscientização contra o turismo sexual, que será veiculada na Europa, de 2013 até o término da Copa do Mundo de 2014, e replicada no Brasil pelo Sesi.

Estima-se que dois milhões de crianças se prostituam no mundo, segundo relatório da Fundação Scelles. De acordo com a pesquisa divulgada no início do ano, mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem atualmente e a grande maioria (75%) são mulheres com idades entre 13 e 25 anos. A entidade analisou o fenômeno em 24 países e revela quase a metade das vítimas de redes de tráfico humano são crianças e jovens com menos de 18 anos.

Para apoiar a luta contra o fenômeno no Brasil, o Conselho Nacional do SESI criou em 2008 o projeto ViraVida. Por meio do programa, jovens de 16 a 21 anos que sofreram abuso ou exploração sexual recebem capacitação profissional, atendimento psicossocial, educação básica e inserção no mercado de trabalho. O projeto é desenvolvido em parceria com o Sistema S em 16 estados e está em fase de implementação mais quatro.

A Rede ECPAT é uma coalizão internacional de organizações da sociedade civil que trabalham pelo fim da exploração sexual de crianças e adolescentes, compreendendo quatro dimensões: prostituição, pornografia, tráfico e turismo sexual. A rede existe desde 1990 e, atualmente, está presente em 85 países.

A Fundação Scelles, é uma entidade da sociedade civil criada em 1993, que também luta contra a prostituição, o tráfico de seres humanos, o turismo sexual e a pornografia infantil. A fundação promove debates, ações de conscientização e prevenção da exploração sexual.


Resgate de valores morais é fundamental no trabalho pedagógico nas escolas, diz especialista





Esporte e design: pesquisa revela oportunidades de negócios em eventos esportivos

Resultado da pesquisa Design e Macro Eventos Esportivos no Brasil revela que é de R$ 86 bilhões a previsão de impacto no PIB brasileiro com as oportunidades geradas nos setores de construção civil, infraestrutura, mídia, tecnologia de informação, turismo e segurança, entre outros.


A pesquisa, contratada pela Apex-Brasil e pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pretende contribuir para o desenvolvimento do design brasileiro enquanto instrumento de agregação de valor aos produtos e serviços brasileiros. Resultado da pesquisa será apresentado nesta quarta (24/10/2012), na sede do Sistema Fiemg.

O estudo revela que outros países que já sediaram a Copa do Mundo conseguiram potencializar os resultados dos investimentos de forma a transformar a economia local. A Coréia, quatro anos antes de sediar os jogos, registrava um PIB negativo de -5,71%, passando para 5,18% após quatro anos de sua realização. A Alemanha passou de 0,02% nos quatro anos que antecederam a competição, para 3,50% no mesmo período pós-torneio.

“Queremos promover a mobilização e sensibilização de representantes do poder público estadual e municipal, de designers e de empresas nessas cidades, de forma que todos estejam preparados para aproveitar as oportunidades que estes eventos trarão para nosso país”, comenta Marco Aurélio Lobo, coordenador da Unidade de Inovação e Design da Apex-Brasil.

Segundo o estudo, o Brasil conta com 900 designers espalhados pelas cidades-sede da Copa, e dentre as atividades econômicas que causarão maior impacto sobre o PIB estão a construção civil e infraestrutura (R$ 53,4 bilhões), turismo (R$ 6,8 bilhões), mídia (R$ 6,5 bilhões) e tecnologia de informação (R$ 5,3 bilhões).

A pesquisa também aponta as potencialidades locais das cidades-sede da Copa do Mundo 2014, como Manaus, que oferece oportunidades nos setores de fitoterápicos e fitocosméticos, móveis e artigos em madeira e ecoturismo, entre outros. Brasília  destaca-se pela construção civil, serviços financeiros e alimentos, enquanto Porto Alegre é referencial para alimentos, confecções e calçados.

Clique aqui para saber mais sobre a divulgação da pesquisa.


Design e inovação: Senai lança publicação para mobiliário e analisa os novos perfis de consumo brasileiros


A Rede Senai Design acaba de lançar o livro Biomas do Consumo - Referências do Mobiliário, na IV Bienal Brasileira de Design, em Belo Horizonte. A publicação é um projeto do Senai Nacional que servirá como referências para a compreensão de hábitos e comportamentos da nova classe C brasileira.

Além disso, o livro apresenta o diário de campo dos designers pesquisadores, tendo como principal objetivo desvendar os perfis dos novos consumidores e explora a melhor forma de atribuir valor aos produtos destinados a cada perfil.

“O design é o diferencial do setor. A indústria do mobiliário não existe sem ele”, disse o presidente do Sindimov de Minas Gerais, Carlos Alberto Homem, no lançamento do livro. Não por acaso, a publicação Biomas do Consumo é o resultado de uma extensa pesquisa, feita pelo Senai em lares de dez diferentes cidades do Brasil, que identifica as escolhas dos consumidores quando escolhem um móvel – funcionalidade, materiais, preço, beleza.

Cada empresa associada ao Sindimov-MG terá o seu Biomas do Consumo. Isso significa que o perfil traçado pelos pesquisadores e designers do Senai fica disponível para a indústria moveleira mineira. “É um material extenso e rico, que oferece ao empresário a possibilidade de desenhar e criar novos produtos para uma classe de consumidores emergente” garante o designer e um dos autores da publicação, Hugo Costa Gripa, do Rio de Janeiro.

O coordenador do trabalho, Nilson Violato, explicou que a pesquisa lançou três diferentes olhares para o consumidor, com foco na classe C: do design, da antropologia e da psicologia. “Só assim pudemos entender o que pensa o cidadão ao escolher um móvel”, afirmou. Ele destacou que com Biomas do Consumo, o Senai cumpre um papel de incentivo à inovação e prove soluções para a indústria.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pronatec em Videira: Senai forma primeiros profissionais em curso gratuito

Vinte e um novos profissionais acabam de receber do Senai de Videira, em Santa Catarina, seus certificados de operadores de computador. O curso foi oferecido gratuitamente por meio do Pronatec e ministrado na Biblioteca Pública Municipal, graças a parceria firmada entre os governos estadual e municipal.

Os formandos estudaram aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos, pesquisa e navegação na internet; utilização do correio eletrônico e instalação e configuração do sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos.

Também integraram o escopo do curso a organização da entrada e da saída de dados em sistemas de informação, seleção de programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, além de segurança, higiene e saúde. Aulas foram realizadas de maio a outubro (Foto Senai de Videira)


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pesquisa e inovação 2: estudantes de escola públicas e particulares expõem projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Pondo em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula, alunos de escolas públicas e particulares montaram stands na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realiza no ExpoBrasília, no Parque da Cidade, até domingo. O material apresentado pelos alunos ilustram práticas e estudos que compõem o tema da feira este ano: sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza. A exposição ocorre também em outros estados brasileiros.

Clique aqui para saber tudo sobre a Semana (Foto Divulgação)

Mais do que expor projetos, os estudantes agregam conhecimento e põem em prática as disciplinas estudadas nas salas de aula. É o caso dos alunos da 4ª serie da Escola Classe 55 de Ceilândia, cidade localizada a 26 quilômetros de Brasília. Eles apresentaram um separador de material reciclável, projeto desenvolvido ao longo de três meses em aula, enquanto aprendiam sobre reciclagem.

A aluna Isabela Autino, de 10 anos, explicou como funciona o separador. “É uma esteira que tem três detectores, um para plástico, outro para vidro e um para metal. Quando a gente coloca essas coisas aqui na esteira, o sensor aciona a alavanca que empurra o material para um cesto específico”. Segundo a aluna, o equipamento montado com a ajuda do professor de física, seria uma boa alternativa para as cooperativas de coleta de material reciclável. “Com este equipamento, os coletores não correriam o perigo de se cortar e facilitaria o trabalho”, avaliou.

A preocupação dos alunos na feira também passa pelo uso racional da água. O Colégio Adventista Milton Afonso montou uma estrutura voltada para economia da água e energia. Uma das maquetes construídas pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio apresenta um projeto a ser montado em uma casa para reaproveitar a água da chuva, utilizando calhas e um reservatório. 

João Oliveira, de 14 anos, contou que todos os projetos foram desenvolvidos no clube de ciências da escola. Ele disse que é bom poder compartilhar o que fizeram. “Trabalhamos esta apresentação ao longo do ano, já planejando participar da semana. Fico muito feliz em poder contribuir, principalmente, em ajudar outros estudantes que estão aqui visitando”, conta.

O professor de física do Centro Educacional 310 de Santa Maria, a 26 quilômetros de Brasília,  Adilson Neiva, que acompanhava os alunos com o projeto gerador de hidrogênio, lembrou que o empenho dos alunos é fundamental para a exposição. Ele ressaltou que parte da escolha e da pesquisa é dos próprios alunos. “No nosso projeto, indiquei em que poderíamos trabalhar, e eles foram atrás, pesquisaram, trouxeram o material. Os alunos ficam motivados porque podem ver a aplicação prática do que estudam”, disse.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia proporcionou a um grupo de alunos participar pela primeira vez de uma feira. Estudantes do Centro Educacional 06 de Ceilândia, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), expõem formas alternativas de produção de energia.  Sebastião Mendes, 60 anos, estava animado com a participação.

“A maior moeda de troca do homem é o conhecimento. Sinto-me orgulhoso de poder estar aqui apresentando este trabalho junto com os colegas. Isto aqui é uma porta para o conhecimento”. Mendes, que voltou a estudar aos 56 anos, está prestes a se formar no ensino médio e já pensa em uma faculdade. “Minha inscrição no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] já está feita, no próximo ano vou estar cursando Direito”, prevê.


Pesquisa e inovação 1: Semana de Ciência e Tecnologia vai até domingo em todo o país

Os cientistas, pesquisadores e curiosos têm lugar garantido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Centro de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, ou em diversas cidades de todo o pais, até domingo (21/10/2012). Com o tema Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, a nona edição da semana engloba debates sobre segurança alimentar e nutricional, energias renováveis, biodiversidade, água, educação, reciclagem e tecnologias. A entrada é gratuita.

Clique aqui para sabe tudo sobre a Semana (Foto Divulgação)

O evento reúne estandes, locais para discussões, workshops e oficinas. Está programada, por exemplo, a palestra A Influência da Ciência na Linguagem do Cinema, às 18h30, desta sexta (19/10/2012), promovida pela Academia Taguatinguense de Letras, que também fará saraus poéticos nos últimos dias do evento.

O público pode participar de oficinas sobre reaproveitamento de alimentos, inclusive com degustação de produtos feitos com a casca, sementes e derivados do maracujá-do-mato, fruta nativa das áreas secas do Nordeste. A oficina será no sábado (20/10/2012), às 8h30. Outra oficina, também no dia 20, às 16h, vai ensinar a montar uma horta em garrafas PET.

No total, 96 instituições públicas e privadas participam da semana, que acontece simultaneamente em outras cidades do país.

Promovida desde 2004, a semana tem o objetivo de estimular o debate, principalmente, entre crianças e jovens sobre atividades de ciência e tecnologia.



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