O desafio do Brasil: Educação para a Ciência, a Inovação, a Tecnologia e a Sustentabilidade. Fale com a gente: robertoford@hotmail.com
terça-feira, 23 de abril de 2013
Dia da Educação: faça a sua parte todos os dias
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Mercado de trabalho: Petrobras e Senai fecham convênio para ampliar capacitação profissional
A Petrobras e o Senai do Rio de Janeiro assinaram
no início deste mês de abril de 2013 convênio para o desenvolvimento de 14 simuladores
de operações e ambientes virtuais. De acordo com a Petrobras, os novos
simuladores serão utilizados para capacitação de profissionais da indústria de
óleo e gás nos próximos cinco anos. Serão investidos R$ 83,6 milhões,
proveniente da aplicação de recursos associados aos investimentos obrigatórios
em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em treinamento em um montante de 1%
do faturamento dos campos que pagam participação especial.
Este investimento viabilizará a
qualificação de profissionais do setor, focado tanto no aumento da eficiência
quanto na segurança operacional. Os simuladores ficarão instalados no Núcleo de
Treinamento Offshore Nelson Stavale Malheiro, no Centro de Tecnologia do Senai
de Benfica, capital fluminense. No mesmo ambiente estão instalados outros três
simuladores, pelos quais já passaram mais de 4 mil empregados da Petrobras,
desde 2006: o Simulador de Lastro, o de Planta de Processamento Primário e o
Centro de Treinamento em Instalações Elétricas.
Segundo o diretor de Exploração e
Produção da Petrobras, José Formigli, "é importante termos mão de obra
qualificada para conseguir tripular nossas sondas, plataformas, embarcações e outras,
sejam elas próprias ou afretadas”, destacando que “os simuladores são
importantes nos quesitos de segurança e confiabilidade das operações.”
Para o presidente do Sistema Firjan,
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, “a parceria com a Petrobras ganha um novo
patamar com esses 14 novos simuladores para situações reais de trabalho".
De acordo com informações da Petrobras,
os novos simuladores buscam acelerar a curva de aprendizado das equipes de
operação, de modo a atender à demanda de capacitação decorrente das novas unidades
da Petrobras que entrarão em operação até 2020 – conforme anunciado no Plano de
Gestão 2013-2017.
Os simuladores são capazes de capacitar operadores,
técnicos e engenheiros em técnicas de operação offshore e de emergências por
meio de ações que ocorrências do dia a dia. Também reduz os custos de
treinamento, já que as empresas do setor não precisarão encaminhar os
profissionais para o exterior.
Fonte Agência
Petrobras
Plano de Negócios e Gestão 2013-2017
Em recente encontro na sede do Sistema
Firjan, a presidenta Graças Foster anunciou que a Petrobras irá investir US$ 236,7
bilhões no período de 2013-2017. Dando continuidade ao Plano de Negócios
anterior, o atual prevê a manutenção das metas de produção de óleo e gás
natural; a não inclusão de novos projetos, exceto para exploração e produção de
óleo e gás natural no Brasil; a incorporação dos resultados dos programas
estruturantes Procop, Proef, PRCPoço e Infralog; e a ampliação do escopo do
Programa de Desinvestimentos (Prodesin).
“A filosofia do nosso plano é exatamente
a mesma do ano passado, com as mesmas prioridades. A prioridade absoluta é a
área de Exploração e Produção”, disse Maria das Graças, ressaltando que 62,3%
(US$ 147,5bi) do total do investimento é em Exploração e Produção.
Marcadores:
cursos profissionalizantes,
petróleo e gás
domingo, 21 de abril de 2013
Dica de livro: relendo Pedagogia da Autonomia
Em Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo
Freire dá uma aula de como ser simples, singelo, direto e perfeitamente
elucidativo. Aborda de seu jeito todo especial a prática educativa. Temos uma
visão clara, mas nem sempre lembrada pelos docentes, da necessidade de
respeitarmos os saberes que o aluno traz para a escola. Tarefa árdua que exige
do professor e da professora a obrigação de abandonar o papel daquele e daquele
que são os donos do conhecimento e repartir com o aluno e aluna a obrigação de
ser sujeito do ensino-aprendizagem.
Um dos saberes indispensáveis à prática
educativa segundo Freire (p.24) é necessidade de o professor saber que “ensinar
não é transferir” conhecimento, mas criar um ambiente para que ele possa sim
ser produzido ou construído, na partilha entre educando e educador. “Quem forma
se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”
(p.25).
Portanto, repito, ensinar passa longe de simplesmente transferir
conhecimento, como ocorre, necessariamente, na Educação Bancária. Quando Paulo
Freire a afirma e reafirma que não há docência sem discência, que lembrar aos
professores e professoras, que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende
ensina ao aprender”. (p.25)
Clique aqui para continuar lento texto do professor Sosa.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Inclusão: para senador, Educação federalizada combate desigualdades
A proposta de federalização da educação
básica no Brasil voltou a ser defendida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
na última sexta (12/4/2013), em recente debate no Interlegis. O parlamentar
salientou que "a Educação desigual é a mãe de todas as
desigualdades", o que, em sua avaliação, demanda a substituição do atual
sistema educacional por uma rede de ensino federal com bons equipamentos e bons
salários.
Buarque classificou como vergonhosa e
imoral a Educação no Brasil, alertando que a situação prejudica a
competitividade do país e resulta em "importação de conhecimento".
Ele ressaltou que, diferentemente do que ocorre no futebol, as oportunidades na
Educação não são iguais para todos os brasileiros:
- O Brasil tem os melhores craques de
futebol do mundo e não tem um Prêmio Nobel - lamentou.
O senador citou melhorias na Educação
brasileira nas últimas décadas, como o aumento do número de estudantes, a
disseminação da merenda escolar e a criação do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb), mas considera os avanços lentos demais para as mudanças que
o país precisa. Ele acredita que em 20 ou 30 anos será possível trocar o
sistema escolar atual por um no qual o professor fará parte de uma carreira da
União capaz de "pagar bem e exigir muito".
Buarque também chamou a atenção para a
precariedade das escolas, opinando que a descentralização, por meio da
transferência de recursos da União aos estados e municípios, "tem mantido
pobres os pobres e ricos os ricos". O senador afirmou que “não dá para
ensinar num prédio feio, desconfortável e sem equipamento”.
Ainda segundo Buarque, com um salário de
R$ 9 mil – um valor que considera factível "na sexta maior economia do
mundo" – será possível atrair bons professores para as novas escolas. Ele
acrescentou que a reforma na Educação vai liberar dinheiro dos municípios, que
poderão usar os recursos para outros fins, observando, no entanto, que a gestão
das escolas deve ser independente das decisões de Brasília. Cristovam prevê que
uma proposta de Educação igualitária sofrerá oposição por aumentar a
concorrência intelectual contra a classe média, mas acredita que é possível um
convencimento a favor da matéria.
Participaram do debate, através de
videoconferência, representantes do setor educacional de vários estados.
Fonte Agência Senado
Dica de livro: Bolsa-Escola – História, Teoria e Utopia
Desde que se tornou um programa importante no Brasil e no Mundo, a Bolsa-Escola, denominada depois de Bolsa-Família, passou a ter diversas histórias diferentes.
Neste pequeno livro, Cristovam Buarque põe os pontos nos iii e descreve a verdadeira história da Bolsa-Escola.
Neste pequeno livro, Cristovam Buarque põe os pontos nos iii e descreve a verdadeira história da Bolsa-Escola.
Mais que isso, ele mostra que desde seu início, a Bolsa-Escola tinha uma Teoria por trás e uma Utopia adiante.
Onde encontrar o livro, por R$ 4,99:
www.thesaurus.com.br/livro/3065/bolsa-escola-historia-teoria-e-utopia
http://busca.gatosabido.com.br/web/Resultado.aspx?q=bolsa-escola
www.ebookcult.com.br/produto/Bolsa-Escola-historia-teoria-e-utopia-159968
segunda-feira, 15 de abril de 2013
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Centavo a centavo: saiba como ensinar o valor do dinheiro às crianças
Gastar, poupar, usar bem o dinheiro,
evitar compras por impulso. Se muitos adultos se sentem em dúvida na hora de
aplicar esses conceitos no cotidiano, para as crianças tais expressões são uma
incógnita. Assim como outros conhecimentos apreendidos ao longo da vida, a
educação financeira deve ser aplicada aos pequenos tanto na escola quanto em
casa, como ensina o administrador e educador financeiro Álvaro Modernell.
“Quer educar? Dê o exemplo”, aconselha
Modernell. “Um casal que se mostra organizado financeiramente transmite isso
para os filhos”, completa. Segundo o educador, não há um consenso sobre a idade
ideal para começar a falar sobre dinheiro com as crianças, mas a fase mais
indicada é a partir do 1° ano do ensino fundamental. Modernell dá a dica ainda
de usar exemplos aplicados ao dia a dia da criança para tratar do tema, além de
abusar de ferramentas lúdicas, como jogos e livros divertidos. “Quanto mais
diversificados forem os canais, maiores são as chances de sensibilizar as
crianças”, diz ele sobre o uso também de páginas da internet, feiras de troca e
outros meios.
E quanto à mesada? No vídeo abaixo, saiba
o que Modernell fala sobre o assunto
“Tem que dar a mesada, mas também educação”,
afirma Modernell. Ou seja, é importante orientar a criança, pois não é possível
esperar que ela saiba se organizar adequadamente sozinha. Um outro conselho é
de não incluir o dinheiro do lanche na mesada das crianças e deixar claro que o
valor para alimentação deve ser usado para esse fim, para evitar que os
pequenos acabem guardando a quantia para outros gastos e "pulem" a
merenda. O especialista faz também a seguinte sugestão para a periodicidade da
contribuição:
A maturidade de cada criança deve ser levada em conta caso a caso |
Outro ponto que costuma despertar dúvidas
é como agir quando a família está passando por dificuldades financeiras. Embora
muitos pais prefiram "proteger" seus filhos do problema, segundo o
educador é importante que as crianças tenham noção da situação, ainda que
superficialmente. A indicação é fundamental para que os pais evitem cair na
armadilha de se endividar por medo de frustrar os desejos ou alterar a rotina
dos filhos, nos casos em que um ajuste no orçamento é necessário.
Modernell alerta ainda para os riscos de
oferecer uma recompensa financeira aos filhos por um bom desempenho na escola
ou por sua ajuda nas tarefas domésticas. Segundo ele, pode ser dada sem
problemas uma quantia como presente, mas com atenção. “Não é errado presentear
a criança, mas, sim, condicionar”. Para exemplificar, o educador menciona casos
em que crianças deixaram suas notas caírem para chantagear os pais por mais
dinheiro.
Mesmo quando os pequenos já recebem
dinheiro da família há algum tempo, a vigilância precisa continuar. Caso as
crianças estejam usando o dinheiro de uma forma considerada inadequada pelos
pais, estes podem controlar os gastos de perto e até mesmo considerar cortar a
mesada, diz Modernell. Para mudar os hábitos dos pequenos, no entanto, não
adianta adotar medidas drásticas. Para evitar que as crianças abandonem os
novos hábitos em pouco tempo, é importante implementar as mudanças gradualmente
e, assim, ajudá-las a se tornar adultos financeiramente saudáveis.
Fonte Portal
EBC
Cinema Infantil: ainda dá tempo de inscrever o seu filme em festival internacional
As inscrições para a 11ª edição do
Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI 2013, estão abertas até o dia
19 de abril. Podem participar do festival curtas e longas metragens brasileiros
destinados ao público infantil, com bitola de exibição de 35 mm, DCP ou DVD,
mas apenas os curtas concorrem ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, nas três
mostras competitivas do festival: Animação, Histórias Curtas e Mostra Teen.
Os prêmios oferecidos são serviços de
laboratório no valor equivalente a R$ 5 mil, uma cortesia do Grupo Labocine. Os
longas-metragem participam apenas para exibições em caráter não-competitivo. A
mostra conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de
Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O festival será realizado entre os meses
de agosto a novembro de 2013, em dez cidades brasileiras: Rio de Janeiro,
Niterói, Brasília, São Paulo, Campinas, Santos, Belo Horizonte, Aracaju,
Salvador e Natal. Serão aceitas inscrições de produções finalizadas em qualquer
data e em qualquer formato, desde que não tenha participado de edições
anteriores e que possam ser exibidas tanto em DVD como em 35 mm.
As inscrições podem ser feitas no www.fici.com.br.
Após preencher os formulários os candidatos devem encaminhar uma cópia do filme
em DVD para o seguinte endereço: Festival Internacional de Cinema Infantil, Rua
Marquês de São Vicente, 431, Loja A, Gávea, Rio de Janeiro. CEP 22451-041.
O Festival Internacional de Cinema
Infantil (FICI) já exibiu mais de 450 filmes para um público superior a 1
milhão de espectadores. Conta com uma seleção de filmes internacionais
inéditos, especialmente dublados para o festival e uma programação que inclui
sessão de dublagem ao vivo, permitindo o público acompanhar de perto o trabalho
dos dubladores. A mostra conta com várias oficinas e uma especialmente dedicada
às crianças, que se chama 'O Pequeno Cientista', onde o tema do filme é
abordado em experiências científicas, acompanhadas por um especialista.
Fonte Ministério da Cultura
Avanços na Educação: seminário vai comemorar os 10 anos de governo democrático e popular
O Brasil comemora em 2013 uma década de
governo democrático e popular. Nesta segunda (15/4/2013), em Belo Horizonte,
ocorrerá seminário para debater os avanços e desafios da Educação nesses 10
anos. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff
estarão presentes ao encontro, organizado pelo Partido dos Trabalhadores, pela
Fundação Perseu Abramo e pelo Instituto Lula.
O governo Lula marcou o início de uma
mudança importante na maneira de tratar a Educação no Brasil, ampliando e
democratizando o acesso à Educação em todos os níveis, uma preocupação que vem
se consolidando com o governo da presidenta Dilma Rousseff.
A Educação deixou
de ser segmentada artificialmente, de acordo com a conveniência administrativa
ou fiscal, e passou a ser vista como uma unidade, da creche à pós-graduação. A Educação
tratada como prioridade revelou-se, por exemplo, no orçamento do Ministéro da Educação,
que passou de R$ 33,1 bilhões em 2002, para 86,2 bilhões em 2012.
Ensino superior
Graças ao Programa Universidade para
Todos (Prouni), mais de um milhão de bolsas integrais e parciais já foram
oferecidas a estudantes de baixa renda. Além disso, o Reuni ampliou para mais
de 240 mil as vagas em universidades federais, o que representa mais do que o
dobro das vagas existentes há 10 anos. Em 2012, outros 370 mil estudantes se
beneficiaram do Fies, Programa de Financiamento Estudantil, que em 2003 tinha
apenas 50 mil contratos fechados.
Ensino profissional e técnico
Lula criou 214 escolas federais, número
maior do que o de todas as escolas já criadas na história do Brasil. Dilma
prevê a criação de outras 208 até 2014. Graças a um acordo com o Sistema S (formados
pelas organizações voltadas para o ensino representantes da indústria, do
comércio e serviços e do transporte, além do setor rural), já foram abertas mais
de um milhão de vagas gratuitas desde 2009.
Ensino básico
No ensino básico, o complemento da União
investido no Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
e de Valorização dos Profissionais da Educação, passou de R$ 500 mil reais, em
2003, para 10,5 bilhões, em 2012, um aumento de mais de 20 vezes.
Outros destaques:
- O orçamento do MEC passou de 33,1 bilhões de reais para 86,2 bilhões de reais (valores corrigidos)
- Gasto público passa de 4,8% do PIB para 6,1% do PIB. A meta é alcançar 7% do PIB
- Foram criadas 14 novas universidades, com 126 novas extensões dos campi
- Duplicou número de vagas nas universidades federais
- 1,1 milhão de bolsas para estudantes de baixa renda nas faculdades particulares (Prouni)
- 6,7 milhões de universitários atualmente – eram 3,5 milhões em 2002
- Fies – 25 bilhões de reais emprestados a 760 mil universitários
- 290 novas escolas técnicas, com 1 milhão de alunos
- Pronatec – 2 milhões de alunos matriculados
- Ensino básico – 116 bilhões de reais para Fundeb 2013
- Evasão escolar nos primeiros anos do ensino fundamental caiu de 8,2% para 1,6
- 50% dos recursos do pré-sal assegurados em Lei para a Educação
- Valorização do magistério, com a formação inicial e continuada de professores e a regulamentação do piso salarial
Fonte Instituto
Lula
Royalties do petróleo: relator diz que vai incluir recursos dos contratos vigentes para Educação
O relator da Medida Provisória (MP) dos Royalties (MP 592/12), deputado Carlos Zarattini (PT-SP), adiantou nesta quinta (11/4/2013) que vai incluir no relatório da medida a destinação das receitas com os royalties do petróleo dos contratos vigentes à Educação. O parecer do relator será apresentado na próxima terça (16/4/2013).
O atual texto da MP vincula à Educação as receitas dos novos contratos da área de concessão dos royalties do petróleo, firmados após 3 de dezembro de 2012, data da publicação da medida. Além disso, destina ao setor 50% dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal.
"A MP, da forma como está, faz com que apenas os contratos futuros sejam destinados à Educação. Isso vai demorar um certo tempo, cerca de seis ou sete anos. Calculamos que com os contratos vigentes teremos um acréscimo ao setor de R$ 32 bilhões. Até 2020, chegaremos a R$ 62 bilhões", diz Zarattini.
A MP deve ajudar o cumprimento da meta de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Atualmente o governo investe 5,7% do PIB. "O setor precisará de muito dinheiro. A MP não complementa o total necessário, mas ajuda", argumenta o deputado.
Zarattini também afirmou que o parecer vai manter a divisão, entre todos os estados, dos recursos arrecadados nos contratos atuais. A intenção é respeitar a decisão que o Congresso tomou ao derrubar os vetos à Lei dos Royalties (12.734/12), ainda que ela tenha sido suspensa pela Justiça e seja contrária ao texto da MP inicial.
A MP dos Royalties foi editada no final do ano passado, junto com os vetos feitos pela presidente à Lei dos Royalties. A lei aprovada pelo Congresso dividia entre todos os Estados e municípios os recursos arrecadados com a exploração de petróleo. Os dispositivos foram vetados pela presidente.
Posteriormente, os vetos presidenciais foram derrubados pelo Congresso que, com isso, restabeleceu a lei que divide toda arrecadação, inclusive a dos contratos atuais. A norma, no entanto, teve a aplicação suspensa por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) até que sejam decididas as ações diretas de inconstitucionalidade dos governos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo - estados em que há exploração de petróleo e que perderiam recursos com a partilha da arrecadação dos contratos atuais.
Fonte Agência Brasil
Marcadores:
Educação,
financiamento da Educação,
royalties
Mercado de trabalho: Comissão aprova regulamentação da profissão de designer
A Comissão de Trabalho, de Administração
e Serviço público aprovou no final de março proposta que regulamenta a
profissão de designer (PL 1391/11). De acordo com o projeto, do deputado Penna
(PV- SP), o exercício da profissão ficará reservado aos graduados em design ou
em áreas afins, como comunicação visual, desenho industrial, programação
visual, projeto de produto, design gráfico, design industrial, design de moda e
design de produto.
Ilustração wallpoper.com |
Segundo a proposta aprovada, também
poderão ser registrados profissionais com pelo menos três anos de experiência
até a data da publicação da nova lei. O projeto original permitia o registro
somente daqueles que provassem o exercício da profissão durante cinco anos ou mais
antes da publicação da lei.
O relator da proposta, deputado Efraim
Filho (DEM-PB), lembrou que, desde 1980, cinco projetos sobre o mesmo tema já
foram apresentados no Congresso e arquivados por motivos diversos. “É chegado o
momento de retribuir o esforço dessa sacrificada profissão, outorgando-lhes um
instrumento fundamental para o reconhecimento da classe e para a continuidade
do desenvolvimento de atividade tão importante para a continuidade do
desenvolvimento do mercado nacional de produtos e mensagens”, disse.
A proposta atribui ao Ministério do
Trabalho a competência para registro dos designers. O texto original previa a
criação de conselhos federal e regionais para registro, controle e fiscalização
da categoria. De acordo com Efraim Filho, contudo, a criação do conselho de
classe é atribuição exclusiva do Poder Executivo, que poderá fazê-lo ou não
após a publicação da lei.
Atividades
O texto reconhece as seguintes atividades
do designer:
- planejamento e projeto de sistemas, produtos ou mensagens visuais ligados aos respectivos processos de produção industrial objetivando assegurar sua funcionalidade ergonômica, sua correta utilização, qualidade técnica e estética, e racionalização estrutural em relação ao processo produtivo;
- projetos, aperfeiçoamento, formulação, reformulação e elaboração de desenhos industriais ou sistemas visuais sob a forma de desenhos, diagramas, memoriais, maquetes, artes finais digitais, protótipos e outras formas de representação bi e tridimensionais;
- estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação de caráter técnico-científico ou cultural no âmbito de sua formação profissional;
- pesquisas e ensaios, experimentações em seu campo de atividade e em campos correlatos, quando atuar em equipes multidisciplinares;
- desempenho de cargos e funções em entidades públicas e privadas cujas atividades envolvam desenvolvimento e/ou gestão na área de design;
- coordenação, direção, fiscalização, orientação, consultoria, assessoria e execução de serviços ou assuntos de seu campo de atividade;
- exercício do magistério em disciplinas em que o profissional esteja adequadamente habilitado;
- desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas, de economia mista e de economia privada.
Tramitação
A proposta, que tramita de forma
conclusiva, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de
Cidadania.
Pronatec no Rio Grande do Sul: Dilma participa de formatura de alunos do programa
A presidenta Dilma Rousseff participa, em Porto Alegre (RS), a partir das 10h, de cerimônia de repactuação do programa Rio Grande do Sul Mais Igual e da formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Acompanhe a transmissão em tempo real pela TV NBR: http:// conteudo.ebcservicos.com.br/ streaming/nbr
Acompanhe também pelo twitter @BrasilSeMiseria
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Primeira Infância: seminário internacional discute políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos
A Câmara dos Deputados realiza na próxima
semana (16 a 18/4/2013), o seminário internacional Marco Legal da Primeira
Infância. Na pauta a integração de políticas públicas para garantir maior
atenção às crianças de 0 a 6 anos e às gestantes.
As inscrições, gratuitas, podem ser
feitas antecipadamente na página do seminário na internet ou no primeiro dia do
evento (16 de abril), das 8h às 9h, no próprio local. As vagas são limitadas.
O presidente da Frente Parlamentar da
Primeira Infância, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), explica que o seminário
busca identificar avanços e desafios do Brasil e de outros países na
articulação das políticas educacionais, sociais, de saúde e demais áreas que
abrangem a primeira infância. A intenção é contribuir para a construção de um
marco legal para as políticas públicas voltadas às crianças nessa faixa etária.
“Descobertas científicas recentes mostram
a extraordinária importância dos primeiros anos de vida na formação das
habilidades humanas que existirão para sempre e definirão a realização pessoal
do indivíduo e sua integração à sociedade,” observa Terra.
Segundo dados da Fundação Maria Cecilia
Souto Vidigal, 70% das conexões cerebrais ocorrem dos 0 aos 3 anos. Pesquisas
também mostram que as mães que fumam durante a gravidez aumentam em até oito
vezes a possibilidade de os filhos desenvolverem Transtorno do Déficit de
Atenção com Hiperatividade (TDAH). Pelo Censo 2010, do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), o país tem cerca de 19 milhões de crianças na
faixa de 0 a 6 anos.
Experiências de sucesso, como o Programa
Primeira Infância Melhor, no Rio Grande do Sul, e o Mãe Coruja Pernambucana, em
Pernambuco, serão discutidas no seminário. Outro tema será a melhoria no
processo de seleção e contratação de profissionais com perfil para atuar na
primeira infância, adequando a legislação para oferecer mais segurança jurídica
aos gestores públicos.
Participantes
O evento contará com conferências de
especialistas como James Heckman, Prêmio Nobel de Economia; Michel Boivin,
professor de Psicologia na Universidade Laval de Quebec; e Mary Young,
consultora internacional de Saúde Global e Desenvolvimento Infantil. Os
ministros da Educação, Aloizio Mercadante; da Saúde, Alexandre Padilha; da
Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; do Desenvolvimento Social,
Tereza Campello; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, foram
convidados para apresentar as políticas de suas pastas para a primeira
infância.
O seminário reunirá ainda parlamentares
da América Latina e do Caribe, integrantes da Rede Hemisférica de Parlamentares
e Ex-Parlamentares pela Primeira Infância. A rede, formada por 11 países, fará,
no seminário, a sua segunda reunião desde a criação do grupo, em outubro de
2011. O evento contará também com a presença de empresários, prefeitos,
secretários municipais e estaduais e ONGs promotoras da primeira infância.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Curta Paulo Freire: acervo digital do educador está disponível na rede
Vídeos das aulas, conferências, palestras
e entrevistas que Paulo Freire deu em vida estão disponíveis no Centro de Referência do
educador. O site é dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado de
Freira também oferece artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.
Clique aqui para ter acesso ao acervo de Paulo Freire |
Financiamento da Educação: Mercadante volta a pedir voto pela vinculação dos royalties
Em audiência pública nesta quarta (10/4/2013),
na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, reiterou o apelo aos deputados no sentido de votar pela
vinculação integral dos royalties do petróleo à Educação.
“Independentemente de como vai ser a
repartição entre estados produtores e não produtores, todos os recursos dos
royalties devem ir para a Educação”. Ainda segundo ele, “é evidente que há
outras áreas prioritárias, mas não podemos colocar os recursos dos royalties no
custeio da máquina pública.”
De acordo com o ministro, o país deve ter
recursos para viabilizar o Plano Nacional de Educação (PNE). “Os royalties são
o melhor passaporte para o futuro porque preparam o Brasil para a sociedade do
conhecimento”, salientou. “É um imenso desafio, que tem de ser republicano e
suprapartidário, como temos feito com os secretários de Educação de todos os
estados.”
Alfabetização na idade certa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na
Idade Certa também foi abordado por Mercadante diante da comissão. O pacto é compromisso
formal assumido pelos governos federal e do Distrito Federal, estados e
municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os
oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental, é
prioridade para o MEC este ano.
O pacto foi firmado por todas as unidades
da Federação e por 5.393 municípios. Serão atendidos mais de 7 milhões de
estudantes de 400 mil turmas das três primeiras séries do ensino fundamental,
em 108 mil escolas.
Mais de 14 mil, de 16.814 orientadores de
estudo, atuarão como formadores locais. Eles foram capacitados em cursos de 38
universidades públicas. O restante será formado ainda este mês.
O orçamento de R$ 3,3 bilhões do programa
prevê a distribuição de livros didáticos e bolsas para professores
alfabetizadores, orientadores de estudo e coordenadores. O pacto prevê
avaliações anuais e premiações para escolas e professores que obtiverem bons
resultados.
De volta para a escola
Outro tema abordado pelo ministro
Mercadante diante da comissão trata-se do pacto que está em processo com o
Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) para reformular o ensino
médio brasileiro. Hoje 86% da oferta de ensino médio cabe às redes estaduais
de ensino. A meta da parceria é atrair cerca de 970 mil jovens de 15 a 17 anos
de idade que estão fora da escola.
Mercadante falou também da integração
curricular nas quatro áreas temáticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo ele, é uma mudança em estudo.
Entre as ações em análise para
reformulação do ensino médio está a oferta de bolsas de estudo e de pesquisa
para estimular a vocação de jovens para as carreiras de professor e de
cientista. Outra proposta é a ampliação do ensino profissionalizante, que pode
ser feito paralelamente ao ensino médio. A meta é abrir 8 milhões de vagas até
2014, junto com o Sistema S.
O MEC tem investido na formação
continuada de professores e em bolsas de estudo para capacitação no exterior e
em universidades brasileiras. Uma aposta para os próximos anos é a ampliação da
Educação digital. Em 2012, foram adquiridos mais de 644 mil tablets e
computadores interativos.
Fonte MEC
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