domingo, 10 de março de 2013

Pesquisa e inovação: programa quer estimular presença feminina em carreiras ligadas à ciência e tecnologia

Noventa e duas estudantes do ensino médio, vindas de todas as regiões do país, participaram na semana passada (5/3/2013) da abertura do Programa Science Camp – Elas nas Ciências, destinado a estimular vocações femininas para a carreira científica e tecnológica. Elas vão passar uma semana em Manaus, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), referência mundial em biologia tropical, e instituição que realiza, há quase 60 anos, estudos científicos do meio físico e sobre as condições de vida na região.

A iniciativa é uma parceria do CNPq e da Embaixada dos Estados Unidos, que está custeando as passagens aéreas
(Foto Marcello Casal Jr/ABr)

As estudantes ouviram palestras, na sede do CNPq, sobre as possibilidades da inserção da mulher no mundo científico. O diretor de Cooperação Internacional do órgão, Manoel Neto, lembrou que a presença das mulheres é pequena na área de engenharia e também escassa na maioria dos segmentos científicos. O estímulo a uma adesão maior a essas áreas, segundo ele, não deve ser feito porque faltam homens para o setor, mas para dar oportunidade de encontrar novas potencialidades e despertar vocações entre as mulheres.

Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, o ministro Todd Chapman destacou que o governo norte-americano tem interesse em manter a cooperação para o aprendizado científico. A iniciativa foi impulsionada, segundo ele, pela conversa que o presidente Barack Obama manteve sobre o assunto, quando esteve no Brasil há 2 anos, com a presidenta Dilma Rousseff. Chapman relatou que os Estados Unidos desenvolvem iniciativas semelhantes para apoiar jovens estudantes que queiram entrar na área científica e tecnológica.

A estudante Diana Cunha, de Manaus, ainda está cursando o terceiro ano do ensino médio e diz que estímulos são positivos para quem ainda não sabe o que vai fazer no futuro. Ela diz que na região amazônica a participação da mulher na área científica é maior em ciências biológicas, mas acredita que pode ser expandida para outras áreas e chegar a postos de liderança, onde só há a presença masculina. A estudante de biologia Eduarda Lopes, da Paraíba, está curiosa em relação à área científica, embora admita que só entrou para o curso porque o acesso era mais fácil. Ela diz que gostaria de fazer engenharia química e que a participação da mulher na área científica na Região Nordeste é pequena.



De O Globo: ‘É parte do trabalho educar estudantes para bons resultados nos testes’


Professor de universidade inglesa, Christopher Day explica como o êxito das escolas depende de seus gestores

Ao longo dos últimos 20 anos, o pesquisador inglês Christopher Day tem se dedicado a pesquisas sobre gestão nas escolas. O interesse pela Educação surgiu na sala de aula, quando era aluno e escolheu seguir o magistério porque teve péssimos professores.

Decidiu que queria ser melhor que eles. Hoje, como professor emérito da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, coordena um estudo em 20 países, sobre como é a liderança em colégios de sucesso. O Brasil pode aumentar esta lista em breve.

Clique aqui para ler a entrevista.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Pesquisa e tecnologia: Paraná regulamenta Lei de Inovação e une setores público e privado e academias


O governador Beto Richa assinou no final de fevereiro (27/3/2013), em Curitiba, decreto que regulamenta a Lei de Inovação no Paraná. A legislação, construída com a participação de universidades e entidades representativas do setor produtivo, cria benefícios e estabelece mecanismos de cooperação entre os setores público e privado e academia para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no Estado. Com a regulamentação, a lei entra efetivamente em vigor.

De acordo com o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, a partir de agora, o Paraná terá um diferencial no que diz respeito à inovação. “O estado foi um dos últimos a adotar uma legislação específica nessa área, mas conseguimos juntar o que havia de melhor nas leis dos outros estados e tirar o que havia de ruim.”

Para contribuir com o desenvolvimento da inovação no Paraná, o Sistema Fiep vai investir R$ 185 milhões nos próximos três anos para a instalação de oito Institutos Senai de Tecnologia, que vão apoiar diferentes setores da indústria. Outros R$ 61 milhões serão investidos na sede da organização no Jardim Botânico, em Curitiba, para a instalação de um Instituto Senai de Inovação voltado para a área de eletroquímica. Os investimentos fazem parte do Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, capitaneado pelo Senai Nacional, com apoio do BNDES.

Um dos principais objetivos da Lei de Inovação do Paraná é fortalecer as parcerias público-privadas de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades e empresas, além de garantir recursos financeiros e incentivos fiscais para iniciativas inovadoras. Entre as medidas regulamentadas, está a participação técnica e econômica do estado em projetos de empresas paranaenses, cuja atividade principal seja a inovação tecnológica.

Para o governador Beto Richa, a nova lei também oferece segurança jurídica na relação entre institutos de pesquisa, empresas e poder público. “Com entendimento e diálogo, realizamos audiências públicas para conseguir elaborar uma legislação moderna e abrangente. Investimento em inovação é um compromisso nosso”, disse o governador.
  
A regulamentação da nova lei define que 2% do orçamento estadual sejam destinados à inovação, sendo 10% desse valor para recursos de subvenção econômica. O valor será de R$ 300 milhões por ano. “Trata-se de apoio à empresa na sua inovação, com recursos públicos sem retorno. Não é financiamento, é fomento”, disse o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio Felix.


Pós-graduação: IEL-RN abre inscrições para curso em gestão industrial

O IEL do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Gestão Industrial. As inscrições podem ser feitas pelo http://bit.ly/ZfzLSN. O curso, uma especialização Lato Sensu, será realizado em parceria com a UFRN. O programa será ministrado em módulos: Gestão industrial e cadeia de valor global; Planejamento e controle de operações produtivas e Inovação e melhoria de operações produtivas.


Serão 408 horas de aulas, ministradas de segunda à quarta-feira, das 18h30 às 22h30, conforme calendário que será entregue no primeiro dia do curso, programado para 8 de abril.


Alimentos: congresso internacional abre chamada de trabalhos científicos

Pesquisadores e profissionais que desejem apresentar trabalhos científicos no Workshop Internacional de Processamento Não Térmico de Alimentos, que pela primeira vez será realizado na América Latina, podem submeter seus resumos para análise. O evento será realizado de 30 de setembro a 2 de outubro, em Florianópolis. A edição do evento é organizada pelo Senai de Santa Catarina e pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Os candidatos podem ver detalhes no http://nonthermalfood2013.com, e o prazo termina em 30 de abril

Serão aceitos trabalhos que abordem embalagens ativas e inteligentes, utilização de antimicrobianos, plasma frio, emulsificação, extração e texturização, alta pressão, irradiação e membrana. Ou ainda sobre uso de atmosfera controlada ou modificada, de ozônio, campo elétrico pulsante, ultrassom e luz ultravioleta, fluidos supercríticos e luz pulsante. Também serão aceitos trabalhos que combinem duas ou mais dessas tecnologias ou que tratem de tecnologias com mínimo uso de processamento térmico. Haverá apresentações orais e por meio de pôsteres.

As tecnologias não térmicas surgiram como uma alternativa aos tratamentos térmicos convencionais (como por exemplo, a pasteurização) para melhorar a qualidade microbiológica do produto, preservando as características sensoriais do produto, além de promover o aumento da vida útil. A utilização desse tipo de processo minimiza as alterações indesejáveis no alimento, por utilizar temperaturas menores que as usadas nos tratamentos térmicos.

O International Nonthermal Food Processing Workshop já teve edições nos Estados Unidos, Alemanha, China e Austrália. Em 2013, o evento terá como tema Pesquisa e inovação para a competitividade. No dia 30 será realizado um minicurso. Nos demais dias haverá palestras, mesas redondas e sessão de pôsteres. A programação terá foco em legislação e segurança de alimentos; marketing, competitividade e inovação; qualidade focada em assuntos nutricionais e sensoriais; e sustentabilidade (energia, água, resíduos e co-produtos).

O workshop deve reunir mais de 250 pessoas na sede do Sistema Fiesc, entre pesquisadores, profissionais da área, estudantes de graduação e de pós-graduação.



Certificação em TI: profissionais podem ampliar carreira com reconhecimento de competências por Centro de Florianópolis


Testes de certificação profissional de gigantes do setor de tecnologia da informação (TI) podem ser realizados, a partir deste mês de março, no Senai de Florianópolis. A organização acaba de ser credenciada da americana Person Vue, maior empresa que gerencia e aplica testes de certificações no mundo.

As provas podem ser realizadas para cerca de 30 empresas, entre elas a Cisco Systems (CCNA, CCNP, CCIE), Linux Professional Institute (LPI), Adobe (Photoshop, Flash, InDesign, Captivate) e Oracle (Java EE, SE, NetBeans). Com as certificações, os profissionais têm sua competência reconhecida pelos criadores das tecnologias e ampliam suas oportunidades no mundo do trabalho.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Educação integral: Rio lança primeiro Ginásio Experimental do Samba

A primeira escola municipal dedicada à música foi inaugurada na última quarta (27/3/2013), no bairro de Olaria, zona norte carioca. No Ginásio Experimental do Samba Francisca Soares Fontoura de Oliveira, os 350 alunos do ensino fundamental aprenderão a tocar instrumentos de percussão, cordas e de sopro, além de aulas de canto e irão participar de atividades de estímulo à criatividade e à improvisação. Serão seis aulas musicais por semana.

O nome da escola homenageia uma das fundadoras do bloco Cacique de Ramos, tradicional no carnaval da cidade. A escola integra o grupo de 156 colégios participantes do Programa Turno Único, que prevê a implantação do ensino integral, com até oito horas de aulas por dia, na rede municipal.

Na solenidade, o prefeito Eduardo Paes lembrou que a meta do programa é construir cerca de 300 escolas com Educação integral. "O Rio só tem jeito, se nós investirmos em Educação. Os países com os melhores desempenhos em Educação têm suas crianças estudando em período integral. Essas crianças têm aula de música, informática e atividades esportivas, sem deixar de lado o ensino de matemática e português. E não tem nada mais carioca do que o samba, que mistura literatura e história do Brasil".



Qualidade no ensino: proposta de formação continuada de professores vence prêmio Desafio da Educação

Felipe Michel Braga tem 29 anos e uma experiência em educação que vem desde a graduação. Na última sexta (1/3/2013), ele foi o vencedor do Desafio da Educação do Centro de Liderança Pública (CLP), prêmio criado pela organização sem fins lucrativos voltada para o preparo de líderes públicos. Ele recebeu R$ 20 mil.

Braga propõe que os professores comecem a ser formados assim que deixem o ensino médio e que a carreira seja incentivada durante toda a formação superior. Já nas escolas, um sistema de pontos serviria para premiar e incentivar os docentes no exercício da profissão.

Foram 290 propostas de melhorias da educação brasileira que vieram não apenas do Brasil, mas de 20 outros países. Na etapa final, 61 projetos foram selecionados pelo júri, formado por representantes de organizações voltadas para a educação, entre elas a Fundação Lemann, o Instituto Ayrton Senna e o Parceiros da Educação. Os três primeiros lugares já receberam um total de R$ 35 mil, dividido de acordo com a classificação.

A proposta de Felipe é baseada na formação de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) de Minas Gerais. O objetivo é que o vestibular das instituições de ensino superior funcione como um concurso, o recém graduado deixa a universidade com vaga garantida no ensino público. Assim que se forma no ensino médio, o estudante faz a opção pela licenciatura e recebe para isso uma bolsa de estudos que garanta a dedicação exclusiva a área durante a graduação. Além disso, nos últimos semestres, ele participa de estágio onde acompanha um profissional mais experiente em sala de aula.

"O modelo funciona bem com os EPPGG, na educação seria o mesmo. Os governantes calculam com antecedência as necessidades da rede de ensino sob sua competência. Calculam quantas serão as aposentadorias e qual será a demanda para as escolas. Assim estipulam quantas vagas serão abertas para essa finalidade nas instituições de ensino superior", explica o autor da proposta. Formados, os professores devem permanecer como servidores por um tempo mínimo a ser estabelecido. Caso isso não seja cumprido ele devolve parcial ou integralmente todo o auxílio recebido durante a formação.

Durante a carreira, os docentes acumulam pontos por cursos de aperfeiçoamento, por estudos publicados e outras atividades que estimulem o aperfeiçoamento. E ganham recompensas, como a escolha da escola onde se quer trabalhar.

"A qualificação inicial é muito importante para atrair para o ensino os melhores talentos. Após esse período a formação é contínua. O ambiente da sala de aula muda muito e requer uma eterna reciclagem", afirma o diretor-presidente do CLP, Luiz Felipe d´Avila. Segundo ele, os professores brasileiros necessitam de incentivos para melhor desempenhar as funções da carreira. Os incentivos passam por aumento salarial, mas vão além. A intenção do prêmio é reunir propostas aplicáveis e que envolvam os docentes. 

Ele destaca entre as propostas recebidas, o emprego das novas tecnologias no ensino. Em segundo lugar, o funcionário da Royal Jordanian Airlines, em Amã, na capital da Jordânia, Ahmad Abu Rumnan, de 27 anos, propõe a utilização das redes sociais para a divulgação de vídeos e publicações sobre experiências de sucesso nas salas de aula. Pela internet, a distância entre os docentes não seria problema.

A analista consultora Chitra Sechan, de 49, dos Estados Unidos, propõe também a troca de experiência entre docentes. Por meio de plataforma online, os docentes poderão trocar conhecimentos para planejamento e execução de aulas, atendimento aos alunos e outras questões. Ela defende a multiplicação dos conhecimentos destes mentores para elevar a qualidade do ensino pública e reforçar a atração de talentos. 

As três sugestões vencedoras serão apresentadas a gestores públicos nos estados e municípios a fim de que, caso haja interesse, sejam implementadas.



Da Revista Fórum: “A Lei do Piso está mostrando para o Brasil a realidade do financiamento da Educação”


Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), comenta as últimas decisões do STF favoráveis à aplicação integral da Lei do Piso dos professores

Na última quarta-feira, 27, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou o pedido de governadores para postergar a aplicação da Lei do Piso dos professores. A lei determina um piso para a carreira, que não pode ser pago com gratificações, e sim na forma de salário para o professor que inicia a carreira na rede pública.

Um dos embargos negados pelo STF, impetrado pelo governo do Rio Grande do Sul, pedia prazo de mais um ano e meio para que o pagamento do piso salarial pudesse ser feito a partir de gratificações. Os ministros do STF entenderam que a Lei do Piso vale desde 2008, e que o prazo definido pela própria lei, para o uso de gratificações no pagamento do piso, expirou em 2011. Portanto, desde esta data, estados e municípios são obrigados a cumprir integralmente a Lei do Piso, sem recorrer a gratificações para tal fim.

Entretanto, atualmente apenas cinco Estados da federação cumprem integralmente a lei: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso e Rondônia.

A reportagem de Fórum entrevistou Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE, para conhecer a luta da categoria para a aplicação integral da Lei do Piso em todo o país. Leão falou também sobre a greve nacional dos professores, marcada para os dias 23, 24 e 25 de abril, e sobre os desafios do financiamento da Educação pública no Brasil.

Clique aqui para continue lendo a entrevista.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Educação profissional: Senai-RO investe em oficinas móveis para levar cursos ao interior do estado


O Senai de Rondônia está acrescentando mais unidades ao seu Programa de Ações Móveis Gira Senai. São minicontainers (foto) com ferramentas e equipamentos para a realização de cursos em várias modalidades. Serão formados profissionais para atender à crescente demanda nos segmentos automotiva, eletroeletrônica, alimentos, refrigeração, têxtil, metalmecânica, informática, gráfica e editorial, madeira/moveleiro e construção civil. O Gira Senai beneficia diversos municípios do estado.

Foto Sistema Fieto

Os minicontainers, também conhecidos como Conjuntos Didáticos, funcionam como oficinas móveis que podem ser transportados e instaladas em qualquer local, evitando o deslocamento do aluno até uma unidade fixa da organização. Segundo o gerente do Gira Senai, Walter Pinheiro Rodrigues, todos podem ser parceiros do programa: prefeituras, empresas e organizações governamentais ou não. “Basta que exista um espaço adequado e a vontade de elevar a qualidade de vida da comunidade ao seu redor.”

Para o presidente do Sistema Fiero, Denis Baú, o Gira Senai é um programa revolucionário que intervém nas causas da pobreza. “O desemprego e a ausência de treinamento profissional e de apoio técnico para microempreendimentos são fatores que condenam grupos e comunidades à margem do sistema produtivo.” Baú destaca que, “por meio de cursos rápidos e eficazes, capacitamos profissionais para atuarem isoladamente ou em conjunto, organizados em cooperativas ou microempresas”.

O diretor regional do Senai-RO, Silvio Liberato, assegura que “graças a sua portabilidade e baixo custo, o Gira Senai pode ser levado aos mais distantes pontos do estado”. Os resultados são apontados por Liberato: “aonde o programa chega, logo surgem eletricistas, pedreiros, encanadores, mecânicos de moto e bicicleta, marceneiros, e outros profissionais aptos a oferecer produtos e serviços compatíveis com as necessidades e demandas do mercado local.”

Tecnologia industrial: rede de institutos do Senai ganha unidade de materiais em dezembro, em Criciúma


O Sul de Santa Catarina vai sediar o Instituto Senai de Tecnologia em Materiais, que será inaugurado em dezembro, em Criciúma. O anúncio ocorreu na recente reunião da Diretoria e Conselhos do Sistema Fiesc. O empreendimento representará um upgrade à atual estrutura do Senai na cidade, com investimentos da ordem de R$ 10 milhões.

O instituto centralizará sua atuação em três plataformas tecnológicas: cerâmicas tradicionais e avançadas, polímeros e materiais ferrosos e não ferrosos. O objetivo é desenvolver matérias-primas que agreguem valor aos produtos. Na apresentação, o diretor do Senai de Criciúma, Sílvio Bittencourt da Silva, explicou que o Sul de Santa Catarina responde por 70% da produção nacional de embalagens flexíveis. Além disso, 50% das empresas e 70% dos empregos da região são do segmento de cerâmica. O setor metalmecânico, por sua vez, congrega 25% das indústrias catarinenses.

A criação do Instituto de Materiais promoverá a elevação de três para 15 mestres e doutores e na ampliação e modernização da estrutura física e laboratorial. A unidade ganhará novo bloco administrativo, com 900 metros quadrados, e equipamentos para avaliação e determinação da composição química de materiais cerâmicos, análise sobre envelhecimento acelerado de polímeros, determinação da resistência ao impacto, estudos e nano e micro compósitos, entre outros.

Também será instalado um novo laboratório educacional em metalmecânica. A proposta é que os laboratórios do novo instituto estejam acreditados pelo Inmetro para realizar 350 diferentes tipos de ensaios, além de outros tantos realizados como forma de autocontrole das indústrias, mas que não exigem a acreditação oficial.

O Instituto de Materiais integrará uma rede de mais de 60 unidades de tecnologia (dos quais oito em Santa Catarina) e outros 23 de inovação (dois em Santa Catarina), que o Sistema Indústria implantará no Brasil em parceria com o BNDES. A proposta é que os institutos tenham atuação complementar e em rede.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Educação 3.0: São Paulo vai sediar encontros internacionais sobre tecnologia na escola

“A tecnologia na Educação é um caminho sem volta”. É assim que Marcos Melo, organizador do evento, resume o espírito da 20ª Educar Educador, que ocorrerá de 22 e 25 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, capital.

Com o tema central Educação 3.0. A Escola do Futuro chegou?, seis eventos pedagógicos reunirão palestras, talk shows e mesas de debates, além de uma feira internacional com centenas de empresas educacionais. “A nossa maior preocupação é conscientizar todos os profissionais de Educação, da rede pública e privada, para que eles possam instruir os alunos da melhor maneira possível, caso contrário, os alunos vão acabar ensinando os professores”, afirma Melo.

Clique aqui para saber mais sobre a 20ª Educar Educador

Marcos Meier, psicólogo e matemático, vai falar sobre Quanto Menos Fizermos Pela Educação Brasileira, Mais Distante Estaremos do Futuro. Para ele, a tecnologia será uma grande aliada dos professores na hora de adiantar o conteúdo para dar ao aluno exemplos práticos de como aplicar seu conhecimento. “Ao invés de o professor gastar quatro anos ensinando continhas, ele ensina em algumas aulas o uso da calculadora e começa a fazer contas mais práticas, como as compras de geladeira e cálculos de juros simples.”

O encontro vai reunir mais 150 palestrantes, em torno de assuntos como Educação financeira nas escolas, uso de jogos para ensinar e internet como instrumento de aprendizagem. O filósofo Leonardo Boff vai abordar a Sustentabilidade na Reinvenção da Educação na Visão de Um Apaixonado Pelo Criador e Pela Criatura; e o publicitário Washington Olivetto falará do poder transformador de uma grande ideia e da influência que Monteiro Lobato teve em sua vida. O senador Cristovam Buarque vai questionar a infraestrutura intelectual brasileira e como corresponder às exigências dos tempos atuais.

Os trabalhos serão desenvolvidos nos seguintes encontros:
  • 20º Educador - Congresso Internacional de Educação
  • 10º Avaliar - Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação
  • 9º Educador Management - Seminário Internacional de Gestão em Educação
  • 8º Infância & Cia - Congresso Internacional de Educação Infantil e Séries Iniciais
  • 3º Educatec - Fórum Virtual Educa de Tecnologia e Inovação em Educação
  • 2º Profitec - Congresso Internacional sobre Educação Profissional e Tecnológica

A feira de exposições de empresas e projetos educacionais é gratuita e aberta ao público. Mas para assistir as palestras, é preciso se inscrever e fazer o pagamento pelo site. Os pacotes variam de R$ 300, para assistir duas palestras, até R$ 650, para acompanhar toda a programação do evento.

Fonte Porvir


Educação a distância: Senai-BA abre cursos profissionalizantes no Japão


O Senai da Bahia vai oferecer ainda neste semestre, cursos a distância para brasileiros que vivem no Japão. Parceria que acaba de ser fechada em Tóquio, com o grupo educacional Kurazemi, administrador da Escola Alegria de Saber (EAS), irá viabilizar a realização dos cursos técnicos Manutenção de Computadores e Redes de Computadores.

De acordo com o gerente das áreas de Tecnologia da Informação e Desenvolvimento de Software do Senai-BA, Adhvan Novais, “a realidade de brasileiros que vivem no Japão é diferente do que se imagina, pois boa parte trabalha como operário, não domina a língua e não tem acesso a cursos de qualificação e reciclagem.”

Outra proposta do curso é dar oportunidade para que estes brasileiros possam voltar ao Brasil melhor capacitados para atuar na indústria nacional. “Muitos deles têm interesse em retornar e contribuir para o desenvolvimento do nosso país”, afirma Novais.

As primeiras duas turmas terão até 20 alunos cada, que vão estudar durante 18 meses. Como 20% do conteúdo é ministrado de forma presencial, o Senai-BA vai enviar professores ao Japão. A maior parte das disciplinas, porém, será realizada por meio virtual. Os alunos terão apoio em dois polos no Japão, localizados nas cidades de Hamamatsu e Ohta.

Serão oferecidos 12 cursos fixos, além de outros customizados, desenvolvidos para atender às necessidades específicas de cada cliente, para empresas que possuem demandas especiais de treinamento e qualificação.

Mais informações: www.fieb.org.br/senai/ead; sacsenai@fieb.org.br, ou pelo 71 3534-8090, das 8h às 20h, exceto sábados, domingos e feriados.


Pronatec na Copa do Mundo: Senai-AM vai ampliar formação de profissionais para o setor da construção civil

O Senai do Amazonas pretende ampliar neste ano a formação de profissionais para a indústria em suas quatro escolas da capital e nas agências de treinamento dos municípios de Novo Airão, Parintins, Coari e Itacoatiara. A meta é saltar de 36.753 matrículas, contabilizadas em 2012, para 43.988.

O setor da construção civil será um dos mais beneficiados. Segundo o gerente da Escola Senai Demóstenes Travessa, Rodson Barros, a construção civil está em expansão, com perspectiva de crescer mais de 2% neste ano, porém possui deficiência de trabalhadores capacitados que possam impulsionar novos empreendimentos imobiliários e comerciais.

Parte do aquecimento do setor é motivada pelo compromisso do estado em adequar a cidade para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Temos prazos para atender as principais obras de infraestrutura da Copa do Mundo, assim como políticas em que se buscam esforços para ocuparmos as vagas com mão de obra local”. Para suprimir tais necessidades, ainda segundo Rodson, “o Senai possui programação de aproximadamente 20 cursos nos diversos segmentos do setor da construção civil que inclui a qualificação de pedreiro, pintor, eletricista, hidráulico, assentador cerâmico, cadista e outros”.

A organização planejou mais de 4 mil vagas em cursos deste segmento, sendo que 1,7 mil serão gratuitas, viabilizadas pela parceria com Pronatec.

“O Pronatec é um programa que promove o acesso à capacitação profissional para a população com menos recursos financeiros. O Senai é uma das instituições que executa o programa, formando trabalhadores qualificados, sem custo para os participantes. Os alunos também recebem transporte de ida e volta à escola e lanche no horário de intervalo do curso”, explica Rodson.

Vale ressaltar que o Senai-AM vai ministrar mais de 40 cursos para alunos do Pronatec em vários segmentos: serão 9.616 vagas gratuitas, 9.466 para a modalidade de qualificação profissional e 150 para o ensino técnicos.

Poderão participar jovens e adultos de escolas públicas estaduais, das Forças Armadas e beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego. A primeira medida para a inscrição nos cursos do Senai oferecidos pelo Pronatec é realizar a pré-matrícula nas instituições onde o interessado está vinculado.

O aluno estadual deve procurar a secretaria de sua escola, beneficiários e dependentes dos programas do governo o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa e no Sine, e para jovens das Forças Armadas, buscar informações sobre a programação de cursos do programa Soldado Cidadão com seus superiores.

Mais informações: 92 3614-5900/5901/5910 ou pelo site do Pronatec


O problema universal da escola

Por Johan Konings*

Acabo de ler nos jornais uma pesquisa feita entre os professores do ensino fundamental e médio num dos países europeus classificado entre os que têm o melhor ensino do mundo. Pois bem, constata-se carência catastrófica de cultura geral e de conhecimentos prontos. Não conhecem seu conterrâneo que é presidente da União Europeia, não conhecem os candidatos para as eleições nacionais, nem os programas dos partidos. Não conhecem a história de seu país, nem suas lutas nacionais e sociais.

Parecem semelhantes àquele presidente de um grande país norte-americano que chamou Buenos Aires de capital do Brasil... Pois é, não é só no Brasil... Mas que isso não seja um consolo para os brasileiros, e sim uma razão de tristeza redobrada! Pois essa mentalidade é importada também aqui.

A cultura geral desses agentes da educação não ultrapassa o nível do balcão do bar ou do jornalismo mais chão, digamos, do noticiário das oito da noite na televisão.

Mais que este fenômeno, bastante conhecido, interessa-nos a causa disso. Uma é a substituição da memória interna da pessoa pela memória externa: os meios de comunicação, a internet... Para o que não sabem, podem remeter à internet. Isso é até certo ponto inevitável, pois hoje tem-se acesso a tantas informações que seria impossível registrá-las na cabeça. Ainda assim, seria bom registrar pelo menos aquelas que são fundamentais e relevantes para operar com elas nas situações do dia a dia e nos desafios da vida como tal.

Outra razão que se aponta é o tipo de ensino que prevalece: ensino a partir da realidade. Está certo... mas a realidade de interesse dos alunos não é a realidade toda. É muito limitada. Se o professor não tiver muita criatividade e conhecimento geral, não conseguirá abrir o mundo de seus alunos, nem o seu. Tem-se um construtivismo superficial, alienado e alienante, não aquele que Piaget sonhou, e muito menos aquele que Paulo Freire elaborou para conscientizar o povo.

Há também o fato de que, apesar do propalado ensino a partir da observação, essa ‘observação’ já vem empacotada na forma de material didático pré-fabricado, o qual, à diferença dos antigos manuais escolares, dificilmente incute nos alunos uma visão abrangente e sistematizada do respectivo campo do saber. Muito menos, do conjunto do saber. O material didático já traz o espírito do consumo, até quando fala da ecologia. Reforçando o que se vendo no comércio.

E ainda: a depreciação da profissão do ensinante (pelo menos no ensino fundamental e até no médio). Depreciação salarial (lá menos que no Brasil), mas sobretudo depreciação social. Qual a moça que apresenta seu namorado como professor do Ensino Fundamental? Dirá, no mínimo, que está pretendo entrar no mestrado...

Com isso se relaciona a questão do ambiente social tanto dos professores como dos alunos. Se, sobretudo na escola pública, os alunos vêm de ambientes carentes (na Europa, por exemplo, os imigrantes; aqui, a população das periferias desestruturadas), grande é a chance que os próprios professores participem da precariedade da situação em que trabalham.

Está na hora de fazer, novamente e de modo novo, aquilo que se fez no tempo da Renascença: criar uma tradição de saberes que permita às pessoas situar-se no seu mundo e, até, entrever um horizonte que deixe transparecer aquilo que o transcende.

Para tanto é preciso trabalhar nas duas extremidades da corrente: na formação dos formadores e na reforma da escola. Pois professores bem-formados precisam encontrar um ambiente de atuação em que sua formação possa render, produzir mais que a conhecida frustração. E, por outro lado, devem ter um formação e riqueza pessoa que seja capaz de transmitir algo superior.

*Konings nasceu na Bélgica, em 1941, onde se tornou Doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina, ligado ao Colégio para a América Latina (Fidei Donum). Veio ao Brasil, como sacerdote diocesano, em 1972. Foi professor de exegese bíblica na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (1972-82) e na do Rio de Janeiro (1984). Em 1985, entrou na Companhia de Jesus (jesuítas) e, desde 1986, atua como professor de exegese bíblica na Faje - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte, onde recebeu o título de Professor Emérito em 2011. Participou da fundação da Escola Superior Dom Helder Câmara.



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