terça-feira, 11 de setembro de 2012

Bolsas de pesquisa: Canadá inscreve alunos brasileiros para intercâmbio científico

Esta oportunidade de estágio de pesquisa, remunerado, no Canadá, é aberta a alunos com destaque acadêmico, do terceiro e quarto ano de graduação universitária. O Acordo-Quadro para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação, entre o Canadá e o Brasil, entrou em vigor em 2010 e uma das premissas é fortalecer as parcerias acadêmicas, intercâmbios e programas de cooperação financiados por ambos os governos.

O Mitacs Globalink de estágio de pesquisa recebeu a primeira turma em 2009. Atualmente opera com 29 universidades canadenses, em parcerias com Brasil, China, Índia e México. O programa recebeu quase 40 alunos brasileiros em 2012, mas a meta para o próximo ano é receber mais de 375 estudantes internacionais, de diversas áreas acadêmicas.

As inscrições para as bolsas de pesquisa do programa Mitacs Globalink - 2013 devem ser feitas viawww.mitacs.ca/globalink. Os requisitos básicos são:
  • O programa somente aceita os melhores alunos.
  • Os pretendentes serão selecionados pelo critério de excelência acadêmica, pela avaliação das cartas de referência, justificativa de inscrição, a média das notas (deve ser> 8 / 10), e excelência numa disciplina específica.
  • Os estudantes deverão ficar no Canadá por 10/12 semanas, trabalhando em tempo integral como pesquisadores, sob a supervisão de um professor canadense.
  • Embora haja diversas oportunidades para alunos das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, estudantes de todos os cursos podem participar do programa.
  • As inscrições exigem a apresentação de duas cartas de referência, e o histórico escolar digitalizado.
Esta experiência fortalece a rede de pesquisadores entre o Brasil e o Canadá, abrindo aos alunos oportunidades para trabalhar sob a supervisão de pesquisadores canadenses, colaborar com pesquisadores internacionais em universidades de prestígio reconhecido, e fortalecer seus conhecimentos por meio de seminários de desenvolvimento profissional, apresentações de diversas indústrias, e sessões de networking durante a conferência anual do programa Globalink.

Clique aqui para saber mais, ou envie via globalink@mitacs.ca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações