sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Design Brasil 2: Mostra destaca importância da cadeira no dia a dia do brasileiro

A Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, vai abrigar de 4 a 23 de outubro, a Mostra 1 pessoa 10 cadeiras. Promovida pelo Centro Tecnológico da Madeira e do Mobiliário do Senai de Minas Gerais e Sindimov-MG, a mostra é parte integrante das atividades da IV Bienal Brasileira de Design.

A exposição foi estruturada a partir de pesquisa sobre quantos assentos são utilizados por dia, em média, por um cidadão brasileiro, da hora em que sai de casa até a hora em que vai dormir. “A cadeira é um clássico do design e a mostra vai evidenciar a importância da relação do design com o mobiliário no cotidiano da sociedade”, explica o curador da mostra, Sérgio Lourenço.

“Durante toda a vida, fazemos uma espécie de ‘dança das cadeiras’, começamos em cadeiras de balanço para bebês, passamos para cadeiras mais altas, carteiras escolares, cadeiras de escritório e poltronas confortáveis, até voltarmos para as cadeiras de balanço.” (Introdução – Como criar uma cadeira – Gutenberg).

A proposta é fomentar a discussão a respeito do design e do mobiliário, enfatizando a importância do setor no convívio social, aliado a aspectos históricos e culturais. “A temática evidenciará a pluralidade e diversidade brasileira, alinhada às propostas da IV Bienal de provocar o interesse pelo design e ampliar o conhecimento do público”, avalia Lourenço.

A Mostra 1 Pessoa 10 Cadeiras expõe a necessidade de se criar móveis que agreguem valores de uso a peças de design. Essa preocupação da indústria moveleira aborda aspectos que vão além da vertente estética do design. “O design está entre as estratégias de competitividade das empresas, gerando valor agregado e oportunidades de exportação”, diz Lourenço. A mostra também evidencia a busca por móveis de qualidade, mas com funcionalidade e praticidade, com produtos que não sejam apenas ornamentais, com estética agradável. “É dentro deste contexto que o Sistema Fiemg busca incentivar e estreitar relações entre indústria e design” reforça.

Segundo o presidente do Sindimov-MG, Carlos Alberto Homem, a mostra 1 Pessoa 10 Cadeiras, além de proporcionar ao público a oportunidade de conhecer um pouco da história do setor, vai expor uma coletânea de assentos do cotidiano e o que de melhor se produz atualmente. “O público poderá também desenhar e sonhar com a mobília do futuro na sala interativa”, diz. O sindicato também vai lançar o Caderno do Mobiliário.

Durante a Mostra serão realizadas mesas redondas debatendo sobre os temas cultura do mobiliário, ergonomia e design no mobiliário, mobiliário essencial, horizontes do design e do mobiliário, acompanhadas de mostras temáticas e workshops.

Descritivo da Mostra:
  • Espaço 1 – Linha do Tempo – Assentos no Brasil e no Mundo – Assentos de diferentes épocas retratando períodos importantes da história.
  • Espaço 2 – 1 Pessoa, 10 Cadeiras – Assentos diversos de uso cotidiano, onde o público pode circular e interagir com as peças expostas.
  • Espaço 3 – Empresas – Mobiliário de empresas e indústrias brasileiras que investem em inovação.
  • Espaço 4 – Sala Interativa – Proposta de interação com o público e discussão sobre o futuro do mobiliário.
  • Espaço 5 – Auditório – Espaço para palestras e workshops.
  • Espaço 6 – Caderno de Mobiliário – Exposição do processo de pesquisa e o resultado do projeto desenvolvido em 2012 para a publicação Caderno de Mobiliário, promovido pelo Senai. O lançamento oficial da publicação será feito durante a Bienal. Para a pesquisa foram utilizadas técnicas de pesquisa etnográfica, aplicadas em visita a 100 casas, em 10 estados brasileiros. Um extenso e importante banco de fotografias estará exposto, retratando a realidade das casas no Brasil. Com base nessa pesquisa, foram desenvolvidos projetos de mobiliários para empresas nacionais (Itatiaia/MG e Colibri/PR) que também estarão expostos espaço.
  • Espaço 7 - Corque Design – Exposição da empresa portuguesa Corque, que produz mobiliário de cortiça.
  • Espaço 8 - Mobiliário Essencial – Peças de mobiliário sustentável.
  • Espaço 9 – Novos Designers – Peças de novos profissionais de design.
  • Espaço 10 – De Madeira a Cadeira – Apresentação do processo de produção desde a extração da madeira até a finalização do móvel.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações